Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recurso de Terminal Service no Mac ( Multi Sessão)


fagnersn

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Estou montando uma agência de comunicação Visual no qual desejo trabalhar só com a plataforma mac os, porém como o investimento ainda e pouco não há possibilidade de comprar Mac pra Todo mundo. Então pensei em investir em um Mac Mini Top de Linha e onde cada usuário pudesse acessa-lo de seu Notebook com Windows, dai surgiu a dúvida ! o Mac possui esse recurso assim como existe no windows server onde varias usuários conectam a uma Maquina e operam simultaneamente cada um em sua sessão? será se existe esse recurso no Lion server?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fagner,

Exixte o AquaConnect <http://www.aquaconnect.net/products.php> e acho mesmo que você deveria conversar com os caras da empresa, fazer uma visita e ver funcionando... Quando eu pensei nisto, tinha um objetivo muito mais simples que era montar um laboratório de Mac numa escola de ensino fundamental e médio. Acabei não montando por diversos motivos... O que o Willy falou é quase "sagrado" (ele não costuma dar piruada a esmo...), ou seja, o processamento de um servidor (CPU e GPU) p/ agüentar 10 caras trabalhando numa agência de comunicação visual é estúpido. Esta "solução caseira" de colocar um MacMini rodando um Server e "pendurar" 10 ou mais estações com aplicações gráficas pesadas, não entre sem ver funcionando antes (se te satisfaz ou não) para não se arrepender depois...

Boa sorte,

Walter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Amigos, Pelo Feedback de vocês.

Nesse caso já descarto o acesso para trabalho com Aplicações Gráficas não seria Viável, mais creio que apenas para Servidor de Email, Arquivos , e Servidor Web/Dns/ onde pretendo implantar o intranet (portal colaborativo interno) e um servidor de Podcast.

Creio que para essas Tarefas ele suportaria né?

E Novamente pergunto, se o Os x da apple possui tal recurso? Tudo bem que um Macmini não suporte mais... Vamos supor que eu investisse e um Mac Pro Top, Adiantaria ? eu teria solução para acessar este Mac Pro com varios Clientes simultaneamente cada um em sua sessão?

Editado por fagnersn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fagner,

Exixte o AquaConnect <http://www.aquaconnect.net/products.php> e acho mesmo que você deveria conversar com os caras da empresa, fazer uma visita e ver funcionando... Quando eu pensei nisto, tinha um objetivo muito mais simples que era montar um laboratório de Mac numa escola de ensino fundamental e médio. Acabei não montando por diversos motivos... O que o Willy falou é quase "sagrado" (ele não costuma dar piruada a esmo...), ou seja, o processamento de um servidor (CPU e GPU) p/ agüentar 10 caras trabalhando numa agência de comunicação visual é estúpido. Esta "solução caseira" de colocar um MacMini rodando um Server e "pendurar" 10 ou mais estações com aplicações gráficas pesadas, não entre sem ver funcionando antes (se te satisfaz ou não) para não se arrepender depois...

Boa sorte,

Walter

Waneto

Aquaconnect e a solução rsrs!

Salvou a Pátria esse aplicativo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo Mac tem VNC Server nativo mas para o que vc quer no caso aplicações gráficas fica muito lento para vários clientes. Se a sua ideia funcionasse já teríamos várias empresas usando porque todos procuram baixar os custos, não acha?

Obrigado Willy,

Mais o VNC nativo do Mac não serviria nessa questão , pois quando você conecta em um Mac usando o VPN nativo ele assume o controle total da maquina, Mouse , Desktop, onde só você pode trabalhar, e não varias pessoas ao mesmo tempo. Pelo menos quanto Testei o Apple Remote Desktop Connect foi dessa forma , posso não estar sabendo configurar direito.

Mais eu queria saber se existe essa possibilidade de trabalhar com acesso multi sessão em um Mac, mesmo que seja para tarefas Leves de Rotina administrativa, acesso a Email, Iwork, Arquivos, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, funciona para várias sessões de usuários diferentes acabei de testar aqui nos 3 macs (2 com Leon e 1 com Snow Leopard). Claro que vc tem que criar 3 usuários diferentes na máquina server. Se instalar o VNC client numa máquina Windows também funciona mas notará lags no cursor do mouse. Enfim, acredito que para uso profissional não rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de Bola Willy, Quais foram as configurações que vc precisou habilitar no Mac Mini, e qual aplicativo que vc usou para conectar no mac Mini ? Foi apple remote Desktop? eu tentei fazer uma conexão utilizando o Remote Desktop Connection da Microsoft e não rolou.

apresentou a mensagem abaixo:

Captura%20de%20tela%202012-05-12%20às%2020.06.36.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O VNC tanto o server como o client já estão nativos no Mac, não precisa instalar nada.

Voce tem que ir no primeiro (Server) e habilitar no System Preferences->Sharing->Remote Management aí na segunda máquina (cliente) aparecerá no Finder um botão Share Screen...

Para acessar um Mac pelo Windows vc terá que instalar o Real VNC (Free Edition): http://www.realvnc.c...s/download.html ou o TightVNC: http://www.tightvnc....ownload-old.php

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy, Consegui simular o Recurso, o acesso e fica extremamente lento, eu Conectei do Meu Imac no MBP, através do app Chicken of the VNC.

Realmente fiquei decepcionado, isso não limitação de Hardware e sim de OS, a microsoft administra isso Tão Bem. Nessa feature realmente não tem pra botar Windows .

No seu macmini tem o Snow Leopard Server?

Segue a tela de login, ficou lentão ai.

Captura%20de%20tela%202012-05-12%20às%2020.21.26.png

Editado por fagnersn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O VNC tanto o server como o client já estão nativos no Mac, não precisa instalar nada.

Voce tem que ir no primeiro (Server) e habilitar no System Preferences->Sharing->Remote Management aí na segunda máquina (cliente) aparecerá no Finder um botão Share Screen...

Para acessar um o Mac pelo Windows vc terá que instalar o Real VNC (Free Edition): http://www.realvnc.c...s/download.html

Show de Bola, Willy, com as suas instruções consegui coonectar no Mac através do Finder Share Screw, e não Ficou Lento, ficou Bom. Uma pena que eu não tenho outro Mac para testar uma conexão simultanea, mais eu to ligando meu Notebook com Windows aqui para conectar dele tbm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Willy, Desculpe pela imagem Grande Pode Detonar,

Eu cadastrei um segundo usuario e consegui fazer o acesso via Windows, infelizmente como o Windows Usa o VNC a conexão fica extremamente lenta, já de Mac para Mac Roda Liso..

Não tem jeito mesmo.. Os Dois não se Bicam hahaha.

Foi Muito bom ter feito esse teste, para que eu não fizesse um investimento atoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas quebra um galho.

Respondendo a sua pergunta: Não tenho Mac OS X Server aqui.

A Apple não tem Starter Edition, Home Basic, Professional ou Ultimate felizmente :D

Eu falei em detonar a foto minha, não a sua. Não teria como !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Willy, Ja foi um Grande progresso. Vou experimentar essa tecnologia da Aqua Connect , eles trabalham com Conexão RDP, de Windows para Mac, Fica bem mais Leve que VNC.

Comprei o Mac Os Lion Server hoje, to afim de dar uma estudada nesse OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acompanhei bem o topico aqui,como eu nao tenho outro mac,somente 1 e 1 note windows,nao entendi a parte q vc disse q aparece share screen na segunda maquina...

mas tópico excelente,e principalmente a dica do aqua connect !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...