Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar ou não um time capsule


Posts Recomendados

Esta eu respondo....

Se você tem um HD de 1 Tera, e digamos que está utilizando 700Gb, o TC vai fazer o backup inicial do seus 700Gb. Depois, com os backups incrementais ele vai usando o restante do espaço, uma vez que ele não apaga arquivos (a não ser que acabe o espaço), ele mantém versões dos mesmos.

Imagina que você alterou um arquivo de 4Gb, então, ele vai ocupar 700Gb + 4Gb. Se você alterar este mesmo arquivo 10 vezes, ele vai ocupar no TC 700gb + 40 Gb (4 Gb x 10) e assim vai...

Ou seja, em um ano de uso, um TC pode tranqüilamente gravar mais que o dobro de espaço do seu HD de uso.

Aqui em casa que são 3 MBP usando o mesmo TC, o espaço é valioso, tanto que nem gravo arquivos de sistema ou aplicativos, somente documentos mesmo.

Detalhe, minha biblioteca do Aperture tem 300Gb, qualquer alteração que faço, ele gera um novo backup de 300Gb. A minha biblioteca do iTunes tem mais 111Gb... não é difícil "gastar" os 2T do TC.

Abs!

Exatamente por esse motivo eu transferi todas as minhas músicas e filmes (que no total dá 270GB) pra uma partição do HD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Darkseid, beleza, mas e se seu HD externo morrer? Você está dizendo que não tem backup, é isso? Ou entendi errado?

Porque ter um TC para fazer backup e não fazer backup para economizar espaço não é muito sábio.

Da mesma forma que não adianta termos um MBP com 500Gb de HD se deixarmos algo como 300Gb livre, mas precisarmos de HDs externos a todo momento para ver fotos, ouvir músicas, ver filmes.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Darkseid, beleza, mas e se seu HD externo morrer? Você está dizendo que não tem backup, é isso? Ou entendi errado?

Porque ter um TC para fazer backup e não fazer backup para economizar espaço não é muito sábio.

Da mesma forma que não adianta termos um MBP com 500Gb de HD se deixarmos algo como 300Gb livre, mas precisarmos de HDs externos a todo momento para ver fotos, ouvir músicas, ver filmes.

Abs!

Exato. Pra quem tem muitos filmes, música, etc, o lance é comprar um HD externo RAID. Ou um NAS com redundância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NAS que eu gosto (talvez a melhor marca do mercado): http://www.synology....=DS411&lang=enu

Comprar um TC pra armazenar dados é uma péssima idéia. O HD dele é lento, ele não tem redundância e o HD entra em sleep constantemente, justamente pra economizar energia e prolongar a vida útil.

Usar um TC como NAS é pedir pra ter dor de cabeça com performance e longevidade.

Quanto à quantidade de armazenamento, se vc tem 1Tb de dados no seu HD e pretende usar o Time Machine, vc necessariamente precisa de mais de 1Tb no TC.

Concordo contigo, mas o TC tem uma porta USB muito usável e permite instalar um bom HD externo, inclusive com RAID; assim pode manter o HD interno para back-up e o externo para arquivos... dá até pra plugar um USB-HUB pra poder conectar mais aparelhos.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo, mas o TC tem uma porta USB muito usável e permite instalar um bom HD externo, inclusive com RAID; assim pode manter o HD interno para back-up e o externo para arquivos... dá até pra plugar um USB-HUB pra poder conectar mais aparelhos.

Sim, dá pra fazer isso. O problema é que com a grana de um TC + HD externo daria pra comprar um NAS tranquilo, montar um RAID e usar como server, mais eficientemente que um TC e esse HD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dá pra fazer isso. O problema é que com a grana de um TC + HD externo daria pra comprar um NAS tranquilo, montar um RAID e usar como server, mais eficientemente que um TC e esse HD externo.

Mas não traz o recurso do TC de montar 2 redes WiFi independentes com sinal de qualidade.

O TC é um roteador WiFi com HD interno para aplicação de funcionalidade do Time Machine.

Como consenso ele não é o ideal para armazenar arquivos que vão ser constantemente acessados e modificados, mas ele permite esse recurso perfeitamente, ainda mais que é possível conectar dispositivos USB2, inclusive com HUB.

O NAS é apenas servidor de arquivos, não faz tudo o que o TC faz, mas que também pode ser conectado no TC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não traz o recurso do TC de montar 2 redes WiFi independentes com sinal de qualidade.

O TC é um roteador WiFi com HD interno para aplicação de funcionalidade do Time Machine.

Como consenso ele não é o ideal para armazenar arquivos que vão ser constantemente acessados e modificados, mas ele permite esse recurso perfeitamente, ainda mais que é possível conectar dispositivos USB2, inclusive com HUB.

O NAS é apenas servidor de arquivos, não faz tudo o que o TC faz, mas que também pode ser conectado no TC.

Não to discordando de vc. Quanto a ele ser um router de qualidade, não há dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, perdoado... mas só desta vez =P

Outra coisa; quanto tá saindo um NAS aí em Hamburgo, pq andei pesquisando e aqui tá quase o mesmo preço do TC !

Lembrando que, para montar um RAID seguro, precisa ter mais de um HD, aí sai mais caro ainda...

Acho que por uns 200€ dá pra pegar um modelo de entrada da synology (tipo um ds 211), já com possibilidade de montar um RAID.

No fim das contas sai um pouco mais que um Time Capsule de 2tb, mas não dá pra comparar.

A maioria deles funciona com o time machine também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que por uns 200€ dá pra pegar um modelo de entrada da synology (tipo um ds 211), já com possibilidade de montar um RAID.

No fim das contas sai um pouco mais que um Time Capsule de 2tb, mas não dá pra comparar.

A maioria deles funciona com o time machine também.

Já com os HDD's?

Você sabe se esses Synology montam RAID via software ou hardware?

Não encontrei essa informação no site deles, o que encontrei é que ele usa um tipo diferente de RAID (Hybrid) mas nada à respeito de performance; tipo 4 discos de 1TB rodar mais rápido que 2 de 2TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A priori não tem como saber, a não ser que esses discos de 1TB e 2TB tenham as mesmas especificações, exceto a capacidade. Em tese, RAID 0 com mais discos tem maior performance.

Na minha opinião, o filé é a redundância de dados, e não o desempenho - até porque o barramento externo não vai ajudar, exceto via Thunderbolt (ou USB 3.0, não sei a taxa real de transferência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas os RAID por hardware são mais confiáveis, como os antigos Mylex que usavam SCSI (que possuíam uma vida útil relativamente curta) e mais performance além de Hot Swap mais seguros.

A relação que fiz foi apenas para saber se o RAID é via Software ou Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem anda pensando em comprar um TC segue meu relato:

Comprei meu Time Capsule em Fevereiro/2011 e em Março de 2012 ele simplesmente morreu. Não teve nenhum problema de energia na minha casa, nenhum outro equipamento meu teve problema, e o meu time capsule simplesmente não ligava mais, estava mortinho!!!

Já liguei para Apple diversas vezes, já levei na assistência e nada. No Brasil não tem qualquer tipo de suporte/manutenção para esse equipamento. É simplesmente jogar no lixo e comprar outro novo.

1 ano de uso para depois jogar no lixo e pagar mais R$ 1.000,00 por um novo?

Totalmente inaceitavel não?

Não comprem esse equipamento. Ou será apenas dor de cabeça. Porque se isso aqui é um equipamento de backup que logo morre e você não consegue nem recuperar seus arquivos, que backup é esse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu TC usado já faz 7 meses e está funcionando muito bem... não sei se ele vai dar algum pipoco em breve, mas tenho amigos com TC há mais de 2 anos sem qualquer problema.

Mas sua experiência é muito válida e obrigado por compartilhar; porém, dizer para não comprar por ter tido algum problema é problemático, pode até mesmo ser processado por difamação... tome cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um TC 2TB faz 5 meses e estou satisfeito com ele. Uso para backup do MacBook e como servidor de arquivos da família. É mais rápido do qdo usava o Airport Extreme com HD Externo.

Usei com o Speedy e, agora, com a NET.

Até tentei deixa o NAT do modem da NET (Motorola SVG 1202) ativado, mas estava acostumado com a velocidade e o alcance do TC.

A única coisa q falta nele é não ter como alterar o IP nas configurações dele. No mais, recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Fabio valeu pelo toque. Mas posso não recomendar a compra a qualquer momento.

Infelizmente eu sei que o meu caso não é uma exceção e que muita, mas muita gente, tem tido problema com esse equipamento, morrendo com 13 a 18 meses de uso.

No meu caso morreu com 13 meses, logo no primeiro mês que a garantia acabou, parece até programado haha.

Mas também sei de amigos que tem e nunca tiveram problema, da mesma forma meu iphone já tenho a 3 anos e nunca tive problemas, em compensação meu irmão já trocou de iphone 2 vezes e por fim desistiu e agora tem um android da LG. Faz parte, uns tem azar outros não.

Mas no caso do Time Capsule isso parece ser muito mais recorrente do que qualquer outro produto. Sou super fã da apple, tenho vários produtos, mas infelizmente o TC é uma frustração.

Estou vendo se compro um apple TV com applecare e conseguir trocar meu TC na garantia estendida do applecare, mas vai ser só para ter outro e na esperança do novo não dar problema hehe.

E outro problema é não poder abrir o equipamento para fazer backup dos meus arquivos antes de devolver para Apple, caso consiga fazer a troca na garantia, e se for pagar a autorizada(isso se eles forem fazer) vão me cobrar uns R$ 200,00. Mais frustrante ainda não?!.. hehe

Bom isso é o meu relato, da minha frustração que estou passando nesse momento e serve como referência negativa, mas tem os demais amigos aí com referência positiva... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por essas e outras que eu não indico o TC pra ninguém que queira um servidor de arquivos.

O desgaste e estresse que isso causa num produto que obviamente não é feito pra isso é enorme. A chance de se reduzir a vida útil é grande.

Estou atualmente no meu terceiro TC e nunca tive problema nenhum com eles. A única base que morreu comigo foi um AirPort express de primeira geração, e mesmo assim depois de uns 3 anos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um TC comprado no início do ano e uso para o backup do MBA e como depósito de Filmes/Séries para assistir no Media Center. Pela rede cabeada roda tranquilo inclusive filmes em 1080p já os celulares wifi da casa testei filmes em qualidade normal (máx 720p) e tbm vai tranquilo.

Minha dificuldade inicial era passar os filmes para a TC pela rede pois demorava muito, resolvi isso colocando um cabo de boa qualidade (cat5e) para aproveitar o máximo as placas gigabit da TC e do computador. passo os filmes a 30MB/s.

Acho um ótimo produto, serve as 3 coisas muito bem: Serv. de arquivos, backup com time Machine e Roteador Wirelles. Claro que existem opções melhores de cada um deles, mas os 3 não encontrei ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de backup do Time Machine eu também guardo bastante coisa, mas com o alerta dos amigos daqui vou transferir tudo para o outro HD que deixo plugado no USB.

Paguei barato por ter comprado usado (U$130) e considero uma das melhores coisas que comprei no ano passado, mas sei que o preço aqui no Brasil é caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...