Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qualidade sonora entre macs


Igor Costa

Posts Recomendados

Vamos lá. Tenho um fone de ouvido Bose, um iPhone 4 e um iMac early 2011. As músicas que estão no meu mac também estão no meu iPhone (ou pelo menos as que gosto mais). Quando as estou ouvindo no celular, a qualidade de som é uma. Quando as ouço no mac, a qualidade é outra (muito superior). Logo a diferença só pode estar na placa de som (onboard até onde eu sei). Eu queria saber se há alguma diferença na qualidade de som (utilizando fone de ouvido) entre iMac, macbook air e macbook pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são placas, são chips/codec de áudio.

Tem diferença sim entre modelos, pois cada um é feito paara usar de maneira e com equipamentos diferentes.

Por exemplo, nos imac. existem um amplificador interno de sinal, no macbook não., e por aí vai, veja as difernças:

Macbook (uasdos com auto falantes internos, caixa de som portátil, ou caixas de som amplificadas externas)

- Alto-falantes estéreo com subwoofer

- Microfone omnidirecional (localizado abaixo do alto-falante da esquerda)

- Minijack de entrada de áudio (digital/analógica)

- Minijack de saída de áudio/fone de ouvido (digital/analógica)

- Compatível com fone de ouvido com microfone da Apple para iPhone

iMac (usado com auto falantes internos ou sistemas de som externos)

- Alto-falantes estéreo integrados

- Dois amplificadores internos de 17 watts de alta eficiência

- Saída de áudio digital óptica e de fone de ouvido (minijack)

- Entrada de áudio de linha/digital óptica (minijack)

- Microfone integrado

- Compatível com fone de ouvido com microfone da Apple para iPhone

Bom o iPhone nem dá para compara pois é outro tipo de chip, mas só para efeito de comparação:

iPhone (feito para ser usado com fones de ouvido)

- Resposta de frequência: 20Hz a 20.000Hz

- Formatos de áudio compatíveis: AAC (8 a 320 Kbps), AAC Protegido (da iTunes Store), HE-AAC, MP3 (8 a 320 Kbps), MP3 VBR, - - Audible (formatos 2, 3, 4, Audible Enhanced Audio, AAX, e AAX+), Apple Lossless, AIFF e WAV

- Limite máximo de volume configurável pelo usuário Limite máximo

Além do que, o sistema MacOS usa kext (AppleHDA) de som , diferente do iOS

Para placas mãe de computadores são usados chips de diferentes fabricantes, os mais comum são os da Realtec, geralmente usados nos Intel, e os da Via (alguns AMD).

Para entender melhor sobre codecs de aúdio, sugiro ler esta tabela:

Tabela Comparativa dos Codecs de Áudio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stervid, você me respondeu que usando caixas de som externas o som fica melhor no iMac. Mas o que perguntei é, se eu usar o mesmo headphone num iMac, num macbook pro e num air, vai ser a mesma coisa? Por favor responda com sim ou não. Sua resposta foi tão completa que eu boiei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente porque os Codec de aúdio são diferentes em cada um, consequentemente as especificações de entrada e saída de aúdio também diferem.

Exemplos:

- iPhone usa o Cirrus Logic 338S0589 (o iPad também)

- iMac o Cirrus 4206BCNZ

- MacBook Pro o Cirrus 4206ACNZ

(Fonte: ifixit)

Editado por stervid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente porque os Codec de aúdio são diferentes em cada um, consequentemente as especificações de entrada e saída de aúdio também diferem.

Exemplos:

- iPhone usa o Cirrus Logic 338S0589 (o iPad também)

- iMac o Cirrus 4206BCNZ

- MacBook Pro o Cirrus 4206ACNZ

(Fonte: ifixit)

Ah, obrigado. Mas será que a diferença entre o "Cirrus 4206BCNZ" e o " Cirrus 4206ACNZ" é grande ou não é muito perceptível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estes chips são feitos exclusivamente para a Apple, é difícil conseguir as específicações de cada um.

A Cirrus Logic fabrica codecs topo de linha usados principalmente em receivers de home theater, acredito que a diferença seja na relação sinal/ruído de saída (a do imac deve ser mais alta).

Quanto maior for essa relação, melhor é a qualidade do som, no caso da Cirrus chega a 114 db (não é o caso dos Macs), em computadores PC os melhores codecs de outros fabricantes chegam a 100 db.

Editado por stervid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença na qualidade de audio entre os aparelhos é enorme. No caso do iPhone, iPod, a qualidade é bem inferior nas gerações atuais, comparado-as com os 2 ou 3 primeiros iPod.

Tenho um iPod antigo aqui dos primeiros e ele dá uma surra no meu iPhone e no meu New iPad.

Os componentes de audio eram simplesmente superiores nas primeiras iterações, mas por causa da miniaturização e diminuição de custos (até porque a maior parte das pessoas não consegue distinguir a diferença mesmo), o audio foi deteriorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, essa diferença de qualidade no audio sempre existiu. Hoje não uso mais, mas a qualidade de audio do iPod 3ªG (40GB), iPod shuffle 1ªG… São TOTALMENTE diferentes (e mais fortes) que a do iPod nano 6ªG, por exemplo.

Mas fazer o que… o X da questão de hoje, é baratear cada vez mais as coisas :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro q o iPhone original, de 2007, tinha a saída de som tão baixa q acho q a primeira novidade na apresentação do 3G, de 2008, foi o incremento no som.

Mas será mesmo q os iPods antigos entregam mais qualidade de som do q os atuais?

Dos iPods nano, shuffle e touch eu confirmo. Só o Classic que tem a mesma qualidade e força. Talvez por ser mais "profissional" e especifico para músicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Minha opinião: aqui em casa temos um macmini, um macbook pro 13 2011. Temos um amigo que recentemente adquiriu um iMac.

O que vimos?

O som do macmini é razoável, mas muilo longe de ser bom. O som é baixo e exige amplificação se se assistir um filme, por exemplo.

Qualidade melhor (mas nem por isso superior) o Macbook.

Em terceiro, o som é surpreendentemente bom no iMac.

Há diferenças gritantes entre hardware dessas máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...