Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple e Acer disputam 3º lugar em mercado de PCs


algorges

Posts Recomendados

Segundo pesquisa feita pelo Gartner Group, Apple e Acer estão praticamente empatadas no mercado norte-americano de computadores, atrás apenas da Dell e da HP.

A pesquisa do Gartner avalia que a Apple teve um aumento de 38% nas vendas em um ano, e é a terceira nos EUA, enquanto a Acer está na quarta posição com uma diferença de 60 mil máquinas - quase um empate técnico. Outro instituto de pesquisas, o IDC, posicionou a Apple em quarto lugar, segundo o site MacNews.

O IDC avaliou as vendas apenas no segundo trimestre, período em que a Apple vendeu 2 mil computadores a menos que a Acer - também um número bastante próximo.

Outra peculiaridade dos números da pesquisa é que o crescimento de Apple e Acer é muito maior do que as duas primeiras colocadas, HP e Dell.

Segundo o site Apple Insider, enquanto a Apple cresceu os 38% divulgados, a Dell cresceu 11,9% e a HP 5,6%. Se a tendência continuar, é possível que Apple e Acer ultrapassem as rivais em um futuro próximo - embora a Dell ainda possua uma participação respeitável, com 31,9% do mercado, enquanto a Apple abocanhou "apenas" 8,5%.

Segundo o site da revista norte-americana PC Magazine, ambas as pesquisas (Gartnet e IDC) consideraram apenas as vendas de PCs de mesa, notebooks e servidores de rede, deixando de fora dispositivos de mão.

Ainda segundo a revista, os cinco maiores fabricantes mantiveram suas posições quando se considera o mercado global de PCs. A Apple, que possui uma penetração bem menor no mercado fora dos Estados Unidos, não é mencionada. Entretanto, está mostrando um crescimento digno de nota em alguns países como o Japão, onde vendeu 130 mil unidades no primeiro trimestre de 2008.

David Daoud, gerente de pesquisas do IDC, opinou em entrevista à revista PC World que "a Apple está testemunhando um crescimento espantoso nas vendas não só de micros de mesa mas de notebooks também. A empresa parece ter um catálogo de produtos bem equilibrado".

Daoud disse ainda que o segundo trimestre é sempre ótimo para a Apple: "é o período em que eles estão fortalecendo relacionamentos com parceiros e fazendo grandes vendas a instituições educacionais - e isso bem antes da temporada de volta às aulas".

A volta às aulas depois das férias de verão, que no hemisfério norte acontece no fim de setembro, é um período disputado pelos fabricantes de PCs.

Segundo Daoud, a Apple cresce de forma impressionante porque sabe se antecipar a seus concorrentes.

Outro grande trunfo, analisa Daoud, é que os PCs que rodam Windows são destinados a um mercado de massa cujos compradores via de regra têm orçamentos limitados, sejam empresas ou consumidores finais. Os compradores da Apple, tradicionalmente, são imunes ao desaquecimento da economia ou a altas de preços.

Um terceiro motor que anda impulsionando as vendas da Apple é o pouco apelo dos PCs, hoje considerados "pouco inovadores". "O Windows Vista pode até ajudar, mas não está vencendo a reticência dos consumidores no momento", disse Daoud.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/ ... 01,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Pelo título da notícia, tem-se a impressão de ser uma estatística global. Estas notícias são referentes ao mercado americano. A Apple, que possui uma penetração bem menor no mercado fora dos Estados Unidos, não é mencionada entre as 5 maiores, segundo a mesma fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...