Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPad - Duvidas de Iniciante


Posts Recomendados

Pessoal, sou Mac user desde 1996 e estou me decidindo por um iPad. Atualmente tenho um iMac C2D e um Acer 11,6" (Air de pobre) para passear.

Tenho várias dúvidas quanto ao iPad e gostaria da ajuda de vocês... Sei que nos anúncios da Apple o produto é mágico, com todas aquelas integrações com AppleTV, AppStore etc. Mas aqui no Brasil, isso "non ecsiste" a contento e minhas dúvidas são até onde toda aquela magia se mantém se você não possui todo ecossistema da maçã.

As dúvidas são:

- Posso editar arquivos .docx e .xls no iPad, certo? Mas como funciona para passar os arquivos para ele? Além do iCloud (incompatível com meu SnowLeopard), posso ligar o iPad num Mac ou PC e ter o disco montado no desktop como se fosse um HD e passar tudo via drag and drop?

- Baixo diversos vídeos da internet, tanto em .avi quanto em .mkv com legendas avulsas em .srt. o iPad lê esses arquivos numa boa? Como faz para transferí-los ao iPad?

- Como são os aplicativos gratuitos? Há muitos como no Android? A compra se dá somente via AppStore com cartão de crédito internacional, parando IOF e o escambau?

- Quais são as dificuldades do iPad? Digo, quem tem um iPad e uma tablet mais "aberta" como uma android (que talvez seja semelhante ao futuro Windows 8), o que percebe de vantagens? Enfim, quero saber se alguém teve alguma dificuldade que talvez eu tenha e ainda não me dei conta.

- O plano de dados 3G, funciona igual ao do celular? Por exemplo, eu tenho um chip habilitado para redes sociais e e-mail ilimitado e posso pagar o plano de R$15 por mês para ter internet free. Esses planos funcionam no iPad ou não?

Estou fazendo todo esse interrogatório porque para mim, o dinheiro gasto no iPad não é desprezível. Sinceramente, não curto muito essa onda de gadgets muito descartáveis e, caso isso seja um beco sem escapatória, prefiro buscar alguma alternativa mais barata.

Passei com o meu iPod nano 4G o problema da bateria acabar... Comprei uma chinesa e certamente vou apanhar muito para trocar. Ele durou 3 anos, e preferiria que tivesse durado mais, ou que a substituição da bateria não fosse tão difícil.

Editado por ferrari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ferrari

- Posso editar arquivos .docx e .xls no iPad, certo? Mas como funciona para passar os arquivos para ele?

Sim, quando vc plugar o iPad no Mac e abrir o iTunes, vá na aba "Aplicativos". Vá descendo a tela e irá aparecer alguns programas na parte inferior. Selecione o Pages/Numbers e clique no botão para adicionar arquivos. Selecione o arquivo no PC e sincronize.

Além do iCloud (incompatível com meu SnowLeopard), posso ligar o iPad num Mac ou PC e ter o disco montado no desktop como se fosse um HD e passar tudo via drag and drop?

Cara, dá sim, mas provavelmente terá que fazer o Jailbreak. Tem uns programinhas específicos pra isso, como o DiskAid.

- Baixo diversos vídeos da internet, tanto em .avi quanto em .mkv com legendas avulsas em .srt. o iPad lê esses arquivos numa boa? Como faz para transferí-los ao iPad?

Cara, eu assisto todos no OPlayer. Pra adicionar os vídeos é o mesmo esquema do Numbers/Pages.

Compra de aplicativos pode ser via cartão de crédito (Vai rolar IOF sim) ou com aqueles itunes Card.

Os Apps grátis, não precisa pagar (óbvio). E em comparação com o Android, tem até mais.

- Quais são as dificuldades do iPad? Digo, quem tem um iPad e uma tablet mais "aberta" como uma android (que talvez seja semelhante ao futuro Windows 8), o que percebe de vantagens? Enfim, quero saber se alguém teve alguma dificuldade que talvez eu tenha e ainda não me dei conta.

Cara, sinceramente, não vejo dificuldades com o iPad. Acredito que haja mais aplicativos pro iPad.

Até então, não tive dificuldade com iPad. Mas se quiser instalar um monte de programas não assinados pela Apple, faça o Jailbreak por sua conta e risco e instale uma infinidade de coisas a mais.

- O plano de dados 3G, funciona igual ao do celular? Por exemplo, eu tenho um chip habilitado para redes sociais e e-mail ilimitado e posso pagar o plano de R$15 por mês para ter internet free. Esses planos funcionam no iPad ou não?

Não sei. Não fiz o plano de dados. Sempre tenho Wi-Fi por perto.

Mas viajei e levei meu iPad com um aplicativo de GPS e funcionou lindamente!!!

Abração!

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Posso editar arquivos .docx e .xls no iPad, certo? Mas como funciona para passar os arquivos para ele? Além do iCloud (incompatível com meu SnowLeopard), posso ligar o iPad num Mac ou PC e ter o disco montado no desktop como se fosse um HD e passar tudo via drag and drop?

Quando você edita, voce tem a opção pra enviar como anexo por e-mail, enviar pro seu iCloud, ou no seu caso, é só pegar e ligar o iPad no iTunes, e puxar os aqruivos de lá mesmo.

- Baixo diversos vídeos da internet, tanto em .avi quanto em .mkv com legendas avulsas em .srt. o iPad lê esses arquivos numa boa? Como faz para transferí-los ao iPad?

Não muito. O iTunes é bem limitado quando se trata de formatos de vídeo, 90% dos vídeos que eu tinha. quando fui pra passar pro iPad, eu tive que converte-los pra mp4 ou m4v. Se você quer ver videos sem se preocupar com isso, tem que fazê-lo pelo app pra iPad do VLC. Esse app é relativamente novo, e o meu não leu .srt e muito menos MKV (o meu era o iPad1, quem sabe o iPad2 leia... só testando). E você não vai conseguir baixar os vídeos do iPad, vai ter que baixar no seu comp, e transferi-los para o iPad através do iTunes.

- Como são os aplicativos gratuitos? Há muitos como no Android? A compra se dá somente via AppStore com cartão de crédito internacional, parando IOF e o escambau?

Há bastante apps grátis, e muitas promoções de apps pagos que ficam grátis por alguns dias ou algumas horas. Para comprar com cartão de crédito paga-se IOF sim. E se você escolher comprar com Gift Card, paga taxa.

- Quais são as dificuldades do iPad? Digo, quem tem um iPad e uma tablet mais "aberta" como uma android (que talvez seja semelhante ao futuro Windows 8), o que percebe de vantagens? Enfim, quero saber se alguém teve alguma dificuldade que talvez eu tenha e ainda não me dei conta.

Não é compatível com periféricos bluetooth como mouses, ou joysticks. Apenas com alguns fones de ouvido, e caixas de som. Você precisa ter mais de uma conta se quiser baixar jogos, porque a Apple Store BR quase não tem nenhum. Impressão, só funciona com impressoras compatíveis com Airprint. Sincronização, OBRIGATORIAMENTE só pelo iTunes. Não é difícil mexer num iPad, agora, com o tempo e as situações, você vai começando a sentir falta de muita coisa. Acho que seria legal ter "contas" que nem o MacOS tem. Porque nem todo mundo tem iPad só pra si, e divide com irmão, filho, primo, esposa, enfim, acho que seria legal por uma questão de privacidade.

- O plano de dados 3G, funciona igual ao do celular? Por exemplo, eu tenho um chip habilitado para redes sociais e e-mail ilimitado e posso pagar o plano de R$15 por mês para ter internet free. Esses planos funcionam no iPad ou não?

Várias operadoras bloqueiam o sinal 3G para tablet. A Claro e a Oi parece que fazem isso, a vivo também deve fazer, já que eles tem planos específicos para tablets.Só testando pra saber.

Estou fazendo todo esse interrogatório porque para mim, o dinheiro gasto no iPad não é desprezível. Sinceramente, não curto muito essa onda de gadgets muito descartáveis e, caso isso seja um beco sem escapatória, prefiro buscar alguma alternativa mais barata.

Pois detesto cortar seu barato, seu iPad vai durar no máximo 2 anos. Quando o Próximo for lançado, o seu já vai estar obsoleto e já vão ter aplicativos que você não vai conseguir usar, o que vai fazer seu iPad cair de preço (despencar, pra ser mais sincero).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, quando vc plugar o iPad no Mac e abrir o iTunes, vá na aba "Aplicativos". Vá descendo a tela e irá aparecer alguns programas na parte inferior. Selecione o Pages/Numbers e clique no botão para adicionar arquivos. Selecione o arquivo no PC e sincronize.

Legal, então os aplicativos são sincronizados por app? Não há um HD com um monte de pastas como num computador ou no Android. Tudo é sincronizado diretamente no aplicativo que roda o arquivo e aí o arquivo fica disponível somente naquele app, é isso? Para mandar de volta, é só fazer o processo inverso ou compartilhar o arquivo via internet?

Cara, eu assisto todos no OPlayer. Pra adicionar os vídeos é o mesmo esquema do Numbers/Pages.

Certo. E abre tudo numa boa? No meu iPod eu só posso mandar vídeos em m4v, no formato da Apple. Pelo iPad, se o aplicativo suporta o mkv por exemplo, eu posso "subir" ele via iTunes numa boa?

Bom saber...

Cara, sinceramente, não vejo dificuldades com o iPad. Acredito que haja mais aplicativos pro iPad.

Até então, não tive dificuldade com iPad. Mas se quiser instalar um monte de programas não assinados pela Apple, faça o Jailbreak por sua conta e risco e instale uma infinidade de coisas a mais.

Certo. Sinceramente não pretendo fazer o Jailbreak, só pensei na possibilidade por que eu imaginei que o iPad te deixasse muito amarrado dentro de todo ecossistema da Apple.

Não sei. Não fiz o plano de dados. Sempre tenho Wi-Fi por perto.

Mas viajei e levei meu iPad com um aplicativo de GPS e funcionou lindamente!!!

Beleza, vamos ver se alguém que tenha o iPad com plano de dados saiba responder. Mas se você tem o GPS, significa que o seu modelo é o 3G, certo? Pois o iPad Wifi não tem GPS. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ferrari

Legal, então os aplicativos são sincronizados por app?

Os ARQUIVOS são sincronizados diretamente nos APPs que os suportem.

Exemplos:

Arquivos DOCX são sincronizados através do Pages (ou outros compatíveis).

AVI é sincronizado através do OPlayer (ou outros compatíveis).

Não há um HD com um monte de pastas como num computador ou no Android.

Só se rolar Jailbreak.

Tudo é sincronizado diretamente no aplicativo que roda o arquivo e aí o arquivo fica disponível somente naquele app, é isso?

Exato.

Para mandar de volta, é só fazer o processo inverso ou compartilhar o arquivo via internet?

Mandar de volta pro Mac? Nunca tentei, hehe... Depois que assisto no iPad, eu o apago... Rsss.

Certo. E abre tudo numa boa? No meu iPod eu só posso mandar vídeos em m4v, no formato da Apple. Pelo iPad, se o aplicativo suporta o mkv por exemplo, eu posso "subir" ele via iTunes numa boa?

Sim!! Tem vários players pra iPads/iPhone/iPod sem ser o player nativo deles, que na minha opinião, é bem limitado, principalmente em relação aos formatos de vídeos suportados. Antes de comprar o aplicativo (ou baixar grátis) verifique se na página da AppStore se ele roda os arquivos que vc quer. O OPlayer roda tudo, inclusive com suporte de legendas! O VLC também é legal!

Certo. Sinceramente não pretendo fazer o Jailbreak, só pensei na possibilidade por que eu imaginei que o iPad te deixasse muito amarrado dentro de todo ecossistema da Apple.

Ele realmente te deixa fechado dentro do mundo Apple. A questão é que o mundo Apple tem MUITA coisa, e dificilmente vc irá precisar recorrer a Apps não-assinados. Fiz o Jailbreak no iPhone pelas vantagens dos Tweaks, e não pelos aplicativos a mais.

Mas se você tem o GPS, significa que o seu modelo é o 3G, certo? Pois o iPad Wifi não tem GPS. Estou certo?

Exato.

paulosaopaulino

Pois detesto cortar seu barato, seu iPad vai durar no máximo 2 anos. Quando o Próximo for lançado, o seu já vai estar obsoleto e já vão ter aplicativos que você não vai conseguir usar, o que vai fazer seu iPad cair de preço (despencar, pra ser mais sincero).

Cara, isso é algo que eu tenho minhas dúvidas. Lançaram o New iPad... Eu não me senti tentado a trocar. As melhorias foram poucas. Achei que a diferença do iPad 1 para o iPad 2 foram bem mais significativas.

Mas infelizmente no mundo tecnológico é assim mesmo... Hoje em dia todo lançamento já tem data de validade... E bem curta.

Abração!!

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, quanta ajuda! :)

Legal DelRei, esse lance de sincronizar os arquivos somente com os apps suportados é bem "fechado", mas organizado, por outro lado. Deve ser por isso que alguns dizem que o sistema de arquivos do iPad é muito ruim. É por não ter um "Finder".

Quanto ao GPS , será que a vale a pena? Eu tenho um Garmin e um celular android de tela pequena (3") que uso para percursos a pé. Minha experiência de usar o GPS do celular para dirigir foi terrível e ainda, por incrível que pareça, o Garmin (mesmo sem sede no Brasil) é muito mais esperto nas ruas brasileiras do que o Google Maps. Fora que o GPS do celular é meio ruim. Perde satélites com mais facilidade que meu Garmin.

Tenho dúvidas também quanto a bateria do iPad. O meu iPod morreu em 3 anos, a bateria dura super pouco. Depois disso, o que faço com meu iPad? Lixo? Dá para trocar a bateria sem chegar naquele limite de "mais vale comprar outro"?

Enfim, quero comprar o iPad para:

- Internet

- Office (redigir meus trabalhos acadêmicos, elaborar provas para escola, planilha de notas etc)

- Filmes (assistir seriados naquela viagem em avião ou carro)

- Jogos bem esporádicos, só para passar o tempo na fila do consultório etc.

Tenho lá minhas dúvidas se não devo permanecer com meu Macbook Air de pobre (acer 11,6") ou comprar um Tablet barato como o Nook da Barnes and Noble ou o Kindle...

Isso sabendo que vai ficar obsoleto mesmo e dado que isso é um fato inexorável, penso que talvez valha mais comprar algo (BEM) mais barato ou simplesmente não comprar nada e ficar com meu notebook. o iPad 1 perdeu muito quando a Apple lançou o 2?

Duvida cruel...

PS: paulosaopaulino, valeu pela resposta. Não comentei seu post em especial, porque já tinha comentado muito do que você escreveu em resposta ao Del Rei e não fazia sentido eu escrever tudo denovo. Mas lí tudo e agradeço as dúvidas que você tirou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ferrari

Quanto ao GPS , será que a vale a pena? Eu tenho um Garmin e um celular android de tela pequena (3") que uso para percursos a pé. Minha experiência de usar o GPS do celular para dirigir foi terrível e ainda, por incrível que pareça, o Garmin (mesmo sem sede no Brasil) é muito mais esperto nas ruas brasileiras do que o Google Maps. Fora que o GPS do celular é meio ruim. Perde satélites com mais facilidade que meu Garmin.

Cara, eu viajei para os EUA ano passado e usei o Sygic no iPad. Melhor coisa! A tela é grande, dá pra visualizar tudo muito bem!

Aqui no Brasil eu não gostei muito dele, porque me mandou fazer algumas barbeiragens. Mas acho que todos têm alguns problemas nos mapas do Brasil.

Mas se você digita muito, pode ser que não curta muito o iPad. Nesse quesito, talvez seu notebook seja melhor pra você.

Tenho dúvidas também quanto a bateria do iPad. O meu iPod morreu em 3 anos, a bateria dura super pouco. Depois disso, o que faço com meu iPad? Lixo? Dá para trocar a bateria sem chegar naquele limite de "mais vale comprar outro"?

Cara, realmente não sei.

Enfim, quero comprar o iPad para:

- Internet

- Office (redigir meus trabalhos acadêmicos, elaborar provas para escola, planilha de notas etc)

- Filmes (assistir seriados naquela viagem em avião ou carro)

- Jogos bem esporádicos, só para passar o tempo na fila do consultório etc.

Cara, só tenho minhas dúvidas quanto aos trabalhos de digitação. Textos longos é bom comprar um teclado externo. Eu tenho uma capa que vem com um teclado bluetooth, da Brookstone. Pra digitar textos é muito melhor que o teclado nativo (na minha opinião). Mas como digito bem pouco, não me incomoda.

Cara, eu não tive o iPad 1. Comprei direto o 2.

Sei que o 1 não tinha câmera, era um pouco mais grosso e tinha o processador pouca coisa mais lenta também. No meu caso, a câmera foi o que mais me agradou no 2, porque viajo bastante e uso o Facetime/Skype. Nem cogitei comprar outos tablets, só da Apple mesmo. Mas aí, é questão de gosto.

Pra investir num "New" iPad, tendo o 2 em mãos, não acho que seja necessário... Na minha opinião, os pontos principais foram os "ups" que deram no processador, câmera e tela. Nada maravilhoso pra mim...... Aí, é questão pessoal, necessidade de cada um. Você quem deve decidir sobre os prós e contras do seu notebook e iPad... Hehehe.

Abração!

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um IPad2 WiFi e infelizmente não posso responder suas perguntas pois quem usa mais é a patroinha, eu só uso pra jogar Sudoku e Angrybirds.

Mas você, por não ser iniciante nos produtos da Apple, eu imagino que saiba bem as vantagens e desvantagens desses produtos, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, quero comprar o iPad para:

- Internet

- Office (redigir meus trabalhos acadêmicos, elaborar provas para escola, planilha de notas etc)

- Filmes (assistir seriados naquela viagem em avião ou carro)

- Jogos bem esporádicos, só para passar o tempo na fila do consultório etc.

- Office: Já experimentei várias suítes de Office para o iPad, e a melhor disparada é o Pages / Keynote / Numbers para iPad. É a única suíte que vi ser feita pensando no tablet, e não em simular a interface do computador no tablet... Mas justamente por isto leva-se um tempo até aprender... tem que reaprender a editar textos, apresentações e planilhas no iPad porque é realmente muito diferente, mas o resultado final é satisfatório.

Muito melhor começar documentos do zero no iPad do que tentar começar eles no Mac e depois continuar no iPad... Se começar um documento no computador, tente usar o iPad mais para ler ele ou ajustar o mínimo possível... Esta é a principal dica.

Veja as visitas guiadas do iPad no site da Apple para ver como é:

Ah, e o App nativo de Mail é fenomenal... nunca mais abri a interface do GMail no computador. Só uso o App do Lion e o do iPad. Um zilhão de vezes melhor! Principalmente porque reconhece expressões referentes a datas, nomes, lugares e permite criar compromissos, contatos e etc. direto do email:

Sobre filmes: Baixar mkv para ver no iPad é um caminho árduo e doloroso... não dá certo. Ou você baixa em .avi / srt e assiste em um bom player pago como o OPlayer, ou baixa no formato nativo do iTunes (m4v, mp4 ou mov). Se quiser fazer do jeito certo e com mais qualidade, aluga na iTunes Store - aí a qualidade é estupenda mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

continuando a trabalhar minha decisão, tentei esquematizar o uso que daria para o iPad.

Montei uma tabela pensando nas aplicações que eu vou usar (pelo menos as que vieram a cabeça) e dei uma nota variando de 0 a 2 para cada dispositivo: meu netbook, um iPad e um tablet barato como o amazon Kindle ou o Barners and Noble Nook.

0 = Inadequado

1 = Quebra o galho

2= Atende muito bem

ao lado dei o peso, para medir a importância que cada item tem para mim.

Aqui o link compartilhado.

Ah sim, quando eu me refiro em atividades no onibus, me refiro a um onibus de viagem, nao é urbano...

LINK

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu estava me referindo à vantagem/desvantagem de se pagar mais caro por um Apple.

Quanto a trocar o seu notebook por um tablet, isso depende muito de cada um em se adaptar ou não.

Eu não consigo usar o IPad por muito tempo mas minha esposa abandonou definitivamente o notebook dela.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

continuando a trabalhar minha decisão, tentei esquematizar o uso que daria para o iPad.

Montei uma tabela pensando nas aplicações que eu vou usar (pelo menos as que vieram a cabeça) e dei uma nota variando de 0 a 2 para cada dispositivo: meu netbook, um iPad e um tablet barato como o amazon Kindle ou o Barners and Noble Nook.

0 = Inadequado

1 = Quebra o galho

2= Atende muito bem

ao lado dei o peso, para medir a importância que cada item tem para mim.

Aqui o link compartilhado.

Ah sim, quando eu me refiro em atividades no onibus, me refiro a um onibus de viagem, nao é urbano...

LINK

O que acham?

Não sei o que você quis dizer com "Tablet barato", mas se for esses xing lings não tem a mínima comparação com um ipad! Dar nota 23 pra um iPad e 21 pra um desses é palhaçada, digo isso por que já usei muuuito desses: o Touch é ruim, em geral são lentos, bateria dura menos... ou seja, faz tudo que o iPad faz, mas absolutamente NADA direito!

Quanto as suas perguntas la de cima, comprei um iPod Touch pra mim ha alguns dias com praticamente os mesmo objetivos, segue as respostas:

> Filmes: Estou usando o OPlayer gratuíto e estou conseguindo ver qualquer coisa que via no pc, POR ENQUANTO ele reproduziu com perfeição tudo que coloquei.

> Documentos: Estou usando o Office2 gratuíto, abre e edita Docs muito bem, estou satisfeito.

> Internet: Estou testando safari, opera e mercury, ainda estou decidindo qual vou deixar.

> Mail: app nativo super simples, mas funciona com perfeição.

> Jogos: até agora já baixei varios muito bons, só senti falta dos emuladores de snes, infelizmente pra isso só com jailbreak.

> Sincronização: No início é super chato ter que ficar abrindo o itunes pra passar um doc ou um video pro iPod, mas com tempo acostuma e é até melhor do que copy and paste.

Resumo:

Estou fazendo TUDO que eu queria fazer, completamente satisfeito e o melhor: TODOS APPS GRATUITOS, não comprei nenhum ainda e não estou sentindo falta!

faloowww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Schao,

tablet barato eu me refiro ao Kindle ou ao Nook da barners and noble.

Não são os chineses made in camelô.

Ainda assim, as notas que dei foram bem objetivas no sentido de prestar ou não para aquele tabalho que preciso. Não avaliei a qualidade dos dispositivos pois não os tenho em mãos para avaliá-los completamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Kindle Fire e Nook Tablet é que eles surgiram com base em e-readers e agora é que eles estão querendo competir com os demais.

E, apesar de serem mais baratos, não são tão baratos assim pois suas telas são menores também, se você fizer uma comparação de preço/área da tela vai ver que a diferença é pequena.

A tela do IPad tem aquele tamanho pra que o teclado seja equivalente em dimensões ao de um netbook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Kindle Fire e Nook Tablet é que eles surgiram com base em e-readers e agora é que eles estão querendo competir com os demais.

E, apesar de serem mais baratos, não são tão baratos assim pois suas telas são menores também, se você fizer uma comparação de preço/área da tela vai ver que a diferença é pequena.

A tela do IPad tem aquele tamanho pra que o teclado seja equivalente em dimensões ao de um netbook.

De fato, o Nook 7" com Dual Core de 1Ghz e 1Gb de RAM sairia 345 dolares se tivesse tela de 10" enquanto o iPad equivalente (iPad 2?) sai U$399

Mas a idéia não é tanto essa de custo benefício nesse sentido, porque senão compraríamos um sabão em pó de 10kg ao invés de 1kg, só porque o saco grande sai mais barato por kg. Acho o preço de 249 dolares algo mais razoável se for para gastar num tablet.

Penso que o principal que eu faria num iPad (ler livros e aplicações na web) num desses mais baratos faria bem custando mais barato. Não sei, posso estar enganado.

Mas acho que vou ficar com o meu netbook mesmo, talvez colocar um SSD nele para melhorar ainda mais a vida da bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

continuando a trabalhar minha decisão, tentei esquematizar o uso que daria para o iPad.

Montei uma tabela pensando nas aplicações que eu vou usar (pelo menos as que vieram a cabeça) e dei uma nota variando de 0 a 2 para cada dispositivo: meu netbook, um iPad e um tablet barato como o amazon Kindle ou o Barners and Noble Nook.

0 = Inadequado

1 = Quebra o galho

2= Atende muito bem

ao lado dei o peso, para medir a importância que cada item tem para mim.

Aqui o link compartilhado.

Ah sim, quando eu me refiro em atividades no onibus, me refiro a um onibus de viagem, nao é urbano...

LINK

O que acham?

A idéia da planilha é boa, mas não reflete a realidade. Netbook já era, sinceramente....

Duração da bateria deveria ter peso 2, é muito importante.

E Multitarefa na tela deveria ter peso 0... não tem utilidade nenhuma. Hoje em dia a ideia é manter o foco no que está fazendo, com notificações discretas. Veja o modo tela cheia do Lion e o Windows 8 - seguem esta tendência. Até o Android é assim.

Ah, e nota para editar documentos no ônibus no iPad deveria ser 1 ou 2, já que é perfeitamente possível e funciona muito bem. Tenho muito documento de texto, e todas as minhas apresentações para as aulas (sou professor) feitas no Keynote do iPad. 100%.

Finalmente, dê uma lida neste parágrafo deste artigo:

Ei, você também tem um iPad 2. Já descobriu pra que serve ele?

Olha aí que pergunta difícil. Costumo dizer que a única certeza que alguém tem ao comprar um iPad é que ele vai encontrar utilidade para o tablet. Grandes chances de serem várias utilidades. O que me motivou a comprar o meu foi ter um dispositivo leve e fácil de manusear deitado para ler feeds e navegar na web. Depois que ele chegou descobri os (malditos) joguinhos viciantes, um monte de apps sensacionais, redes sociais e a killer feature do tablet: “TV pessoal” para assistir a filmes e séries.

É meio estranho eu recomendar sem dar um uso específico para o iPad, mas se você puder, compre. Há rumores, inclusive, de que ele seja auto regenerativo — o meu veio com
um tipo de cisco embaixo da tela
que, wow, desapareceu sozinho!

Cara, os tablets colocam os netbooks no chinelo. Tanto é assim que nos países desenvolvidos as vendas de netbooks foram ao chão, enquanto tablets dispararam. Sinceramente... não faz sentido comprar netbook hoje em dia.

Editado por Guedes - Brasília
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes, legal suas críticas, mas a tabela foi montada baseada no meu uso diário, não foi algo inventado. Vou tentar rebater suas críticas para tentar te explicar meus motivos:

-A duração da bateria tem peso 1 pois eu dificilmente fico mais de 3h longe de uma tomada. Meu netbook dura 6-7hs fora da tomada tranquilamente.

- Multitarefa, eu preciso dela. Além de tambem ser professor, faço mestrado. É muito comum eu ter que importar imagens, trechos de textos para uma avaliação que estou montando em Word. Além disso, quanto trato dados de avaliações de larga escala (minha tese de mestrado...) fico importanto e exportando dados de banco de dados access para exel, para word a toda hora. Para mim, os apps tela cheia, ainda que sejam uma tendência, eu ainda prefiro e preciso da opção "oldstyle" das janelas.

- Editar documentos no tablet no ônibus, eu imaginei a situação de como digitar textos mais longos no iPad... com o teclado dele, no way. Você segura o tablet com uma mão e digita com a outra? Ou poe o tablet no colo? Ou como lida com um teclado externo + o tablet no colo? Não vejo substituto para a posição teclado na horizontal apoiando sobre o colo e uma tela vertical voltada para seus olhos num ambiente como um ônibus.

Para finalizar, eu não vou comprar um netbook, eu já tenho um. Não se está tão fora de moda assim. Não falo daquele notebook clássico, com tela de 10" minúscula e teclado super pequeno. Falo dos netbooks de 11", com teclados espaçosos e boa performance... Suas versões caras são os ultrabooks que ao que me parece só não são produzidos em maior escala por falta de knowhow dos fabricantes.

Tenho aqui um Acer 11,6" com celeron 1,5Ghz, 2Gb de memória que roda aplicações pesadas com certa facilidade. Vídeos MKV 720p rodam muito bem, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de tambem ser professor, faço mestrado.

Aí apelou... iPad para redigir dissertação de mestrado e artigos científicos não rola...

iPad é uma tela, ideal para diversão e lazer, para você ler livros, revistas, sites e emails deitado na cama ou estirado no sofá enquanto assiste TV. Para isto não há coisa melhor que um iPad. Para trabalho sério, um desktop com tela gigante (como o iMac) é o ideal, e se a necessidade de mobilidade é alta, os Macbook Air está aí para isto.

Aqui em casa abandonamos os notebooks a 2 anos. Ao invés de minha esposa e eu termos cada um o seu próprio notebook, compramos um iMac para a família, cada um tendo sua própria conta do sistema, e um iPad para cada um. Ficou perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...