Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção Interna no Mac... como se faz?


iLord

Posts Recomendados

Oi Gente, tudo bem...

Estou com outra duvida, " acho que quanto mais exploro meu mac(zinho) mais curioso eu fico "

pois bem noto que o macbook por mais rapido, eficiente e organizado que seja, ele deixa algumas coisas ( Arquivos ) temporarios, para que o SpotLight encontre com mais eficiencia e velocidade, isso eh fantasticamente brilhante, no entanto, isso reduz a eficiencia, velocidade da maquina?

" baixo varios app. executo o notes, faço planilhas, internet (qse digitei explorer), jogo, atualizo ( qndo tem atualizacao), e estas informacoes ficam na maquina, isso eh legal?

No Rwindows, agnt desfragmentava, passava CCLEANER ( eu tenho no mac isso tb ajuda mt ) fazia limpesa de disco, vejo que no mac nao tem essas frescuras, mais e quando o computador comeca a fica pesado? aparecendo akele circulo estranho ( mey gay ) de load? sou um pouco paranoico nao gosto de esperar um negocio dar problema pra pode pensa em arrumar, se alguem tiver alguma dica a respeito deixa ai pra mim por gentileza, obg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

  • A única coisa que tu precisa se preocupar é: se tu tem muitos arquivos acima de 200mb no seu HD(como filmes)... e tu constantemente cria/deleta eles(baixar e apagar, por exemplo)... tu pode precisar de uma ferramenta de terceiros para desfragmentar o disco. Pois o sistema não desfragmenta arquivos desse tamanho(todo o resto ele faz constantemente em background).
    Outra solução é tentar manter esses arquivos em um HD externo.
    Tendo em vista isso, o sistema não irá perder muita velocidade... pois não existe registro. Nada no sistema é carregado enquanto não for necessário.
    .
  • É sempre bom deletar os arquivos que não vai utilizar, para economizar espaço(o que facilita a desgragmentação depois, e, indiretamente, melhora a velocidade).
    Existem programas por aí para auxiliar nisso(App Zapper, CCLeaner, etc).
    .
  • Também, de vez em quando, rodar as rotinas de manutenção(como corrigir permissões, e as rotinas que os programas como Onyx oferece) poderá fazer bem. Mas eu os faço muito raramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • A única coisa que tu precisa se preocupar é: se tu tem muitos arquivos acima de 200mb no seu HD(como filmes)... e tu constantemente cria/deleta eles(baixar e apagar, por exemplo)... tu pode precisar de uma ferramenta de terceiros para desfragmentar o disco. Pois o sistema não desfragmenta arquivos desse tamanho(todo o resto ele faz constantemente em background).
    Outra solução é tentar manter esses arquivos em um HD externo.
    Tendo em vista isso, o sistema não irá perder muita velocidade... pois não existe registro. Nada no sistema é carregado enquanto não for necessário.
    .
  • É sempre bom deletar os arquivos que não vai utilizar, para economizar espaço(o que facilita a desgragmentação depois, e, indiretamente, melhora a velocidade).
    Existem programas por aí para auxiliar nisso(App Zapper, CCLeaner, etc).
    .
  • Também, de vez em quando, rodar as rotinas de manutenção(como corrigir permissões, e as rotinas que os programas como Onyx oferece) poderá fazer bem. Mas eu os faço muito raramente.

Opa blza, obg pela ajuda, agora vou me adiantar um pouco e procurar como restaurar permissoes e tal, se puder indicar algum site ou um "tuto" obg, a respeito do onyx onde baixo " c/ segurança "?

uma observacao qnto ao fato de citarem que o mac faz coisas em backgroud, nao tem registro, ha momentos em que sinto o computador ficar lento, pesado, mais sao apenas alguns minutos, entao depois ele retoma ao normal, sera isso? eu desconhecia essa informacao em backgroud. se puder me passar mais informacoes a respeito disto, eu fiquei um pouco preocupado, mais vendo que nao eh todo momento que ocorre eu fiquei c/ a pulga atraz da orelha. abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há CCleaner para MAC. Nunca tive muita sorte com o Onyx, para mim sempre deu problema depois. O melhor é o CleanMyMac, sem dúvida. Para quem usa Windows é similar ao Advanced Systemcare, só que para Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente o CCleaner para Mac não tem muita utilidade, pois ele só apaga arquivos temporários. Ou seja, faz uma limpeza de disco(o que não é um benefício direto para o desempenho)... e elimina arquivos que seriam dispensados, de acordo com o aplicativo correspondente, caso fosse necessário.

---

O Onyx eu praticamente nunca usei... a dica para baixar com segurança é sempre baixar do site oficial. Qualquer coisa é assim. (ou pela Store, se tiver)

Quanto a utilidade dos programas, como Onyx, eu vou com o Ramon. A utilidade deles beira o nada. Eu raramente uso(na verdade, eu não uso há séculos, mas sei que não faz mal algum)... e acho que a principal utilidade deles é consertar pequenos erros causados por instaladores que rodam scripts como administrador(instalação da Adobe, Office, aqueles que você tem que apertar o botão de avançar e botar senha para instalar).

Ou seja, se tu não tem feito nada que altere o sistema, não tem motivo nenhum para rodar o Onyx, entre outros programas de manutenção, no Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • A única coisa que tu precisa se preocupar é: se tu tem muitos arquivos acima de 200mb no seu HD(como filmes)... e tu constantemente cria/deleta eles(baixar e apagar, por exemplo)... tu pode precisar de uma ferramenta de terceiros para desfragmentar o disco. Pois o sistema não desfragmenta arquivos desse tamanho(todo o resto ele faz constantemente em background).
    Outra solução é tentar manter esses arquivos em um HD externo.
    Tendo em vista isso, o sistema não irá perder muita velocidade... pois não existe registro. Nada no sistema é carregado enquanto não for necessário.
    .
  • É sempre bom deletar os arquivos que não vai utilizar, para economizar espaço(o que facilita a desgragmentação depois, e, indiretamente, melhora a velocidade).
    Existem programas por aí para auxiliar nisso(App Zapper, CCLeaner, etc).
    .
  • Também, de vez em quando, rodar as rotinas de manutenção(como corrigir permissões, e as rotinas que os programas como Onyx oferece) poderá fazer bem. Mas eu os faço muito raramente.

Eu me encaixo nesse perfil que falaste, baixei o iDefrag para fazer um teste e não deu outra, o disco está com uma boa parte fragmentada :( estou à procura de uma ferramenta gratuita, para fazer outra verificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me encaixo nesse perfil que falaste, baixei o iDefrag para fazer um teste e não deu outra, o disco está com uma boa parte fragmentada :( estou à procura de uma ferramenta gratuita, para fazer outra verificação.

Se for muita coisa fica complicado mesmo, com certeza estará fragmentado. Para tu ter uma idéia, minha pasta de filmes tem 116GB, isso é depois de eu ter feito uma limpa(passar os filmes que eu vi para outro HD).

Meu HD do MBP tem 500GB... sem falar que eu tenho uma partição para Windows... não é raro eu ficar com menos de 20GB livres. Se isso acontece com uma pessoa cheia de arquivos de 10GB(cada filme tem +/- isso), com certeza ficará fragmentado. Sendo o principal motivo para o Mac ficar lento.

Por isso o ideal é deixar esses arquivos fora do HD interno. Mas como meu HD externo portátil sumiu, me obrigo a manter tudo onde não devia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos meus arquivos grandes estão em HD externo, então nunca me preocupei em deafragmentar..., pra falar a verdade, não me lembro qdo foi a última vez q desfragmentei um Mac, seja meu ou de manutenção.

Mas vai de cada um, mal não vai fazer...

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É válido desfragmentar o HD externo, ou apenas o HD onde o OS está instalado?

O HD onde está seu sistema e aplicativos pode ser válido, quando necessário.

Vale lembrar que o OS X faz isso em background(como eu disse antes), mas certos fatores podem prejudicar o defrag(como eu disse antes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...