Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SOCORRO! Problemas com SSD no MacBook!


LeonardoPolido

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal. Por favor, preciso de uma ajuda urgente!

Tinha trocado o Hdd do meu macbook por um Ssd. Até aí tudo bem, foi uma maravilha por muitos meses. Agora o note começou a dar erro e já ocorreu umas 3 vezes de quando eu fui ligar ele não abria o sistema operacional. Quando eu usava a ferramenta Utilitário de Disco, vinha a mensagem que este HD possui "Estrutura de nó inválida". Dá erro, não permite corrigir e eu tenho q apagar tudo e formatar e reinstalar o Lion tudo de novo! Sorte q eu salvo tudo num HD externo. Já formatei 3 vezes!

Procurando em fóruns, percebi que não é um problema tão incomum com mac-users que trocaram a HDD por um SSD. Todavia, a única sugestão para reparo do SSD é utilizando um programa de Windows - o HD Tune Pro - para caçar e corrigir Bad Blocs (seja lá oq isso significa!). Gostaria de saber se alguém aqui já passou por isso e se existe um aplicativo equivalente para o Mac!!!

Pelo amor de Deus!!! Não aguento mais formatar esse note e acho que isso só diminui o tempo de vida do meu SSD q não foi barato!

Qualquer ajuda é muitíssimo bem vinda!

Att.

Editado por LeonardoPolido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bad blocos são espaços gravados que o HD nao consegue mais ler, no popular.

O aplicativo vai marcar esses espaços e a leitura nao considera essa região, nao apaga, apenas marca, e o espaço no disco nao poderá mais ser usado (gravar, ler ou formatar), nao sei se consegui explicar da maneira mais simples.

Acredito que seria a melhor solução, mas nao confiaria mais no SSD. Já venceu a garantia ?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manejo de block ruim??

Geralmente o proprio controlador faz isso de forma transparente ao usuário. Motivo esse pelo qual o tamanho disponível no SSD nunca é igual ao advertido e cada controlador especifica qtos % ele vai deixar indisponível para o algorirmo de wear leveling funcionar direito.

Talvez seja algum bug de firmware! ou do próprio modelo do SSD.

Publica ai o nome exato do modelo. Fica mais facil de saber sem ficar chutando hipóteses aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora em responder, pessoal!

Então, o modelo do meu SSD é o Kingston SSDNow 100 V. E pelo q eu li aqui - https://discussions.apple.com/thread/3002690?start=0&tstart=0 - parece ser um problema comum com quem usa o ssd no mac.

Ainda está na garantia sim (são 3 anos de garantia), eu fiz o diagnóstico do SSD e ele não apresenta nenhum bad block e nenhum defeito. Tanto que ele reinstala o Lion perfeitamente. Pelo q entendi, tem mais a ver com uma incompatibilidade da própria Apple com a maior parte dos SSDs, já que este problema parece não ser exclusivo da marca.

De qualquer forma, se alguém puder me dar uma luz, indicar um firmware ou qqr coisa, ficaria eternamente grato!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estava pesquisando para comprar um SSD cheguei a cogitar esse modelo. Lembro que saiu uma notícia de atualização de firmware importante para esse modelo: http://www.criminalcafe.com/showthread.php?1736-Atualiza%E7%E3o-importante-de-firmware-do-Kingston-SSDNow-V100

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara. Não tem muito o que fazer no seu caso.

É um SSD com o controlador JMicron JMF618.

Parece ter uma falha no controlador, tanto é verdade que a kingston liberou o update do firmware.

( http://www.kingston.com/support/ssdnow/v100_firmware.asp )

Você instalou o update no firmware???

Modelos afectados pelo problema:

SV100S2/64GZ, SV100S2D/64GZ, SV100S2N/64GZ

SV100S2/128GZ, SV100S2D/128GZ, SV100S2N/128GZ

SV100S2/256GZ, SV100S2N/256GZ, SV100S2N/256GZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo: O modelo do meu já vem com o último Firmware... É o SV100S2N, mas vem com o FW D110225A. :(

Acho que o jeito é vender esse kit para um non-mac user e comprar um SSD de outra marca... tá certo? Qual marca é 100% segura com isso?

Outra coisa, por enqto, se eu não deixar meu MacBook hibernar e nem fechar a tampa dele enquanto estiver ligado, será q eu evito o problema?!

Obrigado mais uma vez a todos q responderam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, na real não tenho visto problema associado a controladores JMicron associados a Mac. Na real, o que vi na net é agnostico a OS.

Parece um problema de controlador mesmo... Talvez mais frequente no Mac, mas com certeza não parece ser uma exclusividade do Mac.

Já era um drive contraindicado no seu lançamento. Imagino que isso seja mais uma prova que esse controlador, no fim das contas, é um lixo.

Quanto a drives que com certeza funcionam no mac. Eu tenho um antigo X25-M no meu.

Afirmo categoricamente que é "problem free" no mac/windows.

é uma pena que é meio lento comparado com a nova geração de controladores sandforce. Mas não tenho experiencia com o drive para afirmar que não vai ter nenhum problema no Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que os SSDs da OCZ possuem um bom controlador? Vi um vertex3 por um preço razoável e um Agility por um preço mais camarada ainda! (tendo em vista q meu macbook é c2d e q não usarei a máxima performance de um ssd, só fico na dúvida se vale a pena investir num desses sem ter essa dor de cabeça e de bolso de novo!). E qto aos modelos mais recentes de SSD da intel? Acho difícil eu encontrar o X25-M à venda hj em dia, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é aquela coisa... hoje em dia, confiabilidade e segurança são meu primeiro critério de escolha.

De nada adianta ter o drive mais rápido do mercado se ele fica dando problema.

Faça uma pesquisa e posta aqui o que descobrir!! e a sua escolha!!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DAndreBeck:

Vc usa há qto tempo esse SSD da OCZ no seu Macbook? Tô pensando em comprar um se a coisa continuar assim... mas eu já vi que várias marcas dão esse erro depois de uns 6 meses de uso. Já sei que devo evitar alguns, mas não vi reclamações da OWC e da OCZ....

Estou a 8 meses com o OCZ Vertex 2 sem nenhum tipo de problema ou bug. O único detalhe da marca é que para atualizar o firmware somente com o Windows <_<

No mais só tenho elogios. Se tiver a oportunidade de comprar um Vertex 3 por um bom preço, recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...