Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livros para Designers


Posts Recomendados

Olá, criei esse tópico para discutirmos alguns títulos de bons livros para Design.

Se vc leu algum livro que valeu a pena, deixe aqui sua indicação e vamos trocar idéias...

1- Design para quem não é designer

autor: Robin Williams

editora: Callis

Sinopse: O livro introduz ao design e a diagramação, através dos 4 princípios básicos do design: proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Usando exemplos de "antes" e "depois", estimula o leitor a fazer suas próprias experiências. Traz também o básico sobre: tipografia, serifa, estilo, peso, tamanho.

2- A Cor no Processo Criativo: um Estudo Sobre a Bauhaus e a Teoria Goethe.

Autor: LILIAN RIED MILLER BARROS.

Editora: Senac

Sinopse: A autora inova a mostrar, a partir do legado deixado pela Bauhaus, uma das mais representativas escolas de arte do mundo, como a cor pode ser inserida no processo criativo e quais suas implicâncias na transmissão de sentimentos, sensações e mensagens.

Esses dois livros indico para todos os designers, o primeiro para quem nunca leu sobre o tema é ótimo. O segundo é leitura obrigatória para todos os níveis e tipos de designers...

Espero ter ajudado !

Eder Sala

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bacana... vou citar alguns que possuo na minha biblioteca particular e recomendo:

1 - Gestalt do Objeto - Sistema de Leitura Visual da Forma.

João Gomes Filho

2 - A cor como informação

Luciano Guimarães

3 - Grid: Construção e Desconstrução

SAMARA , TIMOTHY

4 - Direção de Arte em Propaganda

Newton César

5 - Dicionário de Síbolos

Chevalier, Jean e Alain Gheerbrant

Bom, são esse, pra começar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais...

- Design e Comunicação Visual

Autor: MUNARI, BRUNO

Sinopse: Em 1967, Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente cinqüenta aulas sobre comunicação visual nos Estados Unidos, a convite da Harvard University. O curso resultou neste livro. Trata-se de um manual do design e da comunicação visual. Baseia-se nos novos métodos de ensino e não mais nos conceitos do belo e do feio.

- Sinais e Simbolos

Autor: FRUTIGER, ADRIAN

Sinopse: A consciência de que não existem elementos casuais ao nosso redor ou dentro de nós, mas de que toda a matéria (inclusive a mental) obedece a uma composição ordenada, leva a pensar que até o traço ou rabisco mais inocente não pode existir acidentalmente, por puro acaso, mesmo que o observador não reconheça claramente as causas, a origem e o motivo desse 'desenho'. Essas considerações básicas são apresentadas na obra e têm como objetivo reconhecer e julgar com mais facilidade a origem, o sentido e a mensagem de determinado sinal no decorrer do presente estudo.

- Design Gráfico - Uma história concisa

Autor: HOLLIS, RICHARD

Sinopse: A história do design gráfico é uma das mais empolgantes e interessantes da história cultural do século XX. Desde suas raízes, na fase de desenvolvimento da imprensa, o design gráfico evoluiu como meio de identificação, informação e promoção, tornando-se uma disciplina e profissão por seus próprios méritos.

- Uma introdução a história do design

Autor: CARDOSO, RAFAEL

Sinopse: Partindo de uma perspectiva essencialmente brasileira do tema, Denis concebeu o livro 'Uma Introdução à História do Design' como um primeiro guia para aqueles que desejem se iniciar e/ou aprimorar seus conhecimentos acerca da história do design. Em momento algum este livro tem a pretensão de defender qualquer facção ou movimento, nem de privilegiar nenhum tipo de prática acima de outras, sendo seu objetivo primordial estimular os designers a tomar consciência do riquíssimo legado histórico que eles têm em comum.

- Elementos do estilo tipográfico

Autor: BRINGHURST, ROBERT

Sinopse: Escrita, projetada e composta pelo tipógrafo, ensaísta e poeta norte-americano Robert Bringhurst, esta obra reúne e discute em profundidade os conhecimentos que a história da tipografia ocidental transformou em tradição ao longo dos últimos 600 anos, respaldado por uma linguagem deliciosamente acessível, que a tornou uma unanimidade entre os designers gráficos do mundo inteiro. O título é inspirado em conceitos do filósofo Walter Benjamin

- Planejamento visual gráfico

Autor: RIBEIRO, MILTON

Sinopse: Por meio de uma linguagem simples e didática, com muitas ilustrações, o livro traz os diversos elementos da tecnologia gráfica no que se refere ao papel e seu uso, os tipos e suas vantagens e desvantagens, inclusive a história do desenvolvimento dessas técnicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viver de Design - Gilberto Stunck

O livro de Gilberto Strunck que, ao revelar detalhes da administração do dia-a-dia da nossa profissão, abriu novos caminhos para a prática do design no país. A nova edição - que alcança um patamar obtido por poucos títulos na área - traz não apenas dados atualizados como seu texto totalmente revisado pelo Autor, mantendo a capa e o projeto gráfico da edição original, com ligeiras modificações. Strunck, um dos mais conhecidos e bem-sucedidos designers brasileiros, mostra passo a passo como se estabelecer profissionalmente na carreira de designer: a busca e a relação com os clientes, o cálculo dos custos e do orçamento, precificação, criação de escritórios de design, obrigações fiscais, contratação de terceiros, briefing e administração de projetos, direitos autorais, autopromoção, contratos etc. Numa linguagem leve e clara, o livro vai mostrando ao leitor o pulo do gato para o exercício do design com profissionalismo e eficiência, sem perder de vista que se trata de uma atividade de criação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arimac esse livro deve ser muito bom, acho que ele aborda como devemos caminhar nessa profissão que não é regulamentada, ainda. Vc já leu? Vou colocar esse na seleção de livros que devo comprar...

é isso msm Eder... e é bom sim, eu já li, vale a pena...

a editora desse livro eh bem legal... http://www.2ab.com.br tem muitos livros... comprei esse pelo site deles......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arimac esse livro deve ser muito bom, acho que ele aborda como devemos caminhar nessa profissão que não é regulamentada, ainda. Vc já leu? Vou colocar esse na seleção de livros que devo comprar...

é isso msm Eder... e é bom sim, eu já li, vale a pena...

a editora desse livro eh bem legal... http://www.2ab.com.br tem muitos livros... comprei esse pelo site deles......

arimac, esse site é muito bom ! tem tudo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arimac esse livro deve ser muito bom, acho que ele aborda como devemos caminhar nessa profissão que não é regulamentada, ainda. Vc já leu? Vou colocar esse na seleção de livros que devo comprar...

é isso msm Eder... e é bom sim, eu já li, vale a pena...

a editora desse livro eh bem legal... http://www.2ab.com.br tem muitos livros... comprei esse pelo site deles......

Boa dica de livros! Valeu !!

Conhecimento é porder...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Boa tarde caros irmãos. venho por meio deste solicitar livros de Planejamento visual gráfico, Diagramação ou projecto gráfico, se alguém tem estes livros peço encarecidamente para enviar no meu email: andelsondacruz@gmail.com.

Por favor é importante. A minha monografia depende destes livros

Em 07/07/2008 at 16:44, fredlima disse:

Bacana... vou citar alguns que possuo na minha biblioteca particular e recomendo:

1 - Gestalt do Objeto - Sistema de Leitura Visual da Forma.

João Gomes Filho

2 - A cor como informação

Luciano Guimarães

3 - Grid: Construção e Desconstrução

SAMARA , TIMOTHY

4 - Direção de Arte em Propaganda

Newton César

5 - Dicionário de Síbolos

Chevalier, Jean e Alain Gheerbrant

Bom, são esse, pra começar.....

Meu caríssimo irmão estou a precisar destes livros para a conclusão da minha monografia. peço encarecidamente a tua ajuda  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...