Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual comprar? Apple X Sony


dekosurfer

Posts Recomendados

Olá pessoal, bom dia! O motivo do meu post aqui é não criar uma guerra. Simplesmente preciso da opinião técnica de vocês, que já utilizam o Mac para trabalho/estudo, enfim... Meu irmão comprou um Air e eu achei fantástico, em todos os aspectos que você estão cansados de saber (e que o tio Bill morre de inveja, tenta copiar mas não consegue hehehe).

Vamos lá: eu trabalho com desenvolvimento de sites, programação, etc. Utilizo principalmente o pacote Adobe CS 5.5 em meu PC: Photoshop, Illustrator, Indesign, Flash, Dreamweaver, Fireworks, também utilizo o CorelDRAW para alguns trabalhos (por increça que parível, algumas gráficas aqui na cidade só usam Corel).

Minha dúvida: vou comprar um notebook e quero saber se a Maçã aí no link vai suprir minhas necessidades. Coloco num ringue essas duas lindezas:

1. Notebook Sony Vaio Intel® Core™ i5-2430M, VPCSA35GB/SI, 6GB, HD 640GB, 13,3” LED, HDMI, Bluetooth, Webcam - Windows® 7 Professional

http://www.walmart.com.br/produto/Informatica/Notebooks/Sony/324884-Notebook-Intel-Core-i5-2430M-VPCSA35GB-SI

2. MacBook Air Apple Intel® Core™ i5 1,7GHz, MC969BZ/A, 13,3”, 4GB, HD 128GB, Bluetooth e Wi-Fi - OS X Lion

http://www.walmart.com.br/produto/Informatica/Notebooks/Apple/310203-Notebook-Mac-Book-Air-Intel-Core-i5---MC965BZ-A

Quem ganha essa luta? Galera, não tem nada mais charmoso e de deixar com inveja que aquela maçã iluminada na tampa... mas preciso saber se esse Mac vai suprir minhas necessidades. Sei da limitação do SSD, que é de 128GB (contra 640 de um "hd normal"), a ideia desse post realmente não é criar uma guerra. Conheço também o Mac faz teeempo, eu trabalhava com um iMac azul numa agência em São Paulo...O que eu faço? Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, cara. Comparando esses dois modelos, você deve ir de Air. Já usei Sony e posso dizer com toda certeza. A única pedra no caminho seria o SSD, mas que não é um grande problema. Eu só acho que o MacBook Air não deveria ser usado como um computador principal, e falando em design gráfico e desempenho, ele não seria o mais ideal, assim como esse Sony também

Editado por Gus44
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Gus44 pela dica, mas o que você diz de desempenho? Acredito que o Photoshop rode na boa nas duas máquinas, não? Meu trabalho prioritário é web, meu receio é o SSD de 128GB, não vou usá-lo como máquina principal, tenho outros dois no meu escritório. Quero uma máquina que eu possa ir num cliente e também levar pra casa pra adiantar o serviço.

Sei também que o lance das fontes é complicado. No PC eu utilizo um gerenciador de fontes, e no Mac? O problema é encontrar fontes pra maçã... e agora, o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dekosurfer

Muitos vão lhe dar especificações técnicas bastante valiosas e razoáveis por aqui pra ajudar na sua decisão mas postar o seu questionamento nesse forum é mais ou menos o equivalente a ir no galpão da Gaviões da Fiel com a camisa verde limão do Palmeiras e perguntar se está bonito.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dekosurfer

Muitos vão lhe dar especificações técnicas bastante valiosas e razoáveis por aqui pra ajudar na sua decisão mas postar o seu questionamento nesse forum é mais ou menos o equivalente a ir no galpão da Gaviões da Fiel com a camisa verde limão do Palmeiras e perguntar se está bonito.

Abs.

perfeita sua colocação.

vir num forum da Apple perguntar sobre Sony só vai conseguir votos pro Mac...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Deko!

Sou designer gráfico e trabalho com apenas imagens e webs.

Você sabe mexer em todos esses programas que você usa? É muito duro você trabalhar muito com esses programas.

Mas quanto ao desempenho e a esses modelos, meu Macbook White roda muito bem, sem problemas, os editores de vector e imagens, mas para editores de áudio, vídeos, animações e animações 3D, têm que usar o notebook com processador Intel Core i7 e com 6 ou 8GB e com Nvidia Geforce GT542 (se eu errei). O Dell XPS é sua chance. Ele vem com configurações editadas, inclusive o teclado retroiluminado. No Dell XPS roda muito bem o Hackintosh. Se você quiser um Macbook, seu Macbook tem que ter processador Core i7 e 8GB.

dekosurfer

Muitos vão lhe dar especificações técnicas bastante valiosas e razoáveis por aqui pra ajudar na sua decisão mas postar o seu questionamento nesse forum é mais ou menos o equivalente a ir no galpão da Gaviões da Fiel com a camisa verde limão do Palmeiras e perguntar se está bonito.

Abs.

perfeita sua colocação.

vir num forum da Apple perguntar sobre Sony só vai conseguir votos pro Mac...

Este fórum é aberto, não é exclusivo aos assuntos sobre Mac, como Cristiano Galdino me disse e me repreendeu, fanboys.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Importante lembrar também que o MacBook Air tem uma configuração de 256GB, já que o uso seria profissional seria interessante, e também existem HD's externos que podem rolar a pedra do SSD para longe(inclusive um da Apple, o Time Capsule).

Editado por Loremv
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dekosurfer

Muitos vão lhe dar especificações técnicas bastante valiosas e razoáveis por aqui pra ajudar na sua decisão mas postar o seu questionamento nesse forum é mais ou menos o equivalente a ir no galpão da Gaviões da Fiel com a camisa verde limão do Palmeiras e perguntar se está bonito.

Abs.

O que eu preciso saber é do pessoal que utiliza o Mac diariamente, se as especificações técnicas que encontramos tanto no site da Apple como qualquer outra fabricandte, se essa máquina vai suprir minhas necessidades. Eu não me importo se o Mac e mais bonitinho ou se o Sony pisca uma luzinha aqui ou ali, isso é o de menos! O que eu preciso saber é se, colocando essas duas máquinas frente a frente, quais das duas se sairão melhor, dentro dos pontos positivos e negativos de cada uma. Apenas isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Deko!

Sou designer gráfico e trabalho com apenas imagens e webs.

Você sabe mexer em todos esses programas que você usa? É muito duro você trabalhar muito com esses programas.

Mas quanto ao desempenho e a esses modelos, meu Macbook White roda muito bem, sem problemas, os editores de vector e imagens, mas para editores de áudio, vídeos, animações e animações 3D, têm que usar o notebook com processador Intel Core i7 e com 6 ou 8GB e com Nvidia Geforce GT542 (se eu errei). O Dell XPS é sua chance. Ele vem com configurações editadas, inclusive o teclado retroiluminado. No Dell XPS roda muito bem o Hackintosh. Se você quiser um Macbook, seu Macbook tem que ter processador Core i7 e 8GB.

Este fórum é aberto, não é exclusivo aos assuntos sobre Mac, como Cristiano Galdino me disse e me repreendeu, fanboys.

Oi Gustavo, obrigado também pelo retorno. Sim, trabalho com todos esses programas citados, eu já trabalhei em 6 agencias, sempre cobrindo espaços e realizando mais de uma função ao mesmo tempo, isso já há 12 anos. Um ponto que eu poderia dizer como "negativo" desse Mac seria o HD de 128 mas tenho um HD externo de 2TB, isso me deixa um pouco mais tranquilo nesse aspecto. Depdendendo do material que vou utilizar, trasfiro pro HD e retorno pro externo quando finalizado (pra não comprometer o desempenho, sabemos que USB 2.0 nunca é igual ao acesso direto)... nesse outro temos 6GB de RAM. Mas alguem pra me ajudar? Tenho um sócio que trabalha com edição em 3D, videos e ambientes para imobiliarias, essa parte deixo com ele, nem me atrevo. Quero uma máquina que eu consiga rodar tranquilo um Photoshop e o Dreamweaver ao mesmo tempo. Ou mesmo Photoshop + Indesign, coisas "simples".

Editado por dekosurfer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmão, minha opinião: nenhum dos dois te atenderá plenamente. Se é para trampo pesado, o mais indicado é um macbook pro, ou um sony mais robusto. Em questão de desempenho - e aqui estou falando dos softwares de edição gráfica - é tudo igual. O que vai pesar é sua opinião pessoal a respeito das plataformas. Eu uso apenas mac há pelo menos 4 anos (já tive que trabalhar nas duas plataformas simultaneamente por um bom tempo antes disso), então a questão da usabilidade é um fator que pesa para mim. Não consigo me readaptar aos PCs. Mas se o "vicio" não for um problema para você, escolha simplesmente o que for mais robusto e estará bem atendido.

Outra dica: 13" é sofrível para quem trabalha com design. Opte por um de pelo menos 15". Se não der para comprar um mac, que compre de outra marca. O importante é ter um bom desempenho durante o trabalho e vamos ser sinceros: ralar 10, 12 horas num computador de 13" ninguém merece.

Resumindo: dependendo da grana que você tiver disponível para investir, terá que escolher entre desempenho ou lifestyle. No macbook Pro você tem os dois.

Hasta.

Editado por fredlima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lhe recomendo o Macbook Air não só pelo SSD mas também pelo OS. Mas em seu caso o problema em ambas as marcas é o tamanho de tela, que para design, é pequena, a não ser que esteja acostumado ou vá conectá-lo a monitores externos. E um gigantesco problema também é que não há versão atual da Suite Corel para Mac (última versão é a 11).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este fórum é aberto, não é exclusivo aos assuntos sobre Mac, como Cristiano Galdino me disse e me repreendeu, fanboys.

Oi Gustavo,

Em nenhum momento falei que o fórum é exclusivo de Mac.

Essa pessoa que lhe repreendeu sequer é moderador daqui do forum.

Uma dica, na boa, não coloque apelidos (fanboy) nas pessoas. Elas podem se sentir no mesmo direito e começar a lhe dar apelidos também.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lhe recomendo o Macbook Air não só pelo SSD mas também pelo OS. Mas em seu caso o problema em ambas as marcas é o tamanho de tela, que para design, é pequena, a não ser que esteja acostumado ou vá conectá-lo a monitores externos. E um gigantesco problema também é que não há versão atual da Suite Corel para Mac (última versão é a 11).

Sim, os dois possuem um monitor pequeno. Mas o conceito de mobilidade também é importante para mim, no meu escritório eu tenho um monitor de 22" e na minha casa também, a ideia é conectá-lo quando estiver em casa. E então? Qual eu fico? Deixando os amores de lado hehehe posso ficar traqnauilo com esse Mac? Eu adorei esse Air, meu irmão tem o de 11", é fantástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmão, minha opinião: nenhum dos dois te atenderá plenamente. Se é para trampo pesado, o mais indicado é um macbook pro, ou um sony mais robusto. Em questão de desempenho - e aqui estou falando dos softwares de edição gráfica - é tudo igual. O que vai pesar é sua opinião pessoal a respeito das plataformas. Eu uso apenas mac há pelo menos 4 anos (já tive que trabalhar nas duas plataformas simultaneamente por um bom tempo antes disso), então a questão da usabilidade é um fator que pesa para mim. Não consigo me readaptar aos PCs. Mas se o "vicio" não for um problema para você, escolha simplesmente o que for mais robusto e estará bem atendido.

Outra dica: 13" é sofrível para quem trabalha com design. Opte por um de pelo menos 15". Se não der para comprar um mac, que compre de outra marca. O importante é ter um bom desempenho durante o trabalho e vamos ser sinceros: ralar 10, 12 horas num computador de 13" ninguém merece.

Resumindo: dependendo da grana que você tiver disponível para investir, terá que escolher entre desempenho ou lifestyle. No macbook Pro você tem os dois.

Hasta.

Valeu pelo retorno. É isso aí, trabalhar como máquina principal não tem jeito, é o conteito de mobilidade mesmo, eu tenho um notebook de 15" e é simplesmente impossível abrir um indesign e trabalhar nele sem um monitor de pelo menos 19". O fato de não existir Corel atualizado também me surpreende, mas o Illustrator dá conta do recado e deixa o CorelPAU comendo poeira... só que algumas gráficas que trabalho só aceitam Corel. E isso é um fator que pesa pra mim também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o vaio tem placa da ati de 1gb dedicado e resolução de 1600x900 contra os 1440x900 do air.

O Air tem o SSD que da uma velocidade monstruosa para acessar programas e dados do seu pc, mas pra renderizar coisa pesada ai o processador é quem manda, como o colega ali em cima citou, vc deveria buscar um i7... mas eu acho que o i5 ja daria conta do recado...

Eu ia de VAIO, o Air ia dar conta sim, só que ia sofrer um pouco. Acho que o VAIO vai rodar mais liso devido ao melhor processador e melhor placa grafica aliada a mais memoria ram. Sem contar que o Air vc nao pode upa a ram dele.

Outra coisa, o Air vc vai ser dependente de adaptadores pois só possui 2USB 1tanderbolt e 1 pra cartao de memoria, contra todas as entradas do VAIO que vc pode olhar nas especificações.

Eu to comprando no final do mes um Air desse pra mim, só que minhas necessidades sao outras... só internet e officer.. nada de mais.. vai da conta sussa.

Nao me crucifiquem ok?

Abras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, bom dia! O motivo do meu post aqui é não criar uma guerra. Simplesmente preciso da opinião técnica de vocês, que já utilizam o Mac para trabalho/estudo, enfim... Meu irmão comprou um Air e eu achei fantástico, em todos os aspectos que você estão cansados de saber (e que o tio Bill morre de inveja, tenta copiar mas não consegue hehehe).

Vamos lá: eu trabalho com desenvolvimento de sites, programação, etc. Utilizo principalmente o pacote Adobe CS 5.5 em meu PC: Photoshop, Illustrator, Indesign, Flash, Dreamweaver, Fireworks, também utilizo o CorelDRAW para alguns trabalhos (por increça que parível, algumas gráficas aqui na cidade só usam Corel).

Minha dúvida: vou comprar um notebook e quero saber se a Maçã aí no link vai suprir minhas necessidades. Coloco num ringue essas duas lindezas:

1. Notebook Sony Vaio Intel® Core™ i5-2430M, VPCSA35GB/SI, 6GB, HD 640GB, 13,3” LED, HDMI, Bluetooth, Webcam - Windows® 7 Professional

http://www.walmart.c...0M-VPCSA35GB-SI

2. MacBook Air Apple Intel® Core™ i5 1,7GHz, MC969BZ/A, 13,3”, 4GB, HD 128GB, Bluetooth e Wi-Fi - OS X Lion

http://www.walmart.c...-i5---MC965BZ-A

Quem ganha essa luta? Galera, não tem nada mais charmoso e de deixar com inveja que aquela maçã iluminada na tampa... mas preciso saber se esse Mac vai suprir minhas necessidades. Sei da limitação do SSD, que é de 128GB (contra 640 de um "hd normal"), a ideia desse post realmente não é criar uma guerra. Conheço também o Mac faz teeempo, eu trabalhava com um iMac azul numa agência em São Paulo...O que eu faço? Obrigado a todos.

Tem certeza que você precisa de um portátil?? Um iMac mais básico sai quase o mesmo preço que qualquer uma das duas opções e supera de longe as suas necessidades. Especialmente porque a tela de 21"Full HD com IPS é altamente recomendada para trabalhos gráficos.

Se precisa mesmo de mobilidade, o Air supera de longe o Sony Vaio, uma vez que todos os aplicativos que você citou rodam muito bem nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MacBook air vai ter um desempenho muito superior ao Vaio por causa do disco SSD soldado na placa-mãe. E isto faz com que no final das contas ele seja muito mais responsivo.

Mesmo comparando o uso do MacBook pro com o air nas atividades que envolvem abrir muitos arquivos, compor leiautes com imagens diversas, restaurar versões passadas e etc o air se destaca.

Atividades de design gráfico não exigem renderização, como edição de Video, e a diferença entre dois processadores tão bons não vai ser sentida, enquanto que devido ao uso intenso do disco o SSD é uma grande vantagem.

Um ponto negativo é que com a mudança terás que se adaptar ao OS X, o que levará um tempo.

E existem detalhes no MacBook que fazem a diferença:

Teclado retroiluminado

Conector de energia magnético (se alguém tropeçar no fio ele não leva o notebook para o chão)

ventilação pela fenda da tela (não fica obstruída quando usa na cama ou sofá)

Duração da bateria

Garantia internacional da Apple (se vai ao exterior pode ser atendido)

Preço de revenda

Mais tempo sem que o MacBook fique ultrapassado (veja que Macs de 2009 como o meu corr2duo ainda são super atuais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes, eu trabalho com design e os jobs que pego exigem sim, e muito, da máquina.

Catálogos pesadíssimos, fotos que devem ser trabalhadas em RAW, outdoores que precisam de processamento pesado e muitos outros itens que o Air nem de longe conseguiria fazer.

Portanto, se for para trabalhar profissionalmente com design, esqueça o Air e vá de Pro. Ou qualquer outro que seja robusto de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...