Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre geração de código no XCode


Posts Recomendados

Olá para todos. Estou começando com o Objective C e desenvolvimento para iOS e tenho uma dúvida em relação ao XCode. Existe alguma forma de gerar a implementação de métodos obrigatórios de um protocol? Exemplo. Para um TableView, eu implemento os protocol UITableViewDataSource e UITableViewDelegate em um ViewController. E estes tem alguns métodos obrigatórios a serem implementados. Atualmente utilizo CTRL+C e CTRL+V em código pronto para fazer isso. Mas queria saber se tem algo como no Eclipse para o Java, que quando se implementa uma interface em uma classe, ou se estende uma classe abstrata com métodos abstratos, se tem a opção de gerar automaticamente o código com a assinatura dos métodos necessários.

Agradeço a atenção desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Obrigado pelo vídeo, mas com essa parte básica da linguagem e tecnologia nem tenho problemas. A minha dúvida é mais sobre um recurso do XCode. Estava vendo o Jetbrains Appcode e ele tem o recurso que quero. Você vai no arquivo de implementaçaão da classe (o arquivo ".m"), seleciona o nome da classe, seleciona Generate, depois selecione implement methods e daí é só escolher os métodos que você deseja gerar. Queria saber se tem algo do tipo no XCode.

Editado por Ricardo Serathiuk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo vídeo, mas com essa parte básica da linguagem e tecnologia nem tenho problemas. A minha dúvida é mais sobre um recurso do XCode. Estava vendo o Jetbrains Appcode e ele tem o recurso que quero. Você vai no arquivo de implementaçaão da classe (o arquivo ".m"), seleciona o nome da classe, seleciona Generate, depois selecione implement methods e daí é só escolher os métodos que você deseja gerar. Queria saber se tem algo do tipo no XCode.

Não sei se é exatamente o que você quer, mas ao criar um novo arquivo (cmd + N) no XCode e escolher UIViewController subclass, você pode escolher entre UIViewController ou UITableViewController.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é exatamente o que você quer, mas ao criar um novo arquivo (cmd + N) no XCode e escolher UIViewController subclass, você pode escolher entre UIViewController ou UITableViewController.

Não é bem o que eu queria, mas já ajuda bastante no caso do UITableView. Mas sobre o "problema" em si, eu andei pesquisando, e o XCode não tem esse recurso que quero (e vi que em muitos lugares tem gente perguntando por ele). Normalmente as IDE para Java tem.

Mas muito obrigado. Isso que você passou já é uma ajuda.

Editado por Ricardo Serathiuk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para vc visualizar as assinaturas de métodos de classe no XCode, ele te fornece um AutoComplete que ajuda muito.

Para isso, no arquivo de implementação (arquivo .m) comece uma linha com um hífen ( pois o "-" é o sinal de início de um método de classe. Para métodos de instância utiliza-se o sinal de adição "+") e digite as primeiras letras do protocolo delegate que vc quer visualizar os métodos. Por exemplo, para ver os métodos de um WebViewDelegate, digite:

-web

a partir dessa simples digitação, o XCode fornecerá as opções de AutoComplete para as assinaturas de métodos do WebViewDelegate. Outra maneira, é vc digitar o hífen e pressionar a tecla ESC. Aparecerá uma lista contendo possíveis AutoCompletes, dentre eles os métodos do delegate que vc quer implementar.

Dê uma olhada na imagem a seguir, onde eu digito o hífen (indicado pela seta vermelha na figura. Note que o hífen está em cor preta e o que está escrito à frente dele está em cor cinza, pois é uma sugestão de AutoComplete do XCode) e em seguida eu pressiono ESC, daí aparece a lista com as opções de AutoComplete e, dentre elas, as opções dos métodos que eu procurava:

assinaturaye.png

Era isso o que vc estava procurando?

Espero ter ajudado! ;)

Abraços!

Editado por trindadde
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Era isso o que vc estava procurando?

Espero ter ajudado! ;)

Abraços!

Era isso sim. Eu tinha achado isso esses dias atrás. Vi nos curso de Objective C que tem no iTunes U (um em português de portugal). Mas muito obrigado pela resposta. Acho que será de grande ajuda se alguém tiver essa mesma dúvida. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma forma mais fácil e até mais usada para resolver seu problema, é a seguinte:

command+N -> UIViewController subclass -> vai aparecer a seguinte opção "Subclass of" você escolhe "UITableViewController"

Pronto desta maneira todos esses métodos estarão na sua classe. Espero ter ajudado

Boa dica, muito mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma forma mais fácil e até mais usada para resolver seu problema, é a seguinte:

command+N -> UIViewController subclass -> vai aparecer a seguinte opção "Subclass of" você escolhe "UITableViewController"

Pronto desta maneira todos esses métodos estarão na sua classe. Espero ter ajudado

Ótima dica.. Valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...