Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP i5 4gb com Lion meio lento

lucasferreira

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Tenho um MacbookPro 13 pol com 4 gb de ram + 320 gb de HD, a linha básica de entrada nos macbooks pro. Comprei no meio deste ano direto do site da Apple.

config.png

Desde que eu atualizei ele para o Lion sinto que está muito mais lento, sei que o Lion por ser um OS novo necessita de mais recursos, mas eu achei que tendo um MBP relativamente novo não notaria tanta diferença.

Antes desse MBP eu tinha um Macbook White com 4 gb de ram, rodava Snow Leopard relativamente bem sem problemas. E com o Lion tenho a impressão de que está mais lento do que meu antigo mbwhite que rodava Snow.

Minha primeira dúvida é se colocando 8 gb de ram no meu atual MBP vai melhorar minha situação, pois eu já andei fazendo uma clean fresh install power plus do Lion e mesmo assim não adiantou na lentidão. O sistema em si não é lento, mas é só abrir um Photoshop junto com uma aba do Youtube no Chrome que a memória já vai lá para baixo.

E a minha outra dúvida é quanto ao gerenciamento de memória do OSX, em diversos momentos quando noto lentidão vou conferir como está o uso de memória e vejo que tenho alguma memória sobrando em "Inactive" e que o OSX aparentemente não a usa.

ram.png

Por exemplo, este print acima eu tirei em um momento de extrema lentidão, e com a minha memória "Free" quase esgotando não sei porque o sistema não usa aquele 1 GB de Inactive que têm ali parado.

Bom era isso pessoal, se alguém já passou por algo parecido agradeço os replys.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Você não é o único, MUITA gente mundo afora ta com problema de desempenho no Lion.

Aqui eu cheguei a comprar 8GB de memoria, mesmo assim lentidão e travamentos constantes de apps não foram embora.

Voltei pro SnowLeopard e ta tudo lindo =)

A Apple ta priorizando coisas que dão mais lucro: iCloud, iOS, e o Mac OS em si ta meio esquecido até nos builds dos devs.

Link para o comentário

Boa tarde pessoal,

Tenho um MacbookPro 13 pol com 4 gb de ram + 320 gb de HD, a linha básica de entrada nos macbooks pro. Comprei no meio deste ano direto do site da Apple.

config.png

Desde que eu atualizei ele para o Lion sinto que está muito mais lento, sei que o Lion por ser um OS novo necessita de mais recursos, mas eu achei que tendo um MBP relativamente novo não notaria tanta diferença.

Antes desse MBP eu tinha um Macbook White com 4 gb de ram, rodava Snow Leopard relativamente bem sem problemas. E com o Lion tenho a impressão de que está mais lento do que meu antigo mbwhite que rodava Snow.

Minha primeira dúvida é se colocando 8 gb de ram no meu atual MBP vai melhorar minha situação, pois eu já andei fazendo uma clean fresh install power plus do Lion e mesmo assim não adiantou na lentidão. O sistema em si não é lento, mas é só abrir um Photoshop junto com uma aba do Youtube no Chrome que a memória já vai lá para baixo.

E a minha outra dúvida é quanto ao gerenciamento de memória do OSX, em diversos momentos quando noto lentidão vou conferir como está o uso de memória e vejo que tenho alguma memória sobrando em "Inactive" e que o OSX aparentemente não a usa.

ram.png

Por exemplo, este print acima eu tirei em um momento de extrema lentidão, e com a minha memória "Free" quase esgotando não sei porque o sistema não usa aquele 1 GB de Inactive que têm ali parado.

Bom era isso pessoal, se alguém já passou por algo parecido agradeço os replys.

Att.

eu tenho uma máquina igual a sua e por hora não tô achando ela ruim não.

no caso, eu instalei o snow do zero e assim que acabei a instalação atualizei pro lion.

você fez isso?

Link para o comentário

Cara meu MAC é um I7 Quad Core, com 8GB de memoria e ta zuado o desempenho(o mac trava as vezes... n da mas para ficar 3 dias sem reniciar q nem eu fazia cm o Snow Leopard, se n ,a memoria livre some...)... o safari cm Youtube entao... inacreditavel... Video HD as vezes da uma travadinha, sei la... finjo q nem vejo, mas....

Link para o comentário

Memória Inativa é uma memória que vai ser liberada quando o OS X sentir que outros aplicativos precisam daquela memória em background. É como um cache. O OS X costumava ser bem eficiente em liberar esse espaço quando necessário.

A diferença é que o Lion costuma deixar a memória inativa por maior tempo possível, para tornar a abertura de aplicativos recentemente fechados mais rápido(dar resume em aplicativos, por exemplo). Pode afetar levemente programas "novos", mas o sistema em si fica mais responsivo a atividades rotineiras.

Eu tento não me preocupar com isso. A memória inativa não parece ser a vilã.

O problema é quando há muita memória se tornando ativa/inativa todo o tempo até consumir tudo, e tornando o uso delas mais intenso, e deixando o resto mais lento... Programas como o Final Cut Pro fazem isso.

Outro problema é quando a memória ativa se torna grande demais, aí o uso de memória swap(page out no monitor de atividade) se faz necessário, deixando todo o sistema muito mais lento.

No Lion 4GB realmente é tenso. Fica bem apertado. Ele consome mais para melhorar o desempenho, mas com poucos recursos, acaba piorando. É normal querer colocar a culpa na memória inativa, mas o Lion em si é muito mais pesado devido a idéias novas que vieram do iOS.

Aumentar a RAM é crucial quando os page outs começam a aumentar freneticamente.

Ou no caso em que você usa um programa que consome o máximo possível todo o tempo, como o Final Cut... aí tu tem que pensar se tu tem um mínimo de RAM livre considerável para ele trabalhar sem afetar o sistema.

Fora isso, é difícil tu ter ganhos de desempenho consideráveis aumentando a RAM.

Link para o comentário

Beleza pessoal,

Então realmente o Lion que ta puxando mais memória do que eu esperava... estranho é a Apple ainda vender máquinas com 2 e 4 gb de RAM.

Mas voltando ao meu problema, acredito que vou trocar para 8 Gb de ram mesmo, vê se ajuda um pouco.

A propósito, o que acham desse kit de memória? http://loja.willians...le-Imac-Macbook

Valeu a todos pela resposta!

Link para o comentário

Beleza pessoal,

Então realmente o Lion que ta puxando mais memória do que eu esperava... estranho é a Apple ainda vender máquinas com 2 e 4 gb de RAM.

Mas voltando ao meu problema, acredito que vou trocar para 8 Gb de ram mesmo, vê se ajuda um pouco.

A propósito, o que acham desse kit de memória? http://loja.willians...le-Imac-Macbook

Cara eu gostei do preço, tava dando uma pesquisada no ML (mercado livre) tá um pouco mais caro e me parece um site de mais confiança. Já comprou desse site? Já recebeu a memoria?

Link para o comentário

Cara eu gostei do preço, tava dando uma pesquisada no ML (mercado livre) tá um pouco mais caro e me parece um site de mais confiança. Já comprou desse site? Já recebeu a memoria?

Então nunca comprei desse site aí, mas vi que há algum tempo o MacMagazine faz promoções junto com eles: http://macmagazine.com.br/2011/10/15/que-tal-dar-um-upgrade-no-seu-mac-com-um-ssd-de-64gb-ou-um-hdd-de-1tb-participe-da-nossa-promocao/#leitura

Não devem ser picaretas, se não o Rafael não fecharia nenhuma parceria.

Att.

Link para o comentário

Beleza pessoal,

Prefiro as Corsair, tenho comprado sempre no ML sem nunca ter tido algum problema.

Verificar vendedor, dar preferencia para sua cidade(pegar em mãos), são alguns cuidados a tomar, prudente morreu de velho. :P

Link para o comentário

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Mateus Cazuza Silva
      Tenho um hackintosh com BigSur, mesmo ele estando pós formatado ele apresenta travamento do sistema, fica lento, congela.
      Abri o Monitor de Atividade e vi que ele estava ocioso (75%~94%). O que me chama a atençao é que sempre o grafico esta la embaixo vejo as procentagens de sistema (vermelho) e usuário (azul) sempre baixos ou moderados, mesmo assim o mac fica ocioso e travando.
      Paro alguns processo mas nada adianta, ele parece sempre cheio e sem poder de processamento, basta eu abrir algumas abas do chrome ou abrir meu editor de codigo que ele trava. Isso acontecia tbm no Catalina, pensei que uma formatação limpa resolveria, mas o problema continua no bigsur.

Se eu insistir em usar mesmo assim ele melhora o rendimento, diante do bom desempenho vejo novamente o monitor de atividade e vejo que ele nao esta ocioso (20%~60%) mas o consumo do lado do sistema (vermelho) e usuario (azul) estão no topo do grafico (40%~80%).

O que posso fazer para melhorar o rendimento e performance do meu Hackintosh?

SPECS:
      Placa de Video AMD rx570 4GB Placa Mae: Gibabyte B85M  Core i5 4696 SSD XRayDisk 512GB 24Gb Ram (2x8 - 2x4)

Sobre este Mac

• Por marchelr
      Boa tarde a todos!
      Desde que saiu o iOS 14.2 o download via iTunes está extremamente lento: às vezes chega a 15 horas! Isto não é problema com minha conexão de internet. O que pode ser e como corrigir?
      macOS: 10.13.6
      iTunes: 12.8.2.3
    • Por ghhernandes
      Boa noite!
      Ultimamente venho tendo um problema com meu Macbook Pro 15" 2018 (16GB, 512SSD, [email protected], Radeon Pro 560X).
      O que acontece é ao executar tarefas pesadas a frequência do processador cai para 1GHz, mesmo estando com a temperatura na casa dos 60 graus.
      Anexei uma imagem. Observe a frequência do CPU (1,3), o Power (20W) e a temperatura em 68C.
      Encontrei esse vídeo, está acontecendo exatamente a mesma coisa!
      Alguém passou por isso ou já ouviu falar em uma solução?
      Obs: Possuo o Apple Care+ para o Macbook, será que cobre sem problemas no Brasil?
      Agradeço desde já.

• Por pedrodolce
      Então, eu estou para adquirir meu primeiro MacBook Air, sempre quis viver a experiência de ter um pois além do design que me atrai, sempre ouvi que de longe é um dos melhores notebooks (desde sempre).
      Porém, um dúvida paira sobre mim que é: qual MacBook Air de entrada comprar?  MacBook Air de 2019 com processador i5 e SSD128 ou um MacBook Air 2020 com processador i3 e SSD256?
      O uso que darei para ele envolvem uso para estudos (principalmente), trabalho, e alguns aplicativos de estatística como exemplo o GraphPadPrism. Tinha como costume (até ser roubado) em usar um notebook Dell com processador i5 e 1TB de HD, pois um i3 estava ficando lento para o que eu precisava. 
      Além da dúvida envolvendo o processador e sua geração mais indicada, outro problema que me faz ter dúvida é a respeito do “bendito” teclado borboleta presente no modelo de 2019, pois, caso este modelo seja o mais indicado para mim devido ao processador, gostaria de saber se realmente vale a pena o risco, e se há alguma forma de evitar ou retardar esse problema das teclas... (vi em alguns fóruns que o uso de proteção de silicone ameniza esse defeito).
      Enfim, se puderem compartilhar seus conhecimentos sobre esses processadores e suas experiências com o teclado agradeceria!
    • Por Vikson
      Eu entrei no modo recovery para reinstalar o sistema, só que devia está instalando o Catalina mas tá instalando o Lion e está estimando 24 horas para instalação, será que é normal ?
      Por favor me ajudem 
    • Por raelmello
      Olá pessoal!   Principal pergunta é: como posso ter certeza se minha bateria está lentificando meu MBA?   Eu tenho um MacBook Air de 11 polegadas, mid-2012, 2 GHz Intel Core i7 double core, 8 GB, ssd de 256 GB, Intel HD Graphics 4000 1536 MB.   Informações gerais: - Eu cuido bem dele (nunca caiu, bateu ou caiu líquido) - Não sou jogador, mas instalei o steam / CS há algumas semanas. Não jogo com muita frequência, mas, ao reduzir todas as configurações de vídeo, às vezes eu consigo jogar com alguns pequenos lags, outras vezes fica impossível de jogar - Nos últimos 8 meses, talvez eu o tenha formatado cerca de 4 vezes, tentando torná-lo mais rápido, mas sempre fica a mesma coisa - Se eu puxar o cabo de energia, permanecendo apenas com a bateria, a % GPU mantém-se em 0 no Monitor de atividade, não muda (vi em algum lugar que, se houver algum aumento de valor, isso pode indicar problemas de bateria) - Nas Informações do Sistema indica “Manutenção recomendada” para a bateria   Eu acho que este macbook está mais lento que o normal. Eu executei o Geekbench 5 e, sem aplicativo nenhum aberto, ele dá 678 pontos, com muitos aplicativos, 553. A linha de base do Geekbench para MBA em mid-2012 com as mesmas configurações do meu é 616. O benchmark parece dizer que está funcionando tudo bem - esta seria mais uma prova de que o problema é a bateria?   Há um mês, eu o formatei porque tentei fazer dual boot  com o ubuntu, pensando que o deixaria mais rápido. Eu tive alguns problemas reais até para rodar o MacOS, então eu apaguei as partições, formatei tudo e agora estou trabalhando com ele .   Eu tentei executar o Apple Hardware Test, mas quando o computador reiniciar, mostra uma tela preta com esta mensagem: "Não é possível carregar o status 'EFI / Drivers / TestSupport.efi': 0x00000003"   Antes de levar o computador para assistência, quero saber o máximo possível (porque 1º: é caro pra caramba; 2º: é muito comum as pessoas serem enganadas).   É por isso que as perguntas que tenho são:   # 1 Como posso ter certeza de que meu MBA está lento, em vez de minha própria percepção, ou que o lento pode ser devido a alguma configuração específica do aplicativo (como extensões de Chrome ou microsoft one drive, upload / download de configurações malucas)?   # 2 O Geekbench mostrou que a pontuação está muito próxima da expectativa… Isso é uma evidência de que o PC está rodando o mais rápido possível - e o problema é a minha percepção ou a configuração dos aplicativos?   # 3 Qual é a maneira mais fácil / não técnica de executar o AHT? Estou preocupado que minha formatação anterior possa ter bagunçado com o AHT.   # 4 eu uso o google chrome. Um dos sites que mais sinto devagar é o Facebook. Ele é lento sempre... Isso acontece com você também?   # 5 Existe alguma outra pergunta ou variável que eu não estou considerando (e deveria ser)?   Abaixo estão algumas imagens com informações   Desde já, obrigado!!

• Por Raul Duelis
      Fala galera! Blz?
      Qual o sistema mais recente que consigo instalar no MacBook White 4,1, Sem ter bugs?
      Instalei o Mountain Lion mas a versão 10.8.4. ademais, não consigo atualizar o iTunes. 
      Já coloquei o Yosemite mas fiquei com os problemas de áudio, brilho e de não poder colocar o Mac em repouso. 
      Se alguém puder me ajudar, agradeço!

Abraços!
    • Por Raul Duelis
      Fala Galera! Blz?
      Seguinte, tenho um MacBook White (Early 2008) com um Core 2 Duo de 2,4GHz e 4Gb de RAM. Como ele está com o Lion, que já está muito defasado, vou instalar o MacOS Sierra através de um Patch. Mas, gostaria de saber se consigo fazer dual boot com o Mac OS X Lion e com o MacOS Sierra, pois sei que com versões mais recentes o MacBook White pena um pouco. 
      Desde já agradeço. 
      Vlw!!!
    • Por allanmoises
      Bom dia pessoal!
      Sou um usuário novato no mundo Apple e recentemente adquiri um Macbook Pro 2009.
      Nele, eu consegui instalar o que eu imagino ser seu sistema de Fábrica (Lion), porém me deparei com alguns problemas:
       -  a appstore não me deixar baixar simplesmente NADA, sempre acusa um erro desconhecido;
       - quando tento inserir ou mesmo criar uma conta Apple ID também ocorre um erro;
      tentei de Várias for mas instalar um dos sistemas mais atuais no Mac, porém como meu conhecimento é quase nulo não obtive êxito, 
      tentei o Yosemite, e agora estou baixando uma imagem do Mavericks, alguém pode me esclarecer como eu poderia formatar ou mesmo criar um pendrive bootavel a partir do Windows para colocar outros OSX no meu computador?

desde já agradeço

• Por Mathew Cesary Ludke
      Bom dia/tarde/noite pessoal
      Tenho um MacBook Pro Mid 2012 com as seguintes configurações: i7 2.9ghz, 8gb de ram, ssd de 512gb. Mas ultimamente esta lento... nunca tinha feito um teste de benchmark. Fui la e fiz usando o GeekBench 5, e o resultado final esta muito abaixo do padrão que encontrei no site do Geekbench. Sera que eu estou medindo errado, ou realmente meu Mac tem algum problema? 
      Detalhe: minha placa lógica não reconhece a bateria, portanto uso somente na tomada.
      Primeiro print -  retirada do site GeekBench.
      Segundo print - resultado do meu Mac.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      53,2k
    • Total de Posts
      443,3k
  • Criar Novo...