Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP i5 4gb com Lion meio lento


lucasferreira

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Tenho um MacbookPro 13 pol com 4 gb de ram + 320 gb de HD, a linha básica de entrada nos macbooks pro. Comprei no meio deste ano direto do site da Apple.

config.png

Desde que eu atualizei ele para o Lion sinto que está muito mais lento, sei que o Lion por ser um OS novo necessita de mais recursos, mas eu achei que tendo um MBP relativamente novo não notaria tanta diferença.

Antes desse MBP eu tinha um Macbook White com 4 gb de ram, rodava Snow Leopard relativamente bem sem problemas. E com o Lion tenho a impressão de que está mais lento do que meu antigo mbwhite que rodava Snow.

Minha primeira dúvida é se colocando 8 gb de ram no meu atual MBP vai melhorar minha situação, pois eu já andei fazendo uma clean fresh install power plus do Lion e mesmo assim não adiantou na lentidão. O sistema em si não é lento, mas é só abrir um Photoshop junto com uma aba do Youtube no Chrome que a memória já vai lá para baixo.

E a minha outra dúvida é quanto ao gerenciamento de memória do OSX, em diversos momentos quando noto lentidão vou conferir como está o uso de memória e vejo que tenho alguma memória sobrando em "Inactive" e que o OSX aparentemente não a usa.

ram.png

Por exemplo, este print acima eu tirei em um momento de extrema lentidão, e com a minha memória "Free" quase esgotando não sei porque o sistema não usa aquele 1 GB de Inactive que têm ali parado.

Bom era isso pessoal, se alguém já passou por algo parecido agradeço os replys.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Você não é o único, MUITA gente mundo afora ta com problema de desempenho no Lion.

Aqui eu cheguei a comprar 8GB de memoria, mesmo assim lentidão e travamentos constantes de apps não foram embora.

Voltei pro SnowLeopard e ta tudo lindo =)

A Apple ta priorizando coisas que dão mais lucro: iCloud, iOS, e o Mac OS em si ta meio esquecido até nos builds dos devs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

Tenho um MacbookPro 13 pol com 4 gb de ram + 320 gb de HD, a linha básica de entrada nos macbooks pro. Comprei no meio deste ano direto do site da Apple.

config.png

Desde que eu atualizei ele para o Lion sinto que está muito mais lento, sei que o Lion por ser um OS novo necessita de mais recursos, mas eu achei que tendo um MBP relativamente novo não notaria tanta diferença.

Antes desse MBP eu tinha um Macbook White com 4 gb de ram, rodava Snow Leopard relativamente bem sem problemas. E com o Lion tenho a impressão de que está mais lento do que meu antigo mbwhite que rodava Snow.

Minha primeira dúvida é se colocando 8 gb de ram no meu atual MBP vai melhorar minha situação, pois eu já andei fazendo uma clean fresh install power plus do Lion e mesmo assim não adiantou na lentidão. O sistema em si não é lento, mas é só abrir um Photoshop junto com uma aba do Youtube no Chrome que a memória já vai lá para baixo.

E a minha outra dúvida é quanto ao gerenciamento de memória do OSX, em diversos momentos quando noto lentidão vou conferir como está o uso de memória e vejo que tenho alguma memória sobrando em "Inactive" e que o OSX aparentemente não a usa.

ram.png

Por exemplo, este print acima eu tirei em um momento de extrema lentidão, e com a minha memória "Free" quase esgotando não sei porque o sistema não usa aquele 1 GB de Inactive que têm ali parado.

Bom era isso pessoal, se alguém já passou por algo parecido agradeço os replys.

Att.

eu tenho uma máquina igual a sua e por hora não tô achando ela ruim não.

no caso, eu instalei o snow do zero e assim que acabei a instalação atualizei pro lion.

você fez isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara meu MAC é um I7 Quad Core, com 8GB de memoria e ta zuado o desempenho(o mac trava as vezes... n da mas para ficar 3 dias sem reniciar q nem eu fazia cm o Snow Leopard, se n ,a memoria livre some...)... o safari cm Youtube entao... inacreditavel... Video HD as vezes da uma travadinha, sei la... finjo q nem vejo, mas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Memória Inativa é uma memória que vai ser liberada quando o OS X sentir que outros aplicativos precisam daquela memória em background. É como um cache. O OS X costumava ser bem eficiente em liberar esse espaço quando necessário.

A diferença é que o Lion costuma deixar a memória inativa por maior tempo possível, para tornar a abertura de aplicativos recentemente fechados mais rápido(dar resume em aplicativos, por exemplo). Pode afetar levemente programas "novos", mas o sistema em si fica mais responsivo a atividades rotineiras.

Eu tento não me preocupar com isso. A memória inativa não parece ser a vilã.

O problema é quando há muita memória se tornando ativa/inativa todo o tempo até consumir tudo, e tornando o uso delas mais intenso, e deixando o resto mais lento... Programas como o Final Cut Pro fazem isso.

Outro problema é quando a memória ativa se torna grande demais, aí o uso de memória swap(page out no monitor de atividade) se faz necessário, deixando todo o sistema muito mais lento.

No Lion 4GB realmente é tenso. Fica bem apertado. Ele consome mais para melhorar o desempenho, mas com poucos recursos, acaba piorando. É normal querer colocar a culpa na memória inativa, mas o Lion em si é muito mais pesado devido a idéias novas que vieram do iOS.

Aumentar a RAM é crucial quando os page outs começam a aumentar freneticamente.

Ou no caso em que você usa um programa que consome o máximo possível todo o tempo, como o Final Cut... aí tu tem que pensar se tu tem um mínimo de RAM livre considerável para ele trabalhar sem afetar o sistema.

Fora isso, é difícil tu ter ganhos de desempenho consideráveis aumentando a RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal,

Então realmente o Lion que ta puxando mais memória do que eu esperava... estranho é a Apple ainda vender máquinas com 2 e 4 gb de RAM.

Mas voltando ao meu problema, acredito que vou trocar para 8 Gb de ram mesmo, vê se ajuda um pouco.

A propósito, o que acham desse kit de memória? http://loja.willians...le-Imac-Macbook

Valeu a todos pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal,

Então realmente o Lion que ta puxando mais memória do que eu esperava... estranho é a Apple ainda vender máquinas com 2 e 4 gb de RAM.

Mas voltando ao meu problema, acredito que vou trocar para 8 Gb de ram mesmo, vê se ajuda um pouco.

A propósito, o que acham desse kit de memória? http://loja.willians...le-Imac-Macbook

Valeu a todos pela resposta!

Cara eu gostei do preço, tava dando uma pesquisada no ML (mercado livre) tá um pouco mais caro e me parece um site de mais confiança. Já comprou desse site? Já recebeu a memoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu gostei do preço, tava dando uma pesquisada no ML (mercado livre) tá um pouco mais caro e me parece um site de mais confiança. Já comprou desse site? Já recebeu a memoria?

Então nunca comprei desse site aí, mas vi que há algum tempo o MacMagazine faz promoções junto com eles: http://macmagazine.com.br/2011/10/15/que-tal-dar-um-upgrade-no-seu-mac-com-um-ssd-de-64gb-ou-um-hdd-de-1tb-participe-da-nossa-promocao/#leitura

Não devem ser picaretas, se não o Rafael não fecharia nenhuma parceria.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal,

Então realmente o Lion que ta puxando mais memória do que eu esperava... estranho é a Apple ainda vender máquinas com 2 e 4 gb de RAM.

Mas voltando ao meu problema, acredito que vou trocar para 8 Gb de ram mesmo, vê se ajuda um pouco.

A propósito, o que acham desse kit de memória? http://loja.willians...le-Imac-Macbook

Valeu a todos pela resposta!

Prefiro as Corsair, tenho comprado sempre no ML sem nunca ter tido algum problema.

Verificar vendedor, dar preferencia para sua cidade(pegar em mãos), são alguns cuidados a tomar, prudente morreu de velho. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...