Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reinstalar MacOS, vale a pena?


Alex Lacerda

Posts Recomendados

Olá pessoal

primeiramente gostaria de me apresentar, já que é minha primeira mensagem no fórum

Venho acompanhando o blog e o fórum a muito tempo, tirando várias dúvidas e finalmente, na última sexta feira, depois de meses esperando, comprei meu Macbook (assinatura) e estou MUITO satisfeito com ele, ele é lindo, rápido... bom, vcs já sabem disso melhor do que eu hehehe

agora minha dúvida:

Li na internet (mais especificamente numa comunidade sobre o macbook no orkut), que logo depois de comprar, o ideal é formatar e reinstalar o sistema para poupar espaço em disco, já que ele vem com tudo instalado e várias coisas eu não irei utilizar, como os pacotes de idioma por exemplo.

Achei um tópico falando sobre isso e entendi, mas então surgiu uma outra dúvida, tem como eu desinstalar o que eu não vou usar no meu sistema atual? um equivalente ao "adicionar/remover componentes do windows" do Windows XP?

Eu tenho experiência com formatações, então para mim não seria nada assustador, sei todos os procedimentos, mas só gostaria de saber se vale a pena mesmo.

ah, o iLife vem no dvd de instalação do Leopard certo? pois gostaria dele instalado.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

parabéns pelo seu novo mac.

estou nessa há quase 10 anos e te garanto que você vai gostar da estrada, e não voltará atrás.

no caso de um mac novo, não vejo necessidade de formatar e reinstalar o OS.

apenas selecione o que você não quer usar e jogue na lixeira. no meu caso, joguei fora o iLife todo, menos o iPhoto.

caso queira economizar mais espaço ainda, use o Xslimmer e o Monolingual. o primeiro joga fora o código que você não precisa - ou seja, as partes dos aplicativos escritas para que eles rodem em processadores PowerPC. o segundo joga fora os idiomas que você não vai usar. eu deixei somente inglês e português. mas cuidado ao usar o Monolingual, não jogue fora o layout de teclado que você usa, e recomendo não apagar nenhuma arquitetura, nem PowerPC, pois um dia você pode querer por exemplo jogar um joguinho feito para PowerPC e não vai conseguir.

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

peguei o Xslimmer, mas vi que é pago e limitado em apenas 50mb então deixei pra lá

testei o monolingual, mandei remover algumas coisas e liberou 1gb no hd, acho que tá bom, porque eu não tenho muitos programas ainda no meu novo mac

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o limite do Xslimmer só vale enquanto você não paga. nem lembro o preço mas acho barato, pois de todos os shareware que comprei até hoje, é o único que uso constantemente.

mas obviamente vai de cada um.

de qualquer forma, acho que com ele você elimina fácil entre 200 e 500 MB de código desnecessário. posteriormente, a cada update da Apple ou novo software que você instalar, é só "limar" o código desnecessário com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, relaxa! Você não está usando mais o Windows. Poderá instalar todos os programas que desejar no seu MB e ainda sobrará bastante espaço para músicas, fotos e vídeos!

Essa história de formatar Mac novo é para gente traumatizada com o sistema da MS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu formatei e liberei bastante espaço

também coloquei minha iphoto e itunes library no meu hd externo

e também deletei as linguas, to com muito espaço livre

vi hoje esse negócio da library no hd externo pra faze é facil

1- Copie a a pasta Itunes que está em: users/seu nome/music (como o amigo ja disse aí).

2- Cole dentro do seu HD Externo.

3- Deixe a pasta original do Itunes (users/seu nome/music) vazia.

4- Abra o Itunes com a tecla "Options"precionada.

5- Escolha opção: "Choose library"

5- Indique o endereço onde está a sua library no HD externo.

6 - Já era..... tah ok.

FONTE: http://www.orkut.com.br:80/CommMsgs.asp ... 9181882217

Obs: Funciona com o iphoto e o aperture.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É temerário - e irresponsável, no caso de conteúdo profissional - usar o HD externo para guardar arquivos originais, a menos que exista outro local para se fazer o backup!

Se não for o caso, deixe os arquivos no HD do MB e use o externo para backup, preferencialmente, o Time Machine, pois é simples de manusear e bastante eficiente.

Reflexão introspectiva: se existe um HD externo para armazenar arquivos, para que a neura de formatar um Mac novo para ter mais espaço?

Resposta não tão introspectiva assim: só pode ser idéia de pessoas traumatizadas com o sistema da MS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reflexão introspectiva: se existe um HD externo para armazenar arquivos, para que a neura de formatar um Mac novo para ter mais espaço?

Resposta não tão introspectiva assim: só pode ser idéia de pessoas traumatizadas com o sistema da MS!

Para quem trabalha com arquivos pesados, acho que espaço nunca é pouco

Acredito que seja um pouco de neura com o sistema da MS sim

Ahhh, e se o itunes e o iphoto dão a opção de escolher onde está a sua library, acredito não ter problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reflexão introspectiva: se existe um HD externo para armazenar arquivos, para que a neura de formatar um Mac novo para ter mais espaço?

Resposta não tão introspectiva assim: só pode ser idéia de pessoas traumatizadas com o sistema da MS!

Para quem trabalha com arquivos pesados, acho que espaço nunca é pouco

Acredito que seja um pouco de neura com o sistema da MS sim

Ahhh, e se o itunes e o iphoto dão a opção de escolher onde está a sua library, acredito não ter problema...

Para quem trabalha com arquivos pesados, a quantidade de memória RAM é mais importante!

Quanto à neura, concordamos!

Realmente, não tem problema trocar as pastas de lugar, ainda que seja para um HD externo, desde que haja backup desse HD!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

bom, eu ainda não tenho um hd externo, pretendo comprar um, mas vai demorar um pouco, então tenho que me virar com os 160gb dele.

Eu quero que os programas ocupem pouco espaço porque pretendo ter algumas máquinas virtuais (uso o VmWare Fusion), e todos sabem que isso demanda um bom espaço em disco, e também quero liberar um espaço para o boot camp.

Além de ter minhas músicas e demais arquivos..

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive as mesmas duvidas qdo comprei o meu... e no impulso de alguns amigos acabei formatando..

uma dica otima para liberar bastante espaço... apaga os drivers de todas as impressoras.. se tiver uma..deixe apenas o da sua.. por incrivel q pareça nessa brincadeira liberei mais de 2GB de espaço no HD.. vi essa dica aqui nesse forum.. soh nao lembro em qual topico.. mas eh isso ai... apaga os drivers e vai ganhar bastante espaço..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive as mesmas duvidas qdo comprei o meu... e no impulso de alguns amigos acabei formatando..

uma dica otima para liberar bastante espaço... apaga os drivers de todas as impressoras.. se tiver uma..deixe apenas o da sua.. por incrivel q pareça nessa brincadeira liberei mais de 2GB de espaço no HD.. vi essa dica aqui nesse forum.. soh nao lembro em qual topico.. mas eh isso ai... apaga os drivers e vai ganhar bastante espaço..

Abraço

Como eu faço para apagar os drivers das impressoras?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que é sempre uma boa prática reainstalar o SO com uma instalação personalizada qdo se compra um computador novo, seja mac ou PC

Eu falo isso, mas tem gente que não quer perder 30 minutos pra fazer isso. Evita tantos problemas e economiza tanto espaço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MAC, sendo um computador pessoal, cabe a você saber o que deve ter nele ou nao, sendo assim seria aceitável a realização da reinstalação somente com os pacotes que lhe interesse, ganhando assim MUITO espaço em disco.

Como foi dito logo acima o ganho de 2GB somente com a retirada dos drivers de impressora que nao foram utilizados

Após a primeira reinstalação você estará sabendo todos os pacotes que seu mac contém..

Agora seu Mac nao precisará passar por nenhuma reinstalação novamente, a não ser para correção de alguns erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...