Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar mac fora: Questão da AT no Brasilsilsil


Posts Recomendados

E aí, galera da comunidade!

Esse é o meu primeiro post no forum.

Não sei se já existe algo assim por aqui (não achei) então lá vai:

Estive lendo alguns posts aqui, pois estou muito interessado em adiquirir um macbook pro nos eua, provavelmente pela b&h.

Acompanhei algumas discussões neste forum (e em outros), sobre a questão da garantia da Apple no Brasil, no caso de uma máquina comprada fora. Especificamente o lance das ATs pedirem o tal do comprovante de pagamento do imposto na alfândega brazuca.

Então, no intuito de esclarecer de uma vez por todas o que acontece com esse caso, até pq não sou bobo de arriscar fazer uma compra de US$ 3 mil e tralalá, e na hora de usufruir da garantia, caso precise, dar de cara com um problemão desses só pq eu não quis pagar o imposto para alimentar os pobres cofres do nosso querido país.

O que fiz:

(1) Entrei no site da Apple

http://alacservice.apple.com/service/br ... est=SP&p=1

(2) Localizei as ATs na minha região (estou na cidade de São Paulo)

(3) Liguei em algumas das ATs que apareceram listadas pra mim e conversei com eles. Primeiro perguntei se eles cobrem a garantia de um mbp comprado nos eua. Todos disseram que "sim, sem problema".

Então abri o jogo e disse que estou querendo trazer um mbp dos eua, e q não vou pagar os impostos.

Disse que falei com umas pessoas sobre isso e fui informado que as ATs pedem um documento comprovando o pagamento do imposto na alfândega. Todos eles (os para os quais eu liguei. Acho q umas 5 ou 6 ATs) disseram que só pedem o invoice (nota fiscal) e mais nada. Com excessão de uma, que disse q eu não precisava levar nada, pois eles checam pelo número de série só pra ver se ainda está na garantia.

O mais engraçado é que todos os atendentes reagiram de forma parecida quanto eu toquei no assunto do comprovante de pagamento do imposto, como se nunca tivessem ouvido falar num absurdo desses. Um deles até falou assim "Nós não temos nada a ver com o fato de vc ter pago imposto ou não qd entrou no brasil com o notebook. O q nos interessa é se o mesmo está no peíodo de garantia (1 ano, ou 3 anos com o AppleCare), e pra isso só precisamos do invoice".

Não liguei para Ats de outros estados, mas tá aí o link p vcs ligarem e checarem por conta própria nos seus respectivos estados.

Só para constar, fiz isso hoje (30/06/08)

Bom, depois disso, já aliviado (e empolgado), resolvi ligar pra b&h e ver quanto fica o mbp q eu quero. Eu nunca tinha ligado lá, mas sempre ouvi falar que o atendimento é muito bom e tal...

Pois n achei lá essas coisas n. Primeiro fui atendido por um cara e falei que queria comprar um mbp e q fosse enviado pro Brasil, daí ele me passou pra outro q me atendeu com uma puta má vontade.

Não falei muito, o suficiente para descobrir que sairia uns US$730 o frete pelo Brasil especial. O preço do mbp eu n lembro.

Daí perguntei pro vendedor se o note vem com a nota fiscal. Ele disse que vem com o invoice da loja nos eua, mas não com nota fiscal do Brasil. Eu disse que disso eu já sabia, e perguntei se com esse invoice de lá eu teria garantia pela Apple no aqui Brasil. Ele disse que não. Que se eu quisesse usar a garantia, eu teria q enviar o note para os eua. Dái (ufa!) eu pergutei "Mas a Apple não tem garantia mundial?" Ele respondeu "não."

Bom, daí eu falei "blz, tio. Valeu pela informação" e desliguei.

Eu n quis perder tempo com um cara q não qr trabalhar, e ainda por cima, tá mal informado.

Bom, essa foi a minha novela de hoje.

Espero ter contribuído de alguma forma pra esclarecer essa estória.

Esclareceu pra mim, que estava preocupado com isso.

Esse será o meu primeiro mac e não quero ter mais dor de cabeça com ele do que já tenho com o windows.

É isso, gente.

Desculpem o post enooooorme...

Espero arender bastante sobre o mundo mac por aqui. E vou tentando ajudar no pouquinho q posso!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Uma coisa que não entendi, se voce comprar e pagar essa puta grana de imposto. Quer dizer que esta legalizando o MBP certo? entao a garantia funcionaria. coisa de loko

Mas aí é que tá o ponto q eu tentei chegar: Vc n precisa pagar o imposto pra usar a garantia.

Sacou?

Pelo menos foi isso q eu constatei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coisa funciona assim: as AT querem a nota fiscal sim. E nota fiscal de loja dos EUA não serve. O pessoal da BH pode ser meio "seco" etc., mas eles sabem o que falam. Por isso, falam pouco. E falam o certo. Por experiência de anos de vendas. E não adianta registrar o produto no site da Apple. Esse controle não chega às AT, pois elas vão querer a nota fiscal. Pergunta óbvia: a garantia mundial é o quê afinal? Quer dizer apenas que o produto é garantido em todo o mundo (worldwide), em cada país que o mesmo fôr adquirido, valendo as regras de cada país. E no Brasil, valem as regras que eu citei. A Apple Brasil tem um compromisso com as revendas (que também são as AT, certo?) de "não dar mole" para produtos comprados fora do Brasil, sejam legal ou ilegalmente adquiridos, ou seja, pagando-se os impostos de 80% ou não. Por que vocês acham que a Apple Store não vende para o Brasil? Por que vocês acham que o site da BH não vende para o Brasil? É uma política protecionista descarada mesmo. Acho que isso não se sustentará por mais um longo tempo. Mas, até lá temos que amargar essa escuridão terceiromundista que insiste em pairar sobre nós, consumidores Apple. E olhe: quem está chegando agora (o pessoal que chama computador de micro...) reclama de "barriga cheia". Eu, que comprei o meu PowerPC 6100, 66 MHz, em 1995, sei o que já amarguei... Mas, dias melhores virão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegamos na lua 2...

Também não precisa de comprovante extra para iPods, somente a invoice.

O meu velhinho foi comprado nos EUA, 20G e foi de cara no chão, puro descuido meu. MOrrEuuu, Hd já era.

Fui na maior cara de pau com o xerox da invoice na autorizada, o atendente perguntou o que aconteceu, eu fiz cara de santo e disse:

Num sei, só sei que fica piscando...

20 dias depois ele liga; pode vir pegar seu iPod novo.

Somente o fone ficou do velhinho mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, experiência minha!

Troquei a bateria do meu MBP na MacStore de Ipanema (RJ) e NÃO!!, repito, NÃO pedirão NADA!!, nem nota fiscal americana, nem nota fiscal brasileira, e muito menos comprovante de imposto de importação (que eu não tenho, morei lá e trouxe na mudança). Eu tenho cadastro na Apple, portanto, pelo serial number eles encontram o meu cadastro, vinculado ao meu note, e todos os outros equipamentos da apple que eu possa possuir, e confirmam se o meu equipamento ainda está coberto pela garantia. Eu já tive essa experiência 2 vezes, e outros amigos que já precisaram usar a garantia de seus equipamentos, em sua maioria comprados no exterior, NUNCA, repito, NUNCA tiveram qualquer problema ao acionar a garantia dos produtos.

É possível que alguma AT exija algum documento, como nota ou comprovante de pagamento do imposto, mas eu não tenho conhecimento de casos assim, tudo que sei a respeito são boatos e especulações.

Como disseram os funcionários das AT`s que você ligou, a apple não está querendo saber se você pagou imposto ou onde você comprou, ela só quer saber se você COMPROU e se a garantia está válida, e isso é fácil de saber, entrando no cadastro dos equipamentos, coisas que as AT`s fazem.

Abraços a todos.

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coisa funciona assim: as AT querem a nota fiscal sim. E nota fiscal de loja dos EUA não serve. O pessoal da BH pode ser meio "seco" etc., mas eles sabem o que falam. Por isso, falam pouco. E falam o certo. Por experiência de anos de vendas. E não adianta registrar o produto no site da Apple. Esse controle não chega às AT, pois elas vão querer a nota fiscal. Pergunta óbvia: a garantia mundial é o quê afinal? Quer dizer apenas que o produto é garantido em todo o mundo (worldwide), em cada país que o mesmo fôr adquirido, valendo as regras de cada país. E no Brasil, valem as regras que eu citei. A Apple Brasil tem um compromisso com as revendas (que também são as AT, certo?) de "não dar mole" para produtos comprados fora do Brasil, sejam legal ou ilegalmente adquiridos, ou seja, pagando-se os impostos de 80% ou não. Por que vocês acham que a Apple Store não vende para o Brasil? Por que vocês acham que o site da BH não vende para o Brasil? É uma política protecionista descarada mesmo. Acho que isso não se sustentará por mais um longo tempo. Mas, até lá temos que amargar essa escuridão terceiromundista que insiste em pairar sobre nós, consumidores Apple. E olhe: quem está chegando agora (o pessoal que chama computador de micro...) reclama de "barriga cheia". Eu, que comprei o meu PowerPC 6100, 66 MHz, em 1995, sei o que já amarguei... Mas, dias melhores virão!

Cara, você deve ser muito azarado se, como disse, amargou problemas assim! Ou as ATs que procurou ainda trabalham de forma amadora, talvez com recursos lá do tempo do seu PPC 6100!

A realidade hoje, numa AT que se preze, é a descrita por mim e corroborada pelo Baraorj! Basta ter registrado os produtos junto a Apple que nenhuma documentação de compra será exigida! Se quiser, posso te passar os contatos das ATs que conheço e você pode também já procurar a MacStore.

E mais, a garantia mundial é regida pela matriz, expressa no contrato que acompanha os itens vendidos. Não tem nada a ver com a política ou as regras de cada país!

Para fechar, a B&H vende para o Brasil sim! Leia os tópicos aqui do fórum - e de outros também - que você descobrirá isso. A propósito, o imposto de importação sobre equipamentos eletrônicos é de 60% e não de 80%!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, infezlimente terei que encomendar o meu MB 403 semana que vem, pois um amigo irá aos EUA, se ele fosse em Agosto poderia ser que viesse com a nova geração de processadores da Intel, mas o que posso fazer, pelo preço que ele vai trazer, consigo trazer os adaptadores de DVI, VGA, Polish Kit, Apple Remote e TC 500GB, isso tudo eu pagaria aqui no MB403 com um desconto de 7%.

Se der pau, beleza, ele vai fazer a nota em meu nome, então não vai ter problema nenhum se um dia precisar levar na AT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, é meu primeiro post aqui na comunidade e gostaria de tirar essa duvida tb, tenho um conhecido americano que irá trazer um MBP para mim e gostaria de saber se ao comprar lá é melhor ele colocar tudo no meu nome, se ele colocar o invoice ou nota ou seja lá oq for no nome dele, não servirá para mim aqui no Brasil nao eh ? tenho que passar meus dados para ele para que no momento da compra ele me cadastre lá eh ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
A garantia é mundial! Basta registrar o equipamento no site da Apple que, quando precisar de assistência, eles verificarão as informações de garantia.

Se possuir o Apple Care fica ainda mais fácil! Aí que não precisa mesmo de NF, invoice, ...

Meu MBP foi comprado por um familiar que mora no exterior. Como faço para descobrir se comprou junto o Apple Care?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MBP foi comprado por um familiar que mora no exterior. Como faço para descobrir se comprou junto o Apple Care?

Abraços!

Primeiro: Apple Care vem numa caixa, igual a de programas, você precisa acioná-lo.

Segundo: Pra ver a sua garantia: https://selfsolve.apple.com/GetWarranty.do

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MBP foi comprado por um familiar que mora no exterior. Como faço para descobrir se comprou junto o Apple Care?

Abraços!

Como o Daniel disse, se você não sabe é porque não tem o Apple Care, uma vez que há a necessidade de habilitá-lo.

Independente disso, não deixe de registrar seu Mac!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...