Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre Backup (Time Machine)


rodrigoK

Posts Recomendados

Meu HD externo ( WD Studio II ) chegou hoje, e vou começar a usá-lo para efetuar meus backups, inicialmente pensei em fazer backups das pastas na mão mesmo, colocar os arquivos que me interessam e que não quero perder, depois pensei no Time Machine, vi a video aula sobre ele, e entendi que ele faz backup do sistema todo (tipo um Norton Ghost) no primeiro backup e depois vai controlando os arquivos novos, alterados, excluídos e etc.

Antes eu fazia os backups em DVDs.

Minhas dúvidas são:

- Vale a pena fazer esse backup do sistema todo (estilo Ghost), nunca precisei restaurar um sistema inteiro e quando precisei formatar (PC Win) sempre achei melhor colocar do zero para limpar os lixos deixados.

- Ele controla todas as pastas do que tenho, Documents, Downloads, Pastas Pessoais criadas por mim, eu tenho dentro da pasta pictures uma pasta fotos onde tenho minhas fotos armazenadas por data, viagem, trabalho etc, ele guarda também? Essas fotos, as musicas e meus projetos são os arquivos mais importantes e complicados de conseguir no caso de perda

- Resumindo, é melhor fazer o backup via Time Machine ou na mão apenas dos diretórios e arquivos que realmente considero importantes e complicados de restauras em caso de perda?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

- Vale a pena fazer esse backup do sistema todo (estilo Ghost), nunca precisei restaurar um sistema inteiro e quando precisei formatar (PC Win) sempre achei melhor colocar do zero para limpar os lixos deixados.

- Ele controla todas as pastas do que tenho, Documents, Downloads, Pastas Pessoais criadas por mim, eu tenho dentro da pasta pictures uma pasta fotos onde tenho minhas fotos armazenadas por data, viagem, trabalho etc, ele guarda também? Essas fotos, as musicas e meus projetos são os arquivos mais importantes e complicados de conseguir no caso de perda

- Resumindo, é melhor fazer o backup via Time Machine ou na mão apenas dos diretórios e arquivos que realmente considero importantes e complicados de restauras em caso de perda?

1) Valer a pena é relativo. Eu prefiro fazer do sistema todo à correr o risco de esquecer alguma pasta. Você deixará o mac zerado, e ao conectar o hd colocará os dados que antes possuia.

2) Sim, tudo! Guarda até a mãe! heheheheh - sem ofensas!

3) Se você quer fazer o backup apenas da pasta/programa "X" e apagar os demais, vale a pena o manual. Caso contrário, o time machine.

Em outras palavras, se você quer salvar apenas um ou outro programa, pasta etc, faça manualmente. Entretanto, caso queira salvar o sistema inteiro, use o time machine.

Espero ter ajudado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rodrigo

Se o seu HD é grande o suficiente pra fazer o backup da máquina toda, acho que não custa nada usar o Time Machine.

Ele é totalmente automático, você nem vai se ligar que ele está atualizando o backup.

Além disso, você pode excluir, no setup dele, as pastas que não precisa fazer backup; e também pode usar ele como HD normal.

E mesmo com o Time Machine ligado, você pode ter acesso à imagem no HD externo como se fosse o seu sistema: irão aparecer as pastas exatamente como no computador, arquivo por arquivo. Ou seja, no caso de uma recuperação de simples arquivos, ou então um format do zero, você ainda assim poderá pegar arquivo por arquivo, sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade fiz um primeiro backup com o Time Machine, achei interesante, pensei então em utilizar o Time Machine para Backups mensais das mudanças do sistema, que não são muitas. E fazer backups de arquivos mais pontuais sem ele.

É que quando vi o primeiro backup do Time Machine de 133Gb me assustei um pouco, e pensei assim não vai durar, mas depois da video-aula vi que ele não faz isso sempre, mantendo-se atualizado apenas.

Uma dúvida eu faço um backup de hoje de ex: 2gb daqui a 10 dias eu faço outro, mas no caso nesses 10 dias não houve nada novo somente exclusões de arquivos, como fica esse backup?

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida eu faço um backup de hoje de ex: 2gb daqui a 10 dias eu faço outro, mas no caso nesses 10 dias não houve nada novo somente exclusões de arquivos, como fica esse backup?

Ué, a proposta é essa, (backup), assim nada será apagado, só adicionado, se você quiser apagar terá que ir diretamente na timemachine (basta prestar atenção na video aula) porém voce pode apagar manualmente também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade fiz um primeiro backup com o Time Machine, achei interesante, pensei então em utilizar o Time Machine para Backups mensais das mudanças do sistema, que não são muitas. E fazer backups de arquivos mais pontuais sem ele.

É que quando vi o primeiro backup do Time Machine de 133Gb me assustei um pouco, e pensei assim não vai durar, mas depois da video-aula vi que ele não faz isso sempre, mantendo-se atualizado apenas.

Uma dúvida eu faço um backup de hoje de ex: 2gb daqui a 10 dias eu faço outro, mas no caso nesses 10 dias não houve nada novo somente exclusões de arquivos, como fica esse backup?

Abraços,

O backup mais recente levará em consideração as exclusões de arquivos. O mais antigo não! Assim, se você voltar para o dia D, os arquivos estarão lá. Já no dia D+10, não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preferi dividir o HD externo em duas partições e usar as duas pra backup. Estou experimentando o time machine, mas não confio muito então o que é realmente importante pra mim eu também fiz o backup manual para a outra partição, e mais, ainda me precavi fazendo um backup para uma serie de DVD's para não correr o risco de perder minhas fotos que guardo há 9 anos (mas nunca as vejo).

O que eu imagino é o seguinte. Talvez vc tenha algo muito importante no seu computador, porém algo que você não olha todos os dias, o time machine está ligado e faz copias regulares daquilo. Um belo dia algum amigo seu, que não sabe mexer direito em mac apaga acidentalmente o seu arquivo e você não se dá conta, o time machine quando precisa de espaço vai apagando seus arquivos mais antigos e quando vc se dá conta que está sem o que vc precisa talvez o time machine ja tenha apagado o backup daquilo para liberar espaço.

Acho a ideia do time machine fantástica, porém não acredito que substitua a ideia de vc fazer manualmente o backup daquilo que considera muito importante. Talvez se você tivesse a opção de proteger certas datas no time machine para nunca serem apagadas ficava mais fácil, pois assim vc escolheria backups de datas chave que não podem ser apagadas para liberar espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...