Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac x Mac mini, qual escolher?


RafRocks

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, essa é minha primeira postagem.

Estou querendo entrar no mundo Mac a um tempo, provavelmente daqui a umas 2 semanas irei efetuar a compra do meu primeiro Mac. Curso Sistemas de Informação e estou pretendendo estudar desenvolvimento para iOS, esse é um dos principais motivos que me fizeram querer adquirir um Mac. Entretanto para mim essa compra é um "gasto elevado" e eu só poderia voltar a atualizar meus "equipamentos" daqui a uns 2 ou 3 anos, então gostaria da ajuda de vocês para fazer uma boa escolha de primeiro produto Apple para não me frustrar após a compra.

Atualmente meu equipamento é composto de um Desktop Core 2 Duo, 2gb de ram e Geforce 9600GT( o qual pretendo substituir pelo Mac) e um notebook acer i5 2410M, 3gb ddr3 hd 500gb 5400RPM e intel HD graphics 3000, então eis que surge a minha dúvida, efetuar a compra de um mac mini ou um iMac?

Li vários tópicos referentes ao mac mini no fórum e em alguns dos posts vi certa decepção de alguns usuários com a "potencia" da máquina. Gostaria de saber das pessoas que tem o macmini 2011 como seria basicamente o nível de desempenho do mesmo se comparado a um notebook como o meu por ex, pois uma das coisas que eu acharia mais frustante é comprar um mac novo que teria a "mesma" potencia que o meu notebook atual. O iMac eu sei que é muito mais "máquina" que o mac mini, entretanto fica em torno de 600~800 reais mais caro que a configuração que montei, que é a seguinte:

Mac mini de entrada i5 2.3Ghz modificado para trocar o HD pelo de 7200RPM(dúvida básica, a diferença entre um HD 5400RPM e um 7200RPM está valendo a pena?) + 4gb de ram adicionais(talvez 8gb dependendo do que sair realmente os gastos) + teclado apple e magic trackpad (gostaria de saber de vcs tbm se essa adição realmente vale a pena ou faz alguma diferença na experiencia com o mac) + Monitor Samsung de 21.5".

Essa configuração superaria "bem" o meu note? E se comparado ao iMac, qual seria o desempenho?

As maiores vantagens que o iMac teria sobre o macmini para mim são o processador e a placa de video( que para mim ainda faz certa diferença pois gosto de jogar vez ou outra, por mais que meu note até esteja dando conta do recado e deve aguentar mais um tempo).

No caso da adição dos componentes da apple (teclado + trackpad) não valerem tanto a pena, valeria mais a pena pegar um macmini com Radeon HD 6630 e HD 5400RPM ou o que eu falei anteriormente ainda vale mais a pena?

Então para finalizar esse post imenso, gostaria de saber de vocês o que valeria mais a pena comprar das 3 opções mostradas durante o post (levando em conta a diferença de preço dos mesmos).

Desculpem o post extremamente longo e agradeço desde já a ajuda dos membros do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o uso de um trackpad eleva muito sua experiência com o Mac, não duvide disto.

Amigo, o Mac mini 2011 está com configurações muito boas, entretanto, nunca tive o prazer de utilizá-lo. Um fator de pode aumentar MUITO o desempenho da máquina é a substituição dos convencionais HDDs pelos SSDs, porém, tal ação acrescenta R$2100 ao valor da máquina, o que pode ser meio salgado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse topico não tem nem o que discutir, com certeza o iMac 21,5 só essa tela LED Display CINEMA e 21,5 HD 1080p para vc "trabalhar" já vale o custo, quanto mais com o hardware, digo "trabalhar" pq não vai ser trabalho nenhum usar e olhar para ela, alem do conforto vc ainda de quebra vai ter um espetáculo de imagens de filmes e series!

Imagina programar naquela tela, putz surreal, meu sonho, se vc fazer uso do Magic Trackpad em multiplas mesas então afff rsrs!!! :)

o Mac Mini EU só vejo em escritórios ligado nos projetores, é quem precisa do sistema Max Os X para coisas mais leves, alem de precisar de mais que 27 polegadas porem "peca" no desempenho se comparado com seus irmãos...

Editado por Murilo Callegari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Mac Mini 2011 (i5, 2GB). Claro que passa longe de ser uma máquina potente, mas eu tinha(ainda tenho, na verdade) um desktop parecido com o seu, que foi substituido tranquilamente. Mas vou colocar 8GB de ram para melhorar o desempenho. Não sei como funciona programação para iOS, mas claro que um iMac é muito mais negócio, adquiri o Mini simplesmente por querer um Mac e por ser um preço acessível para um computador de entrada e com upgrade fácil (já que eu simplesmente odeio qualquer coisa relacionada com hardware).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o uso de um trackpad eleva muito sua experiência com o Mac, não duvide disto.

Amigo, o Mac mini 2011 está com configurações muito boas, entretanto, nunca tive o prazer de utilizá-lo. Um fator de pode aumentar MUITO o desempenho da máquina é a substituição dos convencionais HDDs pelos SSDs, porém, tal ação acrescenta R$2100 ao valor da máquina, o que pode ser meio salgado.

Hum, se o uso do trackpad eleva realmente a experiencia isso já descarta a opção do outro macmini, que seria o que tem Radeon HD6630.

Realmente ele parece uma boa máquina, mas o que me deixa com o pé atrás sobre ele é que ele pode vir a ter um desempenho parecido com o meu note e isso seria frustrante para mim, pois seria um gasto de mais de 3000 mil reais por uma máquina tem o desempenho equivalente a um computador que eu já tenho (obviamente não levando em conta a mudança de sistema operacional e a facilidade de desenvolvimento para o iOS).

E sobre atualiza-lo com um SSD, se fosse por minha conta eu perderia a garantia e isso está fora de cogitação pois já tive problemas com outros computadores que precisei da garantia e se for pela própria Apple o custo aumenta d+ e o máximo que posso pagar é o preço do iMac e isso já "suando", por isso estou na dúvida sobre pegar o macmini ou ele.

Amigo, esse topico não tem nem o que discutir, com certeza o iMac 21,5 só essa tela LED Display CINEMA e 21,5 HD 1080p para vc "trabalhar" já vale o custo, quanto mais com o hardware, digo "trabalhar" pq não vai ser trabalho nenhum usar e olhar para ela, alem do conforto vc ainda de quebra vai ter um espetáculo de imagens de filmes e series!

Imagina programar naquela tela, putz surreal, meu sonho, se vc fazer uso do Magic Trackpad em multiplas mesas então afff rsrs!!! :)

o Mac Mini EU só vejo em escritórios ligado nos projetores, é quem precisa do sistema Max Os X para coisas mais leves, alem de precisar de mais que 27 polegadas porem "peca" no desempenho se comparado com seus irmãos...

Eu entendo que o iMac seja muito mais "máquina" que o macmini, isso para mim é indiscutivel, a minha dúvida seria mais sobre o ganho de um iMac sobre um macmini valer esses 600~800 reais de diferença levando em conta a comparação entre o macmini e meu note, em que se o macmini tiver um desempenho significantemente superior a um note com as configurações do meu para mim já valeria a pena compra-lo entretanto com um desempenho parecido a escolha seria sem dúvidas o iMac, mesmo que tivesse que ficar mais "apertado" para pagar ^^

Comprei o Mac Mini 2011 (i5, 2GB). Claro que passa longe de ser uma máquina potente, mas eu tinha(ainda tenho, na verdade) um desktop parecido com o seu, que foi substituido tranquilamente. Mas vou colocar 8GB de ram para melhorar o desempenho. Não sei como funciona programação para iOS, mas claro que um iMac é muito mais negócio, adquiri o Mini simplesmente por querer um Mac e por ser um preço acessível para um computador de entrada e com upgrade fácil (já que eu simplesmente odeio qualquer coisa relacionada com hardware).

Comparando-o a um note com a configuração do meu como vc acha que ele se sai?

Galera, trocar o HD de 5400RPM por um HD 7200RPM melhora em qnt % mais ou menos o desempenho? Valeria a pena realmente?

E obrigado a todos que estão ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será seu primeiro Mac né? Sempre tive Macs tidos como "ultrapassados", meu primeiro foi um Mac Mini usado (Core 2 Duo, 80gb, 1gb de ram, etc), depois um Macbook White usado (Core 2 Duo, 120 gb, 2gb de ram) e comprei meu primeiro Mac zero há pouca semanas, um Mac Mini intermediário (esse com Radeon).

O Mac OS é bastante leve, quando comprei meu primeiro Mac Mini eu tinha um Notebook Toshiba com uma configuração excelente e Windows Vista, mesmo assim o Mini era MUITO mais rápido com 1/3 da configuração. Quem vem da plataforma Windows dá muita atenção aos números (specs), porque realmente importa no Windows. Já no Mac a coisa muda um pouco, mesmo uma máquina básica costuma rodar atividades normais muito bem.

Experimente um Mac Mini para ver se te atende, arrisco dizer que ele será mais rápido que o seu Note em 99% das atividades que você realiza diariamente. Estou utilizando o meu com 4GB de ram e ainda não senti necessidade de instalar os 8GB que comprei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo que o iMac seja muito mais "máquina" que o macmini, isso para mim é indiscutivel, a minha dúvida seria mais sobre o ganho de um iMac sobre um macmini valer esses 600~800 reais de diferença levando em conta a comparação entre o macmini e meu note, em que se o macmini tiver um desempenho significantemente superior a um note com as configurações do meu para mim já valeria a pena compra-lo entretanto com um desempenho parecido a escolha seria sem dúvidas o iMac, mesmo que tivesse que ficar mais "apertado" para pagar ^^

Galera, trocar o HD de 5400RPM por um HD 7200RPM melhora em qnt % mais ou menos o desempenho? Valeria a pena realmente?

Se você tiver 600~800 reais disponíveis, compensa muito mais o iMac, não só pelo desempenho, as também por 'já vir com monitor' teclado wireless e magic mouse(como não estou com noção dos preços atuais, não sei se é só isso mesmo, mas se for, compensa o iMac com certeza..

Em relação ao HD, tem um certo ganho, mas não espere muita coisa..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será seu primeiro Mac né? Sempre tive Macs tidos como "ultrapassados", meu primeiro foi um Mac Mini usado (Core 2 Duo, 80gb, 1gb de ram, etc), depois um Macbook White usado (Core 2 Duo, 120 gb, 2gb de ram) e comprei meu primeiro Mac zero há pouca semanas, um Mac Mini intermediário (esse com Radeon).

O Mac OS é bastante leve, quando comprei meu primeiro Mac Mini eu tinha um Notebook Toshiba com uma configuração excelente e Windows Vista, mesmo assim o Mini era MUITO mais rápido com 1/3 da configuração. Quem vem da plataforma Windows dá muita atenção aos números (specs), porque realmente importa no Windows. Já no Mac a coisa muda um pouco, mesmo uma máquina básica costuma rodar atividades normais muito bem.

Experimente um Mac Mini para ver se te atende, arrisco dizer que ele será mais rápido que o seu Note em 99% das atividades que você realiza diariamente. Estou utilizando o meu com 4GB de ram e ainda não senti necessidade de instalar os 8GB que comprei!

Hum, informação interessante. E nos seus mac minis vc utiliza teclado e mouse da Apple ou comuns? E vc teve algum problema com monitor? Li em alguns posts que algumas pessoas tiveram problemas com alguns monitores.

Acabei de calcular o preço do macmini com Radeon HD 6630 + Monitor Samsung de 21,5"(http://www.fastshop.com.br/MONITOR-LED-23-SAMSUNG,product,SGLS23A550HSLZ,308.aspx) + Magic Trackpad e o valor ficou em 3300. Dessa forma um iMac se torna muito melhor, correto?

E um mac mini modelo de entrada + monitor (o msm do link acima) + 8gb de ram + trackpad sai por 2700 +/- o que seria um gasto mais tranquilo para mim do que os 3800 do iMac ou os 3400 do macmini com radeon.

Outra coisa que acho interessante no Mac mini é ele ser facil de transportar, eu faço Iniciação Cientifica na faculdade e passo mt tempo lá as vezes, então poderia ser interessante poder leva-lo as vezes para passar um tempo desenvolvendo lá, e monitor,teclado e mouse é facil de encontrar lá pra usar nele.

Ah, outra dúvida, nesse caso em relação ao pagamento na Apple Store, é possivel fazer pagamento de parte a vista e dividir o resto comprando na Apple Store? E vocês sabem se tem como conseguir algum desconto na Fastshop dando uma parte de entrada e dividindo o resto? Pois não tenho como pagar tudo a vista para conseguir o desconto sugerido no site.

Obrigado a todos mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RafRocks, utilizo teclado (c/fio) e mouse (magic mouse) da Apple. Inclusive jamais trocaria um bom mouse por um Magic Trackpad para trabalhar c/ planilhas, etc. Não acho imprescindível que seja tudo da Apple não, vai do gosto pessoal isso.

Sim, já tive problema com monitor (tem até um tópico). Mas foi um caso excepcional após a atualização para o Lion e apenas no funcionamento da porta HDMI (com o adaptador original funcionou sem problema). Se for utilizar o Snow Leopard ou ligar através de adaptador (Mini Displayport para DVI/VGA) nunca vi ninguém com problemas, tanto no SL quanto no Lion. Até porque se tivesse problema os Macbooks também sofreriam do mesmo mal ao serem ligados em uma TV/Monitor.

Quanto a portabilidade do Mac Mini, ele é pequeno sim, mas não foi feito para ficar sendo carregado de cima para baixo. Se você quer portabilidade vá de Macbook, vale muito mais a pena.

Cara, se você não tem um monitor LCD, nem mouse nem teclado, faz uma forcinha e compre o iMac, vale mais a pena sim. Eu só comprei o Mac Mini porque já tenho todos os periféricos, aí sai bem mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo comprar um iMac - é muito mais potente, elegante, e vale a diferença de preço pelo conjunto da obra.

Recomendo usar trackpad ao invés do mouse.

Não tem como se arrepender de comprar um iMac, e também não tem como se arrepender de comprar um Mac Mini. Mas comprando o iMac na minha opinião você vai ficar super satisfeito e sem aquela dúvida "será que tinha algo mais potente para eu comprar?"

É muito fácil fazer upgrade de memória RAM tanto no iMac como no Mac Mini - e é o único upgrade que acho essencial. O restante já vem bom o suficiente.

Sobre especificações, eu concordo com algo que li no GizModo:

Os detalhes técnicos do sistema operacional da Apple já foram tão importantes que praticamente definiram sua existência (exemplo: proteção de memória e multitarefa preventivo), mas são coisas que você já dá como certo hoje. Os grandes jornais e sites que fazem resenha de hardware e software hoje gastam bem menos tempo ponderando sobre especificações técnicas e detalhes em comparação a alguns anos atrás.

Este fenômeno se estende até a alguns geeks entre nós. Amigos geeks, perguntem a vocês mesmos, vocês sabem o clock do CPU do dispositivo no qual você está lendo isso? Você sabe quanto de RAM ele tem? E que tal a velocidade do barramento de memória? Agora considere quais seriam suas respostas alguns anos atrás.

Ao longo da última década, o melhoramento da tecnologia simplesmente reduziu o número de coisas as quais nós precisávamos nos preocupar. O Lion é uma tecnologia melhor. Ele marca o ponto em que as novas versões do Mac OS X param de ser definidas pelas coisas que são adicionadas. A partir de agora, o Mac OS X será julgado pelo que é removido.

Ou seja, a partir de agora você está mais preocupado com o desempenho do sistema e sua facilidade de uso e responsividade do que com especificações!

Finalmente, não deixe de dar uma passada pelo tópico que fiz com dicas para iniciantes: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/41567-os-paradigmas-do-os-x-dicas-para-novatos-e-experientes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo comprar um iMac - é muito mais potente, elegante, e vale a diferença de preço pelo conjunto da obra.

Recomendo usar trackpad ao invés do mouse.

Não tem como se arrepender de comprar um iMac, e também não tem como se arrepender de comprar um Mac Mini. Mas comprando o iMac na minha opinião você vai ficar super satisfeito e sem aquela dúvida "será que tinha algo mais potente para eu comprar?"

É muito fácil fazer upgrade de memória RAM tanto no iMac como no Mac Mini - e é o único upgrade que acho essencial. O restante já vem bom o suficiente.

Sobre especificações, eu concordo com algo que li no GizModo:

Os detalhes técnicos do sistema operacional da Apple já foram tão importantes que praticamente definiram sua existência (exemplo: proteção de memória e multitarefa preventivo), mas são coisas que você já dá como certo hoje. Os grandes jornais e sites que fazem resenha de hardware e software hoje gastam bem menos tempo ponderando sobre especificações técnicas e detalhes em comparação a alguns anos atrás.

Este fenômeno se estende até a alguns geeks entre nós. Amigos geeks, perguntem a vocês mesmos, vocês sabem o clock do CPU do dispositivo no qual você está lendo isso? Você sabe quanto de RAM ele tem? E que tal a velocidade do barramento de memória? Agora considere quais seriam suas respostas alguns anos atrás.

Ao longo da última década, o melhoramento da tecnologia simplesmente reduziu o número de coisas as quais nós precisávamos nos preocupar. O Lion é uma tecnologia melhor. Ele marca o ponto em que as novas versões do Mac OS X param de ser definidas pelas coisas que são adicionadas. A partir de agora, o Mac OS X será julgado pelo que é removido.

Ou seja, a partir de agora você está mais preocupado com o desempenho do sistema e sua facilidade de uso e responsividade do que com especificações!

Finalmente, não deixe de dar uma passada pelo tópico que fiz com dicas para iniciantes: http://macmagazine.c...-e-experientes/

Hum, entendi.Realmente esse pensamento de "será que eu poderia ter comprado algo mais potente?" pode acontecer msm ^^Mas uma da minhas maiores dúvidas no momento é se um macmini de entrada com 8gb de ram seria algo realmente melhor que o meu note, se eu realmente iria sentir diferença no desempenho geral da máquina, do ponto de vista de alguém que usa muita aba no navegador, abre muitas coisas ao mesmo tempo e programa no caso do (iOS com simulador aberto).O iMac me atrai mais pelo fato do display ser ÓTIMO, o processador ser um i5 quad(2400S se n me engano) e a placa de video ser muito boa, o que iria me permitir jogar no windows por bootcamp qnd sentisse vontade, entretanto o gasto relacionado ao mini de entrada + perifericos (com as novas informações que obtive agora, sem a modificação do HD) fica em torno de 1000 reais. Mesmo com essa diferença de preço ainda valeria mais o iMac pela configuração superior? E a comparação entre o macmini e um PC com a config. do meu note +/- como ficaria o desempenho, sentiria uma boa diferença?Desculpem estar repetindo um pouco as perguntas, é só pra obter mais informações, pois como eu informei anteriormente, é um gasto alto para mim.Ah, e sobre seu tópico, eu já tinha lido e aproveitei agora para reler ^^

RafRocks, utilizo teclado (c/fio) e mouse (magic mouse) da Apple. Inclusive jamais trocaria um bom mouse por um Magic Trackpad para trabalhar c/ planilhas, etc. Não acho imprescindível que seja tudo da Apple não, vai do gosto pessoal isso.

Sim, já tive problema com monitor (tem até um tópico). Mas foi um caso excepcional após a atualização para o Lion e apenas no funcionamento da porta HDMI (com o adaptador original funcionou sem problema). Se for utilizar o Snow Leopard ou ligar através de adaptador (Mini Displayport para DVI/VGA) nunca vi ninguém com problemas, tanto no SL quanto no Lion. Até porque se tivesse problema os Macbooks também sofreriam do mesmo mal ao serem ligados em uma TV/Monitor.

Quanto a portabilidade do Mac Mini, ele é pequeno sim, mas não foi feito para ficar sendo carregado de cima para baixo. Se você quer portabilidade vá de Macbook, vale muito mais a pena.

Cara, se você não tem um monitor LCD, nem mouse nem teclado, faz uma forcinha e compre o iMac, vale mais a pena sim. Eu só comprei o Mac Mini porque já tenho todos os periféricos, aí sai bem mais em conta.

Mas no caso eu usaria o trackpad aliado a um mouse USB, pois não gostei muito do magic mouse qnd utilizei.

Hum, mas não seria para levar sempre, seria vez ou outra, msm assim vc acha inviavel leva-lo?

Não vou pegar um macbook pois meu note tem menos de 1 ano e eu já to precisando trocar meu Desk a um bom tempo. Pretendo futuramente (em uns 2 anos) trocar meu note por um mac também ^^

E repetindo uma pergunta anterior a todos, vcs sabem se tem como comprar no Apple Store dando uma parte de entrada e dividindo o resto? E sobre a Fast shop, tem como conseguir algum desconto pagando parte de entrada?

Obg,

Editado por RafRocks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter certeza que tanto o iMac quanto o Mac Mini e até mesmo qualquer Macbook air ou macbook pro atual com o OS X superam em desempenho para tarefas do dia-a-dia um " notebook acer i5 2410M, 3gb ddr3 hd 500gb 5400RPM e intel HD graphics 3000".

Superam com folga. O OS X roda muito mais "liso" nos equipamentos da Apple que o Windows nos equipamentos dos outros fabricantes. O chipset feito sob medida, e os drivers do sistema operacional feitos também sob medida para o hardware da Apple fazem muita diferença.

Um Mac supera qualquer PC com mesma configuração de CPU, Memória, HD e Placa de vídeo para uso em todas as aplicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter certeza que tanto o iMac quanto o Mac Mini e até mesmo qualquer Macbook air ou macbook pro atual com o OS X superam em desempenho para tarefas do dia-a-dia um " notebook acer i5 2410M, 3gb ddr3 hd 500gb 5400RPM e intel HD graphics 3000".

Superam com folga. O OS X roda muito mais "liso" nos equipamentos da Apple que o Windows nos equipamentos dos outros fabricantes. O chipset feito sob medida, e os drivers do sistema operacional feitos também sob medida para o hardware da Apple fazem muita diferença.

Um Mac supera qualquer PC com mesma configuração de CPU, Memória, HD e Placa de vídeo para uso em todas as aplicações.

Hum, entendi.

Então se for necessário pegar um mac mini realmente já sei que provavelmente n ficarei frustado. =D

Acho que me decidi por um iMac, se eu ver que ficará apertado d+ eu pego o mac mini, mas a principio tentarei comprar o iMac, vou comprar mais ou menos daqui a 1 semana e meia ou 2 semanas, qnd comprar posto aqui no fórum minhas primeiras impressões sobre a máquina, seja ela qual for. ^^

E repetindo uma pergunta sobre compra para vcs que já tem experiencia comprando Mac e talz, vcs sabem se tem como comprar no Apple Store dando uma parte de entrada e dividindo o resto? E sobre a Fast shop, tem como conseguir algum desconto pagando parte de entrada?

Obrigado a todos pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...