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Se eu comprasse um Macbook, posso pedir upgrade na assistência técnica?


Gustavo Reis Costa

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Olá pessoal!

Boa tarde!

Tenho alguma dúvida sobre os upgrades e as trocas no Macbook Pro ou White.

Se eu comprasse um Macbook Pro ou White, posso ir à assistência técnica para pedir e comprar as trocas e os upgrades de memória de RAM, de disco rígido e de driver de unidade de CD/DVD?

Pois, imagine se você tem um Macbook White com 2GB de memória e com 240GB de disco rígido e tem problema com o leitor e gravador de DVD, você quer ir para a assistência técnica para trocar 2GB RAM por 4GB, 240GB de HD por 320GB ou 500GB e trocar de driver de CD/DVD.

Isso é possível?

Obrigado pela atenção e pela compreensão!

Gustavo

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A assistência técnica não tem estoque !!!

Só troca por peças ORIGINAIS atreladas ao modelo quando em garantia/fora da garantia ou um recall.

Por isso a demora no atendimento que temos visto por aí. Eles tem que diagnosticar a peça com defeito, fazer o pedido, esperar a peça, trocar e finalmente remeter de volta para a Apple. Isso tudo em 30 dias corridos, senão o cliente pode reclamar no PROCON.

Claro que voce pode ir numa assistência técnica e pedir upgrades de memória, HDs, etc. mas aí a garantia é por conta dela e não da Apple !!!

Editado por Willy
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Olá pessoas,

Perdoem-me pela ausência, porque o fórum é muito bugado, e mesmo que eu limpasse os cookies e os caches, o fórum continua bugado. Já testei site fórum em todos os navegadores no Ubuntu e no Mac OS X. Continua bugado mesmo.

Quanto a este tópico, obrigado pelas informações.

Claro que consigo pagar caro à assistência técnica.

Mas outras dúvidas:

-- Eu posso comprar o HD e a memória de RAM das lojas famosas como Kabulum, LG, Etc.? SE não, onde posso comprar os originais?

-- Vale a pena fazer upgrade ou trocar sozinho?

Obrigado!

Gustavo

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Como disse a diferença é absurda$$$.

Macs são feitos para que o usuário faça seus UPs em casa. Quando vc ler o "manoel"(manual) do seu Mac, ali mesmo ensina o usuário a fazer seus UPs!!!

Vc pode comprar onde quiser, mas no ML tem marcas de memória bem melhores das que vem da Apple como; Corsair, Kingston..

Quanto a HD, já procura um SSD OCZ :P tbem no "troque vc mesmo"!! :D

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Tião, que legal!! E é possível substituir a bateria e o processador? SE compro um Macbook com uma bateria de tempo baixo, quero trocar por uma bateria de 3, 5 ou 7 horas. E o processador Intel Core 2 Duo me parece mais ultrapassado que Intel Core i5.

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A título de curiosidade, eis as instruções de montagem/desmontagem do MacBook Pro 13" Early 2011 do site iFixit.

http://www.ifixit.com/Device/MacBook_Pro_13%22_Unibody_Early_2011

Esse site é muito útil para manutenção/troca das peças. Não queira dar upgrade em tudo que não dará certo.

Eis o manual de um MacBook Pro 13" Mid 2009 do site da Apple.

http://manuals.info.apple.com/en_US/MacBook_Pro_13inch_Mid2009.pdf

Repare que eles ensinam o upgrade de HD e o acréscimo de RAM. Só. Não há mais alterações de hardware.

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  • 2 semanas depois...

Olá Tião,

Comprei um Macbook White...

Onde compro os HDs das marcas Kingston e Corsair? E onde compro a memória de 4GB? De quais as marcas de memória você me recomenda?

Quais as lojas você me recomenda a comprar os HDs e as memórias?

Onde compro uma bateria de 3 horas para o meu Macbook White?

Obrigado!

Gus

Ei Tião, não sei o que é um SSD, não sei para que o SSD serve. Não sei se posso guardar os arquivos e as coisas no SSD nem se posso instalar o Ubuntu em dual boot no SSD. Existe um SSD de 320 ou 500GB?

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Onde comprar vai do seu gosto, muita gente aqui compra no forum mesmo ou: ML, alguma AT perto ou nas lojas da propria cidade, vai de cada um ! Encontra-las é facil ! Marca eu recomendo pelo que li no forum é a Corsair muito superior que a Kingston !

O SSD tu vai usar no lugar do HD é muito mais rapido e superior aos HD's que vem de fabrica, mas tem seus porem's o Tião que pode mesmo te falar melhor pois ele tem um SSD OCZ Vertez 500gb ( é isso msmo ou to errado ?)

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1. HDs não são "Kingston ou Corsair", essas são marcas de memória.

2. Eu compro tudo via ML com vendedores confiáveis e bem qualificados, nunca tive problemas de qualidade ou entrega. O preço é bemmm menor!!

3. Bateria já é mais complicado, se seu White é dos últimos com a bateria fixa. Acho que só via Ebay ou AT, nunca vi a venda no ML.

4. Sobre SSD, leia isso:

http://pcworld.uol.c...seu-hd-por-ele/

Seu White só aceita OCZ Vertex "2", observe isso, ok.

5. Bruno: bem que eu queria um OCZ Vertex3 de 500Gb, estou esperando cair os preços, para pelo menos pegar um de 240Gb :P

eu comprei um Seagate Momentus XT 500GB (HD híbrido com SSD) muito bom, bem mais rápido que o original e principalmente mais barato. :D

Momentux:

http://ztop.com.br/2...ibrido-com-ssd/

Acho que é isso, se alguem quiser complementar com mais alguma coisa, por favor.. :)

Editado por TiãoGavião
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Olá Tião!

Obrigado pelas informações!

Você comprou as memórias de RAM das marcas Corsair e Kingston via ML?

No ML e nos Classificados do MM, vendem-se SSDs? E o SSD OCZ Vertex 2? Existe um SSD OCZ Vertex 2 DE 320GB?

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Comprei 16 GB de RAM (8 para cada MBP daqui) na Amazon.

Foram memórias Corsair 1067 MHz - http://www.amazon.co...duct/B001MX5YWI.

US$ 89,98 em memórias + 31,39 de frete/manuseio. Peso 0,53 Lbs. Total US$ 121,37.

Mais US$ 115,45 de imposto/taxas de importação.

Total Geral: US$ 236,82.

Chegaram muito rápido.

post-25140-0-19995700-1323484409_thumb.j

Recomendo a todos. Ainda mais agora, que as memórias estão com preço menor.

Mesmo com imposto, não achei caro.

Liguei nas autorizadas da Apple daqui. Todas pedem mais ou menos R$ 400,00 em cada pente de 4 GB 1067!

Absurdo!

Para piorar, não achei memórias nessa velocidade em nenhum outro local.

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      Display: Retina
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      - MacBook Pro Retina 13" 
      - Carregador original 
      # Parcelamentos 💳:
      Até 6x sem juros (via Shopee)
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    • Por BetoGaleazzo
      Calma! Antes de me crucificar pelo "relativamente simples", deixa eu explicar 😅
      Este tópico trata de uma curiosidade técnica e também de uma esperança para um futuro não distante, rs.
      Há alguns anos atrás se alguém dissesse que era possível aumentar a memória de armazenamento dos iPhones, iPads e iPods, seria instantaneamente taxado de mentiroso, porém com o avanço dos reparos a nível microeletrônico, isso se tornou possível. Não só aumentar o armazenamento, mas também reparar devices com defeitos de memória antes tratados como insolucionáveis (famosos erros 9, 4013 e 4014  do iTunes). O conhecimento começou a se disseminar, ferramentas novas foram sendo desenvolvidas e hoje é comum encontrar esse tipo de serviço em assistências especializadas em reparo de placa lógica.  Eu mesmo que nem me considero um gigante do microscópio, tampouco tenho um laboratório super fancy, faço com certa frequência esse tipo de upgrade e reparo.
      O vídeo abaixo mostra o procedimento de upgrade de armazenamento num MacBook Air 2020 M1. Irei explicar o que ele fez e dizer o porquê de ser mais fácil do que nos dispositivos mobile.
       
      Agora vamos lá. Provavelmente você pensou durante todo o vídeo que esse procedimento não é simples "nem aqui, nem na China" (ba dum tss), mas a real é que é simples, apesar de não poder ser feito pelo próprio usuário como nos Macs antigos. Explico: nos iPhones, iPads e iPods, a placa lógica é bem menor, logo a concentração de componentes é bem maior, o que torna o manuseio da estação de solda a ar mais complexo e arriscado. A chance de espalhar ar quente em componentes que não podem sofrer muito calor é grande, demanda muita prática e técnica. Você pode ver como é feito o procedimento em iPhones neste vídeo. A placa do Mac é bem ampla e os chips de memória estão consideravelmente separados dos demais. Outro ponto é que foi "basicamente" tirar dois chips, colocar dois chips e fazer a restauração. Já nos dispositivos mobile o chip NAND é vinculado a outros componentes da placa, até mesmo ao chip responsável pelo WiFi e Bluetooth, e quando é necessário efetuar o reparo ou fazer o upgrade do armazenamento nesses dispositivos, temos que remover também o chip de WiFi/BT (que também tem seus riscos por ficar próximo a diversos componentes importante) e usar um equipamento nada barato pra copiar dados da memória antiga pra nova (número de série do aparelho e outras informações). Então nesse ponto além de mais complexo quanto a remover os componentes sem danificar outros, também existem mais etapas e mais equipamentos necessários. Eu também não vi no vídeo outras complicações possíveis, causadas pelo chip T2 Security ou algo do tipo. -- Lembrando que este procedimento de troca dos chips de memória NÃO remove iCloud e nem senha de firmware/EFI.
      Já há um bom tempo é comum encontrar no AliExpress os chips de memória NAND dos iPhones em todas as capacidades possíveis, novos ou retirados de outro aparelho que não pôde ser reparado. Antigamente só mesmo removendo de outras placas lógicas que não tiveram reparo. Ainda não existem esses chips do Mac para comprar, e obviamente não deve ter muita placa lógica de M1 "morta" por aí pra remover componentes já que o modelo é relativamente novo, porém existe a possibilidade de que esses chips dos Macs venham a ser vendidos no varejo também. Caso aconteça, estamos falando da possibilidade de fazer upgrade de memória de armazenamento, ou reparar Macs que tenham tido problemas nesses componentes, causados por desgaste, por exemplo. Outro indicativo de que pode começar a rolar em breve, é que já existe stencil de reballing para M1 à venda na China, o que significa que por lá já estão fazendo esses procedimentos com mais frequência, inclusive com memória RAM.
      Nos novos Macs com processadores M1 Pro e M1 Max aparentemente o procedimento é o mesmo. Os chips já estão mais concentrados na placa (como você pode ver aqui aos 3m32s), o que vai demandar maior perícia, mas mesmo assim continua mais simples que nos dispositivos mobile.
      É gambiarra? Não! Se feito por um bom técnico que efetivamente sabe o que está fazendo e tem a perícia necessária, é um serviço indetectável. Há até como reaplicar resina após o reparo pra ficar exatamente como veio de fábrica. O sistema reconhece normalmente o novo armazenamento e não existem efeitos colaterais, como pode ocorrer com a função Hibernar quando se faz uso de adaptadores para SSDs NVME M2 nos MacBooks.
      Briga de cão e gato... A Apple dificultando a vida dos usuários e dos técnicos em relação à reparabilidade, mas há esperança. Como eu disse no início do tópico, um dia iPhones com defeito de placa eram condenados à lata do lixo e hoje tem reparo para quase tudo.
    • Por Carlos_Alberto
      Oi pessoal, de novo aqui para bater papo e trocar ideias com vocês.
      Tenho o Mac Pro acima (late 2013), do qual sou fã.
      Já fiz uma série de upgrades nele, de memória para 64 gb, de ssd colocando um AuraPro de 1tb e, o mais recente de processador: coloquei um Intel Xeon E5 12-Core de 2,7 Ghz.
      Confesso que vi tantas advertências de que era difícil trocar o processador e deveria procurar um especialista que fiquei com receio, mas achei bem simples.

      Agora, estou com um "problema" adquiri um monitor Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey 49" DQHD, 240Hz, 1mshz, e minhas placas de vídeo do Mac Pro não suportaram a resolução do monitor (5.120 x 1.440), mas a resolução máxima que consegui chegar  3840x1080 por cabo HDMI, proporcionou um tamanho de tela muito agradável para minha visão.
      Via cabo Display Port, que achei seria melhor, a resolução fica bem pior. 
      Jamais me passou pela cabeça quando adquiri o monitor, que o Mac Pro poderia não suportar a sua resolução.
      Mas, desde que coloquei esse monitor, tenho ouvido quando ligo o Mac Pro a ventoinha trabalhar (antes só em videoconferências pesadas). Agora vira e mexe, ela dá uma ligadinha e pára.
      Pois bem, gostaria de atualizar as placas de vídeo.
      Mas, o que vi em pesquisas da internet são proibitivos, pois caso adquirisse placas de vídeo (no Mac Pro são duas) da sua versão topo de linha dele, já fora de linha, sairia tão caro que acredito daria para comprar um Mac Pro atual. Isso comprando placas usadas, novas nem se encontra.
      Alguém que tenha o Mac Pro, encontrou solução para isso? Alguma placa atual serve nele para upgrade?
      Não é uma necessidade premente, pois funciona muito bem, mas nós maníacos por informática, sabemos a incomoda sensação de não poder usufruir o máximo do monitor e ouvir a ventoinha ligar de tempos em tempos, por conta da nova exigência extra do meu ótimo Mac Pro.
      Vi até caixas externas para placa de vídeo da Razer, mas pelo que li, minhas portas Thunderbolt não correspondem as exigências e correria o risco de gastar muito e não resolver nada. 
      Quem puder sugerir soluções, agradeço.
    • Por Felipe Godoy
      Fala pessoal!!!
       bom, possuo um MacBook Pro mid 2012 com ssd e como faço uso apenas para estudo, como office, navegação e zoom, estava pensando na possibilidade de trocar ele em algum modelo de iPad, pensei no Air 4 ou em algum pro, por questões de leveza e software. Mas, ao mesmo tempo, fico com o pé atrás por desfazer de um computador. o que vocês me aconselham??? 
    • Por ClaudioJr
      Olá Amigos(as),
      Tudo bem com vocês?
      Sou um marinheiro de primeira viagem e assim estou adquirindo meu primeiro MACBOOK. O modelo escolhido seria um PRO 2020 com o processador M1, 8 GB e 512 SSD.
      Eis que procurando em algumas lojas, me deparei com modelos que teoricamente são iguais, porém com números de produto diferente. 
      Por exemplo, em uma grande rede de varejo, encontrei o modelo MYD92BZ/A e o modelo MYDC2BZ/A que me pareceram iguais em termos de configuração, porém com preços (bastante) diferentes...
      Poderiam me auxiliar a decifrar o que está por trás dessas letras/código? Alguém tem alguma dica sobre locais mais indicados para aquisição desse macbook?  Há algum detalhe que devo estar atento quanto a identificação desses modelos?
      Um abraços a todos!
    • Por fabriciuh91
      estou com um macbook pro 2011 e nao estou conseguindo reinstalar o catalina nele, fiz todo o processo que diz no tutorial mas quando chega no fim da atualizacao da erro. alguem poderia me ajudar?
    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

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