Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu mac tem duas placas de vídeo. Pra que?


Rafael Freitas Silva

Posts Recomendados

Não sou muito entendido em informática, principalmente na parte de hardware. Na verdade sei o suficiente pra ligar o computador e usar ehehehe. Aí, quando fui comprar meu MBP, vi que ele vem com duas placas de vídeo, Intel HD Graphics 3000 e AMD Radeon HD 6750, mas não entendo qual a vantagem de possuir essas duas placas, uma vez que não posso alternar entre elas. Então, gostaria de saber como o Mac OSX alterna essas placas, quando precisa de mais processamento gráfico? São tipo duas placas mesmo ou são dois "processadores" (GPUs) extra dedicados pra parte gráfica (isso pq imagino que não caiba uma placa separada dentro do laptop)? E, por último, o que influencia no desempenho global do computador ter uma placa poderosa ou duas?

Desculpe a ignorância, é só uma curiosidade. Se alguém tiver alguma sugestão de leitura pra entender um pouco dessas coisas, nada muito técnico, eu aceito.

Abç. e valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Assim como você, não entendo muito da parte técnica.

Se não me engano, essa alternancia entre as placas de vídeo serve principalmente para economizar energia. Uma das duas placas gráficas (não sei qual) é menos potente, e é utilizada em usos normais como navegação na internet, essas coisas mais simples. Quando o bicho pega com jogos ou apps que requerem mais processamento gráfico, o OS X alterna pra outra placa mais poderosa. Como já disse, acho que é mais por questão de economizar a bateria mesmo.

Se estiver errado, por favor me corrijam.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O OS X faz a transição entre as duas placas conforme a tua necessidade.

Quando tu ta lendo e-mail, vendo paginas (fora o YouTube) ele fica na Intel HD 3000 que gasta menos energia, ai se tu abre o YouTube ele usa o vídeo dedicado porque o flash e a Apple não se bicão - ahuahuhua.

Não são duas placas, a Intel HD 3000 tem seu núcleo de aceleração gráfica ao lado do núcleo lógico do processador, tudo ali, no mesmo die. Isso é a tecnologia nova da Intel que ta investindo e melhorando suas aceleradoras de vídeo colocando ela em comunicação direta com o processador, controladora de memória e os cambau a quatro que fica tudo ali junto no mesmo chip.

Pra saber qual tu ta usando momento é só clicar na maçã e depois em "Sobre este Mac/Mais informações", vai aparecer na primeira tela.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

enquanto uma placa faz o chocolate quente a outra placa faz as torradas po

queria eu que o meu tivesse 2 placas, meu chocolate quente sempre ta frio quando as torradas estão prontas :(

ps. foi mal uahauhauhauhauha

Editado por Leonardo Freire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem comentários....... <_<

enquanto uma placa faz o chocolate quente a outra placa faz as torradas po

queria eu que o meu tivesse 2 placas, meu chocolate quente sempre ta frio quando ele acada as torradas :(

ps. foi mal uahauhauhauhauha

Se não tem interesse em ajudar, melhor ficar quieto. Nem todos são obrigados a saber do assunto

--

Ao tópico, é exatamente o que o Sichieri disse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon relaxa cara !!!

amigo to topico,, então o mac alterna entre as placas sozinho quando precisa de mais processamento grafico...

o nucleo da placa intel hd 300 fica dentro do proprio processador do mac, ou seja é quando se não tivesse gastando energia EXTRA com video !!!!. a pertir do momento que a coisa PEGA !!! tipo jogos, flash e outros, AUTOMATICO o MAC ativa a RADEON e ela assume o processamento de video, essa radeon é uma PUTA placa, se bobiar 2x melhor que a intel Hd 3000

ele faz isso pra não ficar GASTANDO energia "bateria"atoa com a radeon se não tiver precisando… assim a bateria dura mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon relaxa cara !!!

amigo to topico,, então o mac alterna entre as placas sozinho quando precisa de mais processamento grafico...

o nucleo da placa intel hd 300 fica dentro do proprio processador do mac, ou seja é quando se não tivesse gastando energia EXTRA com video !!!!. a pertir do momento que a coisa PEGA !!! tipo jogos, flash e outros, AUTOMATICO o MAC ativa a RADEON e ela assume o processamento de video, essa radeon é uma PUTA placa, se bobiar 2x melhor que a intel Hd 3000

ele faz isso pra não ficar GASTANDO energia "bateria"atoa com a radeon se não tiver precisando… assim a bateria dura mais...

Opa, to relaxadão hoje!!! Sexta-feira e já acabei tudo que tinha que fazer.

Tá vendo, sabia que podia dar uma resposta melhor que a anterior B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ja estava escrevendo a outra resposta quando tu chegou de voadora…

po não podia perder a piada hehe, obvio que não iria somente sacaniar sem dar a resposta !! é só ver quantos posts eu ja fiz e pretendo continuar fazendo ajudando o povo ;) enfim… vamo que vamo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso constantemente Mail, Safari, Pages (vários documentos), iTunes, Pre-visualização (vários documentos), Evernote, algumas janelas do Finder e mediAvatar Free YouTube download, a maioria desses abertos o tempo todo. Algumas (várias) vezes preciso do Photoshop, Illustrator, Reader, uns programas de modelagem matemática que usam bastante processamento, Google Earth, iConvert, MPlayerX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O OS X faz a transição entre as duas placas conforme a tua necessidade.

Quando tu ta lendo e-mail, vendo paginas (fora o YouTube) ele fica na Intel HD 3000 que gasta menos energia, ai se tu abre o YouTube ele usa o vídeo dedicado porque o flash e a Apple não se bicão - ahuahuhua.

Não são duas placas, a Intel HD 3000 tem seu núcleo de aceleração gráfica ao lado do núcleo lógico do processador, tudo ali, no mesmo die. Isso é a tecnologia nova da Intel que ta investindo e melhorando suas aceleradoras de vídeo colocando ela em comunicação direta com o processador, controladora de memória e os cambau a quatro que fica tudo ali junto no mesmo chip.

Pra saber qual tu ta usando momento é só clicar na maçã e depois em "Sobre este Mac/Mais informações", vai aparecer na primeira tela.

falou <o.

xD

Então, além de economizar energia, a comunicação do processador com a HD 3000 deve ser bem mais rápida pela menor distância física? Aí como o camarada disse ali, se o bicho pega, o sistema ativa a outra. Na verdade acho que meu sistema nem ativa a outra ahahaha. Zoeira. as vezes dá pra ver que a temperatura de GPU vai lá em cima, aí ele deve ta usando a outra placa. Valeu cara. acho que entendi. Farou!!

enquanto uma placa faz o chocolate quente a outra placa faz as torradas po

queria eu que o meu tivesse 2 placas, meu chocolate quente sempre ta frio quando as torradas estão prontas :(

ps. foi mal uahauhauhauhauha

ahahahahahaha. Acho que tenho que comprar outro computador que saia café quando trabalho de madrugada. Será que tem na parte de personalização dos MBP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Se não tem interesse em ajudar, melhor ficar quieto. Nem todos são obrigados a saber do assunto"

Também acho que ninguém tem obrigação de saber nada, mas, comprar um produto sem nem saber o que tem dentro e para quê serve, é demais pra mim!

#Falei!

P.S.: Não quero ofender ninguém, muito menos fazer pouco caso da dúvida dos outros!

Editado por Deusdará
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essas 2 placas são apenas nos modelos de 15"certo? Mas a Radeon vai entrar em ação em situações bem extremas, correto?

No de 15'' e 17''. Não precisa ser muito extrema não, em um vídeo em flash no youtube ela já entra em ação por exemplo.

As duas placas juntos servem para fazer um Mac ficar rapidão, se você usar alguma coisa pesada, certo?

Sim, mas as duas nunca funcionam juntas ok, ou é uma, ou outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era isso que eu ia falar Ramon, ou é uma ou é outra, não há suporte para o funcionamento das duas ... MAS! As APUs (Unidade Acelerada de Processamento) que a AMD está fazendo, na qual temos os Cores lógicos e os Stream Processors no mesmo die, estão saindo com suporte a isso. Nos desktops são está funcionando, no YouTube já é possível ver teste de jogos rodando com a melhor APU que temos, que é a A8-3850 com clock de 2.9Ghz e 400 Stream Processors, que aliada a um vídeo dedicado, por exemplo uma Radeon HD6770 consegue resultados de placas bem mais parrudas (e caras), como as da série 69xx.

A AMD lançou no começo desse mês a arquitetura bulldozer e com ela uma litografia mais refinada (32nm) e com ela obviamente teremos novas APUs mobile, quem sabe um chipset com suporte a esse mesmo tipo de tecnologia que citei acima se estenda aos notebooks, ai sim teremos um ganho significativo de performance com um trabalho hibridizado entre APU e vídeo dedicado. Será um ganho de performance considerável para o segmento, to torcendo pra que ocorra logo...

Bom, só falei isso tudo pra justificar um possível uso de duas GPUs em um notebook e pq to sem sono pra ir dormir agora e com preguiça demais de ir jogar CS ou estudar...

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...