Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os paradigmas do OS X - dicas para novatos (e experientes)


Guedes - Brasília

Posts Recomendados

Tem certas coisas que eu acho meio enrolado na Apple, falam mal das teclas de atalho do Windows, mas Deus me livre aprender as da Apple, mas facil aprender alemao

O IPhoto, eu resolvi um dia entender, pois eu tb nao entendia o porque de existir eventos e albuns. Mas facil ter pastas mesmo.

Na verdade, pelo que eu percebo os eventos para mim viraram subpastas e os albuns viraram as pastas.

Do mesmos mesmo modo aconteceu no Itunes: as listas viraram subpastas dos albuns.

Hoje, confesso que n㯠uso o iPhoto, da muio trabalho. Tem um aplicativo nativo no no MAC OS chamado captura de imagem que eu configurei para quando eu espeto o iPhone, ele jᠡbre nesse programa e eu passo as imagens do iPhone para dentro do computador, criando pastas mesmo.

Mas mudando de assunto, alguem utiliza algum antivirus ou Mac OS nao precisa?

Cara, eu também não sou fã desse lance de organizar por albuns ou eventos. Não sei se é pq eu estava acostumado com o Windows há décadas.... Deve ser. Podem até me xingar, mas eu sinto falta do Winamp. E o control x (Command X) podia funcionar no Finder.

Eu não iso antivirus. Mas confesso que tenho medo. Teve o tal problema com o Java, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certas coisas que eu acho meio enrolado na Apple, falam mal das teclas de atalho do Windows, mas Deus me livre aprender as da Apple, mas facil aprender alemao

O IPhoto, eu resolvi um dia entender, pois eu tb nao entendia o porque de existir eventos e albuns. Mas facil ter pastas mesmo.

Na verdade, pelo que eu percebo os eventos para mim viraram subpastas e os albuns viraram as pastas.

Do mesmos mesmo modo aconteceu no Itunes: as listas viraram subpastas dos albuns.

Hoje, confesso que n㯠uso o iPhoto, da muio trabalho. Tem um aplicativo nativo no no MAC OS chamado captura de imagem que eu configurei para quando eu espeto o iPhone, ele jᠡbre nesse programa e eu passo as imagens do iPhone para dentro do computador, criando pastas mesmo.

Mas mudando de assunto, alguem utiliza algum antivirus ou Mac OS nao precisa?

auehuaheua isso chama-se vício de ruWindows cara... se você tivesse usado Mac desde o princípio e depois fosse pro ruWindows ia ter a mesma reclamação.

Quando eu comprei o Mac eu tinha que fingir pra mim mesmo que nunca tinha usado computador... isso ajudou bastante... não tinha que ficar pegando referências do ruWindows e tentando aplicar no OS X pra ver se funcionava.

Parei de me preocupar em ficar arrumando pasta disso, pasta daquilo, pasta de não sei oq... jogo minhas mídias (músicas, fotos e vídeos) nos seus respectivos programas do OS X e deixo que ele se vira e organiza pra mim. O que ainda faço é: nomear eventos no iPhoto e arrumar tags no iTunes. De resto eu nem me preocupo com nada.

Eu não iso antivirus. Mas confesso que tenho medo. Teve o tal problema com o Java, né?

Eu não uso anti-vírus, e no dia em que houver uma ameaça real no OS X a ponto de um software anti-vírus ser mais confiavel do que o próprio OS X eu largo o Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não uso anti-vírus, e no dia em que houver uma ameaça real no OS X a ponto de um software anti-vírus ser mais confiavel do que o próprio OS X eu largo o Mac.

Hum... Entendi. E iria pra qual SO ?

Funciona, mas não é esse atalho. É só copiar o arquivo normal com command + C e colar ele com COMMAND+OPTION+V. O arquivo será recortado ao invés de copiado

Hummm... Valeu, meu amigo.

Obrigado!! Vou tentar quando chegar em casa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, Deblyn, eu não sou tão radical como vcs. Eu gosto muito da Apple, mas eu não consegui ainda ver essa superioridade toda do MAC OS em relacao ao Windows. Eu tenho o Windows 7 e nunca me deu problema. Já o MAC OS, volta e meia aparace o Beach Ball. E, sinceramente, acho muito mais facil de decorar as teclas de atalho do Windows, pois na maioria são somente duas telcas: CTRL+(alguma letra) ou ALT+(alguma letra). Já o MAC OS é tudo assim: COMMAND+OPTION+CONTROL+seta para cima+ .....

Outro detalhe: o SAFARI é horrivel e o Windows Explorer do Windows 7 da um banho no FINDER.

Ou seja, o que eu estou dizendo é que os dois sistemas tem seus pros e contras. Eu tenho dois notebooks: um MBP e um VAIO (Windows) e trabalho com os dois normalmente. Gosto dos dois, não tenho nada contra o Windows. São duas empresas otimas.

Agora, em relacão ao IOS (IPHONE, IPAD) etc... eu tiro o chapeu (expressao de velho, hahahah), não tem nada na "galaxia"(trocadilho) melhor e nem vai existir. Fico com raiva vendo pessoas gastando 2.000,00 reais comprando aquela tabua de cortar legumes do GALAXY NOTE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo q devam existir 'extremistas' Apple mundo afora, de vez em quando até rola um tópico chato aqui, falando dos fan-boys.

Mas não notar a diferença quanto ao Windows, ah não cara. É muita coisa diferente, é inteligência e intuitividade, é muito atrativo, é ecossistema, é simplicidade, é arte o mundo da maçã, sem favor nem 'distorção'. Não tem muita semelhança! A arte no Windows é o Paintbrush, e seu método de comunicação com o usuário é militar. Foi assim por mais de 15 anos. É muito diferente! (já falei isso?)

Qto aos atalhos, vc vai entendendo q o ctrl é uma tecla especial, com uso mais restrito; o option sempre te dá uma opção a mais (adivinhe!); o shift amplia a ação e o Command é a tecla chave Apple, q abre a conversa com o sistema. Pelo menos é como vejo! E isso não tem nada a ver com contrl-alt-del e a decoreba e a babel de atalhos - um diferente para cada língua do planeta.

A questão toda do Finder é q sim o Windows Explorer dá um show de detalhes sobre seus arquivos, mas o foco do OS X é a criação, detalhes costumam ficar de lado. Mesmo assim fico pensando se o WExplorer tem etiquetas de identificação ou busca inteligente aninhada. O q mais teria o Windows Explorer?

Eu vejo muito clara a definição que já foi dada pro Windows de q vc tem q brigar com o sistema pra fazê-lo funcionar, após instalar é um mar de coisas pra correr atrás de modo a ir se adequando. E toma instalação.

De toda forma, acho q nesse ano vamos ver se o Windows 8 continua a ascendente do Windows 7, um sistema bem mais interessante q seus antecessores, ou vai trocar os pés pelas mãos ao tentar fazer parte dos dispositivos móveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, Deblyn, eu não sou tão radical como vcs. Eu gosto muito da Apple, mas eu não consegui ainda ver essa superioridade toda do MAC OS em relacao ao Windows. Eu tenho o Windows 7 e nunca me deu problema. Já o MAC OS, volta e meia aparace o Beach Ball. E, sinceramente, acho muito mais facil de decorar as teclas de atalho do Windows, pois na maioria são somente duas telcas: CTRL+(alguma letra) ou ALT+(alguma letra). Já o MAC OS é tudo assim: COMMAND+OPTION+CONTROL+seta para cima+ .....

Outro detalhe: o SAFARI é horrivel e o Windows Explorer do Windows 7 da um banho no FINDER.

Ou seja, o que eu estou dizendo é que os dois sistemas tem seus pros e contras. Eu tenho dois notebooks: um MBP e um VAIO (Windows) e trabalho com os dois normalmente. Gosto dos dois, não tenho nada contra o Windows. São duas empresas otimas.

Agora, em relacão ao IOS (IPHONE, IPAD) etc... eu tiro o chapeu (expressao de velho, hahahah), não tem nada na "galaxia"(trocadilho) melhor e nem vai existir. Fico com raiva vendo pessoas gastando 2.000,00 reais comprando aquela tabua de cortar legumes do GALAXY NOTE.

Uma coisa que eu sinto é o seguinte: Quando trabalhava com ruWindows, eu sabia que aquilo era um "sistema" e que eu tinha que decorar atalhos e as coisas tinham de ser feitas exatamente de uma determinada forma. Isso por que "aquele sistema" tinha sido feito assim.

Quando passei pro Lion eu apenas sinto que estou trabalhando... o "sistema" em si deixou de existir pra mim... Eu passei a ter um grande gerenciador de tudo... e sei que ele vai fazer exatamente o que eu quiser sem grande esforço da minha parte...

Existe sim, uma diferença nos atalhos e quando você vem do ruWindows você sente uma diferença... mas no OS X eu entendo que essas teclas especiais (Option, Command e Shift) possuem "significados" e depois que você aprende quais são esses significados fica muito mais fácil saber qual é o atalho que você vai usar.

Concordo com o que o abaeda disse no post acima.

O OS X é prático de usar, a não ser que você queira algo muito específico. Aí você vai gastar um tempinho pra fazer da primeira vez, mas depois vai embora.

Obviamente ele não tem como ser tão intuitivo quanto o iOS, mas a Apple tá tentando dar um jeito nisso aproximando os dois sistemas...

AH! E adorei a piadinha com a tábua de cortar hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem como fazer uma lista de reprodução de videos no quicktime? pra nao ter que ficar abrindo novas janelas sempre?

Se não me engano, só no Quick Time Pro (pago) dá pra fazer isso, e ainda sim é meio chatinho.

Você tem algumas opções de players que podem fazer isso para você gratuitamente; eu sugiro o VLC.

Ou você pode testar esse programinha aqui que faz e controla playlists do QuickTime: aQTPlaylist

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera,

Repito que adoro a Apple, o meu primeiro computador foi um TK2000 comprado em 86. Se eu estiver enganado me corrijam, eu so acho que tem muita gente que ainda tem uma memoria ruim do Windows daquela epoca da tela azul. A partir do Vista a coisa foi melhorando.

Porem todavia, entretanto, eu cada dia que passo migro mais para a Apple. Ha um ano atras, eu nao tinha nada. Agora e maca para todo lado.

Obs.: desculpem eu estar escrevendo sem acento, e porque de uma hora para outra, quando eu escrevo do iPad com acento, aparece tudo com letras chinesas no lugar dos acentos quando envio o post para vcs.

Editado por eduardonorbert
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....

Obs.: desculpem eu estar escrevendo sem acento, e porque de uma hora para outra, quando eu escrevo do iPad com acento, aparece tudo com letras chinesas no lugar dos acentos quando envio o post para vcs.

Não é só vc não, em muitos posts ultimamente tá vindo assim no email, e até aqui no Fórum mesmo. Parece q a linguagem do site tem muita dificuldade com os acentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera,

Repito que adoro a Apple, o meu primeiro computador foi um TK2000 comprado em 86. Se eu estiver enganado me corrijam, eu so acho que tem muita gente que ainda tem uma memoria ruim do Windows daquela epoca da tela azul. A partir do Vista a coisa foi melhorando.

Porem todavia, entretanto, eu cada dia que passo migro mais para a Apple. Ha um ano atras, eu nao tinha nada. Agora e maca para todo lado.

Obs.: desculpem eu estar escrevendo sem acento, e porque de uma hora para outra, quando eu escrevo do iPad com acento, aparece tudo com letras chinesas no lugar dos acentos quando envio o post para vcs.

Pô cara, o Vista não... o sistema é horrivelmente péssimo! O 7 até que ficou bom (e não lembro de ter tomado tela azul não). Mas o Vista não desce mesmo hahahha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu também não sou fã desse lance de organizar por albuns ou eventos. Não sei se é pq eu estava acostumado com o Windows há décadas.... Deve ser. Podem até me xingar, mas eu sinto falta do Winamp. E o control x (Command X) podia funcionar no Finder.

Eu não iso antivirus. Mas confesso que tenho medo. Teve o tal problema com o Java, né?

No iPhoto os eventos equivalem as pastas, uma vez que uma foto tem que ficar em apenas um evento, e não pode existir foto sem evento nenhum. Já os álbuns são como listas... ou álbuns mesmo!

Exemplo: Viagem de 5 dias.

Cada dia vira um evento. Se quiser, pode criar um evento para um "evento" específico da viagem, como um lugar interessante. Aí cria um álbum com as melhores fotos da viagem e publica o álbum no facebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vc vai criar um álbum é ótimo. Mas se vc tentar aproveitar uma coleção de fotos organizadas por pastas, é o caos.

Já experimentei o Lightroom e o Aperture há algum tempo pra escolher, não vi nada demais, afora a interface em inglês, e resolvi usar o iPhoto mesmo.

Meu interesse maior no momento é aproveitar a organização de Rostos, mas sei q é pedregulho tb, não sei se vai dar certo.

Como minhas fotos não estão muito organizadas nem em pastas direito, estou primeiro organizando no Finder e fazendo uso de um bom aplicativo de renomear.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No iPhoto os eventos equivalem as pastas, uma vez que uma foto tem que ficar em apenas um evento, e não pode existir foto sem evento nenhum. Já os álbuns são como listas... ou álbuns mesmo!

Exemplo: Viagem de 5 dias.

Cada dia vira um evento. Se quiser, pode criar um evento para um "evento" específico da viagem, como um lugar interessante. Aí cria um álbum com as melhores fotos da viagem e publica o álbum no facebook.

Pois é, tenho que me adaptar a isso. O problema é que pra ficar preciso cada evento desse é necessário que a data esteja correta na câmera. E a minha sempre está errada, hehe.

Na verdade, até acho o iPhoto bem confuso e intruso (às vezes aparecem fotos que eu não quero que apareça, hehe). Acabo nem usando muito. Organizo tudo no finder mesmo.

Uso mesmo quando preciso passar um vídeo do iPhone pro Mac.

Quando vc vai criar um álbum é ótimo. Mas se vc tentar aproveitar uma coleção de fotos organizadas por pastas, é o caos.

Já experimentei o Lightroom e o Aperture há algum tempo pra escolher, não vi nada demais, afora a interface em inglês, e resolvi usar o iPhoto mesmo.

Meu interesse maior no momento é aproveitar a organização de Rostos, mas sei q é pedregulho tb, não sei se vai dar certo.

Como minhas fotos não estão muito organizadas nem em pastas direito, estou primeiro organizando no Finder e fazendo uso de um bom aplicativo de renomear.

Qual aplicativo você usa pra renomear?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Name Mangler, tá na versão 2.4 e custa 10 dólares, mas eu uso a versão antiga 2.0 q era de graça. Só não atualizo pq não deve permitir, mas ele faz muito do que vc pode querer pra renomear muitas pastas ou arquivos.

Opa! Valeu, vou dar uma pesquisada quando chegar em casa. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...