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Comprei meu iPhone no começo de maio em uma loja da Oi aqui em São Paulo e desde a segunda passada (17/10/11), o auto-falante do aparelho (não o externo) vem apresentando distorção nas ligações aparentando estar rachado ou estourado.

Já sabendo que a responsável pela garantia, é a operadora e que a Apple não tem assistência técnica "oficial" para iPhone no Brasil, liguei no falido e ineficiente call center da Oi para saber o procedimento para a troca do aparelho (além deste defeito no auto-falante, o botão wake/sleep apresenta mal contato em determinados momentos mas nunca me impediu de usar, já o fone --auto-falante-- rachado, fica difícil/impossível escutar o interlocutor).

Das 5/7 vezes que tentei o contato, a ÚNICA vez que eu consegui falar com um atendente, juro que tive que desenhar um iPhone por telefone pois a pobre alma, não tinha nem idéia do que eram as palavras Apple e iPhone (acho que assimilou depois que citei que era invenção do Steve Jobs, sério mesmo, precisei fazer isso), e a respsta foi a que imaginava "o sr. tem que ligar para o setor de suporte para fazer os procedimentos" (acredito que deveria estar munido de alicate, chaves de fenda, philips, etc).

Não perdi tempo e abri uma reclamação na Anatel (já tive problema com o meu 3G que na época, VIVO, também adora elevar o já alto, nível de estresse).

Dois dias depois, me ligou uma pessoa da Oi para tratar o "meu problema". Na verdade, meu problema aumentou pois esta pessoa (muito bem intencionada e eficiente diga-se de passagem), era algum técnico/engenheiro e queria tratar "meu problema de sinal que deixava a ligação ruim e com chiados". Depois de explicar para ele, ele disse que iria encaminhar o chamado para outra fila mas que eu deveria arriscar ir na loja que eu comprei.

Para não perder tempo, encontrei o telefone da loja e liguei.

Depois de ouvir absurdos do tipo "não somos responsáveis por garantia de iPhone", ou "ligue na Apple para obter suporte" e explicar que se ligar na Apple, o atendimento eletrônico encerra mandando ligar para a operadora e todo o martírio, a pessoa do outro lado, pediu meu telefone e disse que retornava (opa, fiquei até contente e achei que minha novela, acabaria).

E de fato retornou, me passou um número e mandou digitar a opção 3. Perguntei de quem era esse telefone com toda pompa, ouvi "Apple". Opa, melhor ainda, vou tratar direto com quem entende.

Liguei no número. Primeiro que não existe opção 3. Segundo que era de um call center de venda de aparelho.

Após conversar com o atendente, ele me passou o telefone e email de uma empresa que é a assistência técnica da Apple (oras, será que nem a Apple sabe que ela existe oficialmente no Brasil), com nome de Bright Star.

Em uma rápida pesquisa no site Reclame Aqui (excelente site também), rapidamente é fácil chegar a conclusão de "preciso passar do outro lado da rua desta empresa, manter distância". De todas as reclamações que a SIMM do Brasil (subsidiária da Bright Star), e olha que não são poucas, apenas uma (eu disse UMA) foi respondida e mesmo assim, totalmente evasiva.

Lendo os relatos, fiquei com um sentimento de dó, medo e raiva (mesmo que alheio). Eles perdem celulares, não dão feedback, não arrumam, enfim, meu iPhone não vai para este açougue.

Pois bem, continuo esperando ainda alguma posição pela Anatel (que nunca me deixou na mão) e enquanto isso, comprei mais remédio para a pressão e calmantes (fitoterápicos).

É impressionante como um negócio simples e previsto (tanto na lei como entre as empresas que no caso, a Apple e as teles), torna-se um negócio, cansativo, altamente estressante e chato.

Como já li aqui no forum (em algum post), "Isso aqui io io, é um pouquinho de Brasil iaia"

Volto para relatar mais capítulos da minha saga conforme novos fatos forem aparecendo.

Se alguem tiver alguma dica ou comentário, será bem vindo.

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Estou com o mesmo problema com a TIM, meu iPhone simplesmente parou de carregar a bateria. Mas pelo menos não é um açougue onde devo enviar o aparelho, é na ITAUTEC. Depois de ir na loja, reclamar e

Putz lá vamos nós ler a redação o texto... <lendo e comentando...>

Putz que dor de cabeça ligar pra operadora... Pq eles simplesmente não ensinam q um iPhone é responsabilidade deles?

Pessoas jogando o problema para as outras, é difícil achar uma que resolve...

Ri muito com o "meu iPhone não vai para este açougue" kkkkkk

MEU DEEEEEEEEEEUS COMO PODE ISSO? (perdão pelo Caps).

Esse post antigo fala um pouco da garantia. Mas claro que isso você já sabe pelo que vi.

Só tenho uma coisa a dizer: Anatel (que você já foi) e ProCon. Não desista jovem (sei que não vai), mas depois diga aqui como resolveu. Temos que mostrar à essas operadoras o quanto eles tem atendentes 'eficientes'.

Good luck.

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Putz lá vamos nós ler a redação o texto... <lendo e comentando...>

Putz que dor de cabeça ligar pra operadora... Pq eles simplesmente não ensinam q um iPhone é responsabilidade deles?

Pessoas jogando o problema para as outras, é difícil achar uma que resolve...

Ri muito com o "meu iPhone não vai para este açougue" kkkkkk

MEU DEEEEEEEEEEUS COMO PODE ISSO? (perdão pelo Caps).

Esse post antigo fala um pouco da garantia. Mas claro que isso você já sabe pelo que vi.

Só tenho uma coisa a dizer: Anatel (que você já foi) e ProCon. Não desista jovem (sei que não vai), mas depois diga aqui como resolveu. Temos que mostrar à essas operadoras o quanto eles tem atendentes 'eficientes'.

Good luck.

Você nem imagina o estress. Ainda bem que dá para absorver coisas boas....enquanto eu ilustrava para a atendente o que era um iPhone, minha esposa rachava o bico. Se minha avó fosse viva, tenho certeza absoluta que saberia o que pelo menos, siguinficaria um iPhone (a sim netinho, aquele aparelhinho da maçã que serve pra falar né?), mas enfim....sigamos.

Anatel, o prazo acaba na terça que vem se não me engano (5 dias úteis), então só resta esperar.

Mas estou de olho no site pois uma vez, a VIVO encerrou um chamado meu junto a Anatel sem sequer ter me ligado.....olho aberto

Amanhã vou na loja pessoalmente pois vou próximo do local, mas não espero que o meu direito seja respeitado não...mas enfim, se vier, é lucro.

Mas com certeza, vou até o final, não achei R$ 1.900,00 (na verdade, ainda estou pagando) no lixo para jogar fora assim..

Sobre o açougue, véio, lendo as reclamações, açougue até é uma definição bem carinhosa para aquele lugarzinho que chamam de assistência técnica mas que mais parece, câmara de gás de campo de concentração para aparelhos celulares (detalhe, precisa enviar e receber por correio, não é um professor pardal que se encontra nas esquinas não, fica em Sorocaba)

Obrigado e sigamos brigando (pelos nossos direitos)....

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Cara, como você mesmo sabe, a garantia do iPhone no Brasil é feita pela operadora.

Então vai na loja onde você comprou, com a nota em mãos e EXIJA seus direitos.

Nem precisa ficar ligando em lugar nenhum...

Pois é véio, amanhã eu vou passar na loja sim (claro que antes vou tomar uns 3 comprimidos para pressão) e vamos ver o que vai dar.

Estou pensando em gravar a conversa, o pessoal por incrível que pareça, fica incomodado com isso pois pode ser prova contra eles. (ainda estudo essa possibilidade).

Outra situação que penso também é chamar a polícia para levar o gerente para uma delegacia e fazer BO (vou conversar com um amigo advogado antes) por desrespeito ao código de defesa do consumidor (vendo o blog de um forista daqui, houve um caso, não em relação a garantia de iPhone mas sobre venda casada e claro, o gerente não quer correr o risco), mas também está sob estudo.

Valeu pela ajuda..

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Olá pessoal!

Algumas atualizações do meu caso:

- Sábado de manhã, me ligam da Oi para dar uma posição em relação ao meu chamado da ANATEL.

A atendente diz que entende mas que sente muito pois a Oi não fabrica (descobriu a roda) o aparelho e que não pode dar garantia.

Após desafia-la a entrar no site da Apple ou até então, ligar para a Apple para ver que é responsável pela garantia, ela disse (acho que pela vigésima vez) que entendia, e que sentia muito mas a Oi não dispõe de um sistema para a troca de iPhone para pessoa fisica que se eu fosse juridico, seria fácil resolver e que eu poderia ligar para o call center e sugerir a criação deste sisteminha (olha o nível de ironia e estresse que temos que passar).

Indaguei se a Oi assinou o contrato de representação e venda de iPhone com a Apple, no escuro pois neste contrato, deve estar claro os deveres e responsabilidades de cada um. Mais uma vez, usou da ironia e disse que eu deveria perguntar para o dono da Oi.

Resumindo, ela disse para eu procurar meus direitos (depois que sugeri uma inversão de valores) que eu ganharia mais dinheiro que uma troca de aparelho (ela não percebeu que eu não procuro dinheiro, para isso eu trabalho, procuro e exijo apenas o meu direito de consumidor).

Ai comecei a trollar o perfil da Oi no Twitter.

Logo em seguida, me pediram meus dados que dariam uma tratativa.

Hoje, me liga um pessoa da ouvidoria para dizer mais do mesmo, isto é, que a Oi não fabrica, não pode dar garantia e bla bla bla.

Mesmo citando o artigo 18 do CDC, ele volta ao assunto de que não fabrica, não dá garantia e os mesmo quais quais quais.

Ainda vou tentar uma última cartada que é ir na loja e como não vão resolver meu problema (por que será que eu tenho esta certeza), chamo uma viatura e vamos para o DP com o gerente fazer um BO.

Dai em diante, apenas na justiça, mas quieto, de graça, isso não vai ficar, ah não.

Pessoal, se pensam em comprar um iPhone....não façam isso na Oi....se precisar usar a garantia eles juram com a corda já no pescoso que não são responsáveis, que não é com eles.

Não comprem iPhone em lojas da OI....#ficadica

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Amigo,

Não há razão para o stress todo, liga UMA vez e pega o protocolo com a negativa do atendimento.

Vai na loja UMA vez e pega a negativa do atendimento por escrito.

Munido destes documentos e da nota fiscal do aparelho, vá ao Juizado Especial mais próximo e ajuíza uma ação.

Em pouco mais de 1 mês (não espere que nessas assistências técnicas picaretas fosse demorar mais do que isso) tu ganha um aparelho novo, com toda a certeza.

OBS: palavra de quem já cansou de bancar o advogado do diabo pra Nokia e Samsung em Brasília......

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Amigo,

Não há razão para o stress todo, liga UMA vez e pega o protocolo com a negativa do atendimento.

Vai na loja UMA vez e pega a negativa do atendimento por escrito.

Munido destes documentos e da nota fiscal do aparelho, vá ao Juizado Especial mais próximo e ajuíza uma ação.

Em pouco mais de 1 mês (não espere que nessas assistências técnicas picaretas fosse demorar mais do que isso) tu ganha um aparelho novo, com toda a certeza.

OBS: palavra de quem já cansou de bancar o advogado do diabo pra Nokia e Samsung em Brasília......

Obrigado pela dica GHPereira!

Estou vendo com um amigo e vamos entrar com um processo contra a OI.

O difícil vai ser conseguir por escrito da loja, que eles não se reponsabilizam.

Aliás, fui na loja que eu compre e conversei com o gerente. Expliquei o caso e perguntei se ele gostaria de me acompanhar até uma delegacia para fazer um BO por desrespeito ao CDC....obviamente, foi muito solícito e disse que resolveria meu caso.

Uns dois dias depois, ele me liga para levar o aparelho no açougue, quer dizer, para a tal Bright Star (SIMM do Brasil) que lá, eles resolveriam meu problema.

Enquanto isso, continuo com o problema no falante.

É um absurdo de impressionante (ou não, nem sei mais), como uma situação simples, planejada, acordada e normal como uma garantia assegurada por lei, é tratada desta forma.

Cheguei a indagar algumas vezes, porque eles não processam a Apple por difamar a OI em seu site, pois lá diz que a OI e as demais teles, são responsáveis pela garantia do iPhone no Brasil.

Mas lidar com acéfalos (ou expertos que se fazem de bobos) que não sabem interpretar um texto claro, objetivo e direto (acho que o pleonasmo aqui imperou feio), só pode dar nisso mesmo.

Estou até esperançoso de que logo mais, comece a venda do 4s no Brasil.......uma certeza eu tenho, não comprarei na OI.....nunca mais.

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Se tu não conseguir a negativa por escrito da loja, tudo bem...

O consumidor, por ser parte vulnerável em relação aos fornecedores e comerciantes, não tem obrigação de produzir as provas no processo.

Processa a OI e a Apple do Brasil, ambas são responsáveis pelos danos do produto e por não ofertar a manutenção contratada a título de garantia. Pede a substituição do aparelho por um novo e em perfeitas condições ou então o ressarcimento do valor devidamente corrigido.

Dependendo do teu Estado (alguns tribunais são muito mais rápidos que outros, aqui em BSB as coisas costumam ser bem rápidas, em se tratando de JECs) e da tua sorte (da vara que teu processo for distribuído, da disposição da empresa para um acordo judicial, etc.), não deve demorar muito, não.

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Estou com o mesmo problema com a TIM, meu iPhone simplesmente parou de carregar a bateria. Mas pelo menos não é um açougue onde devo enviar o aparelho, é na ITAUTEC.

Depois de ir na loja, reclamar e etc, não trocaram e informaram que deveria ser enviado para a ITAUTEC que faria uma avaliação e se necessário a troca.

Abri o tal chamado dia 01/11 e me disseram que em 5 dias ligariam marcando data para retirada.

Até agora não ligaram.

Fui na loja e fui informado que devido a demanda demoraria até 20 dias para irem buscar o aparelho. Ou seja, 20 dias para irem buscar o aparelho e mais 30 pra trocarem!!! Quase 2 meses!

Claro que já abri reclamação na Anatel, ReclameAqui e vou ao PROCON também.

Sinceramente penso até em deixar de comprar o iPhone, pq na hora de vender é tudo azul, mas quando dá problema eu que me %@#$&!!!

A Apple fez um acordo de M.... com operadoras de M..... Deviam encerrar o contrato com TIM e Oi, pq pelo menos Claro e VIVO se propuseram a trocar o aparelho na hora (fiz uma simulação indo nas duas operadoras e alegando o defeito.

Boicotem o iPhone nacional que rapidinho dão um jeito.

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CONSUMIDORES, FAÇAM VALER OS SEUS DIREITOS

Não adianta reclamar aqui, corram para a justiça, entupam o jurídico das empresas de processos, uma das finalidades do CDC é o caráter pedagógico das punições, peçam danos morais, aporrinhem mesmo, só assim que conseguiremos obter o respeito dos fornecedores/comerciantes/fabricantes

CDC

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes;

§1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos

Editado por ghpereira
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