Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na compra iMac ou Mac Pro


pulp

Posts Recomendados

Olá a todos, entro sempre aqui para ver os tópido e tal, mas hoje eu tive uma dúvida para trocar o meu antigo iMac.

Estou trocando um mac para pois preciso de um mais forte para edição simples de vídeo, tratamento de imagens e diagramação de revistas (relativamente grandes) e jogar um pouco lógico. Ai me apareceu a bendita dúvida.

Pego o novo modelo do iMac (modelo simples):

21,5 pol.: 2,5GHz

ou pego um modelo que me apareceu que é esse mac pro:

2x (TWO individual processors) 2.66GHz Intel Xeon Dual-Core Processors - 4 Cores in total with 4MB of cache per core.

8GB 667MHz DDR2 RAM MEMORY - System has 8 ram slot channels - 1.33GHz Bus

DVD+RW DL CD and DVD Burner drive with Dual Layer (DL)

ATI Radeon HD 2600 XT 256MB DVI PCIe Video Card

ATI Radeon HD 5770 1GB (sim duas placas de vídeos, mas a outra não vem instalada)

500GB (2x250gb) SATA hard drive

blackmagic design pro (pci-e)

2x usb 3.0 (pci-e)

Obrigado pela a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Cielo santo ... posta os preços ai pra saber o que é o que ...

PS: Voltei. Quero ver quanto tempo vai levar pra vc responder ... haja visto que vc entra sempre, mas se cadastrou no dia do seu primeiro post.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das grandes vantagens de um MacPro em relação a um iMac é a questão de upgrade. O MacPro dá para fazer diversos upgrades nele (todos caros, é verdade) enquanto o iMac é praticamente um notebook. Dá para aumentar HD e memória RAM somente.

Como vai trabalhar com edição de vídeo, o MacPro permite placas de vídeos (4 no total) totalmente dedicadas à máquina, muita memória RAM e até 4 HDs, ou seja é uma máquina extremamente forte para trabalho. Porém tudo isso tem o seu custo. O HD é normal, mas a placa de vídeo e as memórias RAM são exclusivas para ela e são bem caras. Profissionalismo tem o seu custo, não?

Dá para flashear placas de vídeo de PC e não deixar a máquina no máximo de upgrades, é verdade, mas se não for precisar de uma máquina tão forte, caso não queira ficar muito tempo com o mesmo equipamento ou não quiser investir muito, vai de iMac, caso contrário o MacPro é uma máquina excelente que aguenta muito tempo de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cielo santo ... posta os preços ai pra saber o que é o que ...

PS: Voltei. Quero ver quanto tempo vai levar pra vc responder ... haja visto que vc entra sempre, mas se cadastrou no dia do seu primeiro post.

Os preços seria o 21" U$ 1200,00 + U$ 299 da placa de captura / macpro U$ 1300,00 completo do jeito que eu descrevi.

E sim, sempre entrava e olhava as coisas, gosto bastante das discussões mas nunca me envolvia, precisei tirar essa dúvida e por isso me cadastrei, nunca me achei com capacidade suficiente para agregar algo, só minhas experiências com a plataforma mesmo, que são nada mais nem menos que trabalhar com ela, sou designer gráfico e entusiasta com a apple, mas não sou muito técnico.

Uma das grandes vantagens de um MacPro em relação a um iMac é a questão de upgrade. O MacPro dá para fazer diversos upgrades nele (todos caros, é verdade) enquanto o iMac é praticamente um notebook. Dá para aumentar HD e memória RAM somente.

Como vai trabalhar com edição de vídeo, o MacPro permite placas de vídeos (4 no total) totalmente dedicadas à máquina, muita memória RAM e até 4 HDs, ou seja é uma máquina extremamente forte para trabalho. Porém tudo isso tem o seu custo. O HD é normal, mas a placa de vídeo e as memórias RAM são exclusivas para ela e são bem caras. Profissionalismo tem o seu custo, não?

Dá para flashear placas de vídeo de PC e não deixar a máquina no máximo de upgrades, é verdade, mas se não for precisar de uma máquina tão forte, caso não queira ficar muito tempo com o mesmo equipamento ou não quiser investir muito, vai de iMac, caso contrário o MacPro é uma máquina excelente que aguenta muito tempo de vida.

Sim, sempre penso nessa do upgrade, pois eu tenho o iMac e hoje eu sofro um pouco com isso, queria aumentar um pouco as coisas e não dá, mas queria saber se vale a pena pegar esse modelo de macpro (acho que é 1.1 ou 2.1) já é meio antigo, queria saber se o processador tecnicamente pior que o iMac e a memória mais lenta, valeria a pena por causa exatamente dos upgrades, bem, obrigado pela a ajuda.

Editado por pulp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho como Designer Grafico com Mac profissionalmente desde 1995.

Tenho esses dois aqui comigo e pra dizer a verdade eles fazem a mesma coisa.

post-7824-0-06447700-1317766906_thumb.jp

post-7824-0-23281700-1317766917_thumb.jp

post-7824-0-72358000-1317766927_thumb.jp

post-7824-0-01798400-1317766940_thumb.jp

A única coisa que faz a diferença é o monitor EIZO que tenho no Mac Pro.

No resto eles estão iguais em desempenho. Posso afirmar como plena certeza pq eu trabalho com os dois e sempre da mesma forma ... vou abrindo os apps e não fecho. Os Macs ficam ligados de segunda a sexta, só desligo os monitores.

post-7824-0-45817300-1317767309_thumb.jp

Então na minha opinião a escolha vai ficar por sua conta. :)

Ah esqueci de comentar sobre o iTunes tb que quando eu ligo fica na musica de fundo. Mas isso é as vezes.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mac Pro que você vai comprar é versão 1,1. Praticamente certeza pois usa memória FB-DImm 667Mhz e são 2 processadores dual-core. Isso significa que esse processador é Woodcrest é não dá boot com kernel em 64 bits. O que isso significa? Que ele suporta Lion, mas caso tenha algum soft que tire benefício do kernel em 64 bits, isso não vai acontecer.

Como você trabalha com edição de video, caso use especificamente o Premiere, veja se há alguma ressalva pelos usuários quanto a esse modelo de Mac Pro, pois o premiere passou a ser apenas 64 bits.

Eu sou mais o Mac Pro, pois vem com uma placa de video muito boa (Radeon 5770 HD), possui diversas entradas: Firewire 400 (frontal) e 800. USB, etc. Ainda aceita placa e-sata e pode colocar HDs externos com essa interface. Você também pode instalar 4 HDs e criar configurações em RAID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a ajuda de todos, vou pensar mais um pouco, a pessoa que vai trazer para mim um dos dois só vai passar as férias aqui no final do mês. Estou mais caido para o macpro e se der vou ver se pego um modelo um pouco mais novo nessa faixa de preço ou talvez um pouco a mais, o problema que já preciso trazer tanta coisa.

Novamente, obrigado a todos, se quiserem continuar discutindo vai ser melhor ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Cara, o mac pro está com CPU bem antiga, o iMac com nova. Daí, geralmente o iMac i7 atual detona o macpro em performance, a não ser em algumas situações excepcionais:

1) IO insano. Vc consegue fazer RAIDs nervosos no Mac Pro. Aí vc tem performance, confiabilidade e espaço em disco. Inclusive RAID de SSDs não apple (mais rápidos e baratos), sem as limitações do conector chato do iMac.

2) Paralelismo retardado. Em single-thread, o iMac destrói o pro. Mas, se o suas apps criam trocentas threads, o modelo de duas CPUs do pro supera o iMac com folga. Mas este modelo de pro é caaaaaro...

3) 3D pesadão e que explora as instruções especiais da placa de vídeo. Eu disse explorar, não simplesmente usar. Não vale para 3D que usa algoritmos tipo ray tracing, que são basicamente dependentes de CPU e memória. Nem para programas que poderiam explorar os recursos da placa de vídeo, mas não o fazem... Então, se sua app explorar bem a GPU, aí compensa encher o pro de placas de vídeo.

Enfim, como eu disse, o problema é que a Apple não atualiza a CPU do Pro faz muito tempo. Assim que ela criar vergonha na cara e atualizar o pro, todo este lero-lero cai por terra e aí o melhor é ir de pro. Senão, a não ser que vc tenha um uso muito especial, vai de um imac bem configurado (i7, SSD).

Editado por gandralf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, o futuro é 64 bits, o Final Cut X, que é o melhor editor de vídeos de hoje, é 64 bits, provavelmente o seu Pro não vai rodar ele.

Além disso, o pro subiu no telhado, o que acaba desvalorizando o preço dele.

Editado por uk lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, o futuro é 64 bits, o Final Cut X, que é o melhor editor de vídeos de hoje, é 64 bits, provavelmente o seu Pro não vai rodar ele.

Além disso, o pro subiu no telhado, o que acaba desvalorizando o preço dele.

Cara, o PowerMac G5 já era uma workstation 64 bits, imagina o MacPro.

Editado por HTVentura
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

Mac Pro v1,1 versus iMac i5 (modelos apresentados pelo autor do tópico) = O Mac Pro pode ser v1,1 com processador Woodcrest, mas é customizado e vem com uma placa de video Radeon HD 6750 superior até a placa que equipa os Mac Pro 2010 Westmere (Radeon HD 5770). Só a placa custa uma boa grana. (só pra constar, a placa original é uma GT7300 de 256 RAM) Como falou o colega Gandralf, o Mac Pro ainda aceita RAID (0 e 1) via software com excelente performance. Pra video, pode-se colocar até 4 HDs comuns de 7200 RPM em RAID 0 que o bixo voa. Em alguns momentos, o iMac i5 pode ganhar do Mac Pro pois tem processador melhor. Mas EU prefiro o Mac Pro.

Sobre ser 64 bits, até o PowerMac G5 é 64bits. Mas processador é diferente de software. O que acontece é que o Mac Pro v1,1 não aceita KERNEL em 64 bits, que não tem nada a ver com o sistema ser 64 bits. O Lion por exemplo é 64 bits, mas dá boot em KERNEL 32 bits em Mac Pro v1,1. Tenho um Mac Pro desse modelo e sei que isso é um fato. Hoje em dia, pouquíssimas aplicações tiram proveito do kernel em 64 bits. Mas como todo dia surgem novos aplicativos é sempre bom verificar com o fabricante se há limitação a esse respeito.

Eu não trabalho com video, então entendo muito pouco sobre as specs dos softs de edição. Mas no Photoshop há observações. Por exemplo, por o PS CS5 ser 64 bits ele aceita mais de 3Gb de RAM, mas caso seja instalado em um sistema de 32 bits, vai reconhecer apenas os 3 Gb. Por exemplo, um Mac Core duo, cujo processador é 32 bits. Ele aceita o Lion, mas não vai rodar o PS CS5 a todo vapor.

O Mac Pro tem limitações estranhas. Ele boota em 32 bits, mas o PS CS5 reconhece toda a memória da máquina. Cada caso é um caso e é preciso verificar especificamente o software que se vai usar E sua compatibilidade com o Mac Pro v1,1 que é uma mosca branca. Em fóruns gringos, principalmente o macrumors pode ter algum tópico sobre o assunto.

Editado por Panqueca
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...