Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Time Machine - Posso confiar?


Rodrigo JunPer

Posts Recomendados

Boa noite pessoal!

Adquiri meu primeiro Macbook Pro 15 '' há cerca de um mês. Como todo iniciante em Mac OS, tenho diversas dúvidas...

A de hoje é:

Estou utilizando o Time Machine para o backup de todos os meus dados e tenho visto que a cada semana ele copia cerca de 30 Gb para o HD externo... Daqui a pouco esgotam-se os 1 Tb... rsrsrs... Ouvi dizer que quando acabar o espaço no HD ele começa a eliminar os "backups" antigos, é isso mesmo?

Outra dúvida: POSSO CONFIAR NO TIME MACHINE COMO MINHA ÚNICA FONTE DE BACKUP?

Caso o computador der problemas e não conseguir "restaurá-lo" pelo Time Machine, tenho como acessar meus arquivos (documentos, imagens, músicas...) de outra forma? Digo, de outro computador...sem o Time Machine...

Muito grato desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

Eu uso o Time Machine à cerca de 2 anos e todas as vezes (nem foram tantas assim) que precisei funcionou corretamente.

Por exemplo:

- Uma vez usei um daqueles softwares que dizem fazer um "clean" no MAC. Ele apagou alguns arquivos e, por exemplo, o iCAL perdeu a contagem da data.

- Outra vez quis "começar"o sistema de novo. Sabe com é neh ... manias de alguem que veio do windows, meio que deu saudade de formata.

Após inicializar o sistema, fiz restauração dos arquivos pelo time MAchine. Funcionou perfeitamente.

A nível de restauração de arquivos, sim, vc pode confiar no Time Machine.

Sobre os arquivos serem apagados isso eh verdade, mas não sei como ele faz isso na íntegra.

Acho q alguém vai saber falar melhor do q eu.

Algumas vezes aconteceu cmg aqui, do time machine me pedir para apagar backup`s antigos pq o o novo backup era muito grande. Na minha cabeça ele deveria fazer isso automaticamente.

Alguém sabe me explicar isso ?

Abraço galera. Espero ter te ajudado Rodrigo.

Editado por Andre_Pitico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TimeMachine é uma maneira confiável de se fazer backup?

Sim.

Porém, na minha opinião, ele é útil para se ter cópia da última(ou últimas) versão(versões) de sua máquina.

Não espere deletar um arquivo e poder recuperá-lo para sempre.

Uma hora ele será removido do backup. Essa hora é quando o hd externo ficar cheio.

O TimeMachine apaga o mais antigo e continua a trabalhar automaticamente.

A notificação é uma opção.

Segue imagem:

post-25140-0-47908500-1316646174_thumb.p

Reparem que há a opção "Notificar depois que backups antigos forem apagados".

Marque-a conforme a sua preferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, depende do outro computador né? Se for outro Mac, sim. O disco usado pelo TM é formatado no sistema de arquivos do Mac. Não fiz o teste, mas imagino que um computador com Windows não pode acessar os dados...

Eu mantenho meus arquivos realmente importantes em um disco com partição FAT32, que pode ser acessado tanto por Win quanto por Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então deixo a sugestão de usar o sistema de arquivos ExFat ao invés de FAT. Nativamente suportado tanto por Windows como MAC e com suporte a arquivos com mais 4GB de tamanho.

Melhor do que NTFS porque não depende de programas de terceiros para escrever no Mac.

Por outro lado, instalado algum programa dá pra ler discos em HFS no Windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho reparado que meu time machine pelo menos 1x por dia faz uma copias de 10 gigas, 8 gigas, agora pouco fez uma de 15 gigas.

tipo pelo que entendi ele nao deveria fazer copias apenas do que foi modificado ?? já é o 3 dia seguido que vejo ele fazer essas copias gigantes !!

pra ter ideia coloquei uma partição de 250 gigas pro time machine. meu backup mais antigo é do dia 10 de setembro desse MES, HOJE agora só tem 97 gigas livres, ou seja pelo andar da historia ate final do mes ele fica cheio, ou seja 250 gigas ta dando 20 dias de backup...

tem algo estranho heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou responder essa...

Caso o computador der problemas e não conseguir "restaurá-lo" pelo Time Machine, tenho como acessar meus arquivos (documentos, imagens, músicas...) de outra forma? Digo, de outro computador...sem o Time Machine...

Sim.

Fiz um teste rápido aqui.

Abri o meu AirPort pelo Finder.

Abri a pasta que havia lá, no meu caso, "TimeMachine".

Nela encontrei uma imagem para cada Mac.

Exemplo: "MBP Gabriel R F.sparsebundle"

Dei um duplo clique. A imagem foi montada como um hd externo na minha Mesa.

Pronto. Pude navegar por todo o seu conteúdo...

Testei também montar a imagem de outro Mac, não o meu, e deu certo também.

Editado por GabrielRF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja este link: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

Repare na dica que ele dá a respeito de arquivos grandes:

Dica: Se você modifica regularmente um arquivo muito grande (maior que 1 GB, por exemplo), pode adicioná-lo à lista "Não fazer o backup". O Time Machine faz backup dos arquivos modificados, independentemente do tamanho da alteração em relação ao backup anterior.

Ex: para quem usa VMware Fusion, deve excluir a pasta onde está a VM para não esgotar rapidamente o "Time Machine Backups" !!!

Editado por Willy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pronto descobri o que foi entao, tenho uma virtual "VMware fusion" do windows 7 com 19 gigas, se eu abrir o windows e fechar, so de fazer isso, no proximo backup do time machine ele copia esses 19 gigas da imagem....

marquei pra nao copiar a imagem do VMware

vamos ver os proximos pra ver heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô, Guedes! Obrigado pela dica!

Então deixo a sugestão de usar o sistema de arquivos ExFat ao invés de FAT. Nativamente suportado tanto por Windows como MAC e com suporte a arquivos com mais 4GB de tamanho.

Melhor do que NTFS porque não depende de programas de terceiros para escrever no Mac.

Por outro lado, instalado algum programa dá pra ler discos em HFS no Windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho reparado que meu time machine pelo menos 1x por dia faz uma copias de 10 gigas, 8 gigas, agora pouco fez uma de 15 gigas.

tipo pelo que entendi ele nao deveria fazer copias apenas do que foi modificado ?? já é o 3 dia seguido que vejo ele fazer essas copias gigantes !!

pra ter ideia coloquei uma partição de 250 gigas pro time machine. meu backup mais antigo é do dia 10 de setembro desse MES, HOJE agora só tem 97 gigas livres, ou seja pelo andar da historia ate final do mes ele fica cheio, ou seja 250 gigas ta dando 20 dias de backup...

tem algo estranho heheh

Recomendo um aplicativo simples, o TimeTracker, que uso desde o 10.5 Leopard. Ele mostra todos os backups que foram feitos, separados por dia e hora, e também quais arquivos que foram pro backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu excluo do backup:

Pastas de máquinas virtuais.

Pastas onde os torrents são baixados.

Pastas de filmes e seriados que não se deseja backup, pois depois de assistir serão apagados, e também não acho interessante ter backup deles.

Pasta "Transferências" - pois só tem besteira lá - videozinhos engraçaralhos e etc. Quando baixo algo útil eu movo para a respectiva pasta (documentos, imagens, video)

Desktop (tomando o cuidado de usar ele somente como pasta temporaria para coisas que vejo na Internet e arrasto para ele).

Criei uma pasta chamada "Sem Backup" onde eu também coloco coisas que não quero que vá para o backup.

Já minha esposa, que coloca todo o seu trabalho no desktop e na pasta transferências, o backup destas pastas é fundamental! (ela tem um blog http://www.falandosalto.com.br).

Pastas temporárias do sistema já são excluídas automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Vale lembrar que os Backups do Time Machine só podem ser abertos por Macs(sem ajuda de aplicativos de terceiros).

Para garantir que o que é importante esteja sempre em dia(como o seu trabalho), recomendo o Dropbox... pois nada mais seguro que a nuvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...