Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas ao reinstalar o Snow Leopard


Rafael Freitas Silva

Posts Recomendados

Colegas,

Tenho um MacBook Pro Early 2011 e há um ou dois meses atrás tive alguns problemas do além com as propriedades de mouse e video, e esse fim de semana, vi meu computador dar uma de Benjamin Button e voltar, aos poucos, às configurações de fábrica, mas sem apagar os arquivos. Foi aí que fui tentar reinstalar o Snow Leopard com o CD que veio com o computador por cima e recebi a mensagem que o Mac OS X não pode ser instalado neste computador. Procurei no fórum e existem diversos problemas que usuários receberam esta frase, mas no caso deles, o CD não era original da máquina como meu caso.

Tudo bem, verifiquei as permissões e fui verificar o disco, quando recebi a mensagem para reiniciar no CD. Mas quando tento reiniciar pelo cd, tanto segurando a tecla "C" quanto apertando "Option" e selecionando o CD, nada acontece. Aí vem as perguntas...

1. Alguém sabe porque, apesar do meu cd ser original, eu não consigo reinstalar o Snow Leopard?

2. Porque meu computador não permite que eu reinicie no CD?

3. Alguém pode me ajudar, Por favor???????

Valeu aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ajudar:

1º FAÇA BACKUP, FAÇA BACKUP, FAÇA BACKUP DE TODAS AS SUAS COISAS, ou seja a pasta do seu usuário inteira!!!!!

2º Fez o backup???

3º tem certeza, que fez direitinho???

4º desligue o Mac, aperte o botão de ligar e fique assim durante uns 10 seg. isso fará o reset SMC.

5º Reinicie o Mac segurando as teclas CMD+ALT+P+R, ele reiniciar, espere isso umas 3 x, isso reseta a memória PRAM

6º Coloque o DVD original do Snow no leitor e reinicie segurando o tecla C ou alt (prefiro a 2ª) ele vai carregar pelo DVD.

7º Depois que começar o instalador selecione a lingua, avance e vá na barra superior (que deve estar oculta e inicie o utilitário de disco e mande apagar o disco, para remover todas as partições.

Se vc usa o mail NÃO tem como fazer o downgrade portanto se vc não tem backup vc perderá todos os email e terá que baixar de novo do seu provedor (se vc mantiver as cópias lá né).

Boa sorte! (há, eu fiz e me sinto feliz novamente)

Editado por andrejm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ajudar:

1º FAÇA BACKUP, FAÇA BACKUP, FAÇA BACKUP DE TODAS AS SUAS COISAS, ou seja a pasta do seu usuário inteira!!!!!

2º Fez o backup???

3º tem certeza, que fez direitinho???

4º desligue o Mac, aperte o botão de ligar e fique assim durante uns 10 seg. isso fará o reset SMC.

5º Reinicie o Mac segurando as teclas CMD+ALT+P+R, ele reiniciar, espere isso umas 3 x, isso reseta a memória PRAM

6º Coloque o DVD original do Snow no leitor e reinicie segurando o tecla C ou alt (prefiro a 2ª) ele vai carregar pelo DVD.

7º Depois que começar o instalador selecione a lingua, avance e vá na barra superior (que deve estar oculta e inicie o utilitário de disco e mande apagar o disco, para remover todas as partições.

Se vc usa o mail NÃO tem como fazer o downgrade portanto se vc não tem backup vc perderá todos os email e terá que baixar de novo do seu provedor (se vc mantiver as cópias lá né).

Boa sorte! (há, eu fiz e me sinto feliz novamente)

andrejm: valeu pela ajuda, cara. Mas ainda não deu certo. Quando eu tento iniciar pelo cd não acontece nada. Ele fica na tela cinza com a maçã. Se ele pelo menos abrisse o utilitário de disco...

Aliás, eu tentei denovo o utilitário de disco rodando dentro do sistema operacional. Quando eu tento verificar disco, ele parece erro de chave e pede pra executar pelo cd (justamente a parte que eu nao consigo).

Alguma outra idéia?

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora de reiniciar só fica na tela cinza com a maçã. Engraçado que ele nem funciona o cd (não faz o barulho dele rodando). Eu esperei mais de 10 min mas nada.

To postando uma foto do erro no reparador de disco do SO.

Utilitario de disco.tiff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi diireito, vc está rodando o utilitário de disco DENTRO do Lion? Assim não funciona, tem que dar o boot pelo DVD do Snow e rodar o utilitário de disco por ele.

Tente novamente colocar o DVD do Snow no computador e só quando ele aparecer mandar reiniciar segurando a tecla option para assim vc selecionar a unidade que iniciará o MAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o Lion, é o Snow Leopard. Aí infelizmente não tenho as partições de recuperação. Infelizmente não posso instalar o Lion pois os programas que uso ainda não têm versão pro Lion.

Estou tentando rodar o utilitário de disco do CD do Snow. Estou dando o boot, segurando c ou option (neste último caso, selecionando o cd), tudo certinho. Feito isso ele fica pra sempre e não lê o cd (ontem eu deixei UMA HORA!). Tentei até um desses aplicativos pra Hackintosh, mas ele também não deu o boot no cd. Algumas vezes ele faz o barulho de funcionar o cd e pára, outras ele nem faz barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem idéia de porque meu Mac não consegue dar o boot no cd? O cd não tá riscado, o leitor ta funcionando normalmente. Pensei até se o cd não tinha passado perto de ímã, mas não passou, ficou guardado direitinho. Não entendo...

Tem algum outro jeito de iniciar o cd? Alguma configuração, alguma verificação, algum teste? Aceito sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho, mas vamos tentar uma coisa diferente:

Você vai precisar de de um pendrive de 8GB.

1º insere o dvd do Snow no drive,

2º espete o pendrive na Mac, ele tem que estar vazio, (Se o computador avisar que o pendrive não vai funcionar tente, formate-o como "Mac expandido")

3º Abra o utilitário de disco

4º selecione "Mac OSX Install disc" e clique na aba recuperar,

5º Como o pendrive tem que estar aparecendo na lateral vc arrasta para o campo "destino"

Isso passará tudo do DVD para o pendrive, a partir daí vc fará o boot segurando option e selecionando o pendrive para começar a instalação.

No mais já dei todas as opções que conheço.

Tomara que dê certo.

Há, se vc tiver um leitor de DVD externo também rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, nada feito. Tentei dar boot no pendrive e aconteceu a mesma coisa do DVD: nada! ficou na tela cinza com a maçã. Só pode ser algum problema no DVD que a Apple forneceu.

andrejm, muito obrigado pela ajuda e atenção, cara. Se surgir mais alguma idéia aí estou disposto a tentar.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Rafael, Eu estava com o Lion no meu mac. Quando resolvi voltar para o Snow ele também encrencou.

Pensei em outra coisa:

1º - resete a Pram: http://support.apple.com/kb/HT1379?viewlocale=pt_BR

2º resete o SMC: http://support.apple.com/kb/HT3964?viewlocale=pt_BR

3º reinicie o mac e segure "command + S"

espere carregar a inicialização do unix, e no final vai aparecer assim:

If you want to make modifition to files:

/sbin/fsck -fy

/sbin/mount -uw

Dê o comando fsck -fy

quando terminar de o comando reboot, insira o dvd no drive (se já estiver lá melhor) e tente novamente.

Se não funcionar tente reiniciar pelo DVD segurando a tecla D, seu hardware pode estar com problema.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

andrejm

Algumas boas notícias e uma má notícia!!!

O problema que aparecia na verificação de disco desapareceu (UFA!) e o hardware não tem nenhum problema segundo o Apple Hardware Test, mas...

Mas eu ainda não consigo iniciar o computador pelo cd pra reinstalar o SL. Pelo menos agora estou bem menos preocupado porque sumiu aquele aviso da verificação de disco. Eu pensei bem e essas coisas só aconteceram depois de eu instalar a última atualização de Firmware enviada pela apple. Não sei até onde as informações estão relacionadas, mas só me vem essa possibilidade na mente.

Muito obrigado!

Caso alguém tenha tido o mesmo problema ou pensem em alguma outra opção pra solução, por favor, postem!

Abç,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ressuscitando o tópico pra fechá-lo: o defeito era no CD. Entrei em contato com a Apple Care por telefone e eles mandaram outro CD. Demorou pra chegar aqui no outro lado do Brasil, mas reinstalei o Snow por cima mesmo e ta tudo funcionando perfeitamente. Obrigado aos que tentaram ajudar.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora de reiniciar só fica na tela cinza com a maçã. Engraçado que ele nem funciona o cd (não faz o barulho dele rodando). Eu esperei mais de 10 min mas nada.

To postando uma foto do erro no reparador de disco do SO.

Isso não é bem um erro. É que como o Windows o Mac não consegue verificar erros na partição do sistema operacional com ele rodando por isso pede para inicializar pelo cd.

Pel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...