Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Migrar para Mac, sim ou não?


Darkseid

Posts Recomendados

- Mac é pra quem mexe com edição de vídeo e imagens principalmente.

- Baixíssima disponibilidade de programas em relação ao Windows.

- Muito caro (é verdade...rs)

- Voltado para uso Profissional

Usando Mac desde 2007, posso dizer que depois do Windows 7, praticamente não esxite diferença de desempenho, perda de performance com o passar do tempo, uso diariamente Windows e OS X, e tanto faz, a diferença está no usuário, se você adiquirir um Mac e ficar se questionando sobre isso e aquilo e não começar a "pensar diferente" sua experiência com OS X será muito ruidosa, essa é a chave pensar diferente.

  1. Não o Mac OS não é apenas para quem trabalha com foto, vídeo e audio, praticamente 90% dos programas nessa área existe para as duas plataformas, a vantagem dos Mac é ter um ótimo display tanto para usuários comuns quanto para profissionais.
  2. Quantidade não é sinônimo de qualidade, o OS X tem muitos programas a maioria consagrada por sua qualidade, praticamente não falta nada para usuários profissionais o que dirá para usuários comum.
  3. Sim caro, mas um PC de qualidade equivalente tem o mesmo preço (Vizio)
  4. O OS X, está cada vez mais infantil, com interface usando elementos do cotidiano, como acontece nos app nativo Calendário, Agenda, Notas e outros app de terceiros, isso é tudo para ajudar a massa, e não profissionais.

Em termos, o mac supera o Windows no seu eco-sistema, superior a qualquer outro, tudo fluí perfeitamente entre os desktop e dispositivos portáteis, esse com certeza é o grande trunfo que o OS X tem hoje do mais em questão de software, o que manda é o usuário, se você não tiver destreza suficiente com suas ferramentas de trabalho, não adianta seu Mac não irá lhe servir de nada apenas de chacota por você ter gasto uma baba de dinheiro.

Enfim só compre um Mac se você tiver disposição para pensar diferente e não disposição financeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero migrar para um Mac pelos seguintes motivos:

  • Segurança: estou cansado de todo o ano ter que instalar um novo antivírus e toda a semana visualizar notificações diversas, tanto no PC quanto via e-mail. Todo o ano tenho que pesquisar para saber qual é o melhor antivírus, baixar, instalar, configurar, etc. E mesmo tomando diversos cuidados sempre surge alguma ameaça ou "coisa chata" como por exemplo alguma "coisa" (não sei se é vírus, spyware, etc) que fica alterando a página inicial dos navegadores, principalmente do Internet Explorer. Daí dá-lhe pesquisa na net para tentar descobrir o que é...
  • iCloud: alguém dirá "mas tem o Dropbox", mas o iCloud é mágico, simplesmente isso. Configurou uma vez, acabou, nada de novas configurações, medo do serviço ser descontinuado de repente, etc. Além disso posso iniciar uma apresentação de slides no iPad em um voo e depois continuar em um Mac.
  • Tela: alta qualidade de imagem que imagino que ajudará a cansar minha visão em minhas leituras.
  • Design e soluções sem fio: tenho um monte de coisas penduradas no meu PC (caixas de som, HD externo, pendrive, etc) e quero eliminar tudo utilizando soluções sem fio da Apple, a começar pelo iMac.
  • Integração com iOS: gosto dos aplicativos Notas e Agenda e será ótimo tê-los no iMac.

Por enquanto é disso que estou lembrando sobre os motivos de querer migrar para um Mac. E vale lembrar que se precisar do Windows basta recorrer ao BootCamp que é o que pretendo utilizar para rodar alguns jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blza? Então... Eu quis dizer no sentido de mais opções mesmo. Tem muita coisa boa pra mac, mas é um fato que as opções não são tão variadas assim. Por exemplo, programas de ftp; não são muitas opções free. Programas de torrents a mesma coisa. Já editores de códigos tem vários muito bons. Você encontra muita coisa paga na app store e no windows tem mais opções gratuitas. Eu tinha como robby no windows testar programas novos, e no mac perdi isso, resolvi instalar os melhores e ficar com eles, entende? Mesmo assim to muito satisfeito, a estabilidade compensa e muito. E a cada dia a oferta de soft pra mac tem aumentado.

Grande abraço brother!

Interessante. Essa coisa que você falou de opções variadas é uma coisa que eu por exemplo não ligo muito pois sempre encontro, na maioria das vezes, pelo menos umas 3 opções de programas para as necessidades que tenho, e sempre testo e fico com a melhor, claro. Antes da app store, eu sempre ia direto pro site da Apple, onde eles tinham uma área de downloads que nem sei mais se existe. Nessa área haviam muitas opções e coisas que hoje em dia não vejo na app store como o VLC por exemplo. Era praticamente um guia de coisas desenvolvidos para mac e que não eram necessariamente da Apple, mas aprovado ou simpatizado por eles. Meu lance, quando em necessidade de algo novo, era ir primeiro ao site da Apple e só depois caso não encontrasse ir pras comunidades (fórums, revistas, etc) procurar alternativas. Por isso que estranho quando as pessoas dizem haver menos variedade: sempre se encontra algo pra mac, pelo menos uma ótima solução sempre se acha. Com o Windows, a minha experiência era sempre o contrário: bons programas eram raramente freeware, em geral shareware e com opções limitadas depois de expirar a fase de teste, e - o pior - tudo tinha que pagar ou a solução era programas pirateados. Muito ruim... acho errado piratear, e o pior de se fazer é nunca estar tranquilo pois o computador fica vulnerável a ataques e vírus. Algumas pessoas próximas ainda usam Windows e sempre tem um dia em que ouço alguém com alugma limitação ao tentar desenvolver algo porque o sistema não oferece opção.

Você citou torrents... no mac eu havia encontrado alguns programas, porém só um realmente me satisfez e a uns 6 anos eu só uso ele. Mesmo sendo uma versão free, nada me falta.Quanto ao seu hobby, acho que a app store é um bom lugar para procurar novidades, mas pode apostar que assim que você se interar mais com a comunidade de mac, mais vai descobrir opções para testar.

Obrigado por responder. É bom ouvir o que as pessoas que migram recentemente tem a dizer sobre a experiência pois fica mais simples ter parâmetros para encorajar ou ajudar os novos usuários. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando Mac desde 2007, posso dizer que depois do Windows 7, praticamente não esxite diferença de desempenho, perda de performance com o passar do tempo, uso diariamente Windows e OS X, e tanto faz, a diferença está no usuário, se você adiquirir um Mac e ficar se questionando sobre isso e aquilo e não começar a "pensar diferente" sua experiência com OS X será muito ruidosa, essa é a chave pensar diferente.

  1. Não o Mac OS não é apenas para quem trabalha com foto, vídeo e audio, praticamente 90% dos programas nessa área existe para as duas plataformas, a vantagem dos Mac é ter um ótimo display tanto para usuários comuns quanto para profissionais.
  2. Quantidade não é sinônimo de qualidade, o OS X tem muitos programas a maioria consagrada por sua qualidade, praticamente não falta nada para usuários profissionais o que dirá para usuários comum.
  3. Sim caro, mas um PC de qualidade equivalente tem o mesmo preço (Vizio)
  4. O OS X, está cada vez mais infantil, com interface usando elementos do cotidiano, como acontece nos app nativo Calendário, Agenda, Notas e outros app de terceiros, isso é tudo para ajudar a massa, e não profissionais.

Em termos, o mac supera o Windows no seu eco-sistema, superior a qualquer outro, tudo fluí perfeitamente entre os desktop e dispositivos portáteis, esse com certeza é o grande trunfo que o OS X tem hoje do mais em questão de software, o que manda é o usuário, se você não tiver destreza suficiente com suas ferramentas de trabalho, não adianta seu Mac não irá lhe servir de nada apenas de chacota por você ter gasto uma baba de dinheiro.

Enfim só compre um Mac se você tiver disposição para pensar diferente e não disposição financeira.

Olá Diego,

Adorei o teu Post e quero, se me permites, complementar com alguns pontos e ainda vou repetir alguns pontos mencionados por ti. Ok?

A linha MAC é voltada para uso universal. Há MACs profissionais, claro. Eu usava MAC para fins comuns. A oferta de aplicativos cresce em progressão geométrica e os preços, apesar de altos, compensam pelos recursos operacionais, em especial pela segurança da Plataforma Unix, bateria de 1000 Ciclos de Vida Útil.

O MAC não tem uma coisa essencial: uma Suite Office semelhante ao do Windows, apesar de ter o seu Office, está dois, três passos atrás dos recursos disponíveis no Pacote Office para Windows.

O vácuo entre uso profissional e doméstico hoje é muito largo e é bom definir o que é uso Profissional. Eu uso, profissionalmente, Word, Excel, Mail. Mesmo assim, minha mãe usa um MAC para uso pessoal, é um MacBook Air defasado, um Core 2 Duo, verdade, mas o uso Profissional e o uso Pessoal devem ser esclarecidos. A linha MacBook Pro está muito mais próxima dos antigos MacBooks do que nunca. O iMac de 27" é nitidamente profissional, mas o iMac de 21,5" é um mix entre usuários domésticos e usuários profissionais, cada um dando o seu destino para a máquina. A idéia do SJ sempre foi trazer o MAC para o usuário doméstico. Tudo começou com o primeiro iMac, logo afirmar que ele é para uso profissional é desconhecer totalmente o propósito do computador e a necessidade de cada usuário.

O MAC OS X é um sistema operacional simples, cujo custo de Upgrade não se compara ao do Windows. Paguei quase R$700,00 por uma licença do W7 Professional e agora, dependendo da necessidade, vou ter que migrar para o W8, logo é um abuso o que é feito com os usuários de Windows.

Muitos se preocupam com o preço da Máquina, eu me preocupo com o quanto eu vou ganhar com a máquina. Dinheiro é gasto? Sim. Em compensação economizo em assinatura da Mcafee, com suporte. Espero ter dinheiro ano que vem para trocar um dos meus Desks por um iMac e ainda que seja 2012, vou sair no lucro.

Logo, tua colocação no Tópico foi extremamente feliz e teu encerramento, se me permites copiá-lo para o meu livro de citações geniais, quero fazê-lo. Pensar diferente é querer algo que vai além do custo do aparelho e melhor, quanto maior a venda de MACs, maior é a chance de os preços caírem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super aconselho migrar para o Mac. Desde que mudei nunca precisei mais de Windows, e se alguém precisar tem bootcamp e VMWare Fusion ou Parallels. O melhor do Mac é o conjunto harmonioso de software e hardware, além de ser de qualidade funcionam muito bem juntos...

O preço vale a pena, se quer assistência por 3 anos contrate o serviço AppleCare.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou usuario do mac desde 2009 e falo, você nunca terá conforto em outro sistema como o OS X, simples intuitivo e fácil, em 1 mês de uso, fazia coisas inacreditáveis aqui, você aprende usando. As vezes até fazendo sem querer.

Agora quero pegar um novo iMac boladão. Só to no aguardo.

Windows: Virus, apuriações, updates todos os dias.

Linux: Bibliotecas intermináveis para download, updates as vezes 2 vezes ao dia.

Editado por xandizitxu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu irmão usa uma metáfora que define bem o MAC: é um carro tão completo e tão simples de se manusear, que só precisa de um pedal, o resto ele faz por você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um macbook e comprei um iMac recentemente... Aqui no trabalho uso um PC com Windows 7... Passo o dia inteiro "procurando" os atalhos do Mac no Windows.. ehehehehe Toda hora me pego fazendo os gestos do magic mouse neste mouse sem vergonha da positivo que tenho aqui......

Fora que várias vezes fica lento, sobrecarregado... Vê se no Mac acontece isso.. É ruim hein....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu argumento se resume a:

Mudar para Mac: sim ou é claro?

Vou dar um exemplo muito simples. Minha mãe tem 55 anos, não entende patavinas de informática e estava usando um pc a quase 2 anos, até hoje me fazia perguntas. Semana passada compramos um mac mini, eu não ouvi uma dúvida até o momento. Ela instalou a própria impressora e está usando feliz da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu argumento se resume a:

Mudar para Mac: sim ou é claro?

Vou dar um exemplo muito simples. Minha mãe tem 55 anos, não entende patavinas de informática e estava usando um pc a quase 2 anos, até hoje me fazia perguntas. Semana passada compramos um mac mini, eu não ouvi uma dúvida até o momento. Ela instalou a própria impressora e está usando feliz da vida.

Minha avó usa iPhone e um MacBook. Vai completar 85 anos de idade, nunca se acertou com o Windows. O MAC serve para usuários experientes e usuários comuns. Acho que isso deve ser levado em conta sempre.

Abração e com a minha mãe foi o mesmo, começou com um iPhone 3GS, agora já tem um MBA, um iPad 2 e um iPhone 4S que saber quando chega o tal do novo iPhone!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha avó usa iPhone e um MacBook. Vai completar 85 anos de idade, nunca se acertou com o Windows. O MAC serve para usuários experientes e usuários comuns. Acho que isso deve ser levado em conta sempre.

Abração e com a minha mãe foi o mesmo, começou com um iPhone 3GS, agora já tem um MBA, um iPad 2 e um iPhone 4S que saber quando chega o tal do novo iPhone!

Cara, que maneiro ler isso. Minha avó também tem 85 anos, no mesmo dia em que comprei o mac mini eu a levei para fazer um test drive num iPad na fast, mas ela não gosta muito de tecnologia =/

Editado por Igor Belchior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que maneiro ler isso. Minha avó também tem 85 anos, no mesmo dia em que comprei o mac mini eu a levei para fazer um test drive num iPad na fast, mas ela não gosta muito de tecnologia =/

Legal é poder mostrar para quem tem mais idade de que é possível o manejo de uma máquina moderna, que é cada vez mais simples!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mãe não entende nada de tecnologia, tinha um PC com Windows e era meu nome sendo chamado a cada 5 minutos. Quando chegou o novo Apple aqui eu disse que era o dela e ela disse "lá vem com essas coisas complicadas". Até agora ela não perguntou mais nada e até instalou a impressora dela sozinha. Por isso que digo que o Mac serve bem para os usuários mais iniciantes até os mais avançados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...