Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o MacBook Air


zemahon

Posts Recomendados

Olá pessoal. Tenho um MacBook do branco comprado no final de 2009 (modelo já é unibody) que nunca turbinei. Em 2009 eu estudava Direito, rodava Snow Leopard, abria muito PDF, escrevia e navegava muito e fazia uns keynotes para seminários. Usei o iMovie apenas três vezes, e embora tenha achado muito lento consegui terminar os vídeos (caseiros) que fiz. Converter vídeo no Handbrake se tornou um martírio, visto que agora tenho um iPhone 4 (em 2009 tinha um 3G) e tudo que baixo é em HD, para conseguir a melhor qualidade tanto na TV quanto no iPhone. A performance gráfica no sistema não é muito bom também. Falo de engasgos com as animações e demora para o Pixelmator fazer alguns trabalhinhos básicos. Não uso para games, nem casuais.

A diferença é que hoje estudo Ciência da Computação. Continuo abrindo muito muito PDF, escrevendo muito (sou escritor por lazer nas horas vagas), converto muitos vídeos para exibir no iPhone e na TV (neste caso, em 1080p), não me lembro da última vez que usei o iMovie, e nem o Keynote (não é mais o foco agora que estudo Ciência da Computação). A diferença é que agora uso muito o xCode 4 para aprender a programar. Por enquanto é algo pequeno, apenas programinhas em linha de comando (Introdução a Programação, quem faz sabe como é), mas no futuro próximo espero me aventurar por orientação a objeto e até mesmo no iPhone SDK.

Em 2009 eu não precisava de muita portabilidade, era mais quando eu ia viajar mesmo. Na cidade que eu morava (de interior) não tinha isso de assaltos e violência, então eu podia sair por aí facilmente com meu MacBook na mão. Hoje moro numa cidade grande e não posso mais, e vejo que é algo desconfortável carregar meu MacBook (que tenho que levar pelo menos duas vezes por semana para a faculdade) na bolsa junto dos cadernos. Primeiro que a bolsa fica num formato "quadrado" por ele estar muito justo lá dentro, e o peso é algo que incomoda. Já incomoda ter apenas o meu MacBook dentro da bolsa, quando coloca cadernos e carregador (minha bateria não anda nos seus melhores dias) a coisa fica preta.

Então eu estou de olho em dois MacBook's:

MacBook Air 11", 4 GB de Ram, 128 SSD, Core i5 1,6 GHz.

MacBook Air 13", 4 GB de Ram, 128 SSD, Core i5 1,7 GHz

Atualmente eu vivo constantemente no fim de minha Ram. Sempre estou usando pouco menos de 2 GB, e me vejo atingindo essa marca algumas vezes durante a semana. Dando olhadas rápidas no MacBook Pro de minha namorada eu percebo que eu viveria bem com 4 GB de Ram, mas isso é uma olhada rápida. Acho que o mais pesado que faço é Safari (máximo de 5 abas, sem flash) + xCode + Adium + Preview + iTunes + Mail + Pages. Consigo fazer isso com um certo sufoco com meus 2 GB de Ram, será que conseguirei fazer suave com os 4 GB do Air? Quando falo "sufoco" me refiro a não ter que fechar algum programa de vez em quando ou economizar aqui e alí.

Tenho outras perguntas: Tem algum adaptador Thunderbolt -> Firewire? Quero comprar um HD externo, mas acho que modelos com Thunderbolt demorarão para chegar aqui (e serão caros). Se existe tal adaptador, ele funciona bem? O peso do MacBook Air de 13" faz muita diferença comparado com o meu? Existe alguma possibilidade das bordas do Air serem cortantes como o Pro ou (um pouco) como o branco? A tela dele é muito melhor se comparado com a de um branco (não a de um pro)? As coisas são perfeitamente legíveis com essa tela de resolução muito grande? Dizem que o Bluetooth dele gasta menos bateria que o normal, é verdade? Seria possível eu levar ele para a faculdade e usa-lo por uma hora e quarenta minutos com a configuração de programas que dei no parágrafo anterior sem que a bateria peça para ser carregada? É possível coloca-lo dentro de uma caderno? Ele esquenta muito? Vocês acham que eu posso passar quatro anos com 4 GB de ram? O trackpad do modelo de 11" é menor? Se sim, é confortável de usar? No meu caso talvez seja necessário instalar outros sistemas com o intuito da faculdade, vocês acham que o modelo de 128 GB vai ter espaço para isso?

Ou vocês acham melhor jogar tudo para o alto e comprar um Pro de 13"?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A unica diferença dos modelos basicos ( MBP e MBA ) de 13, é que o Pro ganha em performance por aceitar 8 GB.

O MBA ganha em performance de disco, comparado ao MBP, pois já possue disco SSD, e o acesso/gravação é bem mais rapido que o MBP.

Mas você pode, para equiparar e ganhar em performance com o MBP, comprar um SSD e substituir o HDD, ou já comprar de fabrica um MBP com SSD ( bem mais caro que comprar o SSD e trocar o HDD ).

Se neste pau-a-pau ficar uma dúvida, comparando um MBP com 8 GB e SSD com o modelo top do MBA de 13, o Pro ganha lavado do MBA.

Mas ai vai de você colocar na balança se quer algo leve sem muitos upgrades, ou um que tem performance garantida, mas é um pouco mais pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não quero exatamente discutir se é melhor o MBA ou o MBP, embora seja um dos pontos, e sim saber se o MBA consegue ser "bom o bastante" para mim, se ele vai durar sendo bom assim por alguns anos e as demais perguntas que fiz no final. Em questão de performace eu sei que o Pro será melhor, mas quero saber se não seria "melhor demais", entende?

Obrigado pela a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o Air vai sim suprir as suas necessidades tranquilamente.

Eu também faço Ciência da Computação, estou no último ano e fiz um aplicativo para iPhone como TCC, estou no momento aguardando a análise da Apple para publicar na App Store.

Eu tinha um MacBook White, e substituí pelo Pro procurando por mais desempenho, e eu não me arrependo. Gastei uma grana a mais para colocar SSD nele, e a performance ficou excelente, não tenho do que reclamar.

Abraços. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não é discutir, sim mostrar o que cada equipamento pode ou não ter/fazer.

Ai entra no ponto para você escolher como disse: se um dia precisar de mais performance, tem o MBP, se precisa de mobilidade ( leveza ), sem upgrades futuros, vai de MBA....

Mas eu não quero exatamente discutir se é melhor o MBA ou o MBP, embora seja um dos pontos, e sim saber se o MBA consegue ser "bom o bastante" para mim, se ele vai durar sendo bom assim por alguns anos e as demais perguntas que fiz no final. Em questão de performace eu sei que o Pro será melhor, mas quero saber se não seria "melhor demais", entende?

Obrigado pela a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, obrigado pelas respostas. Estou praticamente decidido a comprar o Air baseado nos Pro's atuais, mas se daqui para o final do ano acontecer algo legal nos Pro's eu vou reconsidera-los.

Alguém sabe responder algumas das perguntas que fiz no post inicial? Já foi lançado um cabo thunderbolt -> Firewire? É possível existir um Thunderbolt -> USB 3.0? Se eu usar o Bluetooth dele com um aparelho de Bluetooth 2, ele gastará menos bateria? Vocês acham que 4 GB se tornará pouco em quanto tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai no Air de 13.3", pegar o de 11.6" pra ser teu unico computador não rola, tela pequena demais, sem contar que no de 13.3" tu tem resolução maior: 1440x900.

Quanto a RAM daqui a 4 anos fica dificil responder por você. Tu vai fazer as mesmas coisas durante esses 4 anos? Se sim, então os 4 gb te atenderão com folga.

O que me preocupa nessa sua historia toda é que se tu focar em programar para sistemas que não sejam o OS X ou iOS (o que possivelmente vai acontecer devido a demanda de mercado, principalmente no Brasil), tu precisará de RAM pra abrir quem sabe mais de uma maquina virtual ao mesmo tempo, e ai 4Gb de RAM pode não ser o suficiente. Upgrade de RAM no Air não rola, ai o bicho pega...

Quanto ao peso, tu vai sentir certa diferença sim, afinal, são 850g a menos, isso dele equivaler aos teus cadernos somados. Outra coisa importante é a espessura, o Air tem a metade do White, ocupando menos espaço na mochila. (Se comprar, ja procure uma luva pra ele, senão vai riscar ele todo).

A bateria tem que durar pelo menos umas 4 horas com esse uso que tu faz ai, por que no meu da assinatura aguento por volta de 5 horas com VMware/Windows XP + Pro Engineer + BricsCAD...

O SSD vai dar uma sobrevida grande pra essa máquina com relação ao seu uso. Mesmo que limitado a 4Gb de RAM acho que um SSD faz mais diferença do que mais RAM focando na utilização que tu vai dar para o equipamento.

Só um comentário pessoal: um cara que faz Ciência da Computação e não joga NADA no computador é coisa rara de se encontrar em? Parabéns pela determinação, eu não consigo passar um dia sem jogar pelo menos uns 10 hounds de CS - ahuahuhuahu.

Vai de Air.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai no Air de 13.3", pegar o de 11.6" pra ser teu unico computador não rola, tela pequena demais, sem contar que no de 13.3" tu tem resolução maior: 1440x900.

Quanto a RAM daqui a 4 anos fica dificil responder por você. Tu vai fazer as mesmas coisas durante esses 4 anos? Se sim, então os 4 gb te atenderão com folga.

O que me preocupa nessa sua historia toda é que se tu focar em programar para sistemas que não sejam o OS X ou iOS (o que possivelmente vai acontecer devido a demanda de mercado, principalmente no Brasil), tu precisará de RAM pra abrir quem sabe mais de uma maquina virtual ao mesmo tempo, e ai 4Gb de RAM pode não ser o suficiente. Upgrade de RAM no Air não rola, ai o bicho pega...

Quanto ao peso, tu vai sentir certa diferença sim, afinal, são 850g a menos, isso dele equivaler aos teus cadernos somados. Outra coisa importante é a espessura, o Air tem a metade do White, ocupando menos espaço na mochila. (Se comprar, ja procure uma luva pra ele, senão vai riscar ele todo).

A bateria tem que durar pelo menos umas 4 horas com esse uso que tu faz ai, por que no meu da assinatura aguento por volta de 5 horas com VMware/Windows XP + Pro Engineer + BricsCAD...

O SSD vai dar uma sobrevida grande pra essa máquina com relação ao seu uso. Mesmo que limitado a 4Gb de RAM acho que um SSD faz mais diferença do que mais RAM focando na utilização que tu vai dar para o equipamento.

Só um comentário pessoal: um cara que faz Ciência da Computação e não joga NADA no computador é coisa rara de se encontrar em? Parabéns pela determinação, eu não consigo passar um dia sem jogar pelo menos uns 10 hounds de CS - ahuahuhuahu.

Vai de Air.

falou <o.

xD

Oi! É cara, fico cada vez menos encantado com o de 13". Acho que a tela, por mais que ganhe pixels no comprimento, vai ficar pequena, principalmente na largura. Depois que colocar a barra de menu e a dock, a coisa vai ficar difícil. Para programar, a meu ver, é mais vantagem espaço vertical para ver mais do código.

É, eu fico grilado com isso da Ram mesmo. Eu não vou vender meu MacBook branco e pretendo transformar ele numa espécie de desktop com um monitor de 24" Full HD que estou de olho. Talvez seja possível aproveitar ele para programar em outros ambientes, mas aí vou ter que sentir a lentidão dele. No geral o Air será o meu principal.

Atualmente o que mais me deixa grilado é a Ram mesmo, tenho medo de ficar muito pouco no futuro e eu não poder trocar.

Sobre os Jogos: kkkk, eu não jogo no computador mesmo. É estranho, um amigo meu uma vez disse:

- Grava para mim teu installer de World of Warcraft?

- Mas eu não tenho um installer de World of Warcraft! - eu respondi.

- COMO ASSIM VOCÊ ESTUDA CIENCIA DA COMPUTAÇÃO E NÃO TEM UM INSTALLER DE WORLD OF WARCRAFT?!

Mas eu tenho videogame de mesa e portátil, e embora não jogue bastante neles eu não os deixo criar poeira :P

No mais, Sichieri, vai fazer dois anos que eu respondi aquela mensagem sua aqui no forum, não foi? Pelo visto o MacBook branquinho não te serviu, né? E aqui estou eu trocando o meu agora e recebendo dicas suas! Levei adianta mesmo seu conselho de mudar para Ciência da Computação, estou gostando muito mesmo do curso.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi! É cara, fico cada vez menos encantado com o de 13". Acho que a tela, por mais que ganhe pixels no comprimento, vai ficar pequena, principalmente na largura. Depois que colocar a barra de menu e a dock, a coisa vai ficar difícil. Para programar, a meu ver, é mais vantagem espaço vertical para ver mais do código.

É, eu fico grilado com isso da Ram mesmo. Eu não vou vender meu MacBook branco e pretendo transformar ele numa espécie de desktop com um monitor de 24" Full HD que estou de olho. Talvez seja possível aproveitar ele para programar em outros ambientes, mas aí vou ter que sentir a lentidão dele. No geral o Air será o meu principal.

Atualmente o que mais me deixa grilado é a Ram mesmo, tenho medo de ficar muito pouco no futuro e eu não poder trocar.

Sobre os Jogos: kkkk, eu não jogo no computador mesmo. É estranho, um amigo meu uma vez disse:

- Grava para mim teu installer de World of Warcraft?

- Mas eu não tenho um installer de World of Warcraft! - eu respondi.

- COMO ASSIM VOCÊ ESTUDA CIENCIA DA COMPUTAÇÃO E NÃO TEM UM INSTALLER DE WORLD OF WARCRAFT?!

Mas eu tenho videogame de mesa e portátil, e embora não jogue bastante neles eu não os deixo criar poeira :P

No mais, Sichieri, vai fazer dois anos que eu respondi aquela mensagem sua aqui no forum, não foi? Pelo visto o MacBook branquinho não te serviu, né? E aqui estou eu trocando o meu agora e recebendo dicas suas! Levei adianta mesmo seu conselho de mudar para Ciência da Computação, estou gostando muito mesmo do curso.

Abraço!

É cara, quanto a RAM é melhor pensar direito, porque depois não tem choro, é 4Gb e nada mais...

Quanto ao Macbook White, não é que ele não me serviu, mas é que tive a oportunidade de conseguir coisa melhor, então vendi ele pra fazer dinheiro. Digamos que com o preço que vendi ele consegui esse aqui :D (não passei o pé em ninguem, mas fiz algumas negociações boas, entre o White e esse PRO houve ainda um ASUS Gamer).

Po cara! Tu não joga WOW? Como assim?!?!?! HUAhuaHUAHU Dificil acreditar mesmo, mas é questão de gosto...

Legal que tu se encontrou cara, nada pior que fazer um curso que não tem a ver consigo mesmo. Eu fiz Engenharia Ambiental 3 anos e larguei no começo do quarto, agora faço Engenharia dos Materiais, bem mais minha cara, e ainda pude eliminar as matérias de base (calculo, fisica, algumas químicas e as humanidades e gestões que temos...)

Fiquei feliz em saber que pude te ajudar. Sucesso ai na profissão nova!

E compra logo esse Macbook Air - ahuahuahu

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, na boa. Se o MBA tivesse expansão de memória, eu diria que seria perfeito para você.

Mas com a memória travada em 4GB eu não acho que seja uma boa compra, principalmente porque HOJE eu já acho 4GB muito pouco, especialmente para o Lion. Tenho duas máquinas (vide assinatura), ambas com 8GB. E vou te dizer mais, quando o preço dos pentes de 8GB cairem bastante, vou colocar 16GB nas duas. Se eu tivesse um iMac dos novos (que eu cogitei comprar, no lugar do Mini, mas desisti por causa do SSD), certamente estaria com 12GB (porque ele tem 4 slots e já vem com 4GB, eu teria posto os mesmos 8GB que pus no Mini, mas somaria com os 4 originais).

Enfim, se eu fosse você, aguentaria o peso a mais do pro, porque 4GB não dá não. O Lion é faminto por memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

car apra tu ter uma ideia acabei de tirar uma screenshot da minha tela, tenho um macbook PRO com 4 g de ram, LOUCO para colocar 8 "somente mes que vem"

repara que eu tenho aberto SOMENTE

http://dl.dropbox.com/u/6638479/Captura%20de%20Tela%202011-09-14%20%C3%A0s%2000.34.45.png

Chrome com 11 abas

adium

ichat

monitor de sistema

SOMENTE ISSO, pode olhar pela SS e ver oque ta aberto, repara minha memoria, e veja quanto de MEn esta LIVRE e inativa... repara inclusive que o LION ja esta usando minha virtual !!!!

tipo estou achando 4 gigas complicado, se preciso abrir o itunes e + alguma coisa ja fica no gargalo e ja entra hard na virtual !!!!

[]'s

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

torres, neste seu caso, pelo menos como tu tem 8g, tu tem ai 3gigas de memoria INATIVA, pelo que li essa memoria inativa é uma memoria recentemente usada porem agora pode ser usada como memoria livre, ela fica inativa pra agilizar a reabertura de apps recentemente fechados.

exemplo:

voce abre o mail, gasta 500 megas, ai fecha o mail, esses 500 megas vao pra memoria inativa, se voce abrir o mail novamente ele vai abrir mais rapido, pois ela ja esta pre carregado na Inativa, porem se tu abre outro programa e ele usa esses tais 500 que era do mail, e depois abre o mail ele ja vai demorar mais rpa abrir pois ja nao ta mais pre aberto, ou seja vai ser indexado novamente do hd par a a ram.

ou seja se tu abrir mais coisas ainda ta de boa pois ainda tem 3 gigas de inativa, no meu caso tem no maximo 1 giga, o que nao seria seu safari com 5 abas, olha ai que ele ta gastando mais de 1 giga

tenso o uso da memoria no LION. por isso ainda acho que o AIR com 4 gigas FUTURAMENTE pode ser problema, AIR com 2 gigas = TIRO NO PÉ !!!

achei um link explicando o que seria cada memoria explicada no monitor!!

http://support.apple...iewlocale=pt_BR

ai explica de forma melhor a historia da Inativa hahaha

[]`s

Leo

Editado por Leonardo Freire
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Leo. Eu sei como funciona a memória inativa. Talvez eu não tenha me expressado muito bem, mas a questão é que, no Snow Leopard, fazendo o mesmo uso que o do momento da Screenshot, eu teria PELO MENOS metade da minha ram livre. O Lion não, ele aloca tudo, é gulosão mesmo. Claro que a inativa é como se fosse memória livre, pois pode ser reescrita imediatamente por programas que forem abertos. Só que o grande lance é que no Snow ele não comia tanta memória assim; com um uso leve como o que mencionei (safari com poucas abas, mail e twitter) ele usaria menos de 2GB de memória.

Você reparou que o Safari com 3 abinhas de merda estava comendo 1GB da minha ram? Puts, isso foi o que me deixou mais boquiaberto. Mas mesmo assim, prefiro ele à outros navegadores. Ainda acho o mais estável, bonito e mac-friendly de todos os navegadores. E eu sou da opinião de que "se já vem com o Mac, é porque a Apple adequou aquele programa ao Mac da melhor maneira possível". Logo, sempre preferirei os apps vindos da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Snow aqui fica em média uns 100mb de memória livre, eu deixo o Opera e o Chrome aberto com umas 6 abas cada um. e como eu desligo o computador só uma vez ao mes ele fica assim durante todo o tempo, tem momentos que a memória livre fica com 10mb. :huh:;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...