Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mongolizei total...


Fábio Dias

Posts Recomendados

Galera,

Dei uma de mongoloide agora. Comprei um SSD pra instalar no meu Macbook Pro. Removi o drive ótico e coloquei o SSD com o data doubler no lugar. Só esqueci um PEQUENO detalhe. Preciso instalar o OS no SSD e apagar o HD que veio com o sistema operacional. Como estou sem drive ótico na máquina eu dei um jeito de colocar o meu DVD de instalação do Snow Leopard no meu pendrive. Só que agora não sei como faço para instalar o Snow Leopard no SSD e apagar o Mac OS que está no HD original da máquina.

Alguém consegue me ajudar sem que eu tenha que mexer e abrir a máquina novamente? Como faz? =/

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehehe!!!

Deixa eu ver se te entendi:

Você tirou o SuperDrive do Mac e colocou o SSD no lugar dele, é isso?

Acho que você se confundiu, deveria ter colocado o SSD no lugar do HDD (para o sistema e aplicativos), e colocado o HDD no lugar do SuperDrive (para arquivos, filmes......).

Acho que terás que abrir o Mac e efetuar a troca!

Abraço!

P.S. Mesmo porque a interface do SuperDrive não é Sata III é Sata II, aí você não terá todo o desempenho do SSD!!!

Editado por Deusdará
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério? Putz... não sabia que isso fazia diferença.

Acabei de descobrir um programa chamado Super Duper que teoricamente faz este processo de clonagem de HDs e teoricamente isso seria resolveria meu problema...

Vou trocar os HDs =/

A minha dúvida no caso é OK, tendo os HDs trocados e tal, como eu faço pra ficar com o Lion perfeitinho instalado no SSD e ter o HD original formatado só para storage?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de instalado o SSD, instale o Lion nele.

Depois é só usar o Utilitário de Disco pra formatar o HD. Aí você salva seus arquivos nele. É bem tranquilo.

Ramon,

Considerando que eu to com o SSD já instalado, e rodando o Lion no HD normal, como eu faço para instalar o Lion só no SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

Considerando que eu to com o SSD já instalado, e rodando o Lion no HD normal, como eu faço para instalar o Lion só no SSD?

Não entendi. Você quer usar a clonagem é isso? Se for, não sei ao certo, pois não gosto esse método, não confio e acho que nunca fica 100%. Mas isso é uma opinião bem particular.

Eu instalaria o Lion do zero novamente no SSD e configuraria o HD para storage. Dá mais trabalho, mas é mais garantido.

Só não esquece de fazer backup dos dados hein.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

eu gostaria de instalar uma cópia zerada do Lion no SSD e usar o HD para storage, exatamente como você fez. Eu só não sei como faço para fazer isso. Estou procurando tutoriais online mas ainda não consegui descobrir como fazer isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

eu gostaria de instalar uma cópia zerada do Lion no SSD e usar o HD para storage, exatamente como você fez. Eu só não sei como faço para fazer isso. Estou procurando tutoriais online mas ainda não consegui descobrir como fazer isso...

Eu ainda não faço assim, farei no mês que vem quando meu SSD e Data Doubler chegarem

Mas não tem segredo algum.

1. Instale o SSD no lugar do HD original e instale o Lion nele (SSD). Normalmente, como sempre fez.

2. Instale o HD no lugar do DVD. Esse HD vai aparecer normalmente no Finder.

3. Formate esse HD em HFS+ pelo Utilitário de Disco para deixa-lo limpinho. Faça Backup dos dados.

4. Comece a salvar seus dados nesse HD normalmente ao invés do SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, eu já estou com os drives posicionados certinhos... acabei de trocá-los de lugar. O SSD está posicionado como drive principal e o HD Hitachi (que veio com o Macbook) está no data doubler.

A minha questão é COMO que eu instalo o Lion original no SSD?! Especialmente considerando que o meu HD Hitachi atualmente é o HD principal e está sendo usado para bootar o sistema.

Já tentei usar o Super Duper algumas vezes para clonar os HDs mas sempre dá erro...

Alguém sabe como resolvo isso? =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, eu já estou com os drives posicionados certinhos... acabei de trocá-los de lugar. O SSD está posicionado como drive principal e o HD Hitachi (que veio com o Macbook) está no data doubler.

A minha questão é COMO que eu instalo o Lion original no SSD?! Especialmente considerando que o meu HD Hitachi atualmente é o HD principal e está sendo usado para bootar o sistema.

Já tentei usar o Super Duper algumas vezes para clonar os HDs mas sempre dá erro...

Alguém sabe como resolvo isso? =/

Você tem o Lion salvo em algum lugar? PenDrive, DVD?

Se não baixa ele da App Store e salva em um PenDrive ou DVD e instala ele no SSD!

Editado por Deusdará
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que tu tinha que pegar o mac os lion, botar num pendrive, apagar todo o teu hd que ja vem com o mac fazer a troca do hd no leitor de CD e o ssd no lugar do hd, e instalar normalmente o lion nele (como o penndrive), assim você terá seu mac a partir do zero :D , se você tiver dinheiro na apple Store, compra logo um lion de novo que não vai mais te estressar. (Tudo o que eu falei ai foi minha opinião, se fizer algo que eu disse der errado não poe a culpa em mim). Abraço e boa sorte e.e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que tu tinha que pegar o mac os lion, botar num pendrive, apagar todo o teu hd que ja vem com o mac fazer a troca do hd no leitor de CD e o ssd no lugar do hd, e instalar normalmente o lion nele (como o penndrive), assim você terá seu mac a partir do zero :D , se você tiver dinheiro na apple Store, compra logo um lion de novo que não vai mais te estressar. (Tudo o que eu falei ai foi minha opinião, se fizer algo que eu disse der errado não poe a culpa em mim). Abraço e boa sorte e.e

Hehe!! Se o Fábio já comprou o Mac com o lion, ou comprou via App Store, ele não precisa comprar de novo, não. Basta ele fazer um procedimento na App Store (já descrito aqui no fórum) e baixar novamente o OS e coloca-lo em uma mídia física.

Abraço!

Editado por Deusdará
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe!! Se o Fábio já comprou o Mac com o lion, ou comprou via App Store, ele não precisa comprar de novo, não. Basta ele fazer um procedimento na App Store (já descrito aqui no fórum) e baixar novamente o OS e coloca-lo em uma mídia física.

Abraço!

Não sabia dessa de poder baixar de novo e.e tao ta, :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter que refazer tudo ai Fábio:

1 - Remova o HDD do slot do superdrive e coloque o superdrive no lugar dele.

2 - Use o DVD que veio com tua máquina pra instalar o Snow Leopard no SSD que agora substitui teu HDD na baia principal.

3 - Instale as atualizações do Snow Leopard (caso necessário) pra depois baixar o Lion da App Store.

4 - Formate novamente teu SSD e instale o Lion (faça a instalação limpa pra evitar problemas futuros).

5 - Retire o superdrive e coloque o HDD na baia dele.

6 - Faça uma partição nesse mesmo HDD para salvar teus arquivos, jogue-os para ela e formate a outra parte onde estava o teu sistema operacional.

7 - Expanda a partição de arquivos que tu havia feito para o tamanho total do teu HDD.

Pronto, ai tu tem o Backup dos teus arquivos sem se preocupar com nenhum HD externo nem nada, mas isso vai dar um trampo lascado. Recomendo tirar uma tarde toda pra fazer, isso se tu tiver uma internet boa que consiga baixar o Lion em umas 2 horas...

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon, eu já estou com os drives posicionados certinhos... acabei de trocá-los de lugar. O SSD está posicionado como drive principal e o HD Hitachi (que veio com o Macbook) está no data doubler.

A minha questão é COMO que eu instalo o Lion original no SSD?! Especialmente considerando que o meu HD Hitachi atualmente é o HD principal e está sendo usado para bootar o sistema.

Já tentei usar o Super Duper algumas vezes para clonar os HDs mas sempre dá erro...

Alguém sabe como resolvo isso? =/

1. De o boot pelo DVD ou Pendrive do OS.

2. Abra o Utilitário de Disco, formate o SSD

3. Selecione o SSD para instalar o sistema. (pra você vai aparecer os 2 discos, mas vc deve selecionar o SSD)

4. Proceder com a instalação normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, agradeço a força. Eu havia tentado dar boot por um pendrive com o Snow Leopard mas não tinha obtido sucesso. Felizmente consegui usar o CarbonCopy para clonar os meus HDs e agora está tudo perfeito e bonito funcionando que é uma maravilha :)

Agradeço a força de todos, especialmente você, Ramon!

SSD é vida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, agradeço a força. Eu havia tentado dar boot por um pendrive com o Snow Leopard mas não tinha obtido sucesso. Felizmente consegui usar o CarbonCopy para clonar os meus HDs e agora está tudo perfeito e bonito funcionando que é uma maravilha :)

Agradeço a força de todos, especialmente você, Ramon!

SSD é vida!

Aeee, que bom que deu certo smile.gif Agora é só curtir o SSD.

O processo é bem simples mesmo. Vou fazer isso no mês que vem, só estou esperando chegar meu SSD e Data Doubler.

Se estiver com tempo, farei um vídeo demonstrando o processo, pode ajudar o pessoal que tenha receio de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...