Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria MBP - melhor forma de usar?


iBiNHo

Posts Recomendados

Olá!

A bateria dos Mac tem sua vida útil medida por ciclos. Eu normalmente recarrego até aparecer a luz verde do cabo do carregador, e utilizo só na bateria. Vi uma vez um Mac Book White, com 01 ano de uso, sendo vendido com "poucos ciclos na bateria", pois o utilizavam a maior parte do tempo com carregador...

Não sei se no caso ele tirava a bateria e ficava só no carregador, mas a minha dúvida é: no caso do MBP, que não dá pra facilmente tirar a bateria, é certo manter ele ligado no carregador para gerar menos ciclos ou isso é prejudicial?

Gt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo isso é prejudicial sim! Seu macbook deve ser totalmente descarregado e carregado pelo menos 1 vez por mês no minimo, e caso utilize apenas o macbook ligado no carregador com o tempo sua bateria vai é estragar, já que baterias de litio precisão estar com suas celulas sempre em movimento, ou seja se voce ficar muito tempo sem usala com o tempo ele vai descarregar mais rapido, e outra as baterias tem uma media de 1000 ciclos, se voce carregalas todos os dias 100% elas ainda demorariam 3 anos para estragar, desincana disso amigo e usa seu mac na boa, aqui na minha loja os mac de exposicao ficao o dia todo ligados na fonte, quando a gente tira passa 30 minutos a bateria ja morreu =T,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo isso é prejudicial sim! Seu macbook deve ser totalmente descarregado e carregado pelo menos 1 vez por mês no minimo, e caso utilize apenas o macbook ligado no carregador com o tempo sua bateria vai é estragar, já que baterias de litio precisão estar com suas celulas sempre em movimento, ou seja se voce ficar muito tempo sem usala com o tempo ele vai descarregar mais rapido, e outra as baterias tem uma media de 1000 ciclos, se voce carregalas todos os dias 100% elas ainda demorariam 3 anos para estragar, desincana disso amigo e usa seu mac na boa, aqui na minha loja os mac de exposicao ficao o dia todo ligados na fonte, quando a gente tira passa 30 minutos a bateria ja morreu =T,

Desculpa a noobisse, mas, é melhor dar pequenas cargas na bateria durante o dia do que esperar ela chegar no vermelho pra recarregar toda, gerando menos ciclos completos? Pequenas atitudes assim ajudam a prolongar a vida do note, mas vou seguir os conselhos e ficar mais sussa! vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... Eu tenho o meu MBP a 1 ano e meio e está com 91 ciclos e 98% de Health. Uso ele no mínimo 10hs por dia na tomada, e pelo menos 1 vez por mês (as vezes esqueço) eu calibro a bateria. Uso ele na bateria 1 vez por semana... meia carga talvez... .e ele ainda está como novo... dando aproximadamente 4:30 de carga... (fora olhando vídeos em Flash... :P).

O negócio é vc usar ele... o máximo que puder... sem se preocupar muito.... Vai ser muito dificil de vc acabar com a bateria antes de trocá-lo. Esses 1.000 ciclos de vida te darão, com folga, uns 3 anos de vida útil se vc não cuidar nada dela, imagina se cuidar como eu...

Siga feliz! Aproveite seu Macbook. Não é um Note com 300 ciclos de vida. É um MAC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que andei lendo nos fóruns da net afora, isso não é "neurose" só minha não! Achei um post aqui bem interessante, e que aumentou minha preocupação em relação ao n. de loadcycles.

O caro colega postou essa mensagem aqui, muito interessante:

use esse programa.

http://www.coconut-flavour.com/coconutbattery/

a apple diz que garante 1000 ciclos com a bateria em 80% de seu máximo, pelo menos nos novos 2011.

mas ela pode durar muito mais que 1000 ciclos só que trabalhando com sua carga total abaixo de 80%

é isso que eu entendo.

Segundo o programa, já tenho 205! ! ! Vou seguir o bizu, carregar sempre até 80%, a bat.

Abs!

Editado por iBiNHo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Vou perguntar mais uma vez, já que da outra só recebi respostas do tipo "desencana", "usa seu mac e não se preocupa"... blá blá blá.

Comprei meu macbook pro 13' em novembro passado e até hoje calibrei umas 5 vezes. Todas as vezes que calibrei a vida útil da bateria caiu pelo menos uns 2% e hoje o health está em 91% e 53 ciclos. Já nem calibro mais a bateria com medo do health cair para 89% e assim por diante toda vez que calibro.

Essa queda da vida útil da bateria, após calibrar, é normal?? Acontece com mais alguém?

Não é paranóia, apenas pergunto pois este é meu primeiro mac e não vi nenhum tipo de reclamação como a minha desde que visito este fórum.

Tks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Vou perguntar mais uma vez, já que da outra só recebi respostas do tipo "desencana", "usa seu mac e não se preocupa"... blá blá blá.

Comprei meu macbook pro 13' em novembro passado e até hoje calibrei umas 5 vezes. Todas as vezes que calibrei a vida útil da bateria caiu pelo menos uns 2% e hoje o health está em 91% e 53 ciclos. Já nem calibro mais a bateria com medo do health cair para 89% e assim por diante toda vez que calibro.

Essa queda da vida útil da bateria, após calibrar, é normal?? Acontece com mais alguém?

Não é paranóia, apenas pergunto pois este é meu primeiro mac e não vi nenhum tipo de reclamação como a minha desde que visito este fórum.

Tks.

Tem certeza que vc está fazendo o procedimento correto?

O meu, como disse está com 91 ciclos e 98% de Health. 1 ano e 8 meses de uso

Eu quando calibro, deixo um filme HD rodando em loop ateh matar a bateria e entrar em sleep. Deixo ele em sleep ateh gastar o resto da carga (leva ums 6 hs.) quando para de piscar a luz do sleep eu ligo na tomada e deixo carregadn odesligado 4hs.

Depois uso ele o dia todo na tomada. Sempre deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a noobisse, mas, é melhor dar pequenas cargas na bateria durante o dia do que esperar ela chegar no vermelho pra recarregar toda, gerando menos ciclos completos? Pequenas atitudes assim ajudam a prolongar a vida do note, mas vou seguir os conselhos e ficar mais sussa! vlw

Na verdade ele so conta um ciclo apos voce recarregar uma soma de bateria que de 100%, ou seja se sua carga estiver completamente zerada 0% e voce carregar total vai um ciclo, se ele estiver com 70% e carregar para 100% so conta 1/3 ( voce so carregou 30% ) de ciclo, ou seja voce ainda vai ter que carregar 70% da bateria para completar um ciclo completo. Mais um exemplo caso hoje voce comece a usar o MB com 100% de carga e use ate ele chegar a 50% depois carregue ate 100% novamente, voce usou 1/2 ciclo, caso amanha repita este procedimento, usando novamente a metade da carga e recarregando completo ai sim voce tera gastado um ciclo inteiro =)

Espero ter ajudado

Olá pessoal!

Vou perguntar mais uma vez, já que da outra só recebi respostas do tipo "desencana", "usa seu mac e não se preocupa"... blá blá blá.

Comprei meu macbook pro 13' em novembro passado e até hoje calibrei umas 5 vezes. Todas as vezes que calibrei a vida útil da bateria caiu pelo menos uns 2% e hoje o health está em 91% e 53 ciclos. Já nem calibro mais a bateria com medo do health cair para 89% e assim por diante toda vez que calibro.

Essa queda da vida útil da bateria, após calibrar, é normal?? Acontece com mais alguém?

Não é paranóia, apenas pergunto pois este é meu primeiro mac e não vi nenhum tipo de reclamação como a minha desde que visito este fórum.

Tks.

Ao calibrar é normal voce diminuir a porcentagem total de carga da bateria, ja que com o passar do tempo ela vai diminuindo sua capacidade total, se nao me engano a Apple garante que a bateria durara 1000 ciclos e 2 anos de no minimo 80% de carga. Nao costumo calibrar minhas baterias, acho que fiz isso no maximo umas 3 vezes, e na media caia 1%, 2% no maximo

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que vc está fazendo o procedimento correto?

O meu, como disse está com 91 ciclos e 98% de Health. 1 ano e 8 meses de uso

Eu quando calibro, deixo um filme HD rodando em loop ateh matar a bateria e entrar em sleep. Deixo ele em sleep ateh gastar o resto da carga (leva ums 6 hs.) quando para de piscar a luz do sleep eu ligo na tomada e deixo carregadn odesligado 4hs.

Depois uso ele o dia todo na tomada. Sempre deu certo.

Olá!!

Estou seguindo ao pé da letra cfe. link.

http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.6/pt/9036.html

Muito estranho....

Em todo caso, obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!!

Estou seguindo ao pé da letra cfe. link.

http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.6/pt/9036.html

Muito estranho....

Em todo caso, obrigada!!

Caraca, eu re-calibrei uma vez a bateria e não tinha reparado nesse detalhe fundamental "Permita que a bateria descanse totalmente carregada por duas horas ou mais."!! Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele so conta um ciclo apos voce recarregar uma soma de bateria que de 100%, ou seja se sua carga estiver completamente zerada 0% e voce carregar total vai um ciclo, se ele estiver com 70% e carregar para 100% so conta 1/3 ( voce so carregou 30% ) de ciclo, ou seja voce ainda vai ter que carregar 70% da bateria para completar um ciclo completo. Mais um exemplo caso hoje voce comece a usar o MB com 100% de carga e use ate ele chegar a 50% depois carregue ate 100% novamente, voce usou 1/2 ciclo, caso amanha repita este procedimento, usando novamente a metade da carga e recarregando completo ai sim voce tera gastado um ciclo inteiro =)

Espero ter ajudado

...

Ah, agora eu entendi por que a galera mais experiente diz pra relaxar em relação a bateria. Na real, elez falam isso por que, fora os procedimentos padrões, não se tem o que fazer!! O negócio mesmo é seguir os sábios "Desencane e aproveite seu Mac!!

Valeu a todos pela a atenção! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que andei lendo nos fóruns da net afora, isso não é "neurose" só minha não! Achei um post aqui bem interessante, e que aumentou minha preocupação em relação ao n. de loadcycles.

O caro colega postou essa mensagem aqui, muito interessante:

Segundo o programa, já tenho 205! ! ! Vou seguir o bizu, carregar sempre até 80%, a bat.

Abs!

Peraí!!!

Você vai carregar a bateria totalmente e usá-la até atingir 80% da carga, e não carregar a bateria até atingir 80%, ok?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...