Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Final Cut Pro X - Dúvidas


Sarda

Posts Recomendados

Estou com algumas dúvidas no Final Cut Pro X e resolvi deixar esse tópico também aberto para aqueles que tiverem outras dúvidas, e aqueles que tiverem a disposição de ajudar.

Comecei a produzir alguns conteúdos em vídeo e, já que estou com o Mac, fui de Final Cut Pro X, é o primeiro software de edição de que tenho contato.

Tenho tido muitíssimas dúvidas enquanto uso ele e, como ele é novo, é difícil encontrar tutoriais para ele.

No momento minha principal dúvida é essa:

1 - Para fazer meus vídeos, estou usando tanto vídeos próprios, quanto vídeos do Youtube. Tudo isso que adiciono nele, é copiado para a pasta Original Media, do próprio Final Cut. Eu uso meu MacBook Pro (320Gb) mais um Hd Externo. Até o momento, está tudo no meu Macbook pro, mas eu já terminei 2 vídeos e vou para o terceiro. Assim, o que já foi produzido e está no YouTube, eu só quero guardar os originais e os projetos por controle e enquanto eu tiver espaço. Se daqui 1, 2 anos meu externo começar a lotar, acho que irei deletar os projetos antigos por já estarem bem resolvidos lá no Youtube.

Tendo isso em mente, qual é a forma correta de passar projetos antigos para armazenamento em um drive externo? Quais as pastas copiar e, também, será que o ideal é deixar ele ativado para copiar os vídeos utilizados e então deixar tudo guardado no original media? Consigo ver isso como útil nos vídeos baixados somente com esse intuito mas e se por acaso eu utilizar um filme que não irei deletar de sua pasta de origem no futuro? Copio também? Como vocês gerenciam seus projetos, eventos e arquivos?

Agradeço quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já existem tutorias do Ripple Training e do Larry Jordam, muito bons por sinal.

As captures dos trabalhos são enormes, e se vc for guardar tudo seu HD (disse dois anos, biggrin.gif, Hds não duram nem 4 meses, se vc for produzir mesmo, só o ano passado comprei 7, os 2 últimos de 2 TB), vai encher rapidinho.

O Final cut tem um mecanismo de recolher apenas as mídias usadas, esqueci o nome, não posso te passar agora pois o meu está fazendo um upload no Youtube, o FCS3, acredito que o X tenha o mesmo mecanismo.

Como ele é chupado do iMovie, o iMovie tem um mecanismo de eliminar as mídias não usadas e deletadas, coisa que o FCS3 não tem, talvez o X tenha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cara, eu estava achando o X uma droga, mas estou mudando de opinião.

Tem algumas coisas do X que logo logo v√ao ser copiadas no Premiere.

1 - seta o trabalho diretamente pelo arquivo, sem dar pau. É o fim daquela chatisse de ficar preparando os sttings de tudo,

2 - Tem um controle de cores que é o melhor até agora de todos os editores de video,

3 - background render e tudo mais - isso é inacreditável, e o programa continua funcionando mesmo,

4 - interface que assusta inicialmente, mas depois que vc se acostuma...

e por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria feliz se esse tópico se tornasse uma espécie de apoio para o Final Cut X, no sentido de troca de experiências entre os seus usuários.

Eu, confesso, cheguei a desistir do X, por causa do número de crashes e por não conseguir fazer nele muitas coisas que estou acostumado a fazer no 7 (audio normalize, para citar apenas um exemplo). Mas sempre acabo voltando, porque, assim como o uk lima, eu também entendo que o X tem aspectos excepcionais que logo vão estar sendo assimilados pelos outros editores (o conceito de timeline magnética, o sistema de gerenciamento de arquivos, além dos citados pelo uk lima). É de se esperar, também, que novas versões irão resolver bugs e acrescentar recursos importantes.

Mas, reconheço, tem que ter muita paciência para insistir no seu uso.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é realmente qdo está tudo em .mov fica leve de trabalhar (tenho um mbp 06/2011, acredito q o gargalo é o hd 5400)

+ o crash de acentos do FCX eh fods :P

d resto to aprendendo...

+ ainda estou na duvida do backup, basta copiar as pastas FC PROJECTS e EVENTS???

Editado por DannyZinhoW
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os crashs de acento estão foda, mas não são característica só do FCX, estou experimentando o Muse aqui, e testo nele eu estou tendo que fazer no Textedit, não tem uma caixa de texto que não trave se vc digitar diretamente no Muse.

Acho que eles desaprenderam como faz para colocar texto em programas. É drurys!

Para mim, no que eu faço aqui, o mais foda é que eu uso o Motion mais para animar títulos, dai vc já viu né, pau em todos, kkkkkk.

Editado por uk lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei se é impressão minha, mas achei que a operação do Final Cut X ficou bem melhor agora que instalei o Lion. Apesar de que, pela primeira vez, perdi um trabalho. Após ficar horas trabalhando, o programa fechou e quando voltou, para minha surpresa, voltou em um estágio de horas atrás. O que eu não entendi é que não voltou no início de tudo não, voltou em um estágio bastante inicial mas não no início. Ou seja, não dá pra confiar na gravação automática.

Outro problema que observei foi o áudio fora de sincronismo com o vídeo.

O problema da acentuação não me atingiu porque eu sempre usei o Live Type, que não sofre o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O áudio fora de sincronismo com o vídeo tem acontecido comigo muito, mas no FCS P 3, acho que este problema é das câmeras, pois recebo os arquivos assim, já com este defeito, a falta de sincronismo é mínima, mas é um saco, tenho que ficar sincronizando pela boca das pessoas, no tentativa e erro, um atraso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desisit não.

Na verdade, estou começando a gostar dele. Acho que tem que sair alguma atualização para resolver os bugs que fazem o programa fechar direto, não sei porque ainda não saiu nada, já passou da hora.

Mas no geral, estou gostando. Acho que tem algumas coisas que vão virar padrão em todos os outros programas já já.

Um dos mais legais é o batch color, que corrige as cores de todos os clips de uma vez, baseado em um clip padrão, assim, se vc tiver 2 câmeras, dá para igualar as cores das duas, tendo como base uma delas.

Todo dia descubro algo diferente aqui, mas ainda não estou usando ele profissionalmente, por causa dos crashs constantes.

Um vídeo que eu fiz totalmente nele:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uk lima,

concordo totalmente com você e é por isso que continuo insistindo.

Você está com o Lion? Não sei se é apenas coincidência, mas depois que instalei o Lion o número de crashes despencou. Já aconteceu, inclusive, de eu fazer diversos trabalhos (dias inteiros) sem nenhum crash.

Belas imagens. DSLR? Qual? Você editou no X. No formato nativo? ou teve que passar pra prores?

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, estou no snow ainda por causa de uns pug-ins, mas estou pensando em mudar.

Usei uma T3i, editei no formato nativo da câmera, .MOV, nenhuma conversão.

Acho que ele realmente deve ser mais otimizado para o Lion mesmo, acho que vou tentar atualizar aqui. Mas estou com medo pois meu FCP S3 é da lujinha do demo, e não posso atualizá-lo, não sei se ele roda legal no Lion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho meus receios e até hoje ainda mantenho o Snow, mesmo porque, dizem, alguns programas não rodam no Lion.

Pra não correr riscos, faça como eu, crie uma partição no seu HD (ou compre um novo, já que está tão barato), faça um clone do seu Snow com o Carbon Copy Cloner, e faça a atualização sem medo de ser feliz. Qualquer zebra, é só voltar o boot para o HD/partição antiga.

Quanto ao Final Cut S3, eu instalei no Lion mas, apesar de estar rodando normalmente, deu erro na instalação e, como ainda não editei nada nele, não posso assegurar que esteja legal. Também não instalei ainda as dezenas de plugins do S3 e pode ser que alguns (ou todos?) não funcionem.

Outra coisa é que, não sei o seu, mas o meu é Hackintosh. E vamos ver essa atualização.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas na verdade, o meu problema é que tem uns plugins que rodam no Roseta, e no Lion não tem roseta, então não adianta. Eu já consegui uma versão nova de um deles, faltam alguns outros.

O principal problema é que tenho um sem número de trabalhos feitos com eles que ainda demandam alterações, se eu perder os plugs, perco parte do trabalho se precisar fazer alterações. Tenho que esperar mesmo.

Ouvi de outros em outros foruns que o CS5.5 está rodando legal, não posso afirmar pessoalmente porque nunca experimentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...