Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mistério: Quem ou o que é 5put1n1ka?


raphareck

Posts Recomendados

Mistério: Quem ou o que é 5put1n1ka?

Screen%20Shot%202011-08-01%20at%201.54.43%20PM.png

Venho dividir com vocês um caso curioso aqui da cidade de Recife. Não faz muito tempo que começaram a surgir na cidade (em TODA a cidade) sinais de uma misteriosa rede wifi com prefixo 5putn1ka... As redes são sempre abertas, mas ninguém consegue conectar nelas. O mais estranho é que o sinal pode ser detectado a vários quilômetros de distância nos bairros mais afastados. Eu moro em Boa Viagem e já consegui detectar o mesmo sinal da mesmíssima rede em Casa-Forte. Pra vocês terem uma ideia da distância fiz o trajeto no google maps. O sinal pode ser sentido tanto no ponto A quanto no ponto B.

Screen%20Shot%202011-08-01%20at%202.03.40%20PM.png

Há poucos relatos na internet, mas no Orkut já encontrei outras pessoas que afirmam detectar o sinal em bairros mais afastados, tentarem entrar e não conseguir.

Será que é só aqui em Recife?

Obs.: Não consegui encontrar nenhum fabricante de roteadores que use esse prexifo 5putn1ka como default...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na minha cidade também acontece isso. Pega em vários lugares a mesma rede, e existem várias (macatuba1, macatuba2, macatuba3,...). Nada mais é do que a internet que a prefeitura oferece gratuitamente, mas para acessá-la é necessário um aparelho especial que só quem foi "sorteado" para receber essa internet grátis possui. Por isso pessoas "comuns" não conseguem acessar essas redes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na minha cidade também acontece isso. Pega em vários lugares a mesma rede, e existem várias (macatuba1, macatuba2, macatuba3,...). Nada mais é do que a internet que a prefeitura oferece gratuitamente, mas para acessá-la é necessário um aparelho especial que só quem foi "sorteado" para receber essa internet grátis possui. Por isso pessoas "comuns" não conseguem acessar essas redes!

Mas acredito que aqui nao seja nada relacionado a prefeitura pois nao ha referencias na internet sobre isso. Teria que haver ao menos uma nota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bairro das Graças aqui do Recife. Sempre quis saber que rede é essa, sempre aparece com um bom sinal aqui, já tentei até conectar, mas nada.

Procurando agora, achei isso aqui no Google: http://www.sputnik.com/

Mas não acho q seja isso... nem vende no Brasil. E pra estar em TODA a cidade! Sei lá, muito estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma omni no teto de casa, pra dividir sinal com alguns vizinhos.

Já consegui navegar apenas com o notebook à uns 3km daqui de casa….

Isso deve ser algum provedor de internet com equipamentos melhores.

Pelo que vi na sua lista ali não é o mesmo SSID, são vários, o que constata

mais ainda que é um provedor. Com certeza há uma torre com painéis

direcionados pra todos os cantos da cidade (geralmente 4 pra cobrir 360º)

pra estar se propagando assim certamente deve ser 2.4Ghz também.

Não vi mistério algum nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Misterioso é o fato de não se achar nada no google sobre isso.

Tudo seria possível, desde um provedor até algum serviço público, mas não achar nada na internet é bem estranho.

Justamente! Isso que me deixa curioso. Afinal, se fosse um provedor ou um serviço público deveriam haver algumas referências dessas redes. Algum usuário desse provedor, por exemplo, já deveria ter postado algo em algum fórum, alguma dúvida, algum problema de conexão, algum comentário...

Mas n tem nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje surgiu uma rede nova aqui "5put1n1ka68193"

E a cada dia surge uma nova... já cheguei a captar 10 sinais com esse prefixo 5put1n1ka

A minha dúvida é: Se é um provedor porque eles deixam todos as redes abertas? Se as redes estão todas abertas porque não conseguimos nos conectar mesmo quando o sinal esta forte?

tenho uma omni no teto de casa, pra dividir sinal com alguns vizinhos.

Já consegui navegar apenas com o notebook à uns 3km daqui de casa….

Isso deve ser algum provedor de internet com equipamentos melhores.

Pelo que vi na sua lista ali não é o mesmo SSID, são vários, o que constata

mais ainda que é um provedor. Com certeza há uma torre com painéis

direcionados pra todos os cantos da cidade (geralmente 4 pra cobrir 360º)

pra estar se propagando assim certamente deve ser 2.4Ghz também.

Não vi mistério algum nisso.

O que seria uma Omni? Um roteador mais poderoso? E tu da internet de graça pros teus vizinhos é xD?

Editado por raphareck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje surgiu uma rede nova aqui "5put1n1ka68193"

E a cada dia surge uma nova... já cheguei a captar 10 sinais com esse prefixo 5put1n1ka

A minha dúvida é: Se é um provedor porque eles deixam todos as redes abertas? Se as redes estão todas abertas porque não conseguimos nos conectar mesmo quando o sinal esta forte?

O que seria uma Omni? Um roteador mais poderoso? E tu da internet de graça pros teus vizinhos é xD?

Omni é uma antena externa.

Não entendo de redes, mas sei que muitas empresas não utilizam a segurança por senha direto no roteador, você abre o navegador e põe um usuário e senha para poder utilizar a rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Omni é uma antena externa.

Não entendo de redes, mas sei que muitas empresas não utilizam a segurança por senha direto no roteador, você abre o navegador e põe um usuário e senha para poder utilizar a rede.

É assim que funciona aqui no shopping recife. Você coloca uma senha no navegador e ai pode navegar. Mas nessas redes ai não dá nem pra entrar nelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É assim que funciona aqui no shopping recife. Você coloca uma senha no navegador e ai pode navegar. Mas nessas redes ai não dá nem pra entrar nelas.

Provavelmente eles liberam por MAC Address(identificador único de placa de rede). Apenas os dispositivos na lista branca podem receber um IP.

Aqui na PUC a rede dos professores não apenas tem senha(para criptografar todos os dados), mas também usa uma lista branca para evitar que alunos - com a senha correta, provavelmente "furtada"(afinal é a faculdade de informática, hehe) - usem a rede privada deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha dúvida é: Se é um provedor porque eles deixam todos as redes abertas? Se as redes estão todas abertas porque não conseguimos nos conectar mesmo quando o sinal esta forte?

Existem diversos meios de se manter uma rede segura sem ter a necessidade de criptografia.

No caso meu aqui eu também não coloco chave na rede. A segurança é feita por controle de Mac

e IP. Uso um mikrotik em minha Omni, e apesar dela ser "omni-direcional" e jogar por "si-só" o sinal

em 360º eu crio redes "virtuais" simulando 4 painéis direcionais de 90º pra organizar melhor.

Quanto ao sinal ser forte, aqui está configurado em 400mW (26dbm), cara isso é muita coisa,

todos os vizinhos aqui usam apenas aqueles receptores USB em seus computadores, nem há necessidade

de ter antena alguma direcionada pra minha casa. Aqui é condominio, nem cobro.

Isso pode ser (pode ser) links ponto a ponto ou abertos de alguma empresa ou qualquer coisa, e vocês estejam

pegando sinal tanto dos outdoors quanto dos indoors. Trabalhei já em um provedor de internet à alguns anos

atrás e quando iríamos criar novos links e redes era uma bagunça danada de ficar testando links, pontos, etc...

acabava que os SSID dos links ficavam expostos, ou até mesmo criávamos qualquer nome pra rede até fixarmos os padrões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diversos meios de se manter uma rede segura sem ter a necessidade de criptografia.

No caso meu aqui eu também não coloco chave na rede. A segurança é feita por controle de Mac

e IP. Uso um mikrotik em minha Omni, e apesar dela ser "omni-direcional" e jogar por "si-só" o sinal

em 360º eu crio redes "virtuais" simulando 4 painéis direcionais de 90º pra organizar melhor.

Quanto ao sinal ser forte, aqui está configurado em 400mW (26dbm), cara isso é muita coisa,

todos os vizinhos aqui usam apenas aqueles receptores USB em seus computadores, nem há necessidade

de ter antena alguma direcionada pra minha casa. Aqui é condominio, nem cobro.

Isso pode ser (pode ser) links ponto a ponto ou abertos de alguma empresa ou qualquer coisa, e vocês estejam

pegando sinal tanto dos outdoors quanto dos indoors. Trabalhei já em um provedor de internet à alguns anos

atrás e quando iríamos criar novos links e redes era uma bagunça danada de ficar testando links, pontos, etc...

acabava que os SSID dos links ficavam expostos, ou até mesmo criávamos qualquer nome pra rede até fixarmos os padrões.

Cara, vlw pela explicação... Consegui entender o que você disse. Mas então pra esse sinal estar se espalhando por toda a cidade assim (toda mesmo), chegando a cobrir a região metropolitana e cidades vizinhas, deve ser uma empresa grande. Não acredito que o sinal esteja partindo só de um ponto. A minha curiosidade é saber que empresa é essa que, de repente, cobriu a cidade inteira com redes wifi... Queria saber se isso é um serviço que eles oferecem, ou se é apenas uma rede interna, pois seria ótimo poder navegar por wifi por toda a cidade.

electro

Se o sinal está nessas cidades também é bem possível que seja uma emrpesa que atue a nível nacional. Será que isso é coisa de algum provedor?

Editado por raphareck
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso isso ein .-.

Cara agora que acabei de ler o topico dei uma Googlada também e achei outro topico com alguém perguntando sobre a rede: http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=27130

Bem,só falei do topico pois você disse que não achou nada no Google. Enfim,além de que ele não fala muita coisa(ou nada) de útil :/

História interessante,e de fato,acho que a segurança da rede está sendo feita definindo os MAC Adress que podem acessar a rede.

E olha só outro detalhe: O tópico que eu mencionei é de 2008!

Ou seja,essa rede já deve existir faz tempo.

E assim continua o mistério da rede gigante que cobre a cidade toda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...