Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei um Macbook


Estêvão Rocha

Posts Recomendados

Então galera, boa tarde!

Sou novo por aqui, na verdade novo usuário, já vinha lendo o site e buscando informações à respeito de Macbooks e do Mac OS.

Meu nome é Estêvão Rocha, sou de Ipatinga/MG, tenho 24 anos, sou estudante de Sistemas de Informação e ingressei à pouco na carreira de Analista de Sistemas.

Sempre fui fã de fóruns, acredito que, quando levado à sério, torna-se uma comunidade interessante de busca de informações e ajuda na solução de problemas.

Cheguei porque estava à procura de um note que atendesse às minhas necessidades profissionais, acadêmicas e de entretenimento à um preço baixo, com o mais alto benefício possível. Até que um belo dia, no mercado um amigo disse, "estou vendendo meu macbook..." Daí pra cá, empolguei e hoje sou mais um usuário satisfeito com meu macbook.

O bixim é simples, mas tá me proporcionando um benefício indiscutívelmente maior do que o de outros micros com a mesma configuração, e pensando em custo, acho que devo levar em consideração resistência, qualidade, durabilidade e estabilidade... Saí de um outro note, cuja marca oferece boas configurações à, talves, o mesmo preço que paguei no macbook, com menos tempo de uso que o mac e uma condição não boa. Assim eu acredito que o "alto" valor valha a pena.

olha ele aí:

Image_000242.jpg

Image_000232.jpg

Image_000252.jpg

As especificações são as seguintes:

Macbook 3.1 Black

Intel Core 2 Duo 2.2 GHz

2 GB ram 800 MHz

Mac OS X 10.5.8

Agora vcs entram na história... Sou novo usuário do MAC OS e, apesar de estar me esforçando, vou precisar de muita ajuda... rs

Pra começar, havia visto alguns vídeos da apple pra novos usuários mac, mas não achei mais... rs

Já entendi como são organizados os arquivos, bem como a instalação de programas aplicativos, etc e tal...

Mas mesmo assim quero entender melhor e conhecer mais como o OS funciona e agilizar a utilização dele...

Outra coisa, devo precisar rodar alguns aplicativos do Windows no Mac OS, daí virtualizar acredito que seja a melhor alternativa. Vocês sugerem virtualizar ou pensar em dual boot pelo boot camp? Acredito que , devido à faculdade, vou precisar de DEV C++ e outros.

No mais é isso aí.

Estou à disposição por aqui e no msn tb, se puder ajudar alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

cara faz a instalaçao do windows pelo assistente de bootcamp q fica em utilitarios na parte de aplicativo,dps pra virtualizar,vc pode virtualizar o proprio windows nativo do bootcamp,pelo programa parallels

boa aquisiçao,dependendo do preço,mas esse mac ai dps da pra vc aumentar a memória dele fácil e hd =)

qual vga q vem nesse ai q nem to ligado?

hehe vlw!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara faz a instalaçao do windows pelo assistente de bootcamp q fica em utilitarios na parte de aplicativo,dps pra virtualizar,vc pode virtualizar o proprio windows nativo do bootcamp,pelo programa parallels

boa aquisiçao,dependendo do preço,mas esse mac ai dps da pra vc aumentar a memória dele fácil e hd =)

qual vga q vem nesse ai q nem to ligado?

hehe vlw!!

Então lingbauer, quanto à memória e HD, devo dar uma olhada esse fds já, tenho um pente de 2gb no antigo note, que pelo que lí é compatível com o Mac... vou testar neste sábado...

O custo foi baixo, em torno do preço mínimo da tabela de usado aqui do MM...

Quanto à virtualização, eu havia pensado em não utilizar o bootcamp, não sei mas tenho a impressão de que a manutenção de máquinas virtuais sem, contudo, gerar partições "físicas" proporciona uma manutenção (criar, modificar, mudar, remover) mais fácil, mesmo que o desempenho não seja o mesmo. Até pq tenho pouco HD aqui, 160gb só, um W7 vai me ocupar uns 15 ou 20gb.

Utilizei alguns VMs no W7, mas nem lembro quais foram... vou dar uma pesquisada aqui no fórum pra ver alguma coisa sobre Virtual Box...

Acabei de ver aqui qual componente de vídeo vem nessa série do MB...

Chipset Model: GMA X3100

VRAM (Total): 144MB - acho que compartilhada..

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara bootcamp não é virtualizaçao,é instalaçao do windows nativo,como se vc tivesse ao inves de um macbook,um notebook comum msm com windows!

dps da um upgradezin nele como eu falei,q ta barato as peças,q vai ficar legal por algum tempo =))

vlw!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então lingbauer instalei o VirtualBox... vou instalar o W7 aqui hj pra ver como roda e qquer coisa posto as impressoes aqui.

Jvguidi... muito produtivo seu comentário... motivacional pra caramba... vlw!

bom, já coloquei mais 1gb de RAM na minha "relíquia". 667mhz, não tenho certeza, mas acho que pela motherboard ser compatível com 667mhz, mesmo as memórias com uma capacidade maior só funcionariam à essa frequência (de fato não tenho certeza disso)... se alguém tiver maiores informações quanto à isso e puder me passar, vai ser massa!

próximo passo é mais um gb de ram e talvés outro HD...

apesar de "antigo pra :o "... acredito ser suficiente para minha necessidade e o bastante pro que eu pretendo.

uma coisa me deixou confuso qndo abri o mac pra trocar as memórias... ví que os pentes ficam soltos, diferente dos outros micros que tenho o hábito de mecher, e só travam quando é colocada a lamina que a prende.

achei massa tb o lance do HD ser só puxar que sai... legal mesmo.

quanto à minha compra:

claro que um macpro com i7 de R$ 6.699,00 e memória de 4GB a 1333MHz seria melhor...

apesar de algumas pessoas gostarem de ser assim, não vejo vantagem em pagar caro para ter um super hardware e não ser capaz de utilizar 30% do que me é oferecido.

meu micro é compatível com minhas necessidades, relíquia ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então lingbauer instalei o VirtualBox... vou instalar o W7 aqui hj pra ver como roda e qquer coisa posto as impressoes aqui.

Jvguidi... muito produtivo seu comentário... motivacional pra caramba... vlw!

bom, já coloquei mais 1gb de RAM na minha "relíquia". 667mhz, não tenho certeza, mas acho que pela motherboard ser compatível com 667mhz, mesmo as memórias com uma capacidade maior só funcionariam à essa frequência (de fato não tenho certeza disso)... se alguém tiver maiores informações quanto à isso e puder me passar, vai ser massa!

próximo passo é mais um gb de ram e talvés outro HD...

apesar de "antigo pra :o "... acredito ser suficiente para minha necessidade e o bastante pro que eu pretendo.

uma coisa me deixou confuso qndo abri o mac pra trocar as memórias... ví que os pentes ficam soltos, diferente dos outros micros que tenho o hábito de mecher, e só travam quando é colocada a lamina que a prende.

achei massa tb o lance do HD ser só puxar que sai... legal mesmo.

quanto à minha compra:

claro que um macpro com i7 de R$ 6.699,00 e memória de 4GB a 1333MHz seria melhor...

apesar de algumas pessoas gostarem de ser assim, não vejo vantagem em pagar caro para ter um super hardware e não ser capaz de utilizar 30% do que me é oferecido.

meu micro é compatível com minhas necessidades, relíquia ou não.

Relaxa, deixa pra lá o comentário acima. Só tu sabe as tuas necessidades e e se o notebook te satisfaz ou não. Uso um parecido com o teu desde 2008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxa, deixa pra lá o comentário acima. Só tu sabe as tuas necessidades e e se o notebook te satisfaz ou não. Uso um parecido com o teu desde 2008.

Então Maddo Garan, tá bom demais assim... com o tempo melhora...rs

Vi que vc usa um mac semelhante ao meu, porém com 4gb de ram e um HD maior...

Quanto à memória, o lance de 667Mhz é isso mesmo? Mesmo colocando uma frequência maior, vai rodar é em 667mhz mesmo, certo?

E quanto à HD??? Plug-and-play, ou tem alguma coisa de diferente dos notebooks convencionais? É um modelo específico ou qquer hd com especificações semelhantes é compatível?

tô cheio de perguntas, cheguei agora no mundo mac e tô fascinado pelo funcionamento disso...

valeu pela ajuda cara! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blackbook é massa., e a relação custo beneficio vai durar um tempão.

Sou Fan de coisa Vintage...ainda mais agora que o policarbono

saiu de linha.

Bem vindo ao mundo Mac

Ernesto Gomes, tô gostando muito, e comprei justamente por acreditar na boa relação custo/benefício.

devagar eu vou mechendo até sugar tudo do mac...

Qualquer coisa tô por aqui.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho lindo lindo o Macbook Black, se a Apple começasse a produzi-los de novo eu com certeza ia trocar o meu.

Parabéns pela compra, bem vindo ao mundo Mac :D

uma coisa sobre a virtualização: faça somente se tiver muita RAM, tipo uns 4GB (o seu está com 3, se não me engano, certo?). Porque é como se você estivesse rodando um programa mesmo, dentro do Mac. Recomendo, no seu caso, instalar via Boot Camp mesmo, o único "prejuízo" é que você vai ter que reiniciar sempre que quiser usar.

e uma pergunta: a maçã fica acesa quando a tampa tá fechada ou foi a luz da foto mesmo?

Mais uma vez, parabéns pela aquisição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ernesto Gomes, tô gostando muito, e comprei justamente por acreditar na boa relação custo/benefício.

devagar eu vou mechendo até sugar tudo do mac...

Qualquer coisa tô por aqui.

Abraço!

Pois é...no inicio é normal ficar meio perdido...mas aqui no forum o pessoal dá o suporte numa boa.

e depois as coisas ficam tão automaticas no Mac Os, que por intuição vc arremata as duvidas.

Em 2009, eu lembro que a revista Info lançou uma video aula., de Mac OS....na epoca

foi o que quebrou meu galho.

Editado por Ernesto Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu LCCF, tô me apaixonando pelo Mac...

Não tinha muito tesão pelos macbooks não... mas quando ví o black, no preço que eu achei... foi fatal.

Tb achei muito bonito cara, a única coisa que falta, em termos de visual, é o teclado retroiluminado... fora isso, é muito filé.

qndo a tampa tá fechada a maçã fica apagada cara, deve ter sido algum reflexo aqui na sala, até pq a foto foi feita com o celular... tem flash pra isso não...

Quanto à virtualização, estou com os 3gb mesmo, tô pensando em instalar o W7 ou até mesmo o XP, só com os recursos básicos, pra eventualmente rodar algum programa muito específico que pode ser utilizado na faculdade... fora isso, QUERO mesmo é me adaptar ao Mac OS.

Devo olhar isso essa semana. Caso sim, eu posto aqui qquer coisa.

Ernesto Gomes, já andei lendo um monte de coisas aqui tb...

lembro que ví uns vídeos tutoriais da propria Apple, mas já procurei outra vez e num achei nada...

tenho que parar depois pra olhar isso... e devagar vou aprendendo sim, aos poucos eu fico bom nisso.

Qquer dúvida eu posto aqui.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sobre a virtualização a melhor solução que eu achei foi o vmware, vitualizacao fácil e funciona numa boa, não aconselharia o bootcap, pois a cada vez que você precisar do windows teria que reiniciar o mac, já com a virtualizacao vc faz tudo dentro do próprio OS, sem contar que pode transferir um arquivo do Mac para windows somente arrastando os arquivos de um sistema pro outra.

Espero ter ajudado!!

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela maquina parceiro!!!

Seja lá qual for a maquina, um Mac é sempre uma excelente escolha!!!

O que eu faria no seu caso, desde inicio seria mesmo um upgrade na memória.

Se estes 2GB forem originais, creio que possivelmente serão 2 pentes de 1GB..

Então colocaria 2 pentes de 2GB (somando os 4GB máximos deste modelo)

Em seguida outro Upgrade para um S.O mais recente, eu já iria de Lion.

Meu Mac mini mid 2009 tem configurações parecidas com o seu e tá rodando ele tranquilo.

Quanto a necessidade de usar Windows, eu não faria Boot Camp não.

Usaria o Parallels Desktop 6, que pra mim é o melhor virtualizador.

Nele há um método Coherence (“Coerência”) de visualização de aplicativos e janelas, fica

perfeito!!! voce roda programas Windows sem parecer que está nele.

Se os aplicativos não forem muito pesados, voce também pode usar outro método que já

deve conhecer proveniente em Linux, o Wine... tem a versão dele pra Mac também.

Quanto a uso, não tem segredo, com o tempo você vai se adaptando tranquilamente ao mac.

tenha cuidado referentes a calibração da bateria pra mante-lo bem ativo e cuidado.

Livre de produtos quimicos para limpeza, porque essa top case preta mancha bem fácil.

E é isso ai, boa curtição com a máquina :D

Editado por Beton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, valeu pelos posts de todo mundo...

espero ficar bom nisso pra poder ajudar os novatos também...

vamos lá... quanto à virtualização...

instalei aqui o VirtualBox, uma ferramenta free, mas ainda não tive tempo de testar. Porém como ninguém falou nada à respeito dela, vou procurar informações sobre o Parallels Desktop também.

A idéia da virtualização é justamente a de trabalhar com dois SOs sem a necessidade de reiniciar o mac toda hora que eu precisar utilizar alguma coisa do windows. A idéia é só rodar uma vez ou outra algum software que possa ser adotado pelo professor, isso até eu descobrir um semelhante no Mac. Quero nem Internet Explorer, nem MSN, nem nada.

Acabei de pensar aqui, seu achar um "emulador" que rode só um aplicativo ou outro já resolve. Existe?

Quanto aos ups que o Beton falou, é isso mesmo que eu tô pensando.

O micro veio com 2 pentes de 1gb, dois samsungs, gostei da qualidade deles. Fds passado eu já troquei um deles por um Markvision de 2gb 667 que tinha no note antigo, então o Mac já está com 3gb.

O próximo passo é outro pente de 2gb, ou um kit 2x2gb de alguma marca melhor.

Após os 4gb, quero alterar o OS, utilizo o Leopard. Quero comprar na Apple Store o Snow Leopard, e posteriormente o Lion. Pelo que entendi, não tem como up'ar direto para o Lion né? Preciso passar pelo Snow Leopard e depois para o Lion.

Quanto ao uso, vou aprendendo.

Preciso me adaptar à digitação no teclado e à configuração dos acentos, mas com o retorno das aulas na faculdade a utilização do note se torna mais intensa, daí eu aprendo.

Quanto à aquisição, a cada dia eu tenho mais certeza de que fiz um bom negócio.

Abraço a todos!

Fiquem com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estêvão, sobre os acentos eu baixei esse app aqui que configura os símbolos de acordo com as teclas do Mac: http://www.baixaki.com.br/mac/download/brasileiro-bundle.htm

O grande diferencial da VirtualBox é que ela é grátis; já o Parallels e o VWare (não sei se o nome é esse mesmo) são pagos.

Sobre o upgrade para o Lion, acho que tem que passar pro Snow L primeiro mesmo, inclusive um dos requisitos dele é o Mac OS X 10.6.6 (o Leopard é 10.5).

abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Maddo Garan, tá bom demais assim... com o tempo melhora...rs

Vi que vc usa um mac semelhante ao meu, porém com 4gb de ram e um HD maior...

Quanto à memória, o lance de 667Mhz é isso mesmo? Mesmo colocando uma frequência maior, vai rodar é em 667mhz mesmo, certo?

E quanto à HD??? Plug-and-play, ou tem alguma coisa de diferente dos notebooks convencionais? É um modelo específico ou qquer hd com especificações semelhantes é compatível?

tô cheio de perguntas, cheguei agora no mundo mac e tô fascinado pelo funcionamento disso...

valeu pela ajuda cara! Abraço!

Retornei o HD de fábrica, agora temos o mesmo. Comprei um drive externo com muito espaço e não vou precisar de um disco muito grande no notebook.

Levei quase dois anos pra colocar mais memória RAM, deveria ter feito bem antes. Quanto à frequência das memos ser maior, talvez funcione - em pc desktop funciona de boa, e tem que ser do mesmo tipo - mas eu não arriscaria. Não vai estragar, mas é uma incomodação a mais caso não funcione, pois vai ter que levar de volta, pegar outro par, volta pra testar, etc.

Recomendo fazer o upgrade das memórias antes de qualquer outro, pois as DDR2 667 vendidas aos pares estão ficando cada vez mais escassas, pelo menos no mercado brasileiro.

Trocar o HD é quase tão simples quanto trocar as memórias, só vais ter que apertar uns parafusos a mais. A chave que precisas é do tipo estrela, veja o tamanho e providencie.

Fique atento quanto à altura do HD, ele precisa ter a altura padrão 9,5mm. Os de 12,5mm são os de 1TB que tem atualmente no mercado. A Western Digital vai lançar um HD de 1TB com 9,5mm, mas acho que ainda vai demorar um pouco para vermos no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara parabéns pela compra! E bem vindo ao mundo Mac!

Eu to faz 1 ano nesse mundo, desde que troquei meu dell pelo branquinho! E não pretendo sair mais!

Quanto a ser reliquia, só é se não atender as suas necessidades. Se te atende perfeitamente, continua sendo uma maquina atual. Mesmo pq desde quando um Core2Duo é reliquia? :angry:

Quanto aos upgrades, eu faria o mesmo que o Maddo sugeriu. Comprar primeiro as memorias para ficar logo com 4GB. DDR2 estão cada vez menos presentes no mercado, então ficam mais dificies de encontrar e o preço aumenta.

HD estão bem acessiveis, e os padrões demoram a mudar, então dá para fazer a troca posteriormente com maior tranquilidade. Já pensou em um SSD? Ia turbinar bem o macbook hein!

No mais é curtir que a maquina é show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...