Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Apple estaria abandonando o Mercado Pro?


uk lima

Posts Recomendados

Depois do lançamento do FCPX, e de algumas ações da Apple, fiquei encucado aqui.

Estou pensando o seguinte, veja bem o que li no linkedim, que um cara escreveu (meio editado pelo meu pobre inglês):

"Nos últimos App Store que eu visitei, estranhei ver no máximo 1 Mac Pro em cada loja. Perguntei a um atendente se poderia ver um Mac Pro rodando o FCPX na loja, e ele me disse que no mês que vem eles deveriam receber um. Ao que parece, segundo ele, o mercado Pro é hoje de baixa prioridade.""

Bom, se o FCX não é pro, os Macs Pro parecem estar sendo atualizados cada vez menos e estão sumindo das lojas no exterior, isso indica um gradual recuo da Apple no mercado pro.

Isso é uma catástrofe!!

Para nós, é claro. A Apple ao que parece não vai ter problemas com isso. Hoje seu foco parece estar totalmente direcionado para iPhones, Ipads, e Macbooks leves. Que na verdade funcionam como ponto de apoio para venda de apps amadores e músicas no varejo, aliado a venda de ebooks, filmes e outros badulaques.

Se isso me parece um caminho sem volta, minha preocupação principal é:

E a gente? O que nós vamos fazer?

Sim, porque não me vejo usando windows, me desculpem os usuários, mas cada vez que mexo em um, me sinto voltando uns 10 anos no tempo. A não ser que a Microshit se aproveite da situação e melhore, o que não acredtio muito, devido a cultura da empresa, a gente vai ficar a ver navios.

O que vcs acham? Qual seria a nossa escapatória se a situação se confirmar?

Eu uso constantemente o Final Cut, Motion, After Effects, DVD Studio pro, Compressor. Eventualmente InDesign e Photoshop.

Em que sistema e quais programas poderiam substituir a contento estes programas? Haveria uma Solução no Linux ou Unix que funcionasse sem que eu precisasse ser um expert em informática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu acho pouco provável, mas pouco provável mesmo que eles parem de vender o Mac Pro, eu acho que em cada Apple Store (A2you) ou vendedora autorizada só tem um em exposição, porque é o produto mais caro da Apple, sendo assim, tem poucos usuários.

Por isso que não tem mais de 1 nas lojas.

Os usuários de Mac Pro, são usuários avançados, que precisam de alta performance em um Macintosh.

E se a Apple parar de fazer o MacPro o máximo que vamos ter, vai ser os iMacs. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...) eu acho que em cada Apple Store (A2you) ou vendedora autorizada (...)

Oi?

Agora sobre o tópico... o foco das Apple Stores não é o mercado profissional. As stores estão lá pro consumidor normal. O profissional do Mac Pro vai montar a configuração customizada dele pela internet.

A Apple não está abandonando o profissional, o FCX foi só um engasgo. Esperemos pelos updates dele (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bem o contrário. As máquinas domésticas ficaram tão boas e rápidas que estão com performance profissional. O iMac mais rápido dá pau em alguns modelos de MacPro hoje em dia.

O objetivo agora é dar ferramentas profissionais para o usuário comum, e pra isso é necessário diminuir a curva de aprendizagem. O primeiro software a ver a curva ser diminuida foi o Final Cut. Claro, isso veio às custas de algumas funções que os editores profissionais usam, mas uma boa parte delas voltará nos próximos updates.

Eu particularmente gosto dessa visão e não vejo a hora da Apple fazer o mesmo com o Logic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, na verdade, eu não queria discutir aqui a probabilidade de eu estar certo ou errado, e sim o que fazer no caso de eu infelizmente estar certo.

sad.gif

Mas, no caso deste lance ser isso que vcs estão pensando, a apple iria corrigindo as falhas no final cut x aos poucos. Seria o caminho óbvio.

Mas eu acabo achando que eu estou certo, pela exitinção do Color, do Soundtrack e do DVD studio pro, isso sinaliza um caminho claro.

Além de tudo, me convenceu muito o vazamento em meados do ano passado, de um lance sobre o novo FC ser mesmo para o mercado caseiro:

http://macworldbrasi...nal-cut-studio/

Estes vazamentos são sempre esclarecedores.

No meu caso, eu quero bolar uma alternativa viável para continuar trabalhando com isso, dinheiro eu não ganho muito, então se for para ter dor de cabeça com windows eu acho que eu até mudava de ramo.

Sei que as duas principais alternativas que eu conheço rodam no Mac - Avid media composer e Premiere, o Premiere eu conheço, e não gosto muito não, o Avid ainda não.

Queria ver quem conhece e o que acha de uma migração, os prós e os contras.

Pensei até na possibilidade de trabalhar com Linux, mas não sei qual é, se alguém aqui usa e puder dar uma palavrinha pra nosotros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As stores estão lá pro consumidor normal. O profissional do Mac Pro vai montar a configuração customizada dele pela internet.

Sim, quem precisa de um Mac Pro vai direto no site, onde ele pode turbinar (mais ainda) a máquina.

-

Não acho que a Apple está abandonando o mercado Pro, algo que dá tanto lucro pra ela.

Talvez, com o FCX, tentaram foi facilitar a entrada de "amadores" no mercado profissional (de uma maneira que não deu certo)

Editado por LCCF
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, mac mini sem drive optico.

Pode ser uma explicação para o fim do DVD studio pro, para a Apple, a era do CD, DVD, Blu-ray já passou.

No meu trabalho tem um Mac Pro, que tem o drive ótico de DVD. Mas tem um externo Lacie para BlueRay. Talvez essas novas portas cada vez mais rápidas vão servir para isso... drives externos, de acordo com a necessidade do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu trabalho tem um Mac Pro, que tem o drive ótico de DVD. Mas tem um externo Lacie para BlueRay. Talvez essas novas portas cada vez mais rápidas vão servir para isso... drives externos, de acordo com a necessidade do usuário.

Matou o tópico. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso o firewire 800 já faz, hds externos, gravadores etc.

A intenção não parece ser esta.

Não vejo as pessoas com internet a 100 m se preocupando com midias oticas. Nós estamos em uma época de violenta transição, que vai pesar sobre todos, músicos, editores, escritores etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso o firewire 800 já faz, hds externos, gravadores etc.

A intenção não parece ser esta.

Não vejo as pessoas com internet a 100 m se preocupando com midias oticas. Nós estamos em uma época de violenta transição, que vai pesar sobre todos, músicos, editores, escritores etc.

Tem isso também. Mas não vai ser tão imediato quanto o disquete, que sua capacidade era mínima e a USB substituiu facilmente. Acredito que BlueRay ainda tem um mercado a ser explorado.

O canal Futura, por exemplo, já está pedindo as matérias por FTP. Mas até pouco tempo eles usavam fitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Apple parece que ficou meio fora do mercado pro desde a queda dos PowerPCs.

Mas mesmo assim, pode ser um engano nosso: Antigamente a Apple no Brasil era somente Pro. Lojas especializadas vendendo soluções completas como a Gutemberg, Digidesign, etc.

Agora o que aparece nos Shoppings são as lojas para consumidor final, que começaram a existir. Por isso pode haver um engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...