Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novo Usuário Mac


advmhp2011

Posts Recomendados

Prezados Colegas, boa tarde.

Nunca tinha sequer ouvido falar em Apple, Mac etc, sempre conheci e usei o sistema Microsoft.

Ontem, de surpresa, ganhei um macbook pro i5, tela de 13 polegadas. Pesquisando na internet, vi que se trata de uma boa máquina, mas nada entendo sobre esse laptop.

Meu computador foi comprado num Shopping de Cidad Del Leste, Paraguai. Veio com cabos de alimentação, adesivos, pano para limpeza e dois DVDs.

Como sou totalmente ignorante no assunto, solicito a ajuda de vcs:

1) Há como saber se o meu macbook pro possui esse novo processador Sandy Bridge, noticiado no site da Apple? Como descobrir isso? Debaixo dele está a data 2010, mas todos os manuais são datados de 2011, isso revela alguma coisa?;

2) Já após abrir o “presente”, verifiquei que o teclado não tem “ç”, por exemplo. Como utilizá-lo para escrever textos em português?;

3) Os dois DVDs que acompanham o macbook devem ser instalados de imediato?;

4) Ao ligá-lo, automaticamente houve o acesso à internet e daí atualizei o sistema; instalei também o Microsoft Office para Mac 2011, versão gratuita para teste por 30 dias; pergunto: há algo mais a se fazer antes de começar a utilização do macbook?;

5) Quais os softwares necessários que devo instalar para deixar o Mac pronto para uso? Costumo acessar sites como youtube, MSN, Orkut etc;

6) Como navegador, sempre usei o Google Chrome, existe versão dele para o Mac? O Safari é igual, melhor? Qual o navegador mais indicado ao Mac?

7) Por que a tela do meu Mac não abre totalmente quando uso a net?

8) Há algum cuidado especial a se ter com a bateria?

9) É possível usar arquivos flash, pdf no Mac?

10) Quando sair o novo sistema operacional (Lion), terei atualização gratuita ou vou precisar pagar?

11) O que é “i-life”? Será que meu macbook veio com isso?

12) Existe algum livro-manual do sistema da Apple para iniciantes? Há como baixá-lo gratuitamente na net?

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada, mas no tempo que você levou para escrever esse post poderia ter googleado facilmente 90% das respostas... ;)

De qualquer forma, algumas:

2) Ative o layout de teclado EUA Internacional PC e use combinações de teclas como ' + C para Ç.

3) Já vem instalados.

4) Não necessariamente, com o tempo você adiciona outros softwares.

5) Depende muito do que você vai fazer. Acho que o certo é procurar softwares de acordo com as necessidades que surgem, e não baixar uma lista de softwares e depois acabar nem usando. MSN tem o aplicativo oficial da Microsoft, que é meio limitado, e alguns de terceiros, tipo Adium.

6) http://www.google.com/chrome?hl=pt-BR

7) Estique a janela com o mouse, o botão de maximizar não preenche toda tela.

8) Recomenda-se calibrar a bateria mensalmente (google it).

9) Sim.

10) 30 USD.

11) iPhoto + iMovie + Garage Band, alguns aplicativos da Apple. Devem ter vindo sim.

PS: Dar um Mac de surpresa definitivamente não é algo que eu faria, não é todo mundo que gosta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1°Se é i5 de 13 polegadas é sim Sandy Bridge pois é o primeiro modelo com i5

2°Clique em Option/Alt+C para fazer ç

3°Não o Mac vem pronto apra uso, eles servem se ouver problemas ou após a formatação

4°Não, só se quizer configurar do seu jeito e instalar softwares

5°Nenhum, se não gostar do Safari há o Mozilla e o Chrome para Mac

6°Sim e os dois são bons isso é gosto

7°Quer dizer o Safari não ficar em tela cheia? É assim mesmo

8°Os mesmos cuidados com qualquer Notebook

9°Sim há verções para Mac, talvez tenha que instalar

10°Segundo o site MacWorld será de graça

11°É um conjunto de softwares que vem no iMovie (filme), Garage Band (audio) e iPhoto (fotos) entre outros utilitarios

12°O site da Apple tem paginas sobre isso:

http://www.apple.com/br/findouthow/mac/

http://www.apple.com/br/support/snowleopard/

http://www.apple.com/br/support/

Editado por artmac32
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1°Se é i5 de 13 polegadas é sim Sandy Bridge pois é o primeiro modelo com i5

2°Clique em Option/Alt+C para fazer ç

3°Não o Mac vem pronto apra uso, eles servem se ouver problemas ou após a formatação

4°Não, só se quizer configurar do seu jeito e instalar softwares

5°Nenhum, se não gostar do Safari há o Mozilla e o Chrome para Mac

6°Sim e os dois são bons isso é gosto

7°Quer dizer o Safari não ficar em tela cheia? É assim mesmo

8°Os mesmos cuidados com qualquer Notebook

9°Sim há verções para Mac, talvez tenha que instalar

10°Segundo o site MacWorld será de graça

11°É um conjunto de softwares que vem no iMovie (filme), Garage Band (audio) e iPhoto (fotos) entre outros utilitarios

12°O site da Apple tem paginas sobre isso:

http://www.apple.com/br/findouthow/mac/

http://www.apple.com/br/support/snowleopard/

http://www.apple.com/br/support/

10) De graça não,vão ser 30 Doletas se não me engano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca... é a mesma coisa que me presentearem com uma bola de futebol americano... kkkkkkkk

1) como chuta?

2) não rola direito, é normal?

3) e o gol, como faz?

4) existe modelo sem costura?

5) dá pra brincar de gol a gol?

6) se derrubar na área, é penalti?

7) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Há como saber se o meu macbook pro possui esse novo processador Sandy Bridge, noticiado no site da Apple? Como descobrir isso? Debaixo dele está a data 2010, mas todos os manuais são datados de 2011, isso revela alguma coisa?

Se ele tem o processador i5 e tela de 13 polegadas, pode ficar sossegado: ele tem Sandy Bridge.

2) Já após abrir o “presente”, verifiquei que o teclado não tem “ç”, por exemplo. Como utilizá-lo para escrever textos em português?;

Option (ou alt) + C = Ç

3) Os dois DVDs que acompanham o macbook devem ser instalados de imediato?;

O Snow Leopard vem pré-instalado. Eles servem para caso queira formatar o notebook (algo que, diferentemente do Windows, não precisa ser feito periodicamente). Um CD é do OS e outro dos aplicativos nativos.

4) Ao ligá-lo, automaticamente houve o acesso à internet e daí atualizei o sistema; instalei também o Microsoft Office para Mac 2011, versão gratuita para teste por 30 dias; pergunto: há algo mais a se fazer antes de começar a utilização do macbook?;

Você pode baixar um teclado brasileiro se já estiver acostumado.

http://www.baixaki.com.br/mac/download/brasileiro-abnt2.htm

5) Quais os softwares necessários que devo instalar para deixar o Mac pronto para uso? Costumo acessar sites como youtube, MSN, Orkut etc;

Tem uma versão do MSN para o Mac, mas possui muitos bugs e não é nada personalizável. Eu utilizo o Adium, e recomendo, a não ser que faça questão de chamadas em vídeo (ele não faz). Tem também o aMSN.

6) Como navegador, sempre usei o Google Chrome, existe versão dele para o Mac? O Safari é igual, melhor? Qual o navegador mais indicado ao Mac?

Tem sim. Eu uso o Chrome por causa da barra de pesquisas acoplada a de url, mas tirando isso o Safari é uma boa escolha.

7) Por que a tela do meu Mac não abre totalmente quando uso a net?

Diferente do Windows, o Mac só abre o espaço suficiente pra caber o conteúdo do site! Mas no canto inferior direito você pode redimensionar a janela.

8) Há algum cuidado especial a se ter com a bateria?

Só calibrar de vez em quando. No geral, é usar o macbook até acabar a bateria e depois deixar na tomada até carregar por completo (procure no Google para mais informações)

9) É possível usar arquivos flash, pdf no Mac?

O Mac lê PDF sem precisar instalar apps de terceiros, mas tem Adobe Reader pra Mac. Flash é só baixar (lembrando que tem que ser a versão pra Mac!!)

10) Quando sair o novo sistema operacional (Lion), terei atualização gratuita ou vou precisar pagar?

Depende da data em que o mac foi comprado. Todos os Macs comprados a partir da data em que o Lion foi anunciado (não me lembro qual) poderão atualizar gratuitamente.

11) O que é “i-life”? Será que meu macbook veio com isso?

São aplicativos que vêm com o Mac. O iPhoto (tipo um Picasa), o iMovie (editor de vídeos), GarageBand (música).

12) Existe algum livro-manual do sistema da Apple para iniciantes? Há como baixá-lo gratuitamente na net?

No próprio site da Apple tem vários tutos.

espero ter ajudado!!

abraço e bem vindo ao mac :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue algumas dicas que postei por aí:

Mais umas dicas importantes para quem tá começando no Mac:

- Use o Spotlight - aquela lupinha no canto superior direito da tela. Basta clicar lá e escrever o uma palavra referente ao que você abrir - seja arquivo, programa, música, contato, emails, página da web nos favoritos ou histórico. Você também pode inserir uma conta lá, tipo 125+36 para fazer um cálculo sem precisar abrir a calculadora. O atalho para ele é COMMAND e a barra de espaço.

- Não precisa ficar abrindo os arquivos para saber o conteúdo. Quando um arquivo estiver selecionado, simplesmente aperte espaço e verás seu conteúdo. Funciona para quase tudo (documentos, fotos, vídeos, músicas...). E depois que apertar espaço você pode usar as setinhas para ver os outros arquivos ou apertar espaço de novo para fechar a visualização. Se apertar ALT e espaço a prévisualização ocupará a tela toda.

Também sou novato no Mac OS, comprei um iMac mês passado. Seguem minhas observações de novato:

- use sempre o spotlight, teclando CMD+espaço - procurar arquivos para fuçando as pasas abrir, nunca mais. Procurar programas e opções do sistema do jeito windows XP nunca mais!! CMD+espaço neles!!!!!

- Prefira aplicativos da Mac App Store, pois são verificados pela Apple e com certeza não contém código malicioso ou mal feito de forma que vá interferir no funcionamento do sistema.

- Para player de vídeo, use o MPlayerX, tem na Mac App Store. É 64 bits, super rápido, toca .mkv, divx, legendas. É muito bom. Sou fã.

- Deslize quatro dedos para cima ou para o lado quando for mudar de janelas. é muito legal também.

- use dois dedos no touchpad para fazer rolagem vertical ou horizontal, que nem acontece no windows com a lateral do touchpad. Use com a tecla CTRL para dar zoom na tela. é um barato!

- quando arquivos são apagados de um pendrive ou disco removível, eles vão para a lixeira mas ainda ocupam espaço no pendrive. pra liberar espaço no pendrive tem que esvaziar a lixeira.

- Gosto muito do iPhoto! é muito legal mesmo. Quando importo as fotos para o iPhoto eu as DELETO do local original. Afinal, estão muito bem guardadas no iPhoto. E eu acho um ponto positivo ele preservar a imagem como era quando foi importado, case deseje reverter a foto ao estado original, sem qualquer edição.

- tem gente que não gosta do iphoto porque não tem mais suas fotos em arquivos .jpg disponíveis em pastas e arquivos normais do sistema. fica tudo no arquivão do iphoto. Mas isto não impede de enviar as fotos para emails, pendrive, anexos, etc... sempre aparece o iphoto no lado esquerdo da janela de abrir/anexar arquivos, com todos os seus eventos. e ainda dá para usar a busca... Não sinto a menor falta dos meus milhares arquivos .jpg em centenas de pastas... tudo agora está no iphoto divido em eventos por dia em que foram tiradas.

- O iTunes segue esta logica também. Depois de importar mp3 para o iTunes você pode apagar elas do local original. Quando precisar, você sempre vai encontrá-las via iTunes, ou janelinha de abrir.

- Para mandar aquivos de um lugar para outro, arraste-os. Arraste as fotos para o iPhoto, as músicas para o iTunes, arquivos para lixeira e por aí vai.

- perca a mania de ficar maximizando as janelas e encerrando os programas... depois você vai ver que o jeito mac de lidar com as janelas é mais interessante!

- melhor do que desligar é deixar em repouso. CMD+eject faz isto também. Não precisa nunca desligar o sistema. Simplesmente feche a tampa. Sem dó e sem fechar seus programas. Desligue só achar que não vai usar o computador pelos próximos dias.

- tem um botãozinho na lateral esquerda do macbook pró que mostra a carga da bateria sem ter que ligar o sistema.

- o recurso de top sites e favoritos do safari é muito legal! vale a pena experimentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Office For Mac:

Eu uso. Uso só porque meu trabalho adere ao Microsoft Home User Program, que dá direito a cada funcionário ter uma licença do Office para uso doméstico por 26 reais. Aí adquiri o Office 2011 por este valor.

Tenho aqui também instalado, e uso pra valer o Libreoffice.org e o iWork.

Na minha opinião o Office embora seja o mais completo é o pior para trabalhar, pois a interface é em inglês, é muito pesado (lento), e trava freqüentemente. Além disto, acho a interface confusa, uma vez que é parecida com a do Office do Windows mas diferente o suficiente para confundir muito. Eu não acho que vale a pena gastar 200 reais nele.

O LibreOffice, que também é chamado de BrOffice.org é livre e gratuito. Leve, simples, totalmente compatível com documentos do Office, inclusive as versões mais recentes, e com ótimos recursos. É minha recomendação. É o que mais uso, tanto para preparar aulas e listas de exercícios como para visualizar documentos que recebo por email (abre o material recebido mais rapidamente do que o Office).

Por ultimo, a algumas semanas comprei o Pages e o Keynote na Mac App Store, pois minha experiência com estes aplicativos no iPad tem sido muito boa e resolvi comprar a versão para Mac depois de indicações de amigos.

Recomendo o iWork. Excelente custo beneficio, o Pages tem tudo que de espera de um bom editor, é intuitivo, leve, compatível com o Word e em português.

Já o Keynote, é coisa de outro mundo! Fantástico. Virei fã. Maravilhoso para crias apresentações belíssimas e ao mesmo tempo simples e com um ar profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeco os colegas pela ajuda.

Costumo usar o laptop apenas no periodo noturno, quando chego em casa. Para preservar a vida util da bateria, seria mais conveniente deixa-lo sempre ligado ou desliga-lo apos utilizar o mac toda noite, e religar o laptop antes de cada uso?

Essa sua pergunta rendeu um tópico bem grande aqui no MM:

Algumas pessoas desligam, algumas só fecham a tampa...

Eu, p exemplo, desligo porque acho que gasta muita energia se ficar ligado.

nao foi nada, qualquer coisa é só perguntar!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeco os colegas pela ajuda.

Costumo usar o laptop apenas no periodo noturno, quando chego em casa. Para preservar a vida util da bateria, seria mais conveniente deixa-lo sempre ligado ou desliga-lo apos utilizar o mac toda noite, e religar o laptop antes de cada uso?

O melhor, sem sombra de dúvida é usar sem ligar na tomada e apenas fechar a tampa do Macbook quando termnar de usar toda noite. Delsigar, jamais! Ou melhor, só se achar que vai passar mais de 15 dias sem ligar ele.

Quando a bateria chegar perto de 10% recarregue e volte a usar desligado da tomada. No site de suporte da Apple tem muitas dicas sobre vida útil da bateria, já li várias vezes e este é o resumo.

Editado por Guedes - Brasília
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes, bem que você poderia fazer um tutorial para iniciantes, heim... Tipo ilustrando e inserindo mais detalhes e coisas fundamentais...

Usuários nativos de Windows penam quando compram seu primeiro Mac. Concentrar as informações seria legal.

Aposto que muitos colaborariam, inclusive eu, apesar de não ter um conhecimento aguçado como o de muitos por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guedes, bem que você poderia fazer um tutorial para iniciantes, heim... Tipo ilustrando e inserindo mais detalhes e coisas fundamentais...

Usuários nativos de Windows penam quando compram seu primeiro Mac. Concentrar as informações seria legal.

Aposto que muitos colaborariam, inclusive eu, apesar de não ter um conhecimento aguçado como o de muitos por aqui...

Tambem dou o maior apoio e reforço o pedido do colega, um tuto para iniciantes seria mais que demais!!

Aproveito para pedir uma pequena ajuda: Tem jeito de escolhermos a pasta para salvar arquivos (word, downloads por ex.), pois não encontrei nenhum jeito, aqui só aparece as pastas e nao as subpastas, tambem nao tem opção de criar uma pasta na hora que quer salvar.

Mais uma vez obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem dou o maior apoio e reforço o pedido do colega, um tuto para iniciantes seria mais que demais!!

Aproveito para pedir uma pequena ajuda: Tem jeito de escolhermos a pasta para salvar arquivos (word, downloads por ex.), pois não encontrei nenhum jeito, aqui só aparece as pastas e nao as subpastas, tambem nao tem opção de criar uma pasta na hora que quer salvar.

Mais uma vez obrigada.

Basta clicar na setinha (triângulo) que tem ao lado da caixa onde coloca o nome do arquivo. O Mac OS esconde por padrão as pastas e subpastas porque na visão do Tio Steve Jobs é melhor você deixar todos os documentos simplesmente na pasta documentos e quando precisar encontrar o documento certo usando o spotlight (command+espaço ou a lupa no canto superior direito da tela). Para a Apple pastas são desnecessárias. Tanto é que iPhoto, iTunes, iMovie e etc. trabalham mais com o conceito de tags e palavras-chave do que pastas.

A imagem anexo ilustra a posição da tal setinha.

Ah, para capturar a tela, ou uma parte da tela escreva captura no spotlight (lembrando: spotlight = lupa no alto = command+espaço) e de enter.

Vai parecer que nenhum programa foi aberto, mas na barra de menu agora tem a opção "capturar". Use-a para capturar a tela.

Finalmente: Para colocar uma setinha, ou um círculo ou algo assim em uma imagem, abra-a no "Pré-Visualização" (duplo clique sobre um JPG ou um PDF já abre ele), e veja que no menu Ferramentas existe a opção "Anotar" -> Muito útil!

post-17126-0-63646300-1309748666_thumb.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas:

Transferi todo o conteúdo do meu pendrive para a pasta "Documentos" do macbook. Essa pasta está localizada no dock.

Depois, verifiquei que uma das pastas que estava no pendrive (e que agora, portanto, está também na pasta "documentos" do mac) estava vazia, sem arquivo nenhum.

Como faço para apagar a pasta que está vazia, que agora está gravada na pasta "Documentos" do mac? Já tentei de tudo, mas nao consigo.

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...