Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo upgrade para o OS X Lion


vitor.cruzeiro

Posts Recomendados

Comprei meu Mac recentemente e essa vai ser minha primeira atualização de SO. Vim do mundo Windows, então essa pergunta é clássica:

Preciso formatar o Mac pra instalar o Lion?

Digo, ao atualizar, perco todos os meus arquivos? Ou fica tudo intacto?

Uso o Time Machine pra fazer backup, vou ter que restaurar por ele ou não precisa?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu Mac recentemente e essa vai ser minha primeira atualização de SO. Vim do mundo Windows, então essa pergunta é clássica:

Preciso formatar o Mac pra instalar o Lion?

Digo, ao atualizar, perco todos os meus arquivos? Ou fica tudo intacto?

Uso o Time Machine pra fazer backup, vou ter que restaurar por ele ou não precisa?

Obrigado!

Não, seus documentos e aplicativos ficam intactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como fazer uma instalação "limpa", voltando o sistema do zero?

Também não sei te dizer. Só sei que será possível.

Daqui a pouco aparece algum desenvolvedor aqui, para esclarecer.

De acordo com o que tenho lido, vi que o Lion criará uma partição para o instalador. Daí você formata sem problemas.Vi também que será possível gravar a imagem em mídia física.

Editado por JoseNeto.me
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu Mac recentemente e essa vai ser minha primeira atualização de SO. Vim do mundo Windows, então essa pergunta é clássica:

Preciso formatar o Mac pra instalar o Lion?

Digo, ao atualizar, perco todos os meus arquivos? Ou fica tudo intacto?

Uso o Time Machine pra fazer backup, vou ter que restaurar por ele ou não precisa?

Obrigado!

Simplesmente compre o Lion pela App Store e deixe ele instalar. Seus arquivos e programas estarão todos no Liom depois de alguns minutos. Mão precisa se preocupar com nada.

Tem muita gente que gosta de formatar o sistema para instalar o sistema operacional novo. Mas na verdade isto dá um trabalhão, faz você perder muito tempo (no mínimo 3 horas, podendo chegar a 10 horas dependendo da quantidade de aplicativos e arquivos) e e não terá nenhum ganho significativo com isto.

Diferentemente do Windows, o Mac OS é um sistema feito com base em pacotes, como o Linux. Ao atualizar o sistema os pacotes serão atualizados e o movo sistema vai rodar lisinho e tranquilo. O Lion está sendo feito e desde o inicio planejado para ser instalado por cima do Snow Leopard. Quando o Liom sair, eu vou comprar ele na App Store, instalar em alguns minutos e curtir o fim de semana com a família. Mas muita gente vai perder o fim de semana inteiro formatando e restaurando o sistema, refazendo as configurações de todos os aplicativos reinstalados no novo sistema, e no final das contas terão um sistema com um ganho de performance mínimo em relação a quem instalou o Lion por cima do sistema antigo e foi viver a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente compre o Lion pela App Store e deixe ele instalar. Seus arquivos e programas estarão todos no Liom depois de alguns minutos. Mão precisa se preocupar com nada.

Tem muita gente que gosta de formatar o sistema para instalar o sistema operacional novo. Mas na verdade isto dá um trabalhão, faz você perder muito tempo (no mínimo 3 horas, podendo chegar a 10 horas dependendo da quantidade de aplicativos e arquivos) e e não terá nenhum ganho significativo com isto.

Diferentemente do Windows, o Mac OS é um sistema feito com base em pacotes, como o Linux. Ao atualizar o sistema os pacotes serão atualizados e o movo sistema vai rodar lisinho e tranquilo. O Lion está sendo feito e desde o inicio planejado para ser instalado por cima do Snow Leopard. Quando o Liom sair, eu vou comprar ele na App Store, instalar em alguns minutos e curtir o fim de semana com a família. Mas muita gente vai perder o fim de semana inteiro formatando e restaurando o sistema, refazendo as configurações de todos os aplicativos reinstalados no novo sistema, e no final das contas terão um sistema com um ganho de performance mínimo em relação a quem instalou o Lion por cima do sistema antigo e foi viver a vida.

HA! Eu tinha certeza que o Mac não tinha essas gracinha de Windows de ter que formatar várias vezes pra ter de volta o desempenho normal! Muito obrigado, me convenceu a não fazer todo esse processo de apagar os arquivos e blá, blá, blá...vou só fazer o download e instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o Guedes falou procede, mas não são poucas as pessoas que na prática tem problemas com updates.

Se um update causa transtornos, um pulo maior nas versões com certeza também trará uma ou outra dor de cabeça para um ou outro aqui.

Lembro quando fiz update do 10.6.3 pro 10.6.4, e só resolveu formatando. O sistema congelava (inclusive postei isso no fórum). Muito analisei os crash logs e nada adiantava.

Quem não quer perder tempo formatando, instala o Lion por cima e vê como fica. Se algum transtorno surgir, aí apela para uma instalação do zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito o topico para fazer uma pergunta:

Eu também vou formatar o sistema para instalar o Lion. E depois, a partir do meu HD externo (Time Machine), vou mover a pasta iTunes do HD para o sistema, para todas as músicas, vídeos e apps continuarem. A pergunta é: Depois disso irei ter problemas na sincronização com o iPod touch? Tipo, ele não vai pedir pra sincronizar tudo de novo, por ser tudo zerado e tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho essa dúvida em migrar para o Lion.

Mas minha preocupação maior é os dados contidos em meu MacHD. Eu possuo um HD externo Samsung S2 500GB que eu gostaria de utilizar como TimeMachine. Eu utilizava o HD externo em meu windows 7 por isso lá contém arquivos pessoais. Minha dúvida é:

- Se eu habilitar o Time Machine e salvar neste HD que antes eu utilizava no Windows, vou perder meus arquivos ?! Eu questiono porque quanto habilitei a opção TimeMachine, disse que era preciso fazer uma formatação.

Aguardo,

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho essa dúvida em migrar para o Lion.

Mas minha preocupação maior é os dados contidos em meu MacHD. Eu possuo um HD externo Samsung S2 500GB que eu gostaria de utilizar como TimeMachine. Eu utilizava o HD externo em meu windows 7 por isso lá contém arquivos pessoais. Minha dúvida é:

- Se eu habilitar o Time Machine e salvar neste HD que antes eu utilizava no Windows, vou perder meus arquivos ?! Eu questiono porque quanto habilitei a opção TimeMachine, disse que era preciso fazer uma formatação.

Aguardo,

Valeu!!

Sim. Se você habilitar o TimeMachine no estado que está agora, irá.

Porém, o que você pode fazer é particionar esse HD.

Conforme você disse, você usava o HD já no Windows 7, certo? Neste caso, nativamente, o Mac OS X não consegue ler ele e pede para você formatar (para deixar no formato dele que é o HFS+). O que você pode fazer então é utilizar algum particionador (acho que o próprio built-in no Windows 7 resolve) para dividir esse seu HD externo em 2 partes.

A parte onde estão os seus arquivos do Windows você deixa intacta. Você vai é criar uma nova partição no HD externo e não vai definir o file system dela (vai deixar em branco, não vai selecionar se é HFS+, NTFS, nem nada).

Depois disso, ao conectar novamente no Mac, você vai selecionar aquela partição do seu HD externo para usar com o TimeMachine. Aí ele vai formatar apenas aquela partição para HFS+

Posteriormente, para ler os arquivos que estão na parte NTFS do seu disco (e que apenas o Windows consegue ler), existem opções de apps que fazem isso no Mac se não me engano. Eu não lembro de nenhum, mas com uma simples busca você consegue achar sem problemas.

Mas isso é detalhe. O que interessa é que seus arquivos estarão ali a salvo já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Se você habilitar o TimeMachine no estado que está agora, irá.

Porém, o que você pode fazer é particionar esse HD.

Conforme você disse, você usava o HD já no Windows 7, certo? Neste caso, nativamente, o Mac OS X não consegue ler ele e pede para você formatar (para deixar no formato dele que é o HFS+). O que você pode fazer então é utilizar algum particionador (acho que o próprio built-in no Windows 7 resolve) para dividir esse seu HD externo em 2 partes.

A parte onde estão os seus arquivos do Windows você deixa intacta. Você vai é criar uma nova partição no HD externo e não vai definir o file system dela (vai deixar em branco, não vai selecionar se é HFS+, NTFS, nem nada).

Depois disso, ao conectar novamente no Mac, você vai selecionar aquela partição do seu HD externo para usar com o TimeMachine. Aí ele vai formatar apenas aquela partição para HFS+

Posteriormente, para ler os arquivos que estão na parte NTFS do seu disco (e que apenas o Windows consegue ler), existem opções de apps que fazem isso no Mac se não me engano. Eu não lembro de nenhum, mas com uma simples busca você consegue achar sem problemas.

Mas isso é detalhe. O que interessa é que seus arquivos estarão ali a salvo já.

Nicholas Muito obrigado pelo esclarecimento.

Este HD Samsung S2 que mencionei, atualmente eu consigo visualizar normalmente meus arquivos pelo Finder por ele ser compatível com o Mac OS X.

Após eu realizar este particionamento pelo Finder eu não conseguirei mais visualiza-lo? apenas por um App ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nicholas Muito obrigado pelo esclarecimento.

Este HD Samsung S2 que mencionei, atualmente eu consigo visualizar normalmente meus arquivos pelo Finder por ele ser compatível com o Mac OS X.

Após eu realizar este particionamento pelo Finder eu não conseguirei mais visualiza-lo? apenas por um App ?

Eu também sofri pra entender isso, então vamos lá (vou considerar que você não entende nada de partições e etc...):

A partição padrão do Mac é o HFS (variante HFS+, HFS com registro cronológico, etc), ou seja, é o formato que o Mac mais "se dá bem".

a partição "preferida" do Windows é o NTFS.

Aí fica o problema: Windows NÃO LÊ discos em particionado HFS. Então se você pegar o HD do seu Mac e colocar num PC com Windows, você não vai conseguir ver os arquivos e nem escrever nada no disco...

Também tem um outro problema: num disco NTFS, o Mac só consegue LER. Ou seja, se você pegar uma pen drive formatado no Windows e plugar no seu Mac, você vai conseguir ver todos os arquivos e copiar para o seu computador, mas não vai conseguir escrever nele (copiar DO seu computador PARA a pen drive).

"SOLUÇÃO MAIS OU MENOS": Aqui entra um outro formato: o FAT32. Você pode particionar seu HD externo em FAT32. Ambos os sistemas conseguem ler este tipo de partição, mas ela já é bem antiga e não comporta arquivos maiores que 4GB.

SOLUÇÃO "MAIS PRA MAIS DO QUE PRA MENOS": Particionar seu HD externo em 2. Ou seja, uma partição fica em NTFS e a outra fica em HFS.

Vou tentar explicar melhor:

Tenho um HD externo de 500GB e queria usá-lo como Time Machine, mas para isso teria que formatar para HFS. Mas aqui na minha cidade só eu e mais uns 5 têm Mac, ou seja, meu HD ficaria inutilizado para transportar aqrquivos entre computadores. Então eu "particionei" (vamos fizer que eu "dividi") meu HD externo em 2" 250GB em NTFS e os outros 250GB em NTFS (pra usuários do Windows conseguirem ler). Quando plugo meu HD externo no Mac, aparecem as duas partições:

post-25564-0-05890500-1309543860_thumb.p

O símbolo com o "logo" do USB é a partição NTFS, e o com o símbolo do Time Machine é a partição formatada em HFS.

Mas, se eu plugar meu HD num Windows, ele só vai achar a partição NTFS, e nela poderá escrever e ler os arquivos.

Resumindo: O Mac lê as duas partições o Windows só lê a NTFS. Não é interessante ao Windows ler a HFS pois nela só se encontram seus arquivos de backups...

Você pode colocar o que quiser na partição HFS, mas lembre-se que ela só será lida por Macs.

Espero que tenha entendido...agora vamos ao Time Machine.

Se você vai mesmo querer particionar o disco desse jeito, primeiro copie os arquivos que estão no seu HD, pois eles serão perdidos depois de formatar. Vamos particionar: faça isso: conecte seu HD externo no Mac, vá em Aplicativos>Utilitários> Utilitário de Disco. Selecione o seu HD externo na listinha que vai aparecer à esquerda e selecione "Particionar". Em "Esquema de Volume", selecione o número de partições que quer criar. Em seguida, dê um nome para cada uma e escolha quantos GB cada uma vai ter. Em uma delas, selecione o formato "Mac OS Expandido (reg. cronologicamente)" e na outra selecione "Sistema de arquivos Windows NT". Depois, é só clicar em aplicar e pronto, o Mac vai começar a formatar o HD. Imagem explicativa:

post-25564-0-95876000-1309545194_thumb.j

Depois de formatado, conecte novamente seu HD externo ao Mac e abra o Time Machine (Preferências do sistema >Time Machine). Clique em selecionar disco e selecione a partição HFS.

Pronto! Seu backup está configurado.

Seus backups são feitos na partição HFS e você continua podendo ver a partição NTFS. Se quiser escrever em NTFS, procure algum aplicativo que faça isso (tipo o NTFS-3G).

Espero ter ajudado!

Editado por vitor.cruzeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...