Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novo iMac (2008) muito barulhento os ventiladores


leozera

Posts Recomendados

Bom dia amigos,

Acabei de comprar o novo iMac 20" 2.4 6mb de memória cache L2, 250 HD, 3Gb de memória, etc... e quando chego em casa e ligo ele, BOOM!!.. PROBLEMA!! que me tirou a noite de sono, muito barulhento os ventiladores que estão atráz dele, especificadamente, do lado esquerdo na parte inferior do danado....

pensei no que fazer: levar para assistência onde comprei, devolver, trocar de maquina o que fazer? mas pensei, porque logo eu seria o premiado, será que estou com sorte, pois, vários amigos meus compraram e funciona como uma Mercedes-Bens de tão silencioso, e logo o meu tem que ser um Maverick V8 sem abafador no escapemento?? putz...

Comecei a pesquisar sobre o assunto no pai dos nerds Google, e descobrir varias coisas que estou encabulado com tudo isso. E resumindo não sei o que fazer, pois já li que tenho de reiniciar o SMC (System Managemente Controller), instalar o smcFanControl e controlar os ventiladores...vi muita coisa interessante, mas realmente não sei o que fazer.

Se alguem teve um problema desse como eu, por favor, passe a receita para que o bolo saia corretamente, sem problemas, pois não sei o que fazer...

Só sei que comprar um Mercedes-Bens SLK sem escapamento de fábrica não rola né...rssss

abraços e obrigado pela atenção.

Léo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Véio...já tive esse problema quando fiz a atualização para o leopard 10.5.2...

Resolvi da seguinte maneira:

Desliguei o iMac, tirei TUDO da tomada, esperei por uns 10 min....liguei na tomada tudo de novo e liguei o iMac....estava tudo normal após isso...

Tenta ae e vê se rola....

Só nw me pergunte o pq disso....pq nw sei...hehehehehe

Abs

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Véio...já tive esse problema quando fiz a atualização para o leopard 10.5.2...

Resolvi da seguinte maneira:

Desliguei o iMac, tirei TUDO da tomada, esperei por uns 10 min....liguei na tomada tudo de novo e liguei o iMac....estava tudo normal após isso...

Tenta ae e vê se rola....

Só nw me pergunte o pq disso....pq nw sei...hehehehehe

Abs

Adriano

seria mágica? haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é mágica nw sei..mas já vi isso acontecer 3 vezes aqui no blog....e sempre deu certo com minha dica....vamos ver se acontece a quarta vez né?

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo o smcFanControl. Qualquer programa de terceiros que controle os coolers - pra mim - é furada. Se vc acabou de comprar seu iMac, procure não inventar muita moda, tentar consertar em casa. Se o barulho for perturbador, vá na Assistência Técnica mais próxima, eles terão que resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu estou com o mesmo problema....as vezes ligo o mac e ele esta normal, silencioso perfeito..porém alguns dias ele liga barulhento. Inclusive consigo saber como ele vai ligar ao encostar no botão de liga desliga...se o pressiono por uns segundos e o comput emite um sinal é por que ele vai ligar ok....ja qnd seguro o botão por uns 10 segundos e nada...ja sei que vai ligar barulhento..bom mais voltando ao assunto. Liguei no suporte da mac e me informaram que o smc é um chip que controla as funções do mac, como sleep, energia e dentre esses o funcionamento dos coolers, que no caso, são os causadores desse barulho...a assistência me falou de duas formas de resetar esse smc..a primeira e mais facil é desligar ele total..retirar todos os cabos como ja foi falado no forum...fiz isso é parou, mas ai alguns dias depois ele voltou a disparar o cooler..re-fiz o procedimento e parou...a merda é que eu num quero ter que ficar fazendo isso a cada 3 dias..então o suporte me passou outra forma de resetar esse tal de smc...que é abrindo a porta metalica e acionando um botão ao lado dos led;s...a questão é que eu não achei essa porta. a unica porta metalica que conheço do mac é a que fica em baixo onde são acopladas as memórias RAM..bom se alguém souber onde fica este bendito botão vai ajudar bastante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal,

depois de tantas pesquisas, inclusive no site de discussão da apple no EUA, percebi que o meu problema como de muitos outros é o sensor de temperatura do processador que está danificada. O sensor manda disparar o ventilador em alta rotação, informando pra ele que está quente o processador que na verdade não está.

O que fiz foi seguir os passos de consumidor, e segui os conselhos do caro "bissolati", ir até a loja e trocar por um outro, pois tenho direito de troca quando está dentro dos 7 dias de compras por qualquer aparelho eletrônico.

E o que eu te recomendo Caio, se o seu iMac não está no prazo de 7 dias de compra para efetuar a troca. tenta instalar o smcFanControl, pois esse camarada controla os ventiladores do MacBook Pro que pode funiconar no iMac também. pode dar certo. Se não, entra no site de suporte da apple.com.br e digita em pesquisar, resetar a SMC do iMac, ensina passo-a-passo como resetar esse carinha, ou se achar difícil, mete a chave de fenda nesse local que vc falou mesmo, que é o única lugar onde tem tampa e parfuso para mexer.

Mas, antes disso tudo, faça um teste Hardware, reiniciando seu iMac clicando a letra "D" para testar se a falhas em algum hadware seu.

Para mim está resolvido os ruídos exagerados dos escapamentos do meu Mercedes-Bens..rssss

abração a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

inferior esquerdo... bom, esse é o ventilador da CPU!

Tenta instalar algum programa para ver a rotação dessa fan, cujo padrão é 1200 RPM para o iMac. (tipo iStat, etc.)

Se estiver alta, reinicia o SMC como sugeriram acima.

De todo modo, recomendo o SMC FanControl, uso no meu iMac e é uma mão na roda contra superaquecimentos... no meu modo de pensar, prefiro detonar as fans do que desgastar os componentes por causa de calor excessivo.

Mas fica de olho nas temperaturas e nas rotações! É muito provável que seja defeito na ventoinha da CPU mesmo, e não um problema de configuração. Digo isso com alguma segurança, pois mesmo quando coloco as fans da CPU e HD para rodarem a mais de 3000 RPM, elas não produzem barulho muito ruidoso não (apenas um "sopro" audível, mas longe de ser ruido como dos PCs).

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Meu Imac estava com o mesmo problema. Foi a segunda vez que aconteceu. Não sei se tem algo a ver mas foram duas vezes em que eu desliguei o computador depois dele funcionar em altas temperaturas e liguei de novo pouco tempo depois. Nas duas deu certo desligar todos os cabos (todos mesmo, até ethernet, tirar tudo da tomada, inclusive o nonbreak). Voltou ao normal! Aquele lance do barulho que faz quando liga também é digno de nota. Quando ele vai ligar com o cooler "apitando", não faz aquele barulinho sutil que normalmente faz ao ligar (não é o som do boot do sistema! esse faz sempre). Mas resolvi fazer o hardware test que me retornou o erro "4SNS/1/40000000tpOP-131000" . Onde posso saber a que se refere esse erro? Procurei no site da apple mas não encontrei resposta a buscas. Abs,

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...