Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Razões para NUNCA usar estabilizador



Posts Recomendados

Nunca - jamais - em qualquer hipótese use estabilizador! É um crime contra seus equipamentos. Estabilizadores são um praga que se instalou no Brasil nos anos 90, e hoje são totalmente desnecessários. São ineficientes e danosos aos equipamentos, pois como você mesmo diz você nota o estabilizador trabalhando não porque sua rede elétrica dá picos e sim porque ele tem relés! Isso mesmo: relés! Dispositivo mecânico para chaveamento do circuito que faz até barulho quando ativado!

Imagina, isto em pelo século XXI!

O uso do estabilizado prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta "estabilidade" da tensão seus relés ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompoendo o fornecimento de energia para o computador por vários milissegundos e ainda por cima neste processo gerando picos de tensão ainda maiores!

Segue uma listinha de tópicos para ler sobre o assunto:

Você já VIU um tlec?

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha)

Só relembrando o pessoal, afinal vejo gente nova aqui no fórum que mesmo hoje em dia, em pleno ano de 2013, ainda compra um estabilizador para "proteger" seu Mac novo. Na verdade estão jogando dinheiro fora e correndo risco de estragar seu Mac com esta peça de museu dos anos 90 chamada estabilizador.

Insisto para que leiam os artigos dos links acima e devolvam seus estabilizadores, ou usem como trave de golzinho, peso de porta, lastro para mergulho, qualquer coisa, menos ligado na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma reportagem sobre a inutilidade destes trambolhos:

http://www.tecmundo.com.br/m/10658.htm

Seria bom ver um artigo do MacMagazine sobre isto, com foco nos Macs, que por terem ótimas fontes eletrônicas multitensão dispensam e muito bem estas tranqueiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei a régua com fusível para tudo aqui em casa e nunca tive problemas. Caso algum acidente, queima-se o fusível e ficam os aparelhos. Ontem mesmo queimou o fusível da régua do forno elétrico e do microondas, troca-se o fusível e tudo normalizado. Além do mais numa hora de necessidade é mais fácil sair desligando as réguas do que aparelho por aparelho.


Sempre usei a régua com fusível para tudo aqui em casa e nunca tive problemas. Caso algum acidente, queima-se o fusível e ficam os aparelhos. Ontem mesmo queimou o fusível da régua do forno elétrico e do microondas, troca-se o fusível e tudo normalizado. Além do mais numa hora de necessidade é mais fácil sair desligando as réguas do que aparelho por aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, eu não conhecia esse tópico nem a problemática toda...

 

Recentemente mexi na minha sala e troque praticamente tudo: tv, ht, agora tem também Xbox, AppleTV... com tudo isso, preciso de tomadas... e comprei um "estabilizador" (esqueci a marca/modelo) para segurar tudo... fiz besteira né?

 

Teria sido melhor uma boa régua com proteção?

Ou um nobreak como este http://www.atera.com.br/produto/BZ400-BR/Nobreak+APC+BZ400-BR,+400VA+(220W)+monovolt+115V seria melhor?

 

O conjunto é: TV Led, AppleTV, HT-Bluray 3D Philips, ClaroTV, Xbox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma reportagem sobre a inutilidade destes trambolhos:

http://www.tecmundo.com.br/m/10658.htm

Seria bom ver um artigo do MacMagazine sobre isto, com foco nos Macs, que por terem ótimas fontes eletrônicas multitensão dispensam e muito bem estas tranqueiras.

 

Porém tenho visto cada vez menos estabilizadores por aí; acho que a febre passou. Só um pessoal mais teimoso que ainda resiste em abandonar.

Mas foi uma boa reler esse tópico, pude rir de novo do cara comprando no-break pra usar no laptop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, eu não conhecia esse tópico nem a problemática toda...

Recentemente mexi na minha sala e troque praticamente tudo: tv, ht, agora tem também Xbox, AppleTV... com tudo isso, preciso de tomadas... e comprei um "estabilizador" (esqueci a marca/modelo) para segurar tudo... fiz besteira né?

Teria sido melhor uma boa régua com proteção?

Ou um nobreak como este http://www.atera.com.br/produto/BZ400-BR/Nobreak+APC+BZ400-BR,+400VA+(220W)+monovolt+115V seria melhor?

O conjunto é: TV Led, AppleTV, HT-Bluray 3D Philips, ClaroTV, Xbox.

Melhor usar só a régua mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve jogar fora o estabilizador. O fato dele fazer "tlec" mostra o quanto ele ruim. Não ache porque o estabilizador faz tlec é que a rede elétrica está surtando. Use seu macbook na bateria a maior parte do tempo, ligue ele na tomada somente quando precisar carregar a bateria. E jamais desligue o macbook - apenas feche a tampa dele. E ligue-o na tomada, pois o estabilizador você já deve ter jogado fora.

Leia aqui porque o estabilizador faz "tlec": Você já viu um tlec?

Quanto ao colega que disse que bateria do no-break está ruim. Sugiro que enquanto a bateria do nobreak não for trocada por uma nova, que ligue os equipamentos direto na tomada, pois o nobreak sem bateria é realmente inútil.

 

Cara, que terrorismo desnecessário!

 

Todas fontes modernas são feitas para lidar com variações na rede elétrica, tanto é que elas suportam tensão de 100 à 240 volts (duvida? olha tua fonte!), podendo variar em qualquer intervalo deste sem ocorrer problema nenhum. FOI FEITO pra isso.

 

Eu não consigo entender o porquê de tanta gente fazer terrorismo quanto ao assunto, assim como fazem com as baterias de notebook e outros eletrônicos! Totalmente desnecessário, apenas use o equipamento!

 

Estabilizador prejudica? Sim, em fontes digitais prejudica e ponto final! Além de o estabilizador não proteger nada, ele faz você gastar mais luz, pois gera calor ao converter energia de 220v para 110v. Se não precisa converter energia, não precisa usar.

 

No-breaks e filtros de linha (aquela régua de 15 reais que comprou no bolicho a esquina NÃO É um filtro de linha, é apenas uma régua com fusível, não serve pra proteger NADA) prejudicam? Não! Simples.

Editado por Fernando Kreutz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei a régua com fusível para tudo aqui em casa e nunca tive problemas. Caso algum acidente, queima-se o fusível e ficam os aparelhos. Ontem mesmo queimou o fusível da régua do forno elétrico e do microondas, troca-se o fusível e tudo normalizado. Além do mais numa hora de necessidade é mais fácil sair desligando as réguas do que aparelho por aparelho.

 

Você sabe porque queimou o fusível? Provavelmente quando você estava usando o aparelho e gerou excesso de carga na rede da tua régua, pois ela NÃO FOI FEITA pra usar nesse tipo de equipamento! Atente para as especificacões elétricas no manual do teu aparelho e vai ver que não é para usar extensões ou réguas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muito absurdo neste tópico.

E concordo plenamente com o Fernando Kreutz.

Como formando em Eng. Elétrica, fico pasmo com esses tais terrorismos que sites e blogs fazem à respeito da energia de nossos portáteis, seja bateria, seja qualidade da energia que chega em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve jogar fora o estabilizador. O fato dele fazer "tlec" mostra o quanto ele ruim. Não ache porque o estabilizador faz tlec é que a rede elétrica está surtando. Use seu macbook na bateria a maior parte do tempo, ligue ele na tomada somente quando precisar carregar a bateria. E jamais desligue o macbook - apenas feche a tampa dele. E ligue-o na tomada, pois o estabilizador você já deve ter jogado fora.

Leia aqui porque o estabilizador faz "tlec": Você já viu um tlec?

Quanto ao colega que disse que bateria do no-break está ruim. Sugiro que enquanto a bateria do nobreak não for trocada por uma nova, que ligue os equipamentos direto na tomada, pois o nobreak sem bateria é realmente inútil.

Em *NENHUM* país do mundo, além do Brasil, se usa estabilizadores em equipamentos eletrônicos.

A energia oscila em todos os países do mundo e nem por isso usa-se estabilizadores nestes.

Os estabilizadores "corrigem" (assim entre aspas mesmo) em média apenas 5V pra mais ou pra menos, enquanto a maioria dos equipamentos já fazem a correção eletrônica e precisamente, e toleram muito mais que os 5V. Geralmente funcionam sem problema algum com tensões de 90V à 265V (se forem automáticos) ou de 90V à 145V e de 185V à 265V.

*TODAS* as fábricas de estabilizadores, desses feitos para computadores, estão no Brasil.

O Brasil é "o país das coisas erradas", onde há mais gente alienada que em qualquer país do mesmo nível.

Se você teve uma experiência boa com uso de estabilizador, usa há mais de 10 anos, já protegeu contra raio umas 80 vezes, seu computador nunca mais queimou depois que o estabilizador chegou a sua casa, mexe com minha mãe mas não fala mal de estabilizador, etc; Tenho explicações pra isso: sorte, melhoria imperceptível na rede elétrica do quarteirão da sua casa, seu novo equipamento deve ser mais tolerante a falhas de energia, e novamente, sorte.

Trabalho com informática e posso provar pra tudo mundo que nenhum estabilizador jamais protegeu qualquer equipamento eletrônico, muito pelo contrário.

Depois de falar a verdade pros meus clientes, houve uma queda de 90% na queima de fontes de PCs e desses 10% restantes, a maioria que teve a fonte queimada num curto período, é de clientes que continuaram usando o maldito estabilizador.

Praticamente *TODOS* os meus clientes que tiveram os PCs queimados por raios, tiveram o azar de receber a descarga via linha telefônica, que queimou o modem ADSL, a placa de rede LAN e algumas vezes a placa-mãe inteira. Raramente se recebe um raio pela rede elétrica, e quando o acontece, pode estar usando o "melhor" estabilizador que mesmo assim, não tem equipamento que sobreviva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma reportagem sobre a inutilidade destes trambolhos:

http://www.tecmundo.com.br/m/10658.htm

Seria bom ver um artigo do MacMagazine sobre isto, com foco nos Macs, que por terem ótimas fontes eletrônicas multitensão dispensam e muito bem estas tranqueiras.

Eu também tento explicar pra esse povo alienado sobre os males do uso de estabilizador, mas parece que ser desprovido de inteligência nesse país cada vez mais merece honra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que terrorismo desnecessário!

 

Todas fontes modernas são feitas para lidar com variações na rede elétrica, tanto é que elas suportam tensão de 100 à 240 volts (duvida? olha tua fonte!), podendo variar em qualquer intervalo deste sem ocorrer problema nenhum. FOI FEITO pra isso.

 

Eu não consigo entender o porquê de tanta gente fazer terrorismo quanto ao assunto, assim como fazem com as baterias de notebook e outros eletrônicos! Totalmente desnecessário, apenas use o equipamento!

 

Estabilizador prejudica? Sim, em fontes digitais prejudica e ponto final! Além de o estabilizador não proteger nada, ele faz você gastar mais luz, pois gera calor ao converter energia de 220v para 110v. Se não precisa converter energia, não precisa usar.

 

No-breaks e filtros de linha (aquela régua de 15 reais que comprou no bolicho a esquina NÃO É um filtro de linha, é apenas uma régua com fusível, não serve pra proteger NADA) prejudicam? Não! Simples.

Vejo que não estou sozinho nessa! Mesmo cercado de  I D I O T A S  que defendem o uso de estabilizador, tenho esperança na humanidade e tento abrir os olhos dos alienados.

alguem poderia me indicar uma regua de energia não mt cara para comprar? coisa entre 50 - 60 reais, trabalho moro perto da kalunga, americanas, casas bahianas, mag luiza. agradeço desde já.

http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes eu morava em apartamento e a rede elétrica era tensa! Quando queimou a segunda fonte eu optei pelo estabilizador. Era algo assustador pq o treco parecia um telegrafo de tantos tiks que soava ...

Agora morando em uma casa com rede trifásico eu uso o treco como extensão ligado em 220/220. Gostei dessa opção do clamper. Assim que achar um em alguma loja vou comprar.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico. Muito esclarecedor. Gostaria de perguntar o seguinte: tudo isso vale pra qualquer aparelho? Tenho modem adsl, airport express , porta retrato digital ligado em estabilizador! Devo liga-los direto na rede?

Forte abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tive aparelhos queimado por pico de energia. 

Hoje tenho estabilizadores nos computadores, videogames e hometheather, há mais de 6 anos e nunca mais queimou nada, e os picos de energia continuam.

 

cada um tem seu ponto de vista a respeito, tenho estabilizadores e não me arrependo, mas eu acho que existem marcas e marcas, ai é uma questão de pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico. Muito esclarecedor. Gostaria de perguntar o seguinte: tudo isso vale pra qualquer aparelho? Tenho modem adsl, airport express , porta retrato digital ligado em estabilizador! Devo liga-los direto na rede?

Forte abraco

Vale para qualquer aparelho sim. É muito melhor ligar direto na rede, respeitando a tensão prevista dos aparelhos (nada de ligar aparelhos 110V na rede 220V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tive aparelhos queimado por pico de energia.

Hoje tenho estabilizadores nos computadores, videogames e hometheather, há mais de 6 anos e nunca mais queimou nada, e os picos de energia continuam.

cada um tem seu ponto de vista a respeito, tenho estabilizadores e não me arrependo, mas eu acho que existem marcas e marcas, ai é uma questão de pesquisa.

Permita-me discordar. Não é questão de ponto de vista, é uma questão técnica. Tem a ver com física, eletricidade e eletrônica. Não é uma questão de gosto: estabilizadores não protegem os aparelhos.

Se nada queimou aí nos últimos anos não foi por causa do uso de estabilizador, e sim porque os novos aparelhos são de melhor qualidade, porque a rede elétrica não oscilou como você pensa e por coincidência mesmo.

Reitero a recomendação para que leiam os artigos linkados na primeira pagina, especialmente o artigo de título "você já viu um tlec?" Que mostra como na verdade o fato do estabilizador fazer barulho (tlec) mostra sua ineficiência pois usa dispositivos mecânicos (relés) do século 19 com altíssimo tempo de resposta (a ponto de fazer barulho audível) o que comprova a má qualidade e desfasagem tecnológica destes equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...