Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mais uma vez: migrar ou não?


gustavopi

Posts Recomendados

Recebi hoje o mailing da Apple anunciando o novíssimo Lion, previsto para estar disponível mês que vem. É claro, vem a pergunta de sempre: migrar ou não.

Dei uma olhada na apresentação do site e já destaco duas novidades que me chamaram a atenção:

  • Fizeram um substituto à altura do maçã-tab para troca de aplicativo!!! Aliás, ele é cheio de gestos mágicos...
  • Migração online sem mídia, algo que o Bill Gates já havia predizido, mas nunca foi capaz de fazê-lo. Aliás, semana passada o micro do meu pai fez uma atualização do win 7 e engasgalhou no meio, não funcionou mais. Agora ele desativou as atualizações automáticas. Essa migração via AppStore é ousada uhn, vamos ver...
  • Não há tanta ênfase em recursos novos pelos recursos, parece uma tentativa de realmente usar a máquina de outro modo, o que é bem interessante.

Não achei os requisitos para migração, espaço ocupado em disco, etc., mas esse Lion realmente está me tentando...

Editado por gustavopi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nesse link:

OSX Lion

Abaço!

Valeu! Essa me passou.

Meu MacMini Core2Duo com 2,5GB de RAM está no limite das especificações. O problema seria passar todo os 4GB do sistema pela minha NETzinha de 1Mbps com 6GB de limite. Teria que passar o sistema, e ficar comportado o resto do mês!

Mas o preço é realmente muito acessível. US$ 30 pilas é realmente para considerar outros fatores, que não o gasto, na hora de decidir. Minha dúvida é sobre o peso do bixo. Vou dar uma olhada nas centenas de respostas do tópico sobre o Lion

Alô, moderadores, que tal uma subdivisão por aqui para o Lion?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico chateado com essa de ter de baixar via update.... preferia comprar a mídia.

logo eu que gosto de formatar o computador no final de cada semestre letivo.

Comprar pela Mac AppStore não significa que formatar não será mais possível ;)

No Lion, exisye uma partição "Recovery" não necessitando de nenhuma mídia física para formatar! Sem dúvida nenhuma, sensacional!

Editado por Arthur L. C.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico chateado com essa de ter de baixar via update.... preferia comprar a mídia.

logo eu que gosto de formatar o computador no final de cada semestre letivo.

Eu particularmente gostei, melhor que isso só se tivesse como baixar ao mesmo tempo que viesse uma midia (ou pen drive) via correio como algumas empresas de software fazem (mudando as vezes o valor para midia "eletronica" ou fisica, ou cobrando uma taxa adicional pela mídia fisica + frete).

De qualquer forma vai ter uma partição recovery pra vc formatar o sistema depois sem precisar baixar novamente. Se pensarmos no meio ambiente e principalmente na burocracia envolvida na coisa toda é um grande avanço.

Sobre o tópico: Migrar SIM! :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como você ver todas essas novidades e melhorias e não migrar!!!! Minha única preocupação em relação a baixar o lion, é de que aconteça alguma zica na hora de baixar o O.S e quando for fazer o upgrade apareça algum erro que impossibilite a instalação.

Mas se isso acontecer,como temos o dvd de instalação do snow leopard,podemos consertar a besteira feita pela conexão BR!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não sabia que ele iria criar uma partição no disco, estilo netbook, que permite e reinstalação a partir dessa partição... se isso for verdade é realmente melhor fazer o download uma vez e ele ficar aqui gravado no disco.

minha preocupação então surge agora no seguinte ponto:

se eu quiser fazer um trial boot? linux+windows+lion?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar pela Mac AppStore não significa que formatar não será mais possível ;)

No Lion, exisye uma partição "Recovery" não necessitando de nenhuma mídia física para formatar! Sem dúvida nenhuma, sensacional!

Isso não é tão legal pra quem tem HDDs pequenos como o Air com 64GB.

Mas acho provável que ainda vão vender em mídia física, em menor escala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico chateado com essa de ter de baixar via update.... preferia comprar a mídia.

logo eu que gosto de formatar o computador no final de cada semestre letivo.

Já eu que formato uma vez na vida outra na morte, ou seja, duas a cada 10 anos (uma vez e a outra antes de vender), não terei este problema.

Mas essa partição recovery parece acalmar os traumatizados de windows como eu. Aliás, alguém lembra do DOS quando tínhamos que formatar fisicamente digitando os bad-clusters à mão um por um, daí vinha o fdisk e finalmente o format... Hoje em dia o povo é feliz e não sabe...

O "quote" do root não apareceu, mas não considero o meu MacMini velho, e quando comprei ele em 2008, ainda tinha DualCore para vender. Na época, investiguei as diferenças e resolvi puxar um pila extra e pegar o último modelo. De fato o DualCore é uma espécie de Celeron duplo (ou um duplo carburador comparado a uma injeção eletrônica). Ainda é um processador muito presente por aqui. Mas logo logo os Hackintóshicos darão um jeitinho nisso - eu tinha Tiger no meu iMac 333 ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi na MacWorld um artigo de um cara que achava que o Lion poderia fracassar como o Vista falhou, só por causa desse modelo de distribuição (que na época do artigo ainda não estava confirmado).

Na cabeça dele, se o SO tivesse um problema, como o developer preview obrigava a instalar por cima do snow poderiamos ter a "heranca" dos problemas.

Ele sugeria que mesmo que o lion fosse vendido só na app store que pudéssemos gerar uma imagem para poder formatar o disco e fazer uma instalação limpa.

Até concordo com ele, mas acredito que a versão final possa ser instalada por um pen drive ou coisa assim.

Mas SO novo é SO novo, e no início é provável que de pau com alguns aplicativos. Hoje está tudo funcionando normal. Não tive problemas com nada até agora.

Editado por Mastter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda preciso assistir o video, o que pelo tamanho dele isso só deve acontecer mês que vem :-D

Tudo que eu sei li na mídia escrita online, portanto, se tiver cometendo algum engano, não é por ser o dono da verdade, mas vamos lá:

Airdrop: Mais um recurso exclusivo da Apple, no entanto, é como sexo fetichista, só vai conseguir fazer se encontrar alguém que curta as mesmas coisas e tenha os mesmo acessórios que você. É um recurso bem bacana, sério. Mas se você não tem uma família toda c/ Mac ou trabalha em um ambiente de trabalho badalado, as chances reais de uso disso são poucas. No meu caso, quase zero. Vale as 30 doletas? Não.Próximo.

Mission Control: Aqui na verdade foi mais uma corrida atrás da Microsoft do que outra coisa já que na verdade é o Exposé com o recurso de organização de janelas que o Windows 7 está oferecendo atualmente. Vale 30 dolares? Ainda não. Próximo.

Mac App Store: Já tenho isso no Snow Leopard e, além disso, é em parte um erro ao acharem que todo o planeta está sentado em uma enorme e excelente conexão de banda larga. Vale lembrar que só no Brasil 80% do país ainda não tem acesso e não há previsão de se ter uma conexão de gente. Serviços como esse e na Nuvem são bem bacanas, modernosos e futurísticos, se você mora em NY, Tokio ou SP. Caso contrário, inviável. Próximo.

Launchpad: É para eu ter a sensação/visual de ícones do iOS no meu OS, é isso? Ele é uma terceira maneira de fazer o que essa barra inferior já faz para mim de ter meus ícones preferidos. Além disso, com um único e simples double finger tap em cima da Stack Aplications eu posso ter todos meus ícones de Aplicativos visualizados de diversas maneiras que eu quiser. Vale 30 verdinhas? Acho que você já sabe a resposta.Próximo.

Resume: Diabos, eu podia jurar que meu Mac já fazia isso. Estou enganado? Próximo.

Auto Save e Versions: Bom Auto Save é algo que já existe em praticamente todos os programas atuais, bastando você configurar em Opções, já o Versions é um recurso bem últi e bacana.

Mail e Lion Server: Não sou usuário de nenhum dos dois.

Multi-Touch Gestures: Alguém confirma para mim mas, se entendi direito, só há dois novos gestos inclusos?

Full-Screen Apps: Recurso bacana mas não vai mudar a minha vida.

Facetime: Ok, aqui nós realmente começamos a conversar. Apesar de também estar na categoria "sexo fetichista" :-D é mais fácil de você usar esse recurso com família e amigos já que o Iphone vêem se popularizando.Há 2 meses atrás só o Facetime estava a venda no site da Apple pelos mesmos 30 dolares da atualização inteira do Lion. Um recuros fantástico, afinal a idéia de fazer video conferências e sem pagar nada por isso é muito atraente :-)

Concluindo (para mim): A Apple está alegando que são mais de 250 novidades e eu ainda preciso ver c/ calma todas, porém estou muito satisfeito com meu Snow Leopard e acho que posso viver sem essa atualização nesse momento. Vale a pena atualizar? Sem dúvida. Devo fazer? Sim em algum momento, mas eles não reiventaram a roda. Para quem está no Snow Leopard o Lion traz melhorias e só isso. Atualizar não é uma sangria desatada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óbvio que sim. Aliás, mesmo que não achasse tão interessantes as novidades (mas acho), por esse preço compraria. Só vou ter que me virar para liberar espaço para o download, atualmente tenho só 2GB livres :o (o HDD já é pequeno - 160 - e ainda deixei a maior parte no boot camp para os downloads do steam)

@nascimento: facetime por 30 USD?!

http://appshopper.com/mac/social-networking/facetime

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...