Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Questão de Lógica/Vaga de Estagio


Posts Recomendados

Três rapazes e duas moças vão ao cinema e desejam sentar-se, os cinco, lado a lado, na mesma fila. O número de maneiras pelas quais eles podem distribuir-se nos assentos de modo que as duas moças fiquem juntas, uma ao lado da outra, é igual a:

A)2

B)4

C)24

D)48

Pessoal ,prestei uma prova de estagio e resolvi esta questão, tenho certeza de ter acertado(só faltou esta para gabaritar),inclusive depois posso postar o resultado, mas o cara que corri falou que errei.

Ele falou que a resposta Certa é 4,eu insisto que é 48...depois que postarem posto a explicação melhor.

Pessoal por favor postem a opnião de vocês ,passei pela segunda fase mesmo errando uma,mas eu gabaritei ...não me conformo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim isso não é lógica, é análise combinatória.

A letra B parece ser a mais óbvia, a infame "pega ratão", pois não leva em consideração as trocas dos rapazes.

As gurias, na contagem, são representadas como uma só, pois se uma troca de lugar, a outra troca também. Então temos três caras e "uma garota". Fazendo permutação:

4!

4x3x2 = 24

Porém, se levar em consideração a ordem das gurias (AB ou BA), então teremos 24 * 2 resultados, logo 48.

Foi no que pensei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim isso não é lógica, é análise combinatória.

A letra B parece ser a mais óbvia, a infame "pega ratão", pois não leva em consideração as trocas dos rapazes.

As gurias, na contagem, são representadas como uma só, pois se uma troca de lugar, a outra troca também. Então temos três caras e "uma garota". Fazendo permutação:

4!

4x3x2 = 24

Porém, se levar em consideração a ordem das gurias (AB ou BA), então teremos 24 * 2 resultados, logo 48.

Foi no que pensei.

Pensei assim também rapaz,mas o cara que corrigiu me afirmou com toda certeza que era 4...para mim 4 era como você disse "pega ratão"...

Ele me falou que eles não podiam trocar entre si...mas se não estava no enunciado então eu estava certo tbm não?Ai a questão teria sido mal formulada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É estágio para qual área?

Na área de TI nunca vi fazerem provas desse tipo para um estágio, fiquei curioso agora :P

Quanto à questão, você tá certo. Se não dizia no enunciado, o cara tá errado. Ou então deveria aceitar as 2 respostas, pois está passível de diferentes pontos de vista.

Eu colocaria 4 na hora da prova, mesmo sendo a mais óbvia, mas a resposta de vocês tem mais sentido. Na verdade poderia ser tanto 4, 24 ou 48 nessas alturas... Tudo por que a questão tá muito ampla.

Edit: pensando aqui, por um acaso não tinha um não no enunciado? Do tipo "Qual resposta não é a correta"? Faria mais sentido.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta correta é 4 maneiras, é fisicamente impossível mais que isso.

É uma pegadinha, a resposta é simples. elas ficam juntas na [1ª e 2ª cadeiras], [depois 2ª e 3ª], [depois 3ª e 4ª] e por fim na [4ª e 5ª cadeiras]. quaisquer outras combinações diferente destas elas ficam separadas.

Editado por CelsoAlfista
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta correta é 4 maneiras, é fisicamente impossível mais que isso.

É uma pegadinha, a resposta é simples. elas ficam juntas na [1ª e 2ª cadeiras], [depois 2ª e 3ª], [depois 3ª e 4ª] e por fim na [4ª e 5ª cadeiras]. quaisquer outras combinações diferente destas elas ficam separadas.

Rapaz ,mas são pessoas e não objetos então são diferentes uns dos outros e podem alternar entre si.

Segue o exemplo de todas as possibilidades

J>JOAO

R>RAIMUNDO

S>SILVIO HAHAHIHI

m>MARIA

n>NAIR

possibilidades de inicio

JSR

JRS

RSJ

RJS

SRJ

SJR

Possibilidades de Fim

mn

nm

mn

mn

JRmSn

JmRSn

mJRSn

mJRnS

mJnRS

JmRnS

JRmnS

JmnRS

JRSmn

mnJRS

JSmRn

JmSRn

mJSRn

mJSnR

mJnSR

JSmnR

JmnSR

JSRmn

mnJSR

RSmJn

RmSJn

mRSJn

mRSnJ

mRnSJ

RSmnJ

RmnSJ

RSJmn

mnRSJ

RJmSn

RmJSn

mRJSn

mRJnS

mRnJS

RJmnS

RmnJS

RJSmn

mnRJS

SRmJn

SmRJn

mSRJn

mSRnJ

mSnRJ

SRmnJ

SmnRJ

SRJmn

mnSRJ

SJmRn

SmJRn

mSJRn

mSJnR

mSnJR

SJmnR

SmnJR

SJRmn

mnSJR

-------------------

JRnSm

JnRSm

nJRSm

nJRmS

nJmRS

JnRmS

JRnmS

JnmRS

JRSnm

nmJRS

JSnRm

JnSRm

nJSRm

nJSmR

nJmSR

JSnmR

JnmSR

JSRnm

nmJSR

RSnJm

RnSJm

nRSJm

nRSmJ

nRmSJ

RSnmJ

RnmSJ

RSJnm

nmRSJ

RJnSm

RnJSm

nRJSm

nRJmS

nRmJS

RJnmS

RnmJS

RJSnm

nmRJS

SRnJm

SnRJm

nSRJm

nSRmJ

nSmRJ

SRnmJ

SnmRJ

SRJnm

nmSRJ

SJnRm

SnJRm

nSJRm

nSJmR

nSmJR

SJnmR

SnmJR

SJRnm

nmSJR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pegadinha está no enunciado, se eles tivessem dado nome aos "bois" esta sua interpretação estaria correta.

Continuo afirmando que a resposta certa é 4.

Não precisa dar nome aos bois, isso é básico em análise combinatória. Se há três rapazes, é óbvio que ABC, ACB ou qualquer outra combinação desse tipo conta, a não ser que seja dito no enunciado. Aliás, nem 4 seria, pois ainda há a ordem delas: quatro para, por exemplo, Maria-Ana, e mais quatro para Ana-Maria.

Enfim, fiz uma pesquisa sobre o problema, e todas as soluções que vi indicam 48 como resposta e solução semelhante ao que dissemos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bastante confusa, mas para achar 4 o raciocínio teria que ser o seguinte:

2 mulheres - 3 homens

1 homem - 2 mulheres - 2 homens

2 homens - 2 mulheres - 1 homem

3 homens - 1 mulheres

Mas também poderíamos responder 2. Da seguinte maneira:

2 mulheres na ponta - 3 homens na outra ponta

2 mulheres com 1 homem de um lado e 2 homens do outro

É a interpretação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bastante confusa, mas para achar 4 o raciocínio teria que ser o seguinte:

2 mulheres - 3 homens

1 homem - 2 mulheres - 2 homens

2 homens - 2 mulheres - 1 homem

3 homens - 1 mulheres

Mas também poderíamos responder 2. Da seguinte maneira:

2 mulheres na ponta - 3 homens na outra ponta

2 mulheres com 1 homem de um lado e 2 homens do outro

É a interpretação!

Exatamente essa a interpretação! Resposta certa é letra B, ou seja, 4!

Às vezes, a resposta é mais simples do que podemos imaginar ou calcular! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente essa a interpretação! Resposta certa é letra B, ou seja, 4!

Às vezes, a resposta é mais simples do que podemos imaginar ou calcular! B)

Não é 4, quantas vezes precisamos dizer, mostrar e apontar fontes com outras soluções que chegam no mesmo resultado?

E outra, não é aberto a múltiplas interpretações, senão a questão seria anulada, e não é questão de português, é princípio da contagem. Vocês não estudaram ou não lembram disso, por isso ficam falando que é 4, mas não é. Dois então é pior ainda, absurdo.

Vou falar mais uma vez: não são apenas três homens, AAA; é ABC e todas as combinações entre eles e as duas garotas, e não é preciso dizer isso no problema, pois faz parte da interpretação e do estudo de análise combinatória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer um que tenha uma noção mínima de análise combinatória sabe que 4 jamais seria a resposta. Mas como você foi aprovado de qualquer forma, acho que não vale a pena ficar discutindo por isso, se for o mesmo cara na próxima fase (não sei como funciona) é capaz até de se prejudicar.

Mas também poderíamos responder 2.

:blink: :blink: :blink::rolleyes:

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer um que tenha uma noção mínima de análise combinatória sabe que 4 jamais seria a resposta. Mas como você foi aprovado de qualquer forma, acho que não vale a pena ficar discutindo por isso, se for o mesmo cara na próxima fase (não sei como funciona) é capaz até de se prejudicar.

:blink: :blink: :blink::rolleyes:

Confesso que perdi o apreço pela vaga,e não estou mais tão preocupado...o que é certo , é certo e vou atras...mas obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...