Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imac desliga e só liga se tirar e recolocar cabo de força


Antonio Peregrino

Posts Recomendados

Pessoal

Meu iMac 24" passou a apresentar o seguinte problema.

Desliga (penso que entrou em modo de descanso mas na verdade ele desliga) em repouso e depois não liga (pelo teclado - tipo sair de repouso - e nem pelo botão power).

Mas religa sem problema com a retirada e reconexão do cabo de força (ou tirando do próprio corpo do iMac ou tirando do estabilizador de voltagem - já usei em 2 estabilizadores porque pensei que era do estabilizador).

Vi alguma coisa na internet sobre o fato (mas geralmente se referindo a Macs que não eram com Intel ou queixas de alguns anos atrás).

Será que alguém tem alguma ideia e dica?

Estou agora mesmo escrevendo dele mas sei que se sair e ele entrar em "sleep" vai na verdade desligar-se.

Queria alguma sugestão antes de tentar logo a Assistência Técnica (medo!!!).

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é electro. É o mesmo que eu penso. Infelizmente as nossas AT complicam mais do que resolvem.

Eu ontem fiz o seguinte (seguindo uma orientação que terminei por encontrar na Apple - via site - e mesmo a descrição de outros colegas).

1. Reiniciei o computador - resultado: perfeito.

2. Desliguei o computador - via botão de força segurado por alguns segundos.

3. Retirei o cabo de força do computador e do estabilizador de voltagem e o deixei solto completo durante 12 horas (o site fala em 15 segundos mas como fiz uma cirurgia dentária e voltei meio baqueado de dor deixei até agora pela manhã).

4. Desliguei o MagicMouse.

5. Desliguei e retirei pilhas do teclado wireless.

6. Desliguei e retirei pilhas do MagicTrackpad.

7. Liguei o computador há pouco com o botão power (funcionou normal).

8. Liguei o MagicMouse - OK.

9. Liguei o Teclado - OK

10. Liguei o MagicTrackpad - OK.

Agora lhe escrevo do iMac com tudo tranquilo esperando que - quando parar, entrar em sleep ou quando eu delsigar - volte a funcionar o botão power.

Mais tarde posto para informar o resultado.

Estou torcendo para que tenha resolvido (seria, segundo a Apple para "redefinir o controle do gerenciamento do sistema - SMC - que entre controla aspectos chamados de "inferiores" no hardware (entre outros o funcionando correto do botão power).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada! Fenômeno persiste.

Computador normalzinho enquanto ligado.

Quando se desliga após alguns minutos sem atividade (mais rápido do que o habitual) não liga mais pelo botão power. Só tirando e recoloando o cabo de força.

Aí é beleza.

Fiz novo teste: coloque economizador de energia para não desligar computador e tela nunca.

Vamos ver.

Mas me parece que não seja isso.

Continuarei postando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio, tive um problema parecido em Dezembro com meu iMac 27". Um dia deixei ele ligado e fui dormir, quando acordei estava desligado e não queria ligar. Mexe lá, mexe aqui e nada. Até que tirei e coloquei de volta o cabo de força, liguei e funcionou. No meio da tarde do mesmo dia ele desligou de novo e dessa vez não teve solução, não ligou mais. Levei na AT e eles trocaram a fonte. Não resolveu. Depois trocaram a placa lógica, 2x, e resolveu.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gordoreg.

Eu fiz o seguinte agora (e está funcionando).

Em preferências do sistema coloquei o economizador de energia para que o computador e a tela não entrei em repouso nunca.

Aí resolveu.

Eu desligo ele e religo pelo botão power normalmento.

E também faço o mesmo pelo teclado quando mando entrar em repouso manualmente.

Vou esperar um pouco para ver se dá certo e, caso a coisa volte a ficar ruim, levo na AT já falando na questão da placa lógica.

É coisa cara?

Eu tenho um medo danado das ATs.

Aqui no Recife temos a TropicalMac e, agora, a Assistência Técnica da iTown. Essa é nova e ainda não há tempo para vermos reclamações. Mas como conheço o pessoal de lá, qualquer coisa levarei até eles.

Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Antonio. Algum avanço em relação ao seu iMac? Qualquel coisa que precisar, estou em Recife também e comprei um Imac dos novos com o Leonardo lá da iTown.

Esgote todas as possibilidades antes de levar a máquina na AT. Tenta por fim zerar sua máquina e instalar do zero. Teste também a possibilidade de deixar ela sem nenhuma periférico conectado e veja se funciona. Teste exaustivamente a maquina. Tentou também o Apple Hardware Test?

Posta ai o andamento do estado de saúde do iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desliguei via power (segurando alguns segundos). Deixei só monitor para descanso (computador como ligado o tempo todo).

À tarde estava funcionando OK. Vou ver agora à noite (o problema foi no iMac de casa).

Não conheço do Apple Hardware Test.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza!

Aparentemente foi tudo resolvido.

Cheguei em casa à noite. Liguei o iMac no power e funcionou.

Também deixei ele entrar em sleep e despertou tocando em uma tecla qualquer.

Se tudo continuar assim, ficou resolvido sem precisar AT.

Continuarei dando notícias porque serve para aprendizado.

A solução - que parece final foi:

1. forçar desligar pelo power

2. tirar cabo

3. recolocar cabo

4. Religar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antonio, tive um problema parecido em Dezembro com meu iMac 27". Um dia deixei ele ligado e fui dormir, quando acordei estava desligado e não queria ligar. Mexe lá, mexe aqui e nada. Até que tirei e coloquei de volta o cabo de força, liguei e funcionou. No meio da tarde do mesmo dia ele desligou de novo e dessa vez não teve solução, não ligou mais. Levei na AT e eles trocaram a fonte. Não resolveu. Depois trocaram a placa lógica, 2x, e resolveu.

Boa sorte!

Esse negócio de trocar placa lógica é quando o cara nâo sabe qual o problema, então ele manda trocar a placa-lógica.

O Meu iMac deu um dia essa doideira quando tava no Windows, eu deixei ele ligado e parece que ele entrou em modo de espera, mas mesmo apertando teclado e mexendo o mouse (que tava com o "laser" óptico ligado) ele nâo acordou, ai tive que usar o dedão no botâo de power e ficou tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Lendo aqui o tópico reparei que mais uma vez um iMac ligado em estabilizador dá problema na fonta. Pra mim o culpado pelo problema é o estabilizador, que desgasta muito a fonta.

De agora em diante sugiro nunca mais usar estabilizador - já está mais do que comprovado que só trazem danos aos equipamentos levando a defeitos na fonte e tal.

Segue uma listinha de tópicos para ler sobre o assunto:

Você já VIU um tlec?

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

A título de fechar o tópico a respeito do problema que relatei, preciso informar que, de forma intermitente (mais frequente) o problema continuou.

Realmente tive que levar à AT (no caso levei para a Assistência Técnica da iTown) para avaliação.

O problema foi a fonte.

Trocada e problema sanado.

Uma informação interessante para conhecimento: o fornecedor da fonte do iMac 24"no Brasil é a Itautec.

Sobre o Serviço da Assistência Técnica (iTown Shopping Center Recife):

1. Atendimento para recepção do produto - nota 10

2. Identificação da possível causa do problema - nota 10

3. Demora na entrega - nota 5 (21 dias para a recepção da fonte na AT)

4. Contato com o cliente para informar sobre a demora - 0 (ninguém nunca ligou informando nada mesmo dizendo que iria fazê-lo)

5. Informação sobre o porquê da demora nas vezes em que liguei (pelo menos 1 vez por semana) - 8 (bom tratamento ao cliente mas informação vaga sobre quando a peça chegaria).

6. Devolução do produto - 10

Notal final - 9 (a meu ver)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...