Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Preço Logomarca


Posts Recomendados

Fala galera, tudo bem?

Vim até aqui procurar ajuda por ja frequentar o forum e já imaginar as pessoas que provavelmente me ajudarão, então acho que tudo fica mais facil.

Foi requisitado à criação de uma logomarca mas não sei quanto cobrar, nunca fiz isso antes. Segue abaixo minha condição:

1 - Nome, estilo, representação, tudo isso já foi pensado por outra pessoa e passado a mim para por em prática (no caso, um desenho que posteriormente será vetorizado)

2 - Será feito um mail-marketing atualizado semanalmente, claro, mantendo a base.

3 - Também será feito um outdoor dessa empresa.

Pergunta:

Quanto cobrar por tudo isso? Pelas atualizações semanais, peço grana toda semana ou melhor fechar um pacote para todo mês?

Já fiz trabalhos pra esse cliente mas não sou muito experiente e como dizem, não quero "prostituir" a profissão. Não sou formado em faculdade de design/publicidade mas tenho curso profissionalizante e custou caro.

E ai, o que me dizem?

Claro que não espero um valor exato, mas pelo menos uma referencia tipo "eu cobro X pra isso e Y pra aquilo". Já iria ajudar bastante.

Dei uma pesquisada rapida no google mas o que encontrei são coisas de 2007/2008, acho que de la pra cá ja tivemos algumas alterações no mercado...

Desde ja agradeço.

falou <o.

xD

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Fala, Sichieri. Primeiro, não pretendo criar mais uma discussão "logotipo" X "logomarca". Infelizmente, o povo já inseriu esse termo (logomarca) no dicionário. No entanto, academicamente o termo correto é logotipo.

A questão de valores é muito complexa, depende da região, do cliente, do profissional que vai executar e da complexidade do trabalho. Sendo bem prático, para um cliente de porte pequeno-médio e considerando o mercado de Belo Horizonte, para estes itens que você listou seria basicamente o seguinte:

1) Criação de logotipo (tanto faz se a idéia existe ou não. O tratamento estético final é seu): R$ 1.000,00 . Lembrando que obrigatoriamente você precisa entregar um manual básico de aplicação de marca. Para um manual mais complexo, você acrescenta valores por item solicitado.

2) E-mkt. Depende muito do conteúdo, se precisará produzir ou comprar imagens, etc.. mas desconsiderando qualquer custo adicional R$ 300,00 é um preço bem razoável. Obvio que se o cara for fechar um pacote, você estuda um desconto pelo montante.

3) Outdoor. R$ 500,00 . As mesmas considerações para "custos adicionais" citados no item 2.

Claro que ninguém melhor do que você para estipular o quanto vale seu trabalho. E avaliar a realidade do cliente também conta muito. Se é um trabalho muito bacana de fazer e vai te dar uma visibilidade legal, mesmo se for cobrar mais barato, acaba valendo a pena. Já cobrei de R$500,00 a R$ 4.000,00 para desenvolver uma identidade visual. Não existe uma "tabela" padrão. Mas o preço não importa muito. O que vale mesmo é que no final, você e o cliente fiquem satisfeitos.

Espero ter ajudado aí.

¡Hasta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fred Lima, você era um dos que eu esperava que contribuiria. :D

Quanto a "Logotipo/Logomarca" foi um erro de sintaxe cometido por mim. Tenho certo lapso de atenção/memória e vivo trocando palavras. No caso aqui eu sabia que uma das duas era a palavra usada corretamente e a outra não, mas na hora de escrever pra variar confundi tudo. A partir de hoje vou tentar lembrar e usar sempre "Logotipo".

Obrigado pelas dicas, foram muito valiosas, agora tenho uma noção do que pedir ($$).

O serviço prestado será para um site de compra coletiva. Provavelmente a visibilidade será grande então vou baratear o produto final.

Outro ponto é que não faço isso pra sobreviver, na verdade curso Engenharia dos Materiais e o Design foi uma saída que encontrei pra ganhar uns trocados e tirar um pouco o peso das costas dos meus país, pois meu curso é integral e trabalhar não ta nem no sonho, pelo menos até meados do quarto ano. E foi justamente por isso que fiz um curso profissionalizante no turno da noite, e é justamente a noite e finais de semana que realizo as atividades que me trazem alguma remuneração.

Realmente vai dar bastante trabalho. Vou fazer os croquis manualmente e só depois de aprovado vou vetorizá-los, senão corro o risco de jogar dois dias de trabalho fora caso o cliente não aprove, ainda mais que se trata de um desenho complexo, muitas cores, detalhes, efeitos (é uma personagem que representará a marca)...

Obrigado novamente Fred, um abraço <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fred Lima, você era um dos que eu esperava que contribuiria. :D

Quanto a "Logotipo/Logomarca" foi um erro de sintaxe cometido por mim. Tenho certo lapso de atenção/memória e vivo trocando palavras. No caso aqui eu sabia que uma das duas era a palavra usada corretamente e a outra não, mas na hora de escrever pra variar confundi tudo. A partir de hoje vou tentar lembrar e usar sempre "Logotipo".

Obrigado pelas dicas, foram muito valiosas, agora tenho uma noção do que pedir ($$).

O serviço prestado será para um site de compra coletiva. Provavelmente a visibilidade será grande então vou baratear o produto final.

Outro ponto é que não faço isso pra sobreviver, na verdade curso Engenharia dos Materiais e o Design foi uma saída que encontrei pra ganhar uns trocados e tirar um pouco o peso das costas dos meus país, pois meu curso é integral e trabalhar não ta nem no sonho, pelo menos até meados do quarto ano. E foi justamente por isso que fiz um curso profissionalizante no turno da noite, e é justamente a noite e finais de semana que realizo as atividades que me trazem alguma remuneração.

Realmente vai dar bastante trabalho. Vou fazer os croquis manualmente e só depois de aprovado vou vetorizá-los, senão corro o risco de jogar dois dias de trabalho fora caso o cliente não aprove, ainda mais que se trata de um desenho complexo, muitas cores, detalhes, efeitos (é uma personagem que representará a marca)...

Obrigado novamente Fred, um abraço <o.

xD

Fala,

O Fred fez um bom apanhado.

Quanto ao ser cobrado por um logo varia muito e R$ 1.000,00 é bem razoável, mas tem muitas variantes que fazem o preço crescer como o tamanho da empresa, o quanto será exposto o logo, etc, etc, etc. Rs. É necessário um estudo do cliente no qual vai realizar o trabalho.

Isso se aplica a todo trabalho da área.

Outro fator que implica no preço é o seu valor de mercado, sua experiência, sua bagagem.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw bsmr, pra falar a verdade até hoje só fiz trabalhos pra esse cliente, como falei antes, estudo em outra área e só vou faço alguma coisa quando alguem da faculdade me indica tipo: "Ah tem um cara que estuda comigo que mexe com isso", e assim me passam o contato da pessoa e ai conversamos e mostro algumas coisas que tenho feitas no PC mas que foram feitas durante a aprendizagem e não necessariamente são serviços, e esse "portfolio" (se é que posso chamar assim) e que me garante alguns "bicos".

Acho que esse preço de R$1000,00 é o que vou cobrar por tudo, já que a visibilidade é grande e minha experiencia nem tanto.

Obrigado pelas dicas pessoal.

Podem fechar o topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um conselho: ao invés de definir um preço final, faça um levantamento de valor/hora para cada etapa de projeto e apresente ao cliente. Assim fica mais simples ele entender o valor do serviço.

Eu sempre estipulo as horas de pesquisa/geração de conceito/reunião/geração de alternativa/reuniões/finalização/manual e entrego tudo ao cliente. Depois uso o Billings (ótimo aplicativo, por sinal) para calcular as horas trabalhadas e entrego as invoices em cada etapa de aprovação/cobrança junto das entregas estipuladas. Assim fica também mais fácil do cliente entender em qual etapa está o projeto. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, cuidado com o "É pouca coisa" "É só um servicinho".

Estas empresas de compra coletiva mandam aqui em casa uns 600 e-mails por semana, no mínimo, alguns, individualmente mandam mais de 30 toda semana, o que manda a menor quantidade, manda mais de um por semana.

Então, se vai fazer o mail, estipule bem a quantidade que vc vai fazer, senão eles montam em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é um assunto muito polemico, quanto vale uma criação?

Por essas e outras que o mercado de criação é um Deus nos acuda, não tem regulamentação, não tem sindicato, não tem nada!

Imagina se um médico decidisse cobrar o quanto ele quisesse pela consulta, ou um advogado pensasse o mesmo, iria ser um passando a rasteira no outro cada dia mais.

No design rola mais ou menos desse jeito, conheci um design muito famoso, que fez ótimos trabalhas para grandes empresas e ele falava que o preço inicial dele era de R$50.000 e dependendo da complexidade ele iria aumentando o valor, e quem pudesse pagar bem, quem não que procurasse outro,acho que ele esta correto, quem faz o valor é quem cria e não o cliente que acha que esta comprando dvd pirata no camelo, compro 1 e levo 2.

Uma historia para pensar...

Vou cobrar R$500 reais para fazer um logotipo(esqueçam logomarca pelo amor de Deus,isso não existe!), ai 5 ou 10 anos depois a seu logo virou a marca da maior empresa do mundo(coca cola por exemplo), xii Marquinho e agora? Agora já era! não pensei nem em fazer qualquer tipo de contrato, nem ao menos questionei sobre direito autoral!

antes de começar qualquer projeto vale a pena pesquisar bem os minimos detalhes para que não só um lado saia ganhando, e pensar que uma arte ela fica lá para sempre então pensar no futuro independente se a empresa for para frente ou não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema á a chinesização de tudo.

Tem um site, que a empresa coloca seu nome, fala que precisa de um logo, e os "designers" oferecem seus trabalhos, o cliente escolhe entre dezenas de trabalhos o que quer e paga a fortuna de R$ 180,00 reais....

A empresa do site ainda fica com uma comissão!

laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O problema á a chinesização de tudo.

Tem um site, que a empresa coloca seu nome, fala que precisa de um logo, e os "designers" oferecem seus trabalhos, o cliente escolhe entre dezenas de trabalhos o que quer e paga a fortuna de R$ 180,00 reais....

A empresa do site ainda fica com uma comissão!

laugh.gif

KKKKKKKKKKKKKKKKK, ri muito com isso...

cara, sinceramente eu acredito q uma pessoa que faça uma logo por 180 conto é o mesmo q coloca "TRABALHO DE CIÊNCIAS" no word art e acha o máximo. Por isso eu nem me preocupo com isso.

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKK, ri muito com isso...

cara, sinceramente eu acredito q uma pessoa que faça uma logo por 180 conto é o mesmo q coloca "TRABALHO DE CIÊNCIAS" no word art e acha o máximo. Por isso eu nem me preocupo com isso.

:P

Concordo plenamente.

Mas foi sensacional o texto do chineses. kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei um lá, só para ver como era, tem centenas de logos para cada um, eu pensei em passar a perna neles, usando o Logo Design Studio Pro, que já vem com milhares de logos sem-prontos, assim tentaria vencê-los em seu próprio jogo, fazendo uns 500 logos por semana.

http://www.wedologos.com.br/

Mas é quase impossível vc conseguir vencer alguma coisa, os logos são praticamente sorteados, pois são tantos, que o cliente nem vai conseguir olhar todos.

Minha vontade era sacanear, usando o programa, dá para fazer uns 5 logos em 10 minutos, o pior que tem alguns templates legalzinhos, melhores que os logos do site em questão.

Mas depois, acabei ficando com preguiça de colocar um monte e desisti, não compensa, tem que ter muito saco. O pior que tem um monte de otário fazendo os logos de verdade, se dando ao trabalho de criar conceitos, montar pseudos folders prontos, explicar o conceito para o cliente em e-mails.

Ridículo!!!!

biggrin.gif

Editado por uk lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei um lá, só para ver como era, tem centenas de logos para cada um, eu pensei em passar a perna neles, usando o Logo Design Studio Pro, que já vem com milhares de logos sem-prontos, assim tentaria vencê-los em seu próprio jogo, fazendo uns 500 logos por semana.

http://www.wedologos.com.br/

Mas é quase impossível vc conseguir vencer alguma coisa, os logos são praticamente sorteados, pois são tantos, que o cliente nem vai conseguir olhar todos.

Minha vontade era sacanear, usando o programa, dá para fazer uns 5 logos em 10 minutos, o pior que tem alguns templates legalzinhos, melhores que os logos do site em questão.

Mas depois, acabei ficando com preguiça de colocar um monte e desisti, não compensa, tem que ter muito saco. O pior que tem um monte de otário fazendo os logos de verdade, se dando ao trabalho de criar conceitos, montar pseudos folders prontos, explicar o conceito para o cliente em e-mails.

Ridículo!!!!

biggrin.gif

Vc não esta falando sério né? por isso que em qualquer profissão temos os "otarios" que ganham milhoes e os inteligentes que compiam as coisas e ainda sim tem preguiça de fazer a copia da copia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei um lá, só para ver como era, tem centenas de logos para cada um, eu pensei em passar a perna neles, usando o Logo Design Studio Pro, que já vem com milhares de logos sem-prontos, assim tentaria vencê-los em seu próprio jogo, fazendo uns 500 logos por semana.

http://www.wedologos.com.br/

Mas é quase impossível vc conseguir vencer alguma coisa, os logos são praticamente sorteados, pois são tantos, que o cliente nem vai conseguir olhar todos.

Minha vontade era sacanear, usando o programa, dá para fazer uns 5 logos em 10 minutos, o pior que tem alguns templates legalzinhos, melhores que os logos do site em questão.

Mas depois, acabei ficando com preguiça de colocar um monte e desisti, não compensa, tem que ter muito saco. O pior que tem um monte de otário fazendo os logos de verdade, se dando ao trabalho de criar conceitos, montar pseudos folders prontos, explicar o conceito para o cliente em e-mails.

Ridículo!!!!

biggrin.gif

Eu já postei alguns lá. De fato é um pouco loteria, mas é a oportunidade da empresa conseguir um valor mais razoável.

Para mim vai ser interessante (pretendo voltar lá) porque fazia muito que não desenhava logos e estava enferrujando. O primeiro que eu postei achei horrível: e o interessante é que você pode ver o seu trabalho junto com os outros, como nos bons tempos da minha especialização.

De fato faz falta (para o cliente) a interação com o criador diante da avalanche de propostas, mas a maioria nem tem tempo para isso. Aliás, não é bem assim sair por aí cobrando um pau por logomarca, isso já é para empresas que realmente investem em marketing (aquele que não é só vendas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já postei alguns lá. De fato é um pouco loteria, mas é a oportunidade da empresa conseguir um valor mais razoável.

Para mim vai ser interessante (pretendo voltar lá) porque fazia muito que não desenhava logos e estava enferrujando. O primeiro que eu postei achei horrível: e o interessante é que você pode ver o seu trabalho junto com os outros, como nos bons tempos da minha especialização.

De fato faz falta (para o cliente) a interação com o criador diante da avalanche de propostas, mas a maioria nem tem tempo para isso. Aliás, não é bem assim sair por aí cobrando um pau por logomarca, isso já é para empresas que realmente investem em marketing (aquele que não é só vendas).

Esse site é uma piada na boa.

Empresa que pensa nela realmente precisa de um estudo mais aprofundado e de como será representada pelo logo, mas isso é uma discussão muito mais funda.

Mas como em qualquer profissão tem os que querem ganhar de forma fácil achando que isso é democratização do design.

Aff, vamos respirar fundo e seguir em frente de cabeça erguida.

Abraços para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, qual é pessoal, este site é sim uma piada, eu fiz isso meio de sacanagem mesmo, queria trapacear só para sacanear pô!

Logo não é assim não, vc tem que fazer um brief com o cliente, conversar, sentir a empresa, fazer uma visita, ver qual é!

Não é assim não, chega lá, tem neguinho que põe variações da mesma marca a cada 15 min, só para a marca dele passar para cima da página, que é o que eu acho que vale para ser escolhido, pois o dono da empresa não vai ter saco para ver todas.

Pô, se vc tem um empresa e não tem dinheiro nem para a marca, sua empresa já vai mal das pernas. Poxa, gastei tudo na montagem, não tenho para a marca! Então dê um tempo faz depois.

Eu não tenho grana, mas quanto abri uma locadora, mesmo sem grana me preocupei em fazer uma placa luminosa legal, fazer uma marca legal etc. (não adiantou pois fui destruido pela pirataria via internet).

Quando começei a mexer com design aqui em bh, uma marca era coisa séria, as vezes saia por 5 mil, com papelaria. Agora virou esta p.!

"Vc não esta falando sério né? por isso que em qualquer profissão temos os "otarios" que ganham milhoes e os inteligentes que compiam as coisas e ainda sim tem preguiça de fazer a copia da copia. ""

ô gustavo, como é que os "otários"vão ganhar milhões com uma marca custando 180 reais?

Eu não copio nd não, mas não perderia tempo fazendo nd em um lugar como aquele, acho aquilo um absurdo!

Editado por uk lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não tenho muita preocupação com a existência desse tipo de "profissionais" - não é com eles que estou concorrendo. Não estamos disputando pelos mesmos clientes. Os clientes que se preocupam com o tipo de coisa que nós sabemos ser importante não são os clientes que vão nesse site.

Relaxem, o mundo precisa das alternativas "baixo custo/baixa qualidade". Só existe esse tipo de oferta porque existe quem compra. Não estamos perdendo nossos clientes, estamos disputando num tier mais alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rott, me preocupa é que cada vez mais as pessoas preferem a baixa qualidade, não adianta muito pensar que eles não vão abandonar um design mais equilibrado por preços mais baratos.

Uma geração de pessoas (não só no brasil, mas bem pior no brasil, pelo fato de quase não ter uma contrapartida) que curtem música de baixíssima qualidade, gosta de BBB, breguiçes e tudo mais, não vai se preocupar com design de logos não é?

Pense bem, a situação atual é de baixo nível em tudo, tem uma companhia aérea inglesa que vai vender passagens em pé!!

Ninguém está preocupado com qualidade, todo mundo acha natural no brasil pagar o preço de um toyota em um Uno Mille, mas não pode pagar mais de 200 reais em uma marca. Outro dia um ignóbil que se diz fotógrafo apareceu no fantástico sendo processado por uma noiva, por que simplesmente esqueceu de ir. Segundo ele 'agenda é para frescos". Claro, um fotógrafo que cobra 500 reais, enquanto um fotógrafo razoável cobra 2500 e um bom cobra de 4 a 10 mil, não poderia dar em outra coisa. Os contratantes, inteligentes como eles só, nem pensaram no básico, de ao invés de usar os celulares para fotografar, ligar pro cara.

O que mais me estarrece, é que o fotógrafo estava lá, trabalhando, com outros clientes, na boa. Equipamento de última geração (para o avô dele é claro). Em resumo, ninguém liga!!!

Se o brasil inteiro cair num poço, o pessoal vai achar natural, e vai tentar viver lá dentro, ao invés de tentar sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, o preço da logomarca virou uma celeuma ideológica! - E já não se faz design como antigamente...

Pegando o gancho do root, são nichos de clientes diferentes e "profissionais" diferentes. Como expliquei, no meu caso, fiz umas experiências porque estava longe deste mercado e estou voltando com o Adobe Illustrator (usava o Freehand) e apanhando dele. E que forma melhor do que produzir do que casos reais? Cada um terá sua historinha para postar ali...

Tem muita pequena empresa que bota 500 pilas ali para ver se troca a placa da fachada, cada um no seu quadrado!

Evidente que os que oferecem 200 realmente estão jogando fora os 200 e mais o que gastarão para produzir a imundíce que vai sair por esse preço. Nesse caso, é até melhor ir direto numa gráfica boa que eles fazem um basicão mas pelo menos mais contextualizado que o blogão do wedologos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...