Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPhone 4: o que falta?


Posts Recomendados

Olá a todos!

Sou novo no fórum, me cadastrei porque aqui parece ser um bom lugar pra uma discussão legal. Curtiria muito ver contribuições construtivas nesse tópico. Sou cadastrado em outro fórum e criei o mesmo tópico, mas rapidamente ele se tornou uma discussão entre Android e iOS.

Antes de começar: meu objetivo não é provar se uma marca, modelo ou sistema operacional é melhor que outro. Cada marca tem suas qualidades e defeitos.

Tava matutando esses dias... o que falta pro iPhone 4 ficar completasso? Tenho um, e antes dele tive um Motorola V3 tosco. Curto pra cacete o cel e não vi nada próximo dele até agora, apesar dos ótimos modelos que tem aparecido por ai.

iphone4_2up_angle.jpg

iPhone 4 - Algumas funcionalidades:

Ligações / VoIP / SMS / MMS

Web Browsing (Safari)

Email com Inbox unificada e threading

FaceTime / Video conferência com cam. frontal (Skype)

Câmera de 5MPX com LED, Tap to Focus

Gravação de videos em HD

10 horas de bateria (rodando videos) / 300 horas standby

Retina Display --> GRANDE diferencial dos demais

iPod / iTunes Store

Teclado e interface revolucionárias (todos os concorrentes copiam)

Lupa / Copy-Paste

App Store --> o maior diferencial dos demais: games, apps, utilitários, edição de videos, atualizações, etc.

iBooks / iBookStore (com PDF reader)

Design bonito, tela resistente a riscos e camada oleofóbica

Tela Multi-touch com maior precisão que já encontrei

Giroscópio, Acelerômetro, Sensor de Luz Ambiente e proximidade

Caixa de aço inoxidável (que serve como receptor de sinal)

Fone com boa qualidade de som e controles de fácil acesso

Reconhecimento de voz

Até agora, nunca ouvi falar de virus pra iPhone (Android tem tido muito problema com isso)

Sistema operacional padronizado, sem infinitas versões / atualizações / problemas de compatibilidade

AirPrint / AirPlay (pra quem tem impressora ou AppleTV)

Tem tudo na página oficial, inclusive com video:

http://www.apple.com/iphone/

** Obs: Vou assumir que qualquer melhoria de hardware é insignificante aqui - se o modelo tem um processador de 1Ghz, um de 2Ghz é melhor - quando tiver o de 2Ghz, um de 4Ghz eh melhor - o mesmo vale pra megapixels e memória RAM. Isso tende a crescer até o infinito... logo, é algo previsível que melhore sempre com o passar do tempo.

Começo com as minhas:

1 - HDTV: Já vi que vários dos concorrentes tem receptor de sinal padrão HDTV. Imagino que não seja nenhum mistério tecnológico, mas apenas uma questão de tempo. Pelo que eu conheço da Apple, vão dizer que "não funciona tão bem quanto gostaríamos, por isso ainda não foi lançado". Mas eu quero ter a opção de ver TV de onde eu estiver na tela do meu celular.

2 - Camera Buttons: Existe uma aplicação no Cydia Store que transforma seu botão de Volume+ no botão que bate as fotos com a câmera do iPhone. Se você segurar seu celular em Landscape, o botão fica na posição perfeita de uma câmera normal. Além disso, você não perde a firmeza de duas mãos pra centralizar o foco da foto/video, uma vez que não precisa ir até o botão na tela Touch (tirando uma das mãos da estrutura). Já existe o botão físico e o software pra isso, só falta a Apple incorporar isso no iOS.

3 - LockScreen por "liga-ponto": Já vi em outros celulares, se não me engano no Motorola Milestone 2, mas creio que seja nativo do Android. Parece ser tão seguro quanto senha por caracteres alfa-numéricos, mas sem a necessidade de se digitar a senha. Além de ser mais rápido, não exige que você esteja de óculos (pros míopes) e acredito que tenha um bom número de combinações possíveis pra ser um método seguro de lock.

4 - Rádio AM/FM: Sempre achei estranho a Apple vender os iPods sem rádio, qualquer concorrente chinoco vagabundo tinha isso nos MP3 player pendrive. Parece que a nova linha de iPods já tem rádio, mas e pro iPhone? É o mesmo caso do HDTV: quero ter essa opção, não importa se está caindo em desuso ou não.

5 - Dual Micro-SIM tray: Não sei até que ponto isso é feito nos EUA, mas é comum ver gente no Brasil com 2 ou mais celulares, ou com um que tenha dois docks de SIM Card. A idéia é usar as melhores promoções de cada operadora, otimizando os gastos.

6 - Flash: Honestamente, não sinto falta nenhuma de Flash apesar das duras críticas pra cima do Safari nesse ponto, mas tem vários sites legais que usam. Acredito que o desentendimento da Apple com a Adobe possa ser resolvido se eles quiserem, e com isso todos sairiam ganhando.

7 - A5 Chip: Além de ser dual core, parece que as melhorias em aceleração gráfica chegam a 9x. Cai naquela história de melhorar hardware (melhor som, mais RAM, mais megapixels, mais bateria...), mas enfim.

8 - 4G Network: Achei isso pela net, é um pouco exagerado visto que as operadoras não estão preparadas pra isso nem nos EUA direito.

9 - Face Recognition: Ao invés de precisar de uma senha ou deslizar os dedos pra destravar o celular, usar reconhecimento facial seria uma boa. Dá pra extender isso pra digital ou retina. Novamente, o hardware já está disponível pra isso.

10 - Gesture Recognition: Reconhecimento de gestos é uma coisa que eu ainda não vi em nenhum celular, mas seria de grande utilidade, principalmente quando o celular estiver em alguma base ou você estiver com as mãos sujas. Além disso, é uma alternativa aos comandos por touch screen ou reconhecimento de voz.

11 - Built-in GPS: Duvido que isso saia do papel, mas um GPS nativo seria uma boa. De todos que eu testei, o Tomtom Brasil foi o menos pior, mas ainda assim é meio porco. Gostaria de ver uma solução da Apple pra isso.

12 - Edge-to-edge display: Uma tela que fosse até a borda do celular seria maior sem comprometer o tamanho final da carcaça. Não que seja fácil fazer isso, mas é algo que pelo jeito vamos ver no próximo iPhone.

13 - Widgets: Temos tudo disponível (previsão do tempo, YouTube, ações da bolsa etc.), porém a idéia de ter esses programas rodando no "wallpaper" não é ruim. Sim, mais uma coisa que tem no Android, mimimi.

14 - Tela de SuperAMOLED: A resolução do Retina Display é animal, e um dos fatores decisivos pra eu ter comprado um iPhone 4. Mas realmente a tela de SuperAMOLED é bonita. O Steve Jobs já demonstrou interesse em usar essa tecnologia, acho que é questão de tempo pra adotarem isso também.

15 - Suporte a videos 3D: Não assisto, não faço questão e não pretendo entrar nessa febre recente. Mas é uma possível melhoria, e pros que gostam é mais um diferencial.

16 - Near Field Communication (NFC): Permite o uso do celular pra pagar contas como cartão de crédito/débito, como alternativa às "maquininhas" de Visa e Master. Queria ver as aplicações disso.

17 - Swipe (slide to type): Ao invés de "bater" as teclas pra digitar, simplesmente deslizar os dedos por elas. Já vi isso implementado em algum celular por ai.

Lembrei de uma boa funcionalidade que o iPhone 4 já tem:

Mobile Wi-Fi Hotspot: Você pode configurar seu iPhone (com plano de dados) como access point, compartilhando banda pra outros dispositivos que usem internet sem fio.

E pra vocês? O que falta no iPhone 4? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim falta 2 coisas:

- Ter o produto na loja;

- Preço menor.

Não se acha o produto e quando se acha está mais caro do que deveria. Muitas vezes atrelado a planos de dados.

Mas quanto ao tema do tópico, eu acho que algumas coisas que você colocou não batem com a característica da Apple, por exemplo, TV digital, Rádio AM/FM, dual chip ou tela AMOLED.

O iPhone tem uma outra proposta. o iTunes Store com filmes, música, etc é o grande carro chefe da Apple. Colocar TV e rádio seria um tiro no pé.

A tela retina é a resposta da apple à tela Amoled, usado pelos concorrentes.

A Apple não faz corrida de velocidade. Quem se preocupa com velocidade são os donos de Android e Windows Mobile. Ela investe na integração do iOS com seu Hardware, no caso os chips A4, A5, etc. Mesmo rodando em frequências inferiores, o Iphone consegue desempenho melhor que muitos concorrentes e isso se deve à integração de hardware com software. O chip A5 é quase certeza que virá, pois os iPad já usam esse chip.

As evoluções que a Apple se propõe a fazer não levam em conta a "moda" do mercado. As evoluções que virão nos iPhones 5, 6, 7 etc, terão a ver com a Apple como um todo. Por exemplo, uma integração maior com o MobileMe, Lion, Appstore, etc.

O que realmente faz falta no iPhone, tirando sua indisponibilidade no Brasil, é:

- Face Time que funcione em rede 3G. (funcionar só em wifi é F**Da)

- Uma solução pra questão do Flash no Safari.

- Possibilidade de descarregar arquivos sem usar o iTunes, ou iPhoto, etc.

O resto (mais velocidade, tela mais bonita, novo visual, etc) vai vir sempre, a cada nova geração. O mais surpreendente da apple é que a gente está aqui confabulando um monte de coisas que poderiam vir, mas quando chegar o iPhone 5 ou 6, vai vir com um monte de recursos novos que a gente nem imaginava que poderia existir. Por isso o iPhone é um aparelho a frente do seu tempo. Ele lança tendência... o resto só copia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinto falta de uma tela maior e que fosse possível deixar alguns aplicativos rodando o tempo todo, pelo menos calendário e notas na tela de lock.

Acho que eu seria um usuário bem mais feliz com essas novidades :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o que realmente falta são botões decentes.

O meu botão de sleep/wake, depois de ter trocado por um novo devido à problemas, questão de 2 meses e eu noto que ele já não "volta" tanto como antes, começa a ficar mais emperrado.

A Apple não acerta com botões.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o que realmente falta são botões decentes.

O meu botão de sleep/wake, depois de ter trocado por um novo devido à problemas, questão de 2 meses e eu noto que ele já não "volta" tanto como antes, começa a ficar mais emperrado.

A Apple não acerta com botões.

Com esse botão eu não tenho problemas, só tenho a reclamar do botão de home mesmo. Se eu aperto ele de leve, da para sentir o "clic", mas ele não é pressionado de fato. Para abrir a barra de multitarefa atrapalha bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui NÃO precisa de TV. Os jovens ficam mais na TV ou na INTERNET? :P . Com questão ao rádio, para que ter rádio se você pode comprar as músicas que quiser quando quiser e onde quiser através da iTunes Store? E para que uma borda até o final da tela? Tu vai acabar encostando na tela TODA hora sem querer...... Exemplo é o galaxy tab que vive dando problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Sei que o tópico é sobre iPhone, mas o que me traz aqui foi o nome "youtube". Desculpem se isso só for novidade pra mim, mas me equivoquei agorinha e entrei no Youtube pelo Safari e TANAN: o vídeo rolou, na boa! Que isso, a Google fez uma adaptação pro IOS?? Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o tópico é sobre iPhone, mas o que me traz aqui foi o nome "youtube". Desculpem se isso só for novidade pra mim, mas me equivoquei agorinha e entrei no Youtube pelo Safari e TANAN: o vídeo rolou, na boa! Que isso, a Google fez uma adaptação pro IOS?? Vlw

Fui mostrar o vídeo e sem querer entrei pelo Safari: Imagem da tela Curioso que só este que entrou, nos outros links fica pedindo pra instalar o Flash. WTF??? Alguém sabe o que é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...