Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP 13 2011 - Kernel Panic!


egtorres

Posts Recomendados

Pessoal, tive uma experiência bem desagradável agora. Meu MBP 13" 2011 novinho (comprei segunda) deu 2 Kernel Panics seguidos. Não sei qual é o defeito. Mas desconfio da porta USB.

Já usei a máquina por mais de 10 horas sem nenhum problema, desde que comprei. Formatei, instalei o sistema, atualizei, instalei vários softwares, configurei tudo do meu jeito e, até então, so far so good.

Já havia usado por cerca de 5 horas (na bateria) o MBP conectado através do bluetooth do iPhone (personal hotspot), sem problemas. Hoje, como a bateria do iPhone estava meio baixa, resolvi conectá-lo ao MBP via USB. E a máquina apenas navegando no safari congelou com Kernel Panic. Desliguei, liguei novamente (sem desconectar o iPhone da USB) e menos de 3 minutos depois, outro Kernel Panic!

Tornei a desligar, e dessa vez troquei o iPhone de porta USB e vim aqui criar esse tópico. Já passaram uns 5 minutos desde o boot e não deu ainda o Kernel Panic. Será que uma porta USB está com defeito? Apesar que eu usei um HD externo ligado à essa mesma porta e não tive problemas com isso, mesmo copiando centenas de GB (uns 150, pra ser exato). Será que pode ter algo relacionado ao lance dessas portas serem Hi-Powered (notícia inclusive vinculada aqui mesmo no Mac Magazine)? Não deveria ter problema nenhum. Estou achando muito estranho (pra não dizer desagradável).

Vou continuar usando normalmente com o iPhone ligado à esta porta USB e ver se não vai dar mais KP. Se não der em algumas horas, vou tornar a ligar na outra USB pra ver se dá de novo. Se der, já sei que é pau na USB e vou trocar a máquina.

Muito desagradável comprar uma máquina cara e novinha e já vir com problema... Mas espero que se for defeito no hardware que fique logo bem aparente para eu poder trocar no prazo de 7 dias da FNAC. Não quero mandar máquina zerada para AT. sad.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Update : Cerca de 10 minutos após bootar e conectado pela outra USB, novamente deu KERNEL PANIC.

Será que tem algum problema dos novos MBP (USB) com o iPhone 4? Ou tá com defeito mesmo?

Estou fazendo mais um teste agora : vou tentar usar o computador conectado ao iPhone 4 (personal hotspot / tethering) via Bluetooth, ao invés do cabo USB. Assim eu já havia usado um dia inteiro antes sem problema. Se der outro KP, certeza que o defeito é hardware (provavelmente Logic Board) e vou levar pra trocar.

Alguém aí com MBP 2011 já teve Kernel Panic?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update 2 :

Estou há cerca de 20 minutos conectado pelo Bluetooth e até agora está normal. Pesquisei na internet e parece que não sou o único.

Pelo que estou lendo parece que há um bug do Kernel de 64 bit com o Personal Hotspot via USB, que causa o Kernel Panic. Se bootar em 32Bit parece que o KP não ocorre, mas ainda não testei isso.

Se alguém aí tiver MBP 2011 + iPhone 4, por favor, façam o teste. Conectem o Personal Hotspot via USB e vejam se dá Kernel Panic.

Se for isso mesmo fico mais tranquilo, pois não precisarei trocar a máquina, visto que é problema de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Update 3 :

Está comprovado. Achei diversas ocorrências, inclusive um tópico de 5 páginas no fórum oficial da Apple falando sobre o problema.

A solução paliativa é bootar em 32 Bits (ou usar o tethering via Bluetooth ou Wi-Fi). Para bootar em 32 Bits, ou você baixa o K64Enabler, ou então segura as teclas 3 e 2 na hora do boot.

Espero que a Apple corrija logo isso. Pois lembro que já tive esse problema antes, com o antigo MBP C2D. Só que o que acontecia era que simplesmente o tethering via USB em 64Bit não funcionava. Agora piorou, dá Kernel Panic. Só lembrando que no antigo MBP o boot era feito por padrão em 32 Bit. Só bootava em 64 se vc alterasse uma opção para que isso ocorresse. Já nos novos MBP 2011, o sistema passou a bootar por default em 64 Bit.

Editado por egtorres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Profion, relax. Eu estava preocupado quando criei o tópico (afinal, máquina dar defeito nos primeiros dias de uso é super desagradável). Mas 15 minutos de google foram suficientes para eu comprovar que o problema é um bug e é totalmente software related, ou seja, não é defeito nenhum no MBP. Se você der uma lida no tópico que eu linkei no fórum da Apple (em inglês) vai ver que isso já foi constatado como problema de software, e estão todos esperando a correção por parte da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Profion, relax. Eu estava preocupado quando criei o tópico (afinal, máquina dar defeito nos primeiros dias de uso é super desagradável). Mas 15 minutos de google foram suficientes para eu comprovar que o problema é um bug e é totalmente software related, ou seja, não é defeito nenhum no MBP. Se você der uma lida no tópico que eu linkei no fórum da Apple (em inglês) vai ver que isso já foi constatado como problema de software, e estão todos esperando a correção por parte da Apple.

assim que terminei de ver o seu outro tópico eu liguei na apple e fiz meu pedido... pediram só nome, cpf e endereço de entrega, é só isso mesmo?

disseram que o boleto vai levar 24h para chegar no meu e-mail, demora tanto assim para enviar um e-mail? : :huh:

outra que o cara lá me disse, é que o boleto leva 5 dias para confirmação, não é até 5 dias, são 5 dias para confirmar.

após confirmado são 7 dias úteis para a entrega.

agora é trabalhar o triplo para esquecer que comprou e não ficar ansioso com a chegada do mbp :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha tela ao meu ver parece normal. Olhando lado a lado com um Monitor LCD LG ligado a um PC com Rwindows 7 aqui no trabalho, o LG parece mais branco que o meu monitor do MBP, mas nada muito discrepante. Bizarro mesmo pra mim foi quando lançaram um firmware de iPhone 1st Gen (acho que foi o 2.x alguma coisa), que transformou a tela num amarelão foda. Aquilo eu achei horrível. Mas a tela do meu MBP novo aqui me parece normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu aqui comigo um Kernel logo após puxar meu backup do Time Capsule.

Um probleminha que tenho observado aqui também é em relação o uso depois do fim da bateria...quando conecto o MagSafe, as cores da tela estão frias e alterações nelas não surtem efeito. Caso eu tente mudar a resolução a tela fica completamente azul.

abraços

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu aqui comigo um Kernel logo após puxar meu backup do Time Capsule.

Um probleminha que tenho observado aqui também é em relação o uso depois do fim da bateria...quando conecto o MagSafe, as cores da tela estão frias e alterações nelas não surtem efeito. Caso eu tente mudar a resolução a tela fica completamente azul.

abraços

Marcelo

Comigo nunca deu Kernel, mas a tela ta estranha, vocês podem verificar no de vocês por exemplo este procedimento:

O de segurar um app para fechar, no meu a tela fica artefatos, no meu white não acontecia isso, ficava a suavização perfeita.

estranho.png

No de vocês fica assim também? To desconfiando de algum problema já :angry: Ou eu sou muito chato mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

danielfloripa,

Ou eu estou ficando cego, ou a imagem tá muito pequena, ou vc é muito chato mesmo, laugh.gif porque eu não tô vendo artefato nenhum nessa imagem aí que você postou. Pra mim tá normal. Eu testei aqui no meu e tb não deu nada de anormal.

Segue o link com a imagem grande: http://8v.com.br/capturatela.png ( Percebe a suavização? da pra ver o riscos certinho) no white não dava isso fica suavização normal :huh:

Os vídeos em HD também estão bem diferentes que no white, parece que fica um "chiado" igual em Tv aberta sabe? é muito pouco mas é chato.

e os tons de tela ainda não me adaptei, vou na loja hoje investigar se é só o meu que ta assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o link com a imagem grande: http://8v.com.br/capturatela.png ( Percebe a suavização? da pra ver o riscos certinho) no white não dava isso fica suavização normal :huh:

Os vídeos em HD também estão bem diferentes que no white, parece que fica um "chiado" igual em Tv aberta sabe? é muito pouco mas é chato.

e os tons de tela ainda não me adaptei, vou na loja hoje investigar se é só o meu que ta assim

Cara sua tela tá perfeita!

Para de procurar chifre em cabeça de cavalo e vai curtir o seu Mac!! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta nada, ta é meia marrom, amarela sei lá, o Banco não é branco nem de longe. Já usei todos os perfis de cores e nenhum me adaptei ainda.

Affs... Se vc cisma em dizer que está ruim, pq ainda toca na mesma tecla ao inves, de ir na AT e ver o que esta acontecendo?

Mais simples, mais rápido e menos repetitivo. :rolleyes:

Editado por macrulez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...