Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Usos do Time Capsule?


Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

Meu patrão tem um Time Capsule e até agora não tem se acertado com ele, sobre o que realmente ele pretende fazer. Temos algumas dúvidas que envolvem o uso do Time Capsule e até mesmo sobre conceitos de backup e queria ver se a galera aqui nos dá uma força...

1. O Time Capsule é volta exclusivamente para criar uma Rede Sem Fio e servir de Backup?

Tipo... Ele vai fazendo backups automáticos do que tenho no meu Mac. Ou de vários computadores na minha rede... Mas eu posso usar o Time Capsule como um HD externo? Poder acessá-lo e jogar coisas lá dentro, fora das opções de backup? É indicado?

2. Armazenamento de arquivos antigos...

Quando falamos em backups automáticos, nos referimos aos arquivos que utilizamos na máquina, beleza... Mas chega uma hora que o computador está lotado de arquivos e quero me livrar dos mais antigos, mas ainda mantendo-os armazenados no Time Capsule. Eu devo jogar esses arquivos em uma determinada pasta do TC? Ou simplesmente apago da máquina porque estes já estão salvos armazenados no TC? Qual a melhor indicação?

3. Trabalhar com o TC como HD de armazenamento e não de backup.

É indicada uma forma de armazenar sempre os arquivos diretamente no TC, sem armazenar na máquina e ficar fazendo backups? Digamos que eu utilize o meu MacBook pessoal para trabalhar, mas não quero armazenar os arquivos nele, mas apenas usar direto do TC sempre que estou na empresa... E fazendo assim, há a possibilidade de eu conseguir esse acesso externamente por meio da internet?

4. Utilizar o TC como armazenamento compartilhado...

Parece o mesmo tópico de cima, mas me explico melhor. Aqui no trabalho realizamos muitos eventos e tiramos muitas fotos... E agora estamos organizando essas fotos com o iPhoto. Existe uma forma de eu direcionar o armazenamento da biblioteca do iPhoto diretamente para o TC e que esta biblioteca seja utilizada por outros usuários? Hoje está assim: No final de um evento eu pego o SD da câmera e despejo as fotos no meu Mac, na minha biblioteca do iPhoto. Amanhã no final de outro evento, digamos que quem faz isso é o meu chefe no MacBook dele, armazenando as fotos na biblioteca do iPhoto dele. Chega uma hora que as fotos de vários eventos estão no meu Mac e outros vários eventos no Mac dele e não temos isso num só lugar, que seria o ideal. Então retorno a pergunta: Posso configurar para o iPhoto armazenar as fotos desacarregadas diretamente no TC e que essa seja a mesma biblioteca utilizada pelo meu chefe no Mac dele? Assim quando eu abrir o iPhoto no meu Mac ou ele abrir o dele, veremos sempre a mesma biblioteca sempre atualizada...

Essas são as minhas principais primeiras dúvidas. Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Já li e reli o site várias vezes Arthur e não encontro respostas claras. Por isso vim ao Fórum, em busca de ajuda mais especializada. A não ser que a resposta que vc se refira seja: "não dá pra fazer o que vc quer fazer". Aí me darei por (in)satisfeito. Pois o site da Apple indica o que se pode fazer (backup e wifi), mas não fala sobre as outras possibilidades de uso que eu pergunto (não fala nem se dá ou se não dá), por isso venho aqui ver se alguém tem experiência com o TC pra explanar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sgrecco obrigado pelo link, realmente responde algumas dúvidas. Mas outras continuam, principalmente no quesito biblioteca do iPhoto. Você utiliza o iPhoto? Mantém bibliotecas diferentes para cada computador? Ou consegue fazer com que todos enxerguem a mesma biblioteca no TC?

Editado por Tarcisio Cavalcante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha experiência diz que:

1) Vc pode usar com o TimeCapsule e como HD externo. Porém, se transferir dados enquanto o TimeMachine estiver fazendo o backup, vai ficar lento. De resto ele aparece como uma HD a mais e pode jogar qq arquivo lá dentro e rodar filmes de lá mesmo.

2) N"ao uso o TimeMachine, então não sei responder.

3) Vc pode acessar os arquivos que estão no TC de qualquer outro Mac (pelo próprio browser - tem tutorial no youtube que ensina). Se estiver no Windows, apenas pelo MobileMe (via iDIsk).

4) Não sei exatamente como transferir a biblioteca do iPhoto pro TC, mas quase certeza de que dá, sim. Pelo menos com o iTunes foi sossegado. Todas minhas músicas estão lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou experimentando aqui, mas algo ainda não funciona...

Quando me conecto ao Time Capsule pela rede, eu vejo ele na parte COMPARTILHADOS, então digito a senha para conectar e me aparece uma pasta "Data". Até aqui ele ainda não aparece como um HD externo para mim. Clico duas vezes nessa pasta "Data" e vejo o nome do computador do meu chefe que faz backups nele, com a extensão sparsebundle, e não consigo fazer mais nada. Não entra. Não acessa. Não vira HD externo, nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não recomendo nada além do uso normal dele: backup do time machine.

Pra todo o resto existem soluções melhores e mais baratas.

Você diria então que é melhor usar um HD externo comum para armazenar arquivos antigos e para a biblioteca do iPhoto?

E mesmo usando o Time Capsule apenas como backup do Time Machine, como ficam os arquivos antigos? Assim: o MacBook lotou o HD, então eu tenho que apagar arquivos antigos pra liberar espaço... Eu jogo esses arquivos em algum lugar do TC ou de um HD externo antes de apagar? Ou simplesmente apago pq eles já estão salvos no TC?

Outra coisa: o backup do Time Machine é sincronizado? Tipo: se eu apagar um arquivo ele apaga do backup. Ou ele vai fazendo histórico? Se eu apagar um arquivo hoje eu ainda terei esse arquivo num backup anterior? Outra, se em vez de apagar um arquivo eu fizer modificações nele (documentos de texto, por exemplo), quando eu for ver o backup eu vejo a última versão ou vejo todas as versões desse documento?

Obrigado galera pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer solução com fio vai ser melhor para armazenamento do que um Time Capsule, seja pelo preço ou pela velocidade.

A função dele como unidade de backup para o Time Machine é igual a de qualquer HD conectado na porta USB ou FW. O histórico de arquivos é inerente ao Time Machine.

O Time Capsule é só a mídia aonde os arquivos são guardados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...