Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD externo de 500 Gb, que formato é adequado?


mmpietro

Posts Recomendados

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Se não quiser instalar nada, FAT funciona em ambos, mas tem aquela limitação para arquivos maiores do que 4GB. Tenho esse mesmo HD e uso HFS, para mim é o mais prático, posso ler e escrever com o Mac e ler com o Windows.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o costume de partilhar o HD em várias partições, dependendo da necessidade.

.FAT32 permite que seja lido e gravado em Mac, Windows, Linux, etc… Seu inconveniente mais conhecido é o tamanho de um arquivo individual não poder ser superior a 4 GiB, o que é péssimo para arquivos grandes como filmes em HD.

.ExFat é a versão aprimorada do FAT32, mas só tem suporte no Windows Vista em diante. No Xp precisa de um update especial da MS. O Snow Leopard desde o update 10.6.5 suporte este tipo de arquivo. O tamanho máximo de um arquivo individual ultrapassa a casa dos Exabytes.

.NTFS é o formato nativo do Windows NT seus sucessores, sem programas especiais como NTFS-3G e outros o Mac apenas faz leitura.

.HFS+ é o formato padrão do Mac OS X Panther em diante (ou seria do Jaguar?), necessitando de programas especiais para ler no Windows.

A menos que tu pretenda usar este HD em Media Center em consoles, ou como um backup Time Machine (que requer HFS+), eu recomendaria fazer uma partição grande em ExFat, e outras menores em FAT32, NTFS, e HFS+. Não há perigo algum em se fazer múltiplas partições. Os arquivos do Mac que precisam de mais segurança devem ficar em HFS+, e os de Windows em NTFS. A FAT32 é pra alguma eventualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um probleminha também.. baixei um tal de perian, e blz.. até consigo ver arquivos e gravar dados no HD.. porém ele gera uma pancada de arquivos ".xxx" onde xxx varia de local pra pasta.. no MAC esses arquivos não aparecem , mas quando coloco no Windows.. vixi.. fica aquele monte de arquivos.... vou testar o SLNTFS..

Agora, não seria mais indicado usar o ExFAT ? tirando a parte do backup e tals como foi dito.. mas pra levar arquivos pra um lado pra outro..

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, não seria mais indicado usar o ExFAT ? tirando a parte do backup e tals como foi dito.. mas pra levar arquivos pra um lado pra outro..

[]s

Se você não vai usar esse HD em máquinas menos atuais... O único contra do ExFat é só ser compatível com Vista em diante e Snow Leopard 10.6.5 pra frente. Se este não é um problema pra você, é realmente o mais indicado. Do contrário, use outras opções. Mas como eu disse, o melhor a fazer é ter várias partições. Vou exemplificar o que eu fiz no meu HD de 1,5 GB:

40GiB - NTFS (coisas de Windows)

300GiB - HFS+ (backup manual não Time Machine, arquivos grandes)

600GiB - FAT32 (multimidia, usada pra fazer "intercâmbio" entre Mac e Win)

Restante - ExFat (multimidia e outros arquivos grandes, também usada pra intercâmbio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc for usar em mais de um S.O., NTFS. Existem programas que permitem ler/escrever nesse formato no Mac e no Windows e no Linux esse formato é reconhecido.

Eu usava FAT32, mas essa porcaria não permite arquivos maiores que 4GB. Descartei este formato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...