Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IRPF 2011 - para os fãs dos felinos...


gustavopi

Posts Recomendados

É isso aí, chegou a hora dolorida de abrir o coração para o leão - um gato que nem sempre é legal como o Tiger, Leopard, etc...

Baixei o software do site da Receita. Tá bonito o negócio esse ano! Segue o atalhozinho direto:

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2011/declaracao/download-programas.htm

É bom olhar abaixo se o Java está OK.

Instalar o programa de receita é barbada. Ele rodou direitinho e está bem melhor que o ano passado.

Já o ReceitaNet, para variar, nem tanto! Baixei, dei um chmod +x, rodei o command mas ele fica procurando a máquina virtual Java... E eu recém instalei o Snow, acesso o HomeBanking que exige Java direto, não tenho outros problemas relacionados...

Vou pesquisar isso aí, se alguém tiver uma dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Nada de instalar o ReceitaNet pelo Terminal, veja o erro no final da procura:

MacBook-Versuri:Downloads Versuri$ chmod +x ReceitanetJava2010.02d_setup_mac.command

MacBook-Versuri:Downloads Versuri$ ./ReceitanetJava2010.02d_setup_mac.command

post-14898-0-08610700-1299025764_thumb.p

Alguma sugestão??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instala a opção do Receitanet para qualquer sistema. É um arquivo .jar que agrega a funcionalidade receitanet na declaração Aqui funcionou...

Instalei essa versão mas não sei onde foi parar, ele fica na própria declaração?

Editado por Versuri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando baixei o programa de declaração IRPF 2011, instalei e rodei, achei que a coisa tinha se ajeitado. Está tão legalzinho que nem parece o terror do ano passado, quando acabei optando pela versão java.

Bom, aparentemente quem fez o programa de declaração não foi a mesma pessoa que fez o ReceitaNet. Esse não consegui instalar de jeito nenhum.

Resolvi a pendanga da seguinte forma:

1) Instalei o receitanet em java;

2) Ele é instalado no raiz do HDD e não na pasta de usuário (pelo menos aqui comigo);

3) Copiei (fiquei com receio de mover e perder algum link ou propriedade, whatever!) para dentro do diretório onde o programa da declaração estava;

4) Eu tentei instalar o receitanet java diretamente dentro do diretório onde estava o IRPF2011 mas, não sei porque, o programa de instalação não consegue enxergar outros subdiretórios, parando sempre depois de entrar na pasta aplicativos;

5) O IRPF2011 instalou-se sem problemas na Pasta Aplicativos/Programas RFB;

6) Fechei e abri novamente o IRPF 2011. Só depois disso foi que ele enxergou o Receitanet java.

Bom, já mandei a declaração.

Boa sorte a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tive problemas com o ReceitaNet deste ano, conforme meu post acima. Copiei o do ano passado (aparentemente é o mesmo) e parece estar funcionando, leu o arquivo para o envio, mas não funciona entre 1h e 5h da matina. Ele fica na raiz mesmo como diz o Michel, mas os arquivos para envio estão nos Documentos/ProgramasRFB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema na instalação do aplicativo IRPF2011. Tenho instalado a versão 6 do java, mas quando da instalação o programa informa que não encontrou. Percebi que quando executo o comando "java -version" no terminal com um usuário comum, o resultado é a versão 6. Já com o usuário root, o resultado é a versão 5. Alguém sabe como resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema na instalação do aplicativo IRPF2011. Tenho instalado a versão 6 do java, mas quando da instalação o programa informa que não encontrou. Percebi que quando executo o comando "java -version" no terminal com um usuário comum, o resultado é a versão 6. Já com o usuário root, o resultado é a versão 5. Alguém sabe como resolver isso?

Desinstala e reinstala o java e tenta instalar o iRPF'11 Lion pra ver se dá certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema na instalação do aplicativo IRPF2011. Tenho instalado a versão 6 do java, mas quando da instalação o programa informa que não encontrou. Percebi que quando executo o comando "java -version" no terminal com um usuário comum, o resultado é a versão 6. Já com o usuário root, o resultado é a versão 5. Alguém sabe como resolver isso?

Vai no Preferências Java dentro da pasta Utilitários (em Aplicativos). Verifica se o Java 6 é o primeiro da lista de execução. Se mesmo assim aparecer Java 5 nos testes em sites, é porque o Java foi pro saco! Dá para tentar reinstalar a última atualização mas nem sempre funciona. No meu caso, foi o Leopard inteiro!

Mas vai por etapas, qual o teu sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Estou meio confusa com muitos dos posts acima. Minha dúvida é: tenho a última versão do Java, mas o programa da Receita (MAC) não o reconhece quando tento abrí-lo. Alguém consguiria me ajudar a resolver o problema do Java, por favor?

Muito obrigada

Gildete Lima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Estou meio confusa com muitos dos posts acima. Minha dúvida é: tenho a última versão do Java, mas o programa da Receita (MAC) não o reconhece quando tento abrí-lo. Alguém consguiria me ajudar a resolver o problema do Java, por favor?

Muito obrigada

Gildete Lima

Gildete. Mesmo com ele instalado, não significa que está "ativo" na versão requerida pela Receita Federal (versão 1.6 também chamado de Java 6). No meu post acima tem como verificar isso. Pelo link abaixo você verifica a versão que o navegador utilizará:

http://www.javatester.org/version.html

No site da receita também tem algumas dicas. O problema é em qual dos programas? Foi instalado e não roda, ou não chegou a ser instalado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei os dois programas da receita para o meu mac, mas tive muitos problemas. No IRPF2011, quando tento instalá-lo, aparece a seguinte mensagem: "Para utilização do programa IRPF2011, é necessária a instalação da versão 1.6.0 (ou superior) da máquina virtual java (JVM), que não foi encontrada no seu computador...". Cheguei a baixar uma nova atualização do Java para o meu macbook, mas não consigo de jeito algum instalar o IRPF2011, porque o programa não reconhece a presença do Java 1.6.0 no meu computador, embora, no site da receita, venha escrito que essa versão do Java foi detectada no meu computador.

Para instalar o receitanet, também estou tendo problemas, pois, quando tento realizar o processo, aparece a seguinte mensagem: "O arquivo “ReceitanetJava2010.02d_setup_mac.command” não pôde ser executado porque você não possui os privilégios de acesso apropriados.". Já tentei realizar o comando indicado no site da receita para que eu adquira esses privilégios, mas não consegui obter avanço algum na instalação do receitanet.

Não sei mais o que fazer! Alguém conhece soluções para esses problemas? Obrigada, desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei os dois programas da receita para o meu mac, mas tive muitos problemas. No IRPF2011, quando tento instalá-lo, aparece a seguinte mensagem: "Para utilização do programa IRPF2011, é necessária a instalação da versão 1.6.0 (ou superior) da máquina virtual java (JVM), que não foi encontrada no seu computador...". Cheguei a baixar uma nova atualização do Java para o meu macbook, mas não consigo de jeito algum instalar o IRPF2011, porque o programa não reconhece a presença do Java 1.6.0 no meu computador, embora, no site da receita, venha escrito que essa versão do Java foi detectada no meu computador.

Para instalar o receitanet, também estou tendo problemas, pois, quando tento realizar o processo, aparece a seguinte mensagem: "O arquivo “ReceitanetJava2010.02d_setup_mac.command” não pôde ser executado porque você não possui os privilégios de acesso apropriados.". Já tentei realizar o comando indicado no site da receita para que eu adquira esses privilégios, mas não consegui obter avanço algum na instalação do receitanet.

Não sei mais o que fazer! Alguém conhece soluções para esses problemas? Obrigada, desde já!

Parecem problemas de direitos. Tente dar um chmod -x nos arquivos via Terminal. Quando fores executar o .command, faça com sudo. Eu usei o Receitanet do ano passado porque não consegui instalar o deste ano. Tenho a impressão que a versão multiplataforma é mais fácil, não sei porque...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Para aqueles que ainda não enviaram a declaração e estejam com problemas na versão Mac do Receitanet, a esta altura do campeonato devem ser poucos, tem uma pegadinha, instalar na raiz do sistema conforme já foi dito por ai. Não consegui baixar a versão multiplataforma, o site da receita identificava o OS X e não liberava outra versão para download, mas depois de bater cabeça na parede descobri a manha, é o seguinte:

Ao instalar o IRPF, ele própio indica o endereço padrão: /Applications/ProgramasRFB/IRPF2011

O mesmo acontece ao executar pela primeira vez o receitanet, aparentemente está tudo certo, os dois ficarão no mesmo diretório, mas não funciona, o endereço deve ser alterado, click em Macintosh HD, depois Users, escolha o ícone da casinha e ok.

O endereço ficará assim: /Users/nome da casinha/Applications/Receitanet

Boa sorte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...