Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não Consigo Formatar o iMac G5


Ricardo Gama

Posts Recomendados

Fala aí galera...

Sou novo no mundo apple. Já tive alguns contatos com uns macs mas nada demais. Estou precisando do seguinte:

Comprei um iMac G5, com processador PowerPC G5. Não tenho muito dinheiro, rs, então comprei de um amigo meu. Vamos começar por baixo né?!?!? Enfim, aí pesquisei e vi que não posso colocar o snow leopard pq só mac's com arquitetura intel aceitam. Esse meu amigo não me deu nenhum CD, disse que perdeu e tal. Queria formata-lo. Vi que pro mac que eu tenho, só conseguiria instalar o MAC OS X 10.4 (acho que o tiger). Pois bem, baixei o SO gravei num DVD e coloquei pra instalar. Ele pediu pra reiniciar, entrar com a senha de usuário admin antes de reiniciar. Fiz tudo isso. Ele reiniciou, deu o boot no DVD. Aí apareceu uma pastinha pequena no centro da tela, e ficava um ícone de um ponto de interrogação e depois o finder. Fica nisso uns 15 segundos e depois o sistema inicia. Nada acontece. Nenhuma tela de opções pra formatar o hd e instalar o so de novo. Nada.

Bom, pensei que podia ter dado problema na mídia que eu gravei. Gravei uma nova. Nada. Baixei um outro so. Nada. Sempre essa pastinha com o ponto de interrogação e depois o finder.

Enfim, queria ver com vcs que tem mais experiência o que poderia ser. Uma ressalva, é que os dvd's que eu gravei foi pelo mac usando o iToast. Não gravei nada pelo PC.

Quem puder me ajudar, agradeço desde já.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Essa pasta com ponto de interrogação quer dizer q o disco, no caso o DVD q vc gravou, está sem sistema, ou a maneira como vc gravou é irreconhecível pelo Mac conseguir dar boot.

Sugiro vc conseguir um DVD original, mas tbém não pode ser um DVD de um outro iMac, ou Mini, MacBook, etc..., tem q ser um "genérico".

E siga o conselho do colega aí em cima, prefira o 10.5 Leopard..., MUITO melhor...

ABS!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, os iMacs G5 precisavam de atualização de firmware para aceitarem sistemas mais recentes.

A interrogação pode significar tanto que o CD não está ok, como pode ser firmware defasado (no caso da instalação ser de um OS muito recente). A interrogação pode significar mais coisas ainda, como falha de HD em casos extremos.

O que não entendi muito bem é se seu Mac só aparece a interrogação da hora de dar boot pelo CD, ou se aparece direto. Se aparece direto, pode ser o HD.

Caso seu Mac dê boot normalmente, sugiro procurar pelo seu modelo de imac aqui: http://www.apple-history.com/ e ver qual OS ele suporta. Existem vários iMac G5, por isso é bom consultar. Uma vez descoberto o iMac e o OS mínimo pra rodar, procure em uma autorizada, ou anuncie no fórum mesmo, que você procura pelos CDs de instalação do mesmo. Muita gente tem e deixa encostado. Uma vez instalado, faça os updates necessários e gradativamente suba de OS. Por exemplo, do 10.3 para o 10.4, até chegar no OS desejado, sempre fazendo todos os updates possíveis.

Pular do OS 10.3 para o 10.5 por exemplo, não rola em alguns macs, pois esses necessitam de updates de firmware. Por isso tem que ser por etapas.

Se os seu Mac não liga mais, então é o HD, ou alguma outra peça que foi pro beleléu. Aí, só numa autorizada pra consertar, até porque você não tem os CDs originais e nem tem como executar um hardware test.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Panqueca, ele só aparece essa pasta que eu falei quando tento formatar... se eu ligar pra usar ele liga normalmente. Pelo que vi no site que vc passou, o que eu comprei é esse aqui:

http://www.apple-history.com/?page=gallery&model=imac_isight&sort=date&performa=off&order=ASC

Eu tentei instalar desde o Tiger, até o leopard, mas sempre da esse erro que eu falei. Pelo que entendi o DVD que eu to gravando ta ruim. Mas queimei umas 5 mídias, e diferentes OS's e nada. Não sei se é pq eu baixei SO's por torrent (confesso que peguei todos eles no piratebay) acredito que seja esse problema. Recorri a baixar por torrent por não ter o cd original, e to totalmente sem grana pra comprar um OS. Nem sei se tenho que comprar, como disse, sou novo nesse mundo da apple. To com um mac pq trabalho com fotografia, e abrir 500 fotos no lightroom em formato RAW pelo PC ele não aguenta coitado... rs..

Como faço?!?!? Teria que comprar o OS??? Ainda se vende as versões antigas!?!?!?

Obrigado a todos que estão tentando me ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo, você pode comprar o Leopard e instalar normalmente na sua máquina.

Caso queira o DVD original do seu computador, você pode enviar o seu número serial da tua máquina e pedir para a Apple Brasil enviar um novo DVD de restauração para você.

Demora para chegar, mas é de graça.

Você deve estar gravando o DVD de uma maneira errada e ele não está reconhecendo o boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, como você só tem esse problema com o CD, então é o CD que foi gravado de forma errada como os colegas já disseram. Isso já não é a minha área... Mas lembro que quando a gente tinha o OS 9, era bem difícil gravar um CD bootável. Não sei quanto ao OSX, mas deve ser a mesma coisa. A questão não é a mídia, mas a forma como o CD deve ser gravado... enfim, não é minha praia.

Minha sugestão, é você tentar passar os arquivos de instalação do CD para um HD externo, se você tiver. De preferência firewire (pode até ser iPod), pois alguns G4, G5, tinham alguma treta com HDs USB... cara, não lembro o que era... esses macs saíram de linha a muito tempo e não lembro dos detalhes... Ou tente num pendrive mesmo...

Se não rolar, ligue nas revendas e pergunte se eles tem o 10.4 ou o 10.5... Como é OS velho pode sair bem barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo, você pode comprar o Leopard e instalar normalmente na sua máquina.

Caso queira o DVD original do seu computador, você pode enviar o seu número serial da tua máquina e pedir para a Apple Brasil enviar um novo DVD de restauração para você.

Demora para chegar, mas é de graça.

Você deve estar gravando o DVD de uma maneira errada e ele não está reconhecendo o boot.

Ricardo, por ser um produto fora de linha a apple não envia o dvd.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, por ser um produto fora de linha a apple não envia o dvd.

abraços

Na verdade é um pouco mais que isso. Ficam fora do âmbito de suporte produtos "vintage" ou "obsolete", não os fora de linha, podendo variar um pouco de país para país.

Fora de linha que ainda é suportado pelo serviço técnico tá cheio, por exemplo os iMacs Intel Core2DUo de 20" ou 24".

Segundo a lista de equipamentos "vintage" ou "obsolete" da Apple, só os iMac G5 de primeira geração são "vintage". Os demais ainda são suportados oficialmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...