Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abrir .CDR no Mac OS X


Posts Recomendados

Salve salve galera!

Entrei para o mundo da Apple a alguns dias e estou me surpreendendo!

Trabalho com editoração de imagens e na minha cidade a maioria dos bureaus e gráficas recebem apenas arquivos em .CDR.

Como trabalhei minha vida inteira com Corel Draw (.CDR), tenho muitos arquivos aqui.

Gostaria de saber COMO eu posso abrir .CDR no Mac sem usar o Parallels ou o Bootcamp!

Existe alguns plugin pro Illustrator? Algum outro programa?

Obrigado e um forte abraço!

Luiz Cutti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cutti, beleza? Cara, vc diz que trabalha com editoração de imagens...e usa o corel??? Não seria melhor utilizar o photoshop, ou até mesmo o próprio editor de imagens da corel (Photopaint) para isso? Bom, cada um, cada um....Bem vindo ao mundo mac meu brother, onde você poderá esquecer esse caminho sombrio e sinuoso em que vc viveu até então. Como eu trabalho com os dois softwares (há muuuuuito tempo), posso te dar uma luz.

Primeiro: Corel em MAc é uma bosta (qualquer versão). Trate de aprender o Illustrator. Nada contra o Corel, até uso, mas em PC. No mac, é uma negação. já o illustrator, roda bonito, tanto em MAC, quanto PC.

Segundo: O Illustrator não abre arquivos .cdr (em nenhuma versão). O Corel é que abre arquivos .ai.... Então arrume um PC, abra seus arquivos de corel e faça alguma das opções abaixo:

1 - No corel, salve como .ai (lembrando que se fez multipages, já era, pois o illustrator trabalha com single page).

2 - No corel, salve ou exporte como .eps (a adobe foi quem criou a linguagem postscript. não precisa dizer mais nada né)

3 - No corel, salve como PDF (mesmo motivo acima)

Dessa forma, o Illustrator irá abrir os arquivos na boa (claro que se utilizou efeitos de lente ou qualquer outro no corel, pode ser que o illustrator converta em bitmap, já que não tem suporte para os mesmos filtros).

Qualquer coisa, tamo aê. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade... será que isso é coisa do CS3? Parece que antes ele abria. Agora tenho que entregar um trabalho em .CDR e estou com o mesmo problema.

Colé "dezmetro"! Cara, num é pau do CS3 não..o illustrator nunca abriu arquivos cdr. O que rola, de vez em quando é que alguém abre um arquivo eps no corel e salva as alterações. "Magicamente", o arquivo é salvo em cdr e aí sim, passa a brir no illustrator (sem explicação). Salvo isso, os arquivos gerados originalmente no corel, não vão abrir no illustrator nem com reza brava.

Bom, o problema do outro cara é mais fácil (inicialmente) pois o corel salva os arquivos em .ai já o illustrator não salva em .cdr. Daí, só te resta fazer o seguinte:

1 - exportar um .eps do illustrator e abrir no corel.

2 - salvar seu arquivo .ai em .pdf e abrir no corel.

Claro que essas migrações malucas não são 100% garantidas, porque os dois softwares não "conversam" direito (mesmo o corel gera arquivos .ai com bug as vezes). O que te resta, é fazer isso e conferir tudo de novo no corel, rezando rpa dar certo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda e pela receptivadade Fred!

Concordo plenamente com você quando diz que o Corel é ruim! O problema é que esses arquivos estão nativamente em Corel, ou seja, foram criados no Corel e salvos em .CDR.

Realmente desistí de procurar, vou fazer o seguinte:

Instalar o Parallels, instalar o Corel no Ruwindows e salvar todos esses arquivos em .AI ou .EPS pra poder abrir no MacOS (consequentemente no Illustrator).

Vlw pela ajuda!

Abraços,

Cutti

OBS: Foi mal pela abertura do tópico no MacOS, ehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dezmetro o Corel 11 de osx só abre direito arquivos de illustrator na versão 8, o Corel x3 (13) de windows abre legal arquivos de illustrator na versão 10. A solução que tomei o serviço foi instalar o Corel x3 na partição bootcamp e executo ele para conversões apenas pelo vmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra informar, o Illustrator CS3 abre arquivos do Corel sim, das versões 5 até 10. Também recebo arquivos .CDR com freqüência e sempre peço para que sejam enviadas em alguma dessas versões, quando possível.

Uai....nunca tentei abrir arquivos cdr da versão 10 no illustrator. Claro né..na época do corel 10 era o illustrator CS (que não abria cdr). Posteriormente, foi o CS2, que continuava sem abrir CDR, nas versões anteriores (11, 10, etc...). Agora (!) vem o CS3 e não abre as versões atuais (!) do corel (X4, X3 e 11..).. que coisa hein!!! Bom, continuo achando que a melhor opção é o eps ou pdf mesmo. Não tem erro.

Mas valeu a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera o Illustrator abre arquivo do Corel sim, mas só até algumas versões.

Se tiver uma versão mais atual vai aparecer o erro citado.

Mas lembro que geralmente o arquivo vem cheio de problemas.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 5 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Colé "dezmetro"! Cara, num é pau do CS3 não..o illustrator nunca abriu arquivos cdr. O que rola, de vez em quando é que alguém abre um arquivo eps no corel e salva as alterações. "Magicamente", o arquivo é salvo em cdr e aí sim, passa a brir no illustrator (sem explicação). Salvo isso, os arquivos gerados originalmente no corel, não vão abrir no illustrator nem com reza brava.

Bom, o problema do outro cara é mais fácil (inicialmente) pois o corel salva os arquivos em .ai já o illustrator não salva em .cdr. Daí, só te resta fazer o seguinte:

1 - exportar um .eps do illustrator e abrir no corel.

2 - salvar seu arquivo .ai em .pdf e abrir no corel.

Claro que essas migrações malucas não são 100% garantidas, porque os dois softwares não "conversam" direito (mesmo o corel gera arquivos .ai com bug as vezes). O que te resta, é fazer isso e conferir tudo de novo no corel, rezando rpa dar certo....

Caros esse site coverte CDR em outros formatos.

http://www.filespazz.com/

Abraço!

bom dia , estou com esse problema tbm , acontece que não tenho windows por perto , nenhum aqui ! como faço para abrir .CDR ou convertê-lo ?

esse site não ta funfando já tem tempos, ja tentei de todos os jeitos e ele não converte !!

espero que alguem possa me dar uma luz.

abs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...