Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MAC OS não deveria ser gratuito?


Fellipe

Posts Recomendados

Amigos, sendo novo no mundo MAC, e vendo a história por de trás do MACos X, e vendo que ele partiu de um sistema gratuito, o atual sistema não deveria ser assim? Pois, pelo que andei pesquisando... não só o MACOS veio de base de um sistema aberto, como utiliza vários software gratuito e open-source, inclusive em seu Kernel.. o que por sua vez, implica em distribuir gratuitamente o sistema, e seus fontes...

Ou estou errado?

É só curiosidade mesmo..

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por ele ser UNIX-based, não significa que precisa ser gratuito.

Por exemplo: suponha (se n for) que vc seja desenvolvedor e pegue uma solução open-source. Vc trabalha em cima dela por 1 ano, contrata mais pessoas, investe bastante na ideia, até ter um produto bem acabado.

Ao contrário de algo que sempre seguiu a filosofia open-source, aberta, onde vários programadores de fora do projeto contribuíram, vc alocou sua própria equipe e desenvolveu com recursos próprios.

Com o Mac OS é a mesma coisa.

Mas visto que a Apple que fabrica os computadores onde ele será rodado, o preço é bem mais em conta que comprar um computador montado aí fora e ter que adquirir uma das licenças do Windows genuínas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei que só por ser UNIX-based não quer dizer que tenha que ser gratuito, o que eu quiz dizer é: Por ter em seu kernel, e vários de seus sistemas bases, códigos e até mesmo o próprio sistema open-source com licença, que diz que tem que ser distribuído o fonte.. pode até ser que a Apple tenha disponibilizado os fontes de onde ela usa os sistemas - e códigos - open da comunidade, mas eu mesmo não achei..

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada aqui: http://www.apple.com/opensource/

Como eles mesmos colocam, ela se usa de muitas fontes open-source, aprimora elas, e retorna elas à comunidade.

Mas é aquela coisa: a Apple é fechada, tem políticas bem restritivas, então com certeza n existe acesso à muita coisa, mesmo tendo partido de algo open-source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, o kernel do Mac OS X chamado de "Mach Kernel" é open source e voce pode baixar os fontes aqui: http://www.opensource.apple.com/

O que na realidade você paga é pelos melhoramentos (carcaça) mas o motor ainda é open source.

O OS X foi criado inspirado no NextSTEP (empresa criada por Steve Jobs quando foi afastado da Apple) que por sua vez também foi baseado no FreeBSD ( http://www.freebsd.org/ ) e NetBSD que são open source.

Eu consegui lembrar alguns componentes que a Apple criou mas existem muitos outros:

1. Carbon / Cocoa Framework.

2. Finder

3. Dock

4. Activity Monitor

5. Quartz

6. Quick Look

7. etc.

Como voce pode perceber os caras trabalharam um bocado e gastaram uma fortuna e olha que o Mac OS X é bem mais barato que um Windows 7 ULTIMATE !!!

Steve Jobs fez a escolha genial para a época do sistema operacional mais seguro do mundo que é o UNIX.

Entendeu o porque o Mac OS X não é de graça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Willy pela resposta, realmente diferente de uns amigos que acharam besta essa pergunta, não devem nem saber do que se trata uma licença.

Uma pergunta séria, que deveria ter sido tratada com seriedade foi respondida jocosamente.. por isso mais uma vez, Willy, agradeço pela seriedade.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fellipe, não fica nervoso cara. A galera só está brincando e não estamos te faltando com respeito.

A questão é, que mesmo partindo de kernel ou sei lá o que que seja de graça, os caras investiram tempo e dinheiro naquilo, pelo sistema que é, acho muito barato. O foda é parar R$ 500 em uma licença Windows e ter uma porcaria feita nas coxas.

Pra mim, depois do jantar com o Obama, sem o Balmer, a Microsoft já era.

Ah. Beijos Zune, saudades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...