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Problema com Apple / Assistência / Revenda


LuizCMS

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Baseado no tópico - , resolvi escrever o problema que estou passando com a Apple, e a CTIS.

Comprei um macbook pro 13'' no dia 24/06/2010, em uma loja da CTIS em Ribeirão Preto.

Aproximadamente dois meses depois, o computador começou a apresentar problemas com a airPort, em que a mesma sumia da lista de componentes instalados, ou parava de funcionar misteriosamente, ou não ativava. Liguei para o serviço AppleCare acusando que o erro era na placa de rede, e me afirmaram que era um problema facil de resolver, que era apenas reinstalar o safari que o problema seria sanado.

Para minha surpresa, o problema foi resolvido... por um dia aproximadamente, até piorar; os mesmos "sintomas" apareciam, só que agora com maior frequência.

Liguei novamente para o AppleCare, e desta vez falaram que era só resetar a "bios" (Não lembro da nomenclatura usada pra macs). Com o atendente na linha, me auxiliando no processo, fiz o que fui orientado, e a placa de rede foi ativada, e a internet voltou a funcionar; Após tudo ter dado certo, agradeci o suporte e voltei a utilizar o computador.

Exatos 3 minutos após eu ter desligado a ligação, parei de receber o sinal de internet, e ao tentar desativar/ativar novamente a airPort, o mesmo problema de antes persistia. Neste dia, estava também com um macbook white 2007 ou 2008, não lembro... E também com um NETBOOK barato de uma marca genérica.

Meu macbookPRO novinho não funcionava, enquanto um macbook white de modelo antigo funcionava perfeitamente, e o netbook de valor quase 7 vezes menor, também.

Liguei novamente para o suporte, e dessa vez resolveram acreditar no que eu havia falado BEM antes, que de fato havia um problema.

O atendente me tratou muito bem, perguntou sobre o que, e como estava acontecendo, e então me encaminhou para o suporte norte americano. Após confirmarem novamente que o problema era real (e após o computador ter TRAVADO DUAS VEZES durante a ligação), fui orientado a mandar o computador para uma assistência técnica.

O lugar mais próximo de casa ficava em Ribeirão Preto, a Ahead informática; Porém a loja não mais tinha autorização para prestar AT, então encaminhei meu computador para a MyStore de Campinas.

Um amigo meu levou o computador para Campinas para mim, e intermediou essa parte para mim, pois não tenho disponibilidade; nada que mudasse o fato do computador defeituoso ter ido para o local indicado, apenas um informativo a mais.

Após enviado, toda a semana eu pedia para que o computador fosse conferido, para pelo menos ficar sabendo.

Duas semanas após entregue, o computador já estava teóricamente pronto, com airport trocada sem sucesso, e após isso, placa lógica trocada.

A pessoa que levou o computador para mim, Felipe (Mac-user, professor de TI e empresário do ramo) foi buscar a máquina, e chegando lá... ela não ligava. Foi diagnosticado no momento um problema no display, e não havia como trazer o computador de volta.

Ao saber do ocorrido, liguei na loja para me informar, e falei com um técnico da loja (Cujo nome não sei se seria ético falar).

Ele me informou sobre a troca da airport e da placa lógica, e me notificou sobre mais trocas; O display havia sido trocado sem sucesso, DUAS VEZES, então o técnico havia encomendado OUTRA peça. Três dias depois disso, o prazo de 30 dias na AT havia estourado, e liguei novamente na loja, pedindo um computador novo.

Fui informado que não poderiam fazer nada sem a autorização da Apple US; e "Fica tranquilo, só o que a gente gastou de peças já dava pra comprar quase dois computadores" (SIC).

Caramba, ridículo alguem falar isso. Manda logo o computador, gaste menos, resolva meu problema. Mas não... pra que simplificar?

Esperei mais uma semana, sem ter noticia da AT, então liguei para o serviço AppleCare, relatando todo esse problema. Iriam reter meu computador para análises, não iriam dar um computador novo, muito menos meu dinheiro de volta.

Liguei na CTIs para reportar o erro, e me disseram que nada tinham a ver com o computador, que tudo deveria ser tratado com a Apple.

Novamente recorri ao AppleCare; Dessa vez, fui orientado a não colocar a mão no computador (no momento estava indo para Campinas retirar o computador), e para mandar meus dados para uma assistente da Apple, e que em três meses, talvez receberia meu dinheiro de volta.

Como nenhuma das duas me dava resultado, entrei no Procom com TODA a documentação, laudos, ordem de serviço, nota fiscal.. TUDO.

Fui convocado para uma audiência, e... ninguém havia comparecido.

A audiência foi remarcada para duas semanas depois, hoje (18/02).

Chegando lá, um representante da CTIS havia comparecido, munido de alguns relatórios, documentos.. vai saber.

No final, ele disse que concordava comigo, que o certo era eu receber o dinheiro de volta, ou inicialmente um computador novo, porém o fornecedor (CTIS) alega que "não possui responsabilidade solidária, uma vez que a fabricante é de facil identificação juntamente com sua assistência técnica, tendo cumprito integralmente o contrato com o consumidor."

Depois de todo esse tempo, nenhuma solição foi dada.

A advogada do Procom me orientou a entrar com um processo contra a Apple e contra a CTIS em passivo, pedindo o dinheiro de volta com valor corrigido, e entrar também com danos morais; É o que vou fazer.

Já se passaram quase dois meses desde o envio do email com meus dados para a assistente da Apple, e não tive sequer nem uma resposta de confirmação.

Gostaria de opiniões sobre o assunto; Ao meu ver, a empresa está agindo com extrema desonestidade, afinal, o que são 4 mil reais para a toda-poderosa Apple?

Até ter esse problema resolvido, pretendo fazer posts em forums, jornais, e diversos meios de comunicação, notificando sobre o ocorrido.

-LCMS

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ART. 18 – Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1º – Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, pode o consumidor exigir,

alternativamente e à sua escolha:

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de

eventuais perdas e danos;

III – o abatimento proporcional do preço.

(Art 18 - Código de Defesa do Consumidor)

Você tem o direito de receber um computador novo! Como deixei em negrito você ESCOLHE qual das alternativas de ressarcimento você quer.

Essa história de placas que vem com defeito é desculpa das ATs, o meu iMac não ligava e falaram a mesma coisa depois de demorar 22 dias pra entregar! Como pode tanta placa lógica dar problema!?

A Apple tem que se concentrar mais em montar um hardware decente visto que o software é excelente!

BOA SORTE!

Editado por gordoreg
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Primeiro, Procon ajuda mas NÃO resolve. Se alguém aqui estiver querendo resolver o problema da maneira mais eficaz entre direto nas Pequenas Causas, ponto! Procon é um órgão fiscalizador que pode, ou não, multar, etc. dependendo do que se trata. O que a maioria das pessoas não sabem é que caso o Procon não consiga resolver eles mesmos é que indicam como próximo passo a justiça (Pequenas Causas). Então é mais rápido e eficaz pulor o Procon.

Agora vamos resolver:

- Troca do computador ou devolução do valor corrigido: Entre com uma ação nas pequenas causas. Lá você conta essa história toda e pede a troca do computador ou a restituição do valor corrigido, inclusiva você pode juntar notas fiscais de postos de gasolina ou frete ou passagens de ônibus, para pedir a restituição dos frete/traslados que você teve para tentar resolver os problemas. Mesmo contas telefônicas (interurbanos) você pode juntar na ação para pedir reembolso. Como o valor não é alto você NÃO precisa de um advogado. A questão é simples e eles irão trocar a máquina por uma nova e certamente irão devolver os valores gastos conforme expliquei acima.

- Danos Morais: Aqui o bicho pega. Se você fizer uma ação pedindo a troca ou devolução dos valores e colocar essa ação de danos morais junto a ação irá para o lado que incomoda a empresa, já que danos morais é algo imensurável a princípio. Você pode, e deve, pedir um valor a título de danos morais. Mas veja bem, caso você queira ir por esse caminho é melhor você entrar com a ação COM um advogado, que irá defender seus interesses. Neste caso ele irá calcular quanto de aborrecimento você teve para resolver o problema, quais os custos advocatícios (ele não trabalha de graça né) para que quando saia a decisão a empresa que será processada pague também pelos honorários dele.

- Lucro Cessante: Caso você utilize a máquina para seu ganha pão a coisa fica ainda mais complicada já que parte para o lado do lucro cessante que é quando você para de fazer dinheiro pela falta do computador. No caso de um simples computador esse tipo de ação você é fácil de perder já que se você PRECISA MESMO de um computador para trabalhar e ganhar seu dinheiro a falha desse não justifica que você não compre outro e peça na ação somente que a empresa para pelos custos de um possível financiamento que você teve que fazer para comprar outro computador e assim poder continuar trabalhando. Esse tipo de ação só vai pra frente se o equipamento defeituoso seja praticamente impossível de ser imediatamente substituído.

Eu tive um problema com um MBP de 17 que queimou a placa de vídeo. Eu entrei com a ação pedindo a troca do computador pelo modelo equivalente da atual geração e a devolução dos fretes que eu gastei mandando consertar o outro sem sucesso.

Como foi:

- Fui nas pequenas causas da cidade aonde moro e levei todos os documentos comprovando o problema, gastos com frete, etc. Quando mais documentos melhor. Entrei com uma ação contra a Apple Brasil e a Americanas.com que foi a empresa que vendeu o computador.

- Foi marcado a 1a audiência para 25 dias depois.

- Na primeira audiência a Americanas tirou o corpo fora já que ela fez a sua parte, vendeu e entregou o computador funcionando perfeitamente. Eu já sabia que seria assim e concordei que ela se retirasse do processo, MAS na nossa justiça as empresas são SOLIDÁRIAS portanto se eu não concordasse que ela saísse do processo ela teria que se justificar parta o juíz e ELE decidiria se ela teria ou não responsabilidade para resolver o problema. Eu só concordei que ela saísse do processo porque a Apple concordou de cara em trocar o computador pelo modelo mais recente e em devolver os fretes que eu gastei.

- A Apple pediu 1 mês para entregar o computador e depositar na minha conta os valores dos fretes. ATENÇÃO é um mês útil ou seja mais de 45 dias corridos. Quase fiquei doido já que já tinha mais de dois meses sem o computador. Mas no final deu tudo certo. Veio computador certinho e o frete foi devolvido.

- Tempo desde o problema 4 meses!!!!!

Agora, se eu tivesse pedido danos morais acredito que o processo iria demorar ainda mais. No meu caso achei que não valia a pena e resolvi largar pra lá. Tem muitas pessoas que aproveitam desses casos para tentar "tirar" uma graninha da empresa. ELES NÃO SÃO BOBOS e não darão NADA de graça. Quanto mais você pedir de danos morais mais eles irão brigar.

Espero ter ajudado.

andrejm

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Eu estou com um problema parecido. Comprei um MBP em Dezembro/2010 e na primeira semana de Janeiro/2011 começou a apresentar problemas na inicialização. Levei no dia 11/01 para a Tecnoágil (AT Apple em Fortaleza Ceará) dia 19/01 me ligaram e disseram que era problema na placa lógica e que em breve estaria recebendo a peça e me entregando o aparelho.

Dia 14/02 liguei pra Tecnoágil perguntando se a peça estava vindo dos EUA de carrinho de mão dada a demora. Me disseram que a placa lógica já tinha sido trocada, mas que apresentou um problema no display (coincidência no caso do autor do tópico, parece procedimento padrão) e que estavam esperando a peça chegar novamente.

Resolvi então ligar para o AppleCare e pedir um MBP novo e que não queria mais o que havia comprado, informado-os sobre o artigo do código de defesa do consumidor que o colega já citou aqui anteriormente.

Dia 18 me ligaram da AppleUSA mas a ligação caiu e estou até hoje esperando o retorno.

Incrível o descaso da Apple para com seu consumidor. Talvez se eu tivesse comprado um CCE Core i5/500GB/4GB no Extra.com por R$ 1300,00 (menos da metade do preço que paguei pelo MBP) não estaria agora usando apenas o iPad como "computador" principal. ironia MODE ON

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Poisé, essa história de que a placa veio com problema ou agora deu problema no display tá com cara de desculpa esfarrapada. Pior que na AT me disseram que como era AppleCare em 1/2 dias chegavam as peças!

Cada vez mais tenho mais medo de comprar um iPhone!

Editado por gordoreg
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Já tive um iPhone Classic, um 3G, estou com um 3GS (com tela quebrada mas funcionando tudo), um iPad wifi e agora um iPad 3G+wifi (sem contar os iPods antigos. Inclusive tenho o primeiro iPod lançado comprado em 2002 funcionando) e nunca tive problemas.

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O problema pra mim é ficar sem o computador. Não tenho como comprovar renda com ele, então nem entro nesse mérito.

Ruim foi ficar sem o PC, e ter perdido a disponibilidade do dinheiro aplicado. Pretendia trocar o computador a cada atualização feita, mantendo sempre em dia, e dando lucro pra empresa.. Vai ver isso não é interessante pra eles.

Liguei lá hoje novamente, e me deram até sexta feira pra me responderem algo.

Com o dinheiro em mãos, provavelmente pegaria OUTRO macbookPRO, mas agora com todas essas reclamações e problemas, não sei.. Com essa grana eu compro um notebook com configuração incrívelmente superior (hardware-wise).

Vai depender do feedback dado pela apple. Até agora, sei não.. atendem mal pra caramba, ninguém resolve nada, vão só "passando pra cima".

E entrar com ação judicial vai me prejudicar; vou demorar ainda mais para rever a grana, ou pegar um computador novo. Será que a marca merece uma segunda chance? Ainda mais com uma nova atualização vindo, e pegando ela logo de cara?

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O problema pra mim é ficar sem o computador. Não tenho como comprovar renda com ele, então nem entro nesse mérito.

Ruim foi ficar sem o PC, e ter perdido a disponibilidade do dinheiro aplicado. Pretendia trocar o computador a cada atualização feita, mantendo sempre em dia, e dando lucro pra empresa.. Vai ver isso não é interessante pra eles.

Liguei lá hoje novamente, e me deram até sexta feira pra me responderem algo.

Com o dinheiro em mãos, provavelmente pegaria OUTRO macbookPRO, mas agora com todas essas reclamações e problemas, não sei.. Com essa grana eu compro um notebook com configuração incrívelmente superior (hardware-wise).

Vai depender do feedback dado pela apple. Até agora, sei não.. atendem mal pra caramba, ninguém resolve nada, vão só "passando pra cima".

E entrar com ação judicial vai me prejudicar; vou demorar ainda mais para rever a grana, ou pegar um computador novo. Será que a marca merece uma segunda chance? Ainda mais com uma nova atualização vindo, e pegando ela logo de cara?

No meu caso eu não troco por nenhuma outra marca apesar do problema que eu enfrentei. Tenho 17/18 anos que só uso computadores da maça. Só tive problemas sérios com esse MBP nesses anos todos.

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Ah.. outra coisa que ajuda o caso a ser chato; junto com o mac, comprei o magic mouse e o office 2008 (iwork tinha acabado).

O que eu faço com isso já que eles só funcionam em mac? O ressarcimento deve cobrir ambos os produtos, creio eu.

Eu não sei responder essa dúvida. O Magic mouse funciona no windows, basta instalar o drive correto. Quanto ao office não tem jeito mesmo. Quando/se você for pedir ressarcimento do valor logicamente deverá devolver tudo que veio junto e receber assim o valor total com as devidas correções.

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Eu pedi o ressarcimento, mas as pessoas que ficaram responsáveis por meu caso só estão enrolando. Chegaram a falar até que o dinheiro já havia sido depositado. E também que sexta feira me dariam uma resposta sobre o ressarcimento.

Ninguém sabe de nada por ali.. Mas de qualquer forma, vou ligar novamente para o applecare, perguntar sobre isso e fazer uma pressão.

Obrigado pela ajuda~!

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Eu pedi o ressarcimento, mas as pessoas que ficaram responsáveis por meu caso só estão enrolando. Chegaram a falar até que o dinheiro já havia sido depositado. E também que sexta feira me dariam uma resposta sobre o ressarcimento.

Ninguém sabe de nada por ali.. Mas de qualquer forma, vou ligar novamente para o applecare, perguntar sobre isso e fazer uma pressão.

Obrigado pela ajuda~!

Torço para que dê tudo certo. Realmente é frustrante a gente pagar caro por um produto que deveria ser sinônimo de qualidade e não obter tudo que espera.

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No meu caso, ontem a Apple ligou confirmando a troca do MBP. Como foram lançados novos modelos de MBP hoje eu mandei email pra responsável pelo meu caso pedindo que fosse enviado o modelo atual ou então o dinheiro. Ela imediatamente me respondeu confirmando que durante todo o dia de hoje eles estavam cancelando as ordens de serviço que continha o modelo anterior e incluindo o atual lançado hoje. Inclusive o meu caso já tinha passado pela retificação do produto e que assim que eles entregassem à transportadora ela me confirmaria via email.

Parece que agora vai! Tomara!!!

Editado por ZeroCrash
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No meu caso, me passaram algumas datas:

Que no máximo, estourando o prazo, me ligariam na quarta feira (23), que depois foi adiado para quinta (24) sem falta!

Hoje é sexta feira, e nada de ligação.

Estou oficialmente movendo uma ação judicial pedindo meu dinheiro de volta com correções e danos morais.

Ah sim, e no final não sou eu que vou pagar o advogado.

Tentei resolver na conversa, cobrei N vezes, esperei quase 4 meses.

Ia até comprar outro MBP 13" com a grana, mas o modelo novo eu achei uma mer*&, e, pagar quase 7 mil num 15" com placa de vídeo 256mb? Sou mais comprar um alienware; mesmo tendo propostas diferentes, é bem maior o custo-benefício (IMO).

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Não dá pra editar o post, creio eu.

Enfim, falei com a Raquel Simões, da AppleCare americana hoje as 17:05.

De início ela já estava alterada, pois eu havia ligado anteriormente ao applecare, e não ao ramal dela.

De solução, não deu nenhuma. Disse que o depósito do meu dinheiro tinha sido aprovado, mas não soube me dar nenhuma outra informação, pois não tinha a ver com o departamento dela.

Sobre o valor, disse que seria de R$3799,00 , o preço do macbookPRO na época. Não concordei de imediato.

Receberia um valor ultrapassado, como se eu tivesse mantido o dinheiro em mãos, sem correção nenhuma? Isso não é certo.

E, não faz sentido eu ter que ficar com o mouse e com o box do office for mac. Comprei para utilizar no MBP que havia comprado. Se ele deu defeito, e por irresponsabilidade / falta de interesse das empresas envolvidas não foi resolvido, não sou eu quem vai pagar o pato. Não acho justo eu ter prejuizo por culpa da apple.

Comentei sobre a má fé da empresa, e a lerdeza para resolver a situação, e a resposta dela foi que "o usuário é quem escolhe se vai comprar ou não os periféricos".

Tudo bem, concordo; mas não é o usuário quem decide se a máquina vai dar pau e ser inutilizada ou não. Empresa desonesta e de má vontade. Coisa que dava pra ser resolvida no máximo uma semana após o término do prazo na AT.

Pedi então o valor do computador com acessórios, e correção monetária.

Ela me disse que não sabia se isso era feito, salientando que não era responsabilidade dela, que era com outro departamento. Caramba, olha o tempo que ela teve para se informar; Mas não, passa a responsabilidade pro outro setor, e tira o seu da reta.

Dei então o ultimato. Como nada poderia ser feito no final de semana mesmo, prorroguei o prazo NOVAMENTE, até segunda feira, as 12 horas.

Se não tiver notícia alguma sobre o depósito, ou não oferecerem o dinheiro com acessórios e correções, o jeito vai ser resolver de uma maneira chata.

Decepcionante uma marca desse porte com tais atitudes.

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reclama no www.proteste.org.br, eles entram em contato com o fabricante, a Apple aqui no Brasil tem de respeitar mais o consumidor, trabalho com Assistência técnica de Apple e nunca vi uma quantidade tão grande de MacBook Pro de 15 e 17 pifando devido a superaquecimento, o sei lá o que . . . .

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