Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste Ping


Posts Recomendados

Boa tarde,

Essa semana eu precisei fazer teste do ping, mas a atendente da GVT não sabia fazer no Mac OS.

Dei uma rápida pesquisa no GOOGLE e...

Achei isso:

- No terminal: ping -c 4 130.102.2.15

no lugar desse número eu devo colocar o meu IP? DNS?

Muito obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Essa semana eu precisei fazer teste do ping, mas a atendente da GVT não sabia fazer no Mac OS.

Dei uma rápida pesquisa no GOOGLE e...

Achei isso:

- No terminal: ping -c 4 130.102.2.15

no lugar desse número eu devo colocar o meu IP? DNS?

Muito obrigado desde já

O ping serve pare verificar se existe resposta de um determinado computador/servidor na rede local ou mundial. Neste caso basta colocar no Terminal:

ping [ip desejado]; por exemplo:

ping google.com.br

Esse comando você vai testar se o Google está disponível e/ou se sua máquina consegue chegar até o servidor do Google.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica pra quem quer um ip fácil de decorar pra usar em testes (e não é um maníaco decorador de números como eu):

Use o 8.8.8.8, é de um servidor de dns do Google.

Mas isso não é apenas o DNS? O IP gerado pela sua conexão vai depender do provedor, não? O DNS é apenas para a resolução dos endereços das páginas.

Para pingar o google ou qualquer site, basta por o domínio dele, não precisa do IP (da na mesma, mas o domínio é um "alias", e fica mais fácil gravar):

ping google.com

Lembrando que ping é o tempo de resposta da requisição - um servidor nos EUA, vai ter um ping muito maior do que um localizado no Brasil.

Ping retorna "timed out" quando não existe o destino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas isso não é apenas o DNS? O IP gerado pela sua conexão vai depender do provedor, não? O DNS é apenas para a resolução dos endereços das páginas.

Para pingar o google ou qualquer site, basta por o domínio dele, não precisa do IP (da na mesma, mas o domínio é um "alias", e fica mais fácil gravar):

ping google.com

Lembrando que ping é o tempo de resposta da requisição - um servidor nos EUA, vai ter um ping muito maior do que um localizado no Brasil.

Ping retorna "timed out" quando não existe o destino.

Você não entendeu minha dica.

É bom saber um ip, numérico mesmo, de cabeça pra fazer testes às vezes.

Vamos supor que o DNS do seu provedor caiu. Vai parecer que a internet caiu. Aí é legal você saber um ip de cabeça pra testar. Se o ping funcionar com ip mas não com domínio, significa que é só o DNS que tá fora do ar (o que é BEM comum com nossos provedores). É uma forma de diagnóstico.

Então minha dica foi apenas pra passar um ip fácil de decorar. Você não vai conseguir acessar nada com ele, mas ele é útil na hora de pingar pra testar a conexão.

Incontáveis vezes a empresa aqui ficou sem internet. Eu fazia esse teste, via que era só o dns que tava off, mudava meu dns pra outro (como o opendns - 208.67.222.222 - sei de cabeça, mas vale anotar quem não conseguir decorar). Aí magicamente eu era o único da empresa com conexão.

;)

edit: e sendo o 8.8.8.8 um DNS em si, você também pode usar ele pra consertar sua conexão, caso o problema seja o DNS padrão do seu provedor. É uma dica dupla, veja você.

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pingar um DNS, você vai tar pingando um IP, então o ping é válido ;)

Meu DNS nunca cai, então não me preocupo com isso - uso OpenDNS.

Como já disseram, é melhor pingar um IP do que um domínio, então é essencial saber de cabeça o DNS público da Google - 8.8.8.8 (já disseram também). É legal também saber o 8.8.4.4, que é o DNS público secundário da Google.

Tem um jeito mais fácil (ao meu ver) de pingar:

Captura_de_tela_2011-02-16_a%CC%80s_20.47.14.png

Fica em Apps/Utilitários. Tem Traceroute, Portscan, Netstat. Enfim, tudo relacionado a status da rede junto :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi agora a dica, rott.

Eu nunca fiz nada disso em termos de rede. Quando precisei pingar era mais para ver a localidade onde os servers estavam, verificar se o datacenter era no BR ou nos USA, etc.

A dica do DNS da Google é ótima então mesmo.

Mas então, pelo Terminal eu acho mais tranqüilo pois é igual ao Windows: ping <IP_ou_URL>

Dica talvez meio óbvia de se passar, mas não custa: o comando ping é útil para ver quais máquinas de uma rede estão ligadas.

E só para complementar: quem quiser descobrir o seu ip da rede (local) via Terminal do Mac, basta digitar:

ifconfig <interface>

ou

ifconfig <interface> | grep <3_primeiros_digitos_dos_ips_da_rede>

ex:

ifconfig en1 | grep 192

<interface> é a referência do dispositivo ao qual estamos conectados (acho que como regra en0 é conexão via cabo ethernet, e en1 é conectado via o Airport, isto é, WI-FI)

o | grep 192 serve apenas para filtrar, dos resultados, os que possuem o número 192 - é opcional, e tem que saber com quais dígitos (3 primeiros) os IPs da rede começam. Ex: 192.168.1.101, 192.168.1.102, etc, neste caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pingar um DNS, você vai tar pingando um IP, então o ping é válido ;)

Meu DNS nunca cai, então não me preocupo com isso - uso OpenDNS.

Também uso só OpenDNS em casa, mas em empresas nem sempre é possível e/ou permitido usar DNS customizado. Lá no escritório, por ex, eu só uso o OpenDNS quando o DNS do provedor deles cai. Assim que volta, tenho que voltar pro default - senão fico fora do domínio interno.

Enfim, essa habilidade obscura de "decorar sequências longas de números sem utilidade aparente" às vezes acaba sendo bem útil :D

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que empresa chata em :P

Eu só sei decor os 2 da Google, então não posso dizer que tenho essa habilidade :(

Nah, qualquer empresa maiorzinha com departamento de TI tem dessas coisas.

Algumas coisas são "frescura", outras são necessidades técnicas mesmo.

Pensa que tem uma quantidade GRANDE de empresas que só permitem usar IE6, por causa de compatibilidade com sistemas internos. Podia ser pior.

A gente vai se adaptando :P

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em TI se estudam SISTEMAS LEGADOS.

São sistemas que por serem demasiadamente complexos, não são re-estruturados, tanto pelo custo que isso acarretaria, quando fatores como a indisponibilidade dele em uma migração, ou até mesmo quando a linguagem em que ele foi feito não é mais mantida, e simplesmente n tem mão-de-obra disponível para isso.

Existem n fatores na real.

Grandes empresas possuem sistemas ERP por exemplo, que cuidam de toda ela (contabilidade, estoque, financeiro, administrativo, pessoal, etc). Imagina trocar um sistema desses?

Por isso que o Windows XP, em ambientes corporativos, ainda predomina - a razão é a mesma.

Claro que isso também pode significar que o sistema pode ter sido mal estruturado, pois n foi pensado no futuro dele, na manutenabilidade, escalabilidade, etc.

Quanto ao browser, dependendo como foi feita a programação em Javascript, HTML e afins, o IE 6 reconhece e browser modernos não.

Isso é muito comum quando n existem padrões seguidos no código (vide W3C para infos).

Aliás, é aí que entra a briga dos developers com o Internet Explorer: ele é um browser que n segue os padrões web. No IE9 a MS continua penando no erro. Eles criam testes próprios, e dizem que seguem, mas é mentira.

A propriedade text-shadow do CSS3, por exemplo, MUITO difundida já na web, ainda n é suportada no IE9.

Foda, né.

Editado por NicholasPufal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regra é simples: se funciona, sim.

No caso do IE6, desde o lançamento em 2001 que usam essa porcaria de browser. Já são 10 anos praticamente com ele. Felizmente, com Firefox e Chrome, muita coisa mudou, mas ainda assim é absurdo ver como tem gente que usa IE6. E n digo empresas, digo usuários comuns mesmo.

Muita gente só saiu do "conforto" do IE6, quando viu que o YouTube exibia uma mensagem dizendo para atualizar - aí, pela necessidade, trocaram.

Parabéns à Google que teve coragem de fazer isso. Conheço muito developer que ainda pensa em IE6 na hora de fazer um site, o que é absurdo. É melhor aproveitar e doutrinar o cliente sempre que possível.

Eu n faço mais nada para IE6, apenas coloco a mensagem de que um update é necessário. Não tem sentido.

E outra, HTML5, SVG e Javascript estão aí, cada vez mais presentes - vide tablets como o da HP, com webOS cujas apps vão ser desenvolvidas nessa linguagem.

Cada vez mais linguagens para web são o futuro, pois geram as web apps, que com certeza vão ser mais e mais difundidas em tablets, smartphones, etc. Logo, um browser tem que se adaptar aos padrões ou cair fora mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me explica porque alguém que não tem conhecimento algum, quando se fala de computador, iria sair do IE, ou mesmo atualizar o IE. Melhor, me explica como que a pessoa saberia isso, visto que o uso dela é ler emails e ver notícias. Não tem como a pessoa saber que tem que/que é o melhor atualizar o navegador/mudar de navegador. Talvez ela nem saiba o que é o navegador. Digo isso, pois aqui em casa é assim. Minha mãe sabe o mínimo do mínimo. Ela arruma o brilho/contraste/sei lá o que das fotos, tem Facebook, etc etc. Mas ela sabe o mínimo.

Ridículo isso. Então já que eu tenho um Fusca, que anda bem, eu não vou investir em um carro novo, que é mais seguro, mais rápido, e melhor ?

Sabe, o Bradesco deve ser assim. Deve ser tudo via linha de comando nos sistemas internos, visto que o caixa eletrônico é uma completa e gigante bosta.

Editado por Matheus F.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...