Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD no MacbookPro sempre com problemas


wallax

Posts Recomendados

Opa, amigos.

Estou com um problema sério no meu MacbookPro. Ele é o de 13 polegadas, Core Duo 2.66mhz, 4GB.

Essa semana, ele passou a dar um pau no HD. Simplesmente travava tudo e eu precisava reiniciar apertando o botão de Power.

Até que há dois dias ele passou a não reiniciar, e a dar erros absurdos, que parecia indicar um erro de badblock ou algo do tipo.

Ok, imaginando ser isso, levei a uma autorizada e troquei o HD, por um de 320GB, colocando o antigo em um case, na esperança de recuperar meus dados.

O problema é que o HD novo passou a dar pau também. Eu tento instalar o OSX nele, pelo DVD e nada, ele ora reconhece ora não reconhece.

E o mais incrível é que eu agora só consigo bootar usando o HD do case, o antigo de 160 que estava dando pau quando dentro do notebook.

Alguém aqui já passou por isso ou tem uma idéia do que está acontecendo? Estou praticamente sem opções.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Acho que o problema não está mesmo no HD, e sim na maquina que está esquentando muito.

Hoje pela manhã, eu liguei a maquina e ela iniciou bem rapido. Aproveitei e apaguei e reinstalei o OSX nela.

Passei o dia configurando e instalando programas, até que tirei ela um pouco do quarto, que estava com o Ar condicionado bem forte.

Em uns 20 segundos a máquina voltou a travar e apresentar os mesmos problemas de antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estiver na garantia leva na assistência.Se não, abre a tampa dele e liga o mac para ver se o cooler interno está rodando blz ou não está cheio de sujeira.

Cara, o MacBook do usuário é um Pro de 13", ou seja, não deve ter mais de dois anos.

O cooler só vai estar cheio de sujeira se ele usou o laptop na cozinha de um fastfood e depois levou pra praia.

Se a máquina está superaquecendo, ele detecta fácil rodando o istat (que inclusive mostra a rotação do cooler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, instalei esse Istat que você comentou, electro.

Aqui no "quarto gelado" ele fica com 69 graus de temperatura.

Se saio, ele chega a mais de 100. :(

É tirar do quarto e ele travar. Estou torcendo pra ser um problema de cooler.

Como vejo a velocidade do cooler nesse programa?

É só ver a quantas RPM o cooler tá girando...há indicação de RPM no istat.

Tem um app que lhe possibilita alterar a velocidade de rotação dos fans. Me esqueci o nome...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma googleada no site da Apple e apareceu um monte de discussões sobre "macbook pro overheating". Então pode ser algum problema de construção do aparelho - algo específico.

Eu estou no sótão da minha casa, não tem ar aqui, esquenta no verão e nenhum dos meus Macs deu problema de aquecimento, não acho que seja algo normal de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então.

Hoje tive um problema em casa e não consegui sair pra levar na assistência.

Ao invés disso, fiquei tentando entender mais desse problema.

Passei novamente, uma imensa parte do dia, dentro do quarto com ar condicionado, com o mac dentro. Ele rodou normalmente sem apresentar erros e a temperatura por volta dos 50~70 graus.

Trouxe para a sala de novo, para testar. Agora, com o Istat instalado, como recomendado pelo Electro. O aparelho não passou dos 65 graus também, o que contrariou minhas especulações.

Mas o HD continuou a dar problema. Ele travou na primeira vez e quando tentei reiniciar, ele passou a não reconhecer, mostrando o icone da pastinha com a interrogação dentro quando tento reiniciar. Ressalto que esse é o HD novo, de 320GB que comprei na assitência.

Daí passei a dar o boot pelo HD externo, que era o antigo de 160GB que eu acreditava ser o problema inicial. Inclusive é a partir dele que estou digitando agora.

Não estou acreditando que seja problema no HD, mas sim de algo interno, relacionado ao HD ou a algo esquentando por onde fica o mesmo. Porque de acordo com o Istat, a temperatura e o cooler estão dentro do esperado.

Não sei se alguém já passou por isso, se não, vai ficando registrado essa experiência.

Quando voltar da assistência, na segunda, postarei também o que se resolver lá, pra efeito de documentação no fórum.

Caso alguém tenha mais alguma idéia, será bem-vindo demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu escrevi, uma rápida busca mostrou vários notes do mesmo modelo com o mesmo problema, então estou curioso para ver a tua resposta após levá-lo na assistência.

O problema pode ser justamente o sensor de temperatura. Se ele não detectar a temperatura corretamente, não vai acelerar o cooler e vai superaquecer. Com a placa muito quente, resistores, capacitores e demais componentes apresentam alteração, a corrente da placa se desequilibra e é o caos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa historia de procurar na internet e achar casos iguais e por isso achar que é um problema generalizado é um erro.

Igual se vc digitar no Google " Mercedes" e "engine" "problem" tmb vai achar muitas pessoas com problema, mas dentre milhões isso é esperado.

Quando é um erro generalizado, isso tem que ser em uma % especificamente alta de aparelhos, o que não acredito ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a saga do MacbookPro...

Levei na assistência na segunda, o pessoal lá ficou o dia todo com a máquina e no fim do dia me entregaram funcionando. O técnico disse que a placa estava com um problema no controle da temperatura e por isso não reconhecia o HD. Ele disse que consertou, e então levei a máquina pra casa, com o OSX instalado novamente, a máquina limpa e com um HD de 320GB ao invés do original de 160GB.

Tudo seria lindo, se ao chegasse em casa, e religar o computador, tudo não voltasse a repetir. Incrível.

Muita frustração e acabei deixando pra lá, nem mexi na máquina e a levei hoje de novo e a deixei na assistência.

Como não dá pra ficar parado, acabei indo na FastShop e comprei outro Macbook de 13, até com um desconto, saiu a 3.400 reais.

Agora é esperar pra ver se eles vão mesmo recuperar o outro, com esse problema absurdo.

O engraçado, é que estou na maquina nova agora, que fica mais quente, o aluminio, mas o HD está apenas com 40 graus, numa sala sem ar condicionado, enquanto o antigo estava com uma média de 70 graus em um quarto com ar condicionado.

Bem, vamo que vamo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a saga do MacbookPro...

Levei na assistência na segunda, o pessoal lá ficou o dia todo com a máquina e no fim do dia me entregaram funcionando. O técnico disse que a placa estava com um problema no controle da temperatura e por isso não reconhecia o HD. Ele disse que consertou, e então levei a máquina pra casa, com o OSX instalado novamente, a máquina limpa e com um HD de 320GB ao invés do original de 160GB.

Tudo seria lindo, se ao chegasse em casa, e religar o computador, tudo não voltasse a repetir. Incrível.

Muita frustração e acabei deixando pra lá, nem mexi na máquina e a levei hoje de novo e a deixei na assistência.

Como não dá pra ficar parado, acabei indo na FastShop e comprei outro Macbook de 13, até com um desconto, saiu a 3.400 reais.

Agora é esperar pra ver se eles vão mesmo recuperar o outro, com esse problema absurdo.

O engraçado, é que estou na maquina nova agora, que fica mais quente, o aluminio, mas o HD está apenas com 40 graus, numa sala sem ar condicionado, enquanto o antigo estava com uma média de 70 graus em um quarto com ar condicionado.

Bem, vamo que vamo.

Pois é, eles tiveram a mesma sensação que eu. É que eu tenho uns amigos que fazem suporte em notebooks e este é um problema recorrente, embora raro em Apple. Talvez a fonte do problema não seja o sensor em si, pode ser outro componente que interfere nele. Eu tinha um iMac que o modem (que não usava mais) queimou sozinho e começou a xaropear o acesso à Internet via Ethernet - saquei fora o cabinho de telefone e a web voltou, é mole? Por via das dívidas, tirei o modem véio da placa mãe.

Hoje em dia é muito difícil "consertar" uma placa, o que se faz é tocar fora e colocar outra nova. O serviço especializado é muito caro, sai mais barato a troca (desde que haja peça disponível).

Mas não se atucane, agora que você está de máquina nova, pode arrumar com calma e definitivamente, e aí recuperar o valor investido em um dos notes nos classificados, afinal são equipamentos semi-novos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...